Saudades da chibata

Em 1926, quando o governo, por pressão dos trabalhadores, decidiu aprovar lei que instituiu férias de 15 dias, as...

Em 1926, quando o governo, por pressão dos trabalhadores, decidiu aprovar lei que instituiu férias de 15 dias, as associações empresariais paulistas (embrião da Fiesp) reagiram, enviando ao presidente da República, um memorial buscando dissuadi-lo da ideia, no qual afirmava:

Que fará um trabalhador braçal durante 15 dias de ócio? Ele não tem o culto do lar, como ocorre nos países de padrão de vida elevado. Para nosso proletariado, para o geral de nosso povo, o lar é um acampamento – sem conforto e sem doçura. O lar não pode prendê-lo e ele procurará matar as suas longas horas de inação nas ruas. A rua provoca com frequência o desabrochar de vícios latentes e não vamos insistir nos perigos que ela representa para o trabalhador inativo, inculto, presa fácil dos instintos subalternos que sempre dormem na alma humana, mas que o trabalho jamais desperta.” (Citado por Luis Werneck Vianna em Liberalismo e Sindicato no Brasil)

 

Tomada

A frota de veículos elétricos, que atualmente é de pouco mais de 1 milhão no mundo, pode atingir 40 milhões até 2040. Com isso, a demanda energética mundial tenderá a aumentar, avisa o engenheiro Mario Santos, presidente do Conselho de Administração da Enel Brasil.

Os veículos elétricos vão representar 33% de todos os carros leves de passeio dentro de 23 anos. Boa notícia para as geradoras de energia, após a queda dos preços em meio à oferta abundante de energia renovável. O assunto foi debatido no Fórum Abinee Tec, nesta terça-feira, durante a FIEE – 29ª Feira Internacional da Indústria Elétrica, Eletrônica, Energia e Automação.

Nesta quinta-feira, a CPFL Energia e a Rede Graal inauguram um posto para abastecimento de veículos elétricos, no km 56 da Rodovia dos Bandeirantes. O projeto é o primeiro corredor intermunicipal para veículos elétricos no Brasil, interligando as cidades de Campinas, Jundiaí e São Paulo.

 

É o óleo, estúpido

A Venezuela é o país com a maior reserva comprovada de petróleo: 310 bilhões de barris. Qualquer relação entre este número e a crise capitaneada pela oposição ao chavismo não é mera coincidência.

 

Obesidade

A mudança no modo de vida e na alimentação tradicional elevaram a obesidade na China. O Centro para o Controle e Prevenção de Doenças informou que 30% dos chineses adultos têm excesso de peso, e 11,9% são obesos. Entre as crianças e adolescentes de 6 a 17 anos, 9,6% têm excesso de peso, e 6,4% são obesos.

O governo pretende mudar este quadro. O plano nacional de nutrição 2017–2030 estipula que a crescente taxa de obesidade entre os estudantes chineses tem que ser desacelerada até 2020 e estar sob controle efetivo até 2030.

 

Reação em cadeia

O aumento de 16% autoconcedido pelos procuradores federais tem todos os aspectos legais, mas não resiste a um questionamento moral: em um momento em que os servidores federais estão sem reajuste, e assim devem ficar em 2018, e com funcionários de vários estados com salários atrasados, é justo?

Mas, diz a Lei de Murphy, tudo que vai mal pode piorar: como é possível que os vencimentos de alguns integrantes do MPF superem os dos ministros do Supremo, alguém duvida qual será a solução que será adotada por suas senhorias?

 

Rápidas

O Ibef-Rio realizará o curso Gestão de Contratos, 7 e 8 de agosto. Informações: (21) 2217-5555 *** Em 10 e 11 de agosto ocorrerá o Encontro de Associados Farmarcas, em São Paulo. Serão mais de 50 expositores (indústrias e distribuidores). Mais em www.encontrofarmarcas.com.br/ *** A Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), com o apoio da Secretaria-Geral de Educação a Distância (SEaD), oferece gratuitamente 200 vagas para o curso de especialização em Gestão Pública, distribuídas em cinco polos de apoio presencial nas cidades de Araras, Bálsamo, Franca, Itapetininga e São Carlos. Será em 18 de agosto. Inscrições em www.sead.ufscar.br *** O escritório Stüssi Neves Advogados fará no próximo dia 4 uma oficina para seus clientes sobre as mudanças nas leis trabalhistas *** A Câmara de Comércio França-Brasil (CCIFB-SP) vai realizar o II Fórum de Startups, em parceria com o Comitê Acelera Fiesp, em 3 de agosto, na sede da Federação paulista *** A Associação dos Advogados de São Paulo (Aasp) realizará em agosto, às 19 h, oficina sobre a História da Ópera, com a coordenação do desembargador Sidney Romano Reis. O evento integra as comemorações dos 190 anos da criação dos cursos jurídicos no Brasil. Datas e horário em www.aasp.org.br/aasp/cursos *** A posse da diretoria do Instituto dos Advogados Previdenciários (Iape), biênio 2017–2019, presidida pela advogada Tatiana Fiore d’Almeida, será em 3 de agosto, às 20h, durante o XIII Congresso Nacional de Previdência Social, que acontece no Novotel Center Norte São Paulo.

Artigo anteriorPiratas e corsários
Próximo artigoSem defesa
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

No privatizado Texas, falta luz no inverno e no verão

Apagões servem de alerta para quem insistem em privatizar a Eletrobras.

A rota do ‘Titanic’: ameaça de apagão não é de agora

‘Por incrível que pareça, no Brasil, térmicas caras esvaziam reservatórios!’

TCU confirma que União paga R$ 3,8 bi de juros e amortização por dia

Mais de ¼ dos títulos da dívida pública vencem em 12 meses.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Água, saneamento e crescimento para todos

Há pouco tempo para implantação das metas do novo marco legal.

Automação das matrículas acelera com o uso de biometria facial

Cresce procura por soluções tecnológicas de Reconhecimento Ótico de Caracteres para operações como cadastro dos alunos nos sistemas escolares

Mercado ainda digere Fomc e MP da Eletrobras passa no Senado

O Ibovespa fechou em queda de 0,93%, na esteira dos receios globais e das discussões envolvendo a MP.

Relator vota contra autonomia do BC, mas vista adia julgamento no STF

Lewandowski vota por derrubar a lei, sancionada em fevereiro, que dá autonomia ao BC, mas pedido de vista de Barroso interrompe julgamento.

Abbas recebe credenciais de embaixador brasileiro

Diplomata Alessandro Candeas entregou nesta semana suas credenciais ao presidente da Palestina, Mahmoud Abbas.