Saudades da Enron

Pesquisa realizada pela consultoria PricewaterhouseCoopers com 250 líderes empresariais (diretores-executivos) da América do Sul aponta o excesso de regulamentação como principal ameaça à realização de negócios na região. A alternativa foi indicada por 72% dos consultados, acima da instabilidade cambial, que ficou com 62%.

Sai debaixo, Sarney
A decisão do líder tucano no Senado, Arthur Virgílio, de apadrinhar o desempregado que ameaçou se jogar, ontem, do plenário do Senado, deixou alguns senadores de cabelo em pé. Graças ao interesse do tucano, o rapaz conseguiu uma vaga no serviço de limpeza da Casa. Os senadores temem que, com o país com cerca de 20 milhões de desempregados, a fila para saltar do alto do plenário da Casa para uma vaguinha fique ainda maior do que a fila para gari da Comlurb ou coveiro em Londrina.

Corujas
Descontos garantiram ocupação de até 100% nos vôos noturnos oferecidos pela Varig, que recomeçaram na segunda-feira. O que teve menor número de passageiros (Recife-Rio) chegou a 91% de ocupação. Os preços começam em R$ 99 (São Paulo-Curitiba).

Desdentado
Para evita apertos com o leão vale uma visita ao site da AOL sobre Imposto de Renda (www.aol.com.br/dinheiro/ir). Além dos programas para declaração e os erros mais comuns que devem ser evitados, dúvidas específicas sobre a declaração do IR 2004 podem ser esclarecidas com um consultor on line. As respostas chegam por e-mail em até 72 horas. O prazo para entrega da declaração do IR termina no dia 30 de abril.

Notícia
De acordo com o diretor do Comitê de Tecnologia da ANJ, Paulo Novaes, se o Produto Interno Bruto (PIB) crescer 3,5% este ano, as empresas jornalísticas podem apostar em um aumento de vendas um ou dois pontos percentuais acima desse número. O difícil é o PIB atingir esta taxa com Palocci & Cia.

Fome oculta
De hoje até sábado, especialistas brasileiros e estrangeiros estarão na II Conferência Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional para discutir ações de combate à fome. Entre outros assuntos que serão discutidos está o direito à alimentação, benefícios da redução da fome e iniciativas da sociedade civil. Ao final, a conferência vai propor ao presidente Lula diretrizes para o Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, para o anos de 2004 a 2007. Nem público nem jornalistas poderão participar do evento, aberto exclusivamente a delegados indicados a partir das conferências municipais e estaduais.

Pirataria
Medidas legais para a proteção da propriedade intelectual e o papel do Estado na punição dos falsificadores são alguns dos temas em pauta para o encontro “A prática do combate à pirataria”, promovido pela Câmara de Comércio França-Brasil em parceria com o Instituto Dannemann Siemsen (IDS). O evento será realizado no dia 24 de março, às 9h, no Hotel Le Meridien do Rio de Janeiro, em Copacabana. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail [email protected] ou pelo fax (21)2533-3925, até o próximo dia 19.

Rigor
A Caixa Econômica é muito rigorosa com os seus clientes. Numa Agência no Méier (Zona Norte do Rio), os guardas de segurança exigiram de uma deficiente física que, mesmo se apoiando numa bengala, abrisse sua bolsa dentro da porta giratória. Seria bom que o mesmo rigor fosse aplicado aos Waldomiros.

Antecedentes
A sova levada das urnas pelo Partido Popular (PP), de José María Aznar, poderia ser ainda mais dura, não fosse a passagem anterior do Partido Socialista espanhol pelo governo. Dirigido então por Felipe Gonzalez, o PS fez, durante quase duas décadas, com seus eleitores o mesmo que o PT faz com os seus há um ano e três meses.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorSem monopólio
Próximo artigoO mundo da lua

Artigos Relacionados

Os EUA lavam mais branco

Lavagem de dinheiro através de imóveis tem poucos obstáculos na pátria de Tio Sam.

Apagão já foi tragédia, volta como farsa

Modelo de mercantilização da energia é o culpado.

Volume de reservatórios pode cair a 6% em novembro

Quadro crítico poderá ser alcançado em 2 meses, mesmo com tarifaço.

Últimas Notícias

Reforma do IR trará impacto negativo para o caixa das empresas

O projeto de reforma tributária do Imposto de Renda aprovado na Câmara no início de setembro merece atenção especial do setor produtivo. O alerta...

A paz é o caminho

Por Paulo Alonso.

Setor farmacêutico ganha aliado para agilizar contratações

Farmácias e drogarias passaram a integrar o aplicativo Closeer, responsável por conectar empresas e trabalhadores autônomos. Oportunidades de trabalho no segmento devem crescer até...

Taxa de desemprego entre os mais pobres é de 36%

Queda em renda indica aumento na desigualdade durante a pandemia; jovens já são 42% dos empregos temporários no primeiro semestre.