26 C
Rio de Janeiro
quarta-feira, janeiro 20, 2021

Saúde americana

De 9 milhões de pessoas detidas e liberadas em 2002 nos Estados Unidos, cerca de 1,3 milhão saíram da cadeia portadores do vírus da hepatite C, 137 mil contaminados pelo vírus da Aids e 12 mil com  tuberculose. Os dados são do sociólogo Emir Sader, para quem as prisões contemporâneas têm se tornado não apenas escolas do crime, mas também fábricas que multiplicam os problemas de saúde. Apesar disso, Bush e o seus continuam ditando regras sobre direitos humanos…para os outros. O artigo completo de Sader está no endereço eletrônico www.agenciacartamaior.com.br.

Monopólio do saber
Quarenta e sete por cento dos artigos em ciência, 75% dos artigos na ciências sociais e 98% dos de artes e humanidades permanecem não citados cinco anos após sua publicação. A constatação foi verificada pelo norte-americano David Hamilton, que pesquisou em 1990/91 os periódicos indexados pelo Institute for Scientific Information (ISI) do Science Citation Index, Social Sciences Citation Index, e Arts & Humanities Citation Index.
Embora restritos aos Estados Unidos, os números valeriam para o restante do mundo, com pequenas variações. A explicação estaria num preconceito comum na formação do conhecimento na ciência. Os artigos citados se concentram em um pequeno núcleo de poucos, mas bem definidos, periódicos, criando um circulo vicioso: autores preferem escrever nestes periódicos para serem citados e são citados por escreverem nos tais periódicos e assim continuamente. Esta situação é privilegiada pelo sistema editorial e induzida pelos contadores de citações, que vêem sua contabilidade facilitada.

Pipoca livre
Entrar no cinemas e em uma casa de espetáculo levando pipoca e refrigerantes comprados fora do estabelecimento é um direito do consumidor. É o que sustenta o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), destacando que a proibição fere o princípio de livre escolha previsto pelo Código de Defesa do Consumidor. Segundo o Idec, o código faz apenas uma ressalva: se a comida ou a bebida prejudicar a higiene, o silêncio ou a boa qualidade da apresentação, a proibição é legítima. Nesse caso, porém, a mesma norma tem de valer para os produtos vendidos na loja da própria casa. A orientação consta de número recente da edição eletrônica da Revista Consultor Jurídico.

Lista
Antes de seguirem para o ato público convocado pela Frente Parlamentar em Defesa da Previdência Pública, realizado ontem no Rio, os deputados federais petistas João Fontes (SE), Babá (PA) e Luciana Genro (RS) disseram ao MONITOR MERCANTIL que somente a mobilização popular poderá barrar os projetos encaminhados pelo governo. “Somos 30 a 40 deputados resistindo, somente”, contabiliza João Fontes, que  chamou de “lista de Shindler” a relação de autênticos passíveis expulsão no Partido dos Trabalhadores.

Liderança
Luciana Genro não acredita que a Argentina, por estar adotando medidas outrora defendidas por economistas do PT, como o controle dos capitais de curto prazo, venha tomar do Brasil a liderança política na América do Sul. “Mas até agora Lula está frustando o povo que o elegeu”, ressalvou.

Trem em duas rodas
Autodenominada primeira, melhor e única Orquestra de Câmara de Bicicletas do mundo, a Cyclophonica toca na estação de trem Central do Brasil (Rio de Janeiro) hoje, às 12h15. O evento é parte do projeto cultural desenvolvido pela SuperVia em conjunto com o Ponto Frio. No repertório, reciclagens e citações livres de Trenzinho do Caipira, de Villa-Lobos, Trem das Onze, de Adoniram Barbosa, Expresso 2222, de Gilberto Gil, entre outras, além de improvisações sobre os anúncios dos alto-falantes da Central e ruídos do ambiente.

Vento em popa
A Semana Internacional de Vela de Ilhabela, a maior competição náutica da América Latina e que completa 30 anos, deve provocar um impacto econômico de cerca de R$ 6 milhões na região, segundo cálculo dos organizadores. Na época do evento, a população da ilha (22 mil pessoas) praticamente triplica e a taxa de ocupação hoteleira da cidade fica próxima dos 80%. A competição será de 12 a 19 de julho.

Artigo anteriorGlobalizando
Próximo artigoLá&cá
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

É hora de radicalizar

Oposição prioriza impeachment, mas sabe aonde quer chegar?.

Soja ameaça futuro do Porto do Açu

Opção por commodities sobrecarrega infraestrutura do país.

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Exportações de suco de laranja recuam 23% entre julho e dezembro

Safra menor e estoques mais elevados estão entre as principais razões para a baixa.

Os desafios para Joe Biden nos EUA

Avanço da Covid-19 pode fazer com que democrata e equipe tenham que apagar alguns incêndios no começo do mandato.

Mercados sobem em véspera do Copom

Campos Neto, presidente do BC, participa da primeira sessão da reunião do Copom.

Mercados locais sobem seguindo Bolsas mundiais

Dia amanhece com tendência de alta para o mercado interno, seguindo NY na volta do feriado.

Contra tudo temos vacina

Dia promete ser de mais recuperação da Bovespa, dólar fraco e juros em queda.