Saúde de SP aponta aumento de 200% em leitos de UTI por Covid

No Rio, Fecomércio mostra que 68,3% dos empresários registraram afastamento de até três funcionários por Ômicron.

A média diária de internação por Covid-19 em São Paulo teve um aumento de 200% em um mês, entre dezembro de 2021 e janeiro deste ano. Segundo dados da Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo, a taxa de ocupação de leitos de UTI pela doença já chega a 35%.

Diante desse aumento vertiginoso causado pela variante Ômicron, as equipes de enfermagem dos hospitais entraram em estado de alerta, pela entrada de mais pacientes principalmente nas UTI’s, mas também pela necessidade de se prover mais cuidados para evitar as lesões por pressão, causadas na pele por longos períodos de internação e imobilidade.

No Rio de Janeiro, o Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec-RJ), ligado à Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado do Rio de Janeiro (Fecomércio-RJ), produziu uma nova sondagem sobre o impacto da variante Ômicron no comércio de bens, serviços e turismo do estado. No estudo, finalizado no dia 17 de janeiro, foi constatado que 58,7% dos empresários entrevistados registraram funcionários afastados por conta do vírus na última semana, representando um aumento de quase 20 pontos percentuais em relação ao estudo anterior.

“Ainda assim, podemos afirmar que não existe chances de paralisação do setor de forma geral, tendo em vista que no comércio de bens, serviços e turismo mesmo com um percentual elevado de empresas impactadas, o número de funcionários afastados para quase 70% destes estabelecimentos ficou em no máximo três trabalhadores, lembrando que o menor porte de empresas pode chegar a um número de até 9 vínculos empregatícios. Esperamos que, com o avanço contínuo da vacinação, o estado (e cidade dada maior concentração de casos atuais) siga o movimento que vem acontecendo mundialmente com o arrefecimento do impacto da nova variante nas próximas semanas tendo como base o início da escalada dos números no início deste mês”, afirma João Gomes, diretor do IFec-RJ.

Do outro lado estão 41,3% dos empresários que não tiveram funcionários afastados no período.

A pesquisa também avaliou o impacto para o comércio de bens, serviços e turismo do Estado do Rio de Janeiro: 60,5% registraram algum tipo de prejuízo, seguidos por 23,1% não tiveram nenhum prejuízo e 16,4% que registraram pouco impacto. Vale ressaltar que 68,3% dos empresários estão com até 3 funcionários afastados por conta da variante.

A sondagem ocorreu no último dia 13, com a participação de 268 empresários do estado.

Leia também:

Covid: mais de 57 mil crianças e adolescentes receberam vacina errada

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

IPC-S recuou em quatro capitais de maio para junho

Segundo a FGV, a maior queda foi registrada no Rio de Janeiro.

Índice de Preços ao Produtor (IPP) sobe 1,83% em maio

Das 24 atividades analisadas, 21 tiveram alta de preços

Pedidos de empréstimos recuam e cartão continua vilão

Segmento teve queda de 8,3% no mês de maio.

Últimas Notícias

Semana promete com agenda econômica importante lá fora

No Brasil, os destaques ficam com a percepção de que as rachaduras no Teto de Gastos são irrecuperáveis.

Produção mensal da Tesla bate recorde em junho

A Shanghai Gigafactory da montadora norte-americana Tesla retornou à capacidade total de produção em junho, com a produção mensal da empresa atingindo um recorde, informou no domingo o Shanghai Securities News, administrado pela Xinhua.

Feriado nos EUA deve reduzir liquidez global nesta segunda-feira

Hoje é Dia da Independência no país; na Europa, principais Bolsas operam em alta e na Ásia, fecharam sem direção única.

IPC-S recuou em quatro capitais de maio para junho

Segundo a FGV, a maior queda foi registrada no Rio de Janeiro.

Lei das Estatais: organizações se mobilizam contra possível alteração

Documento enviado aos três Poderes defende diretrizes de governança e conquistas recentes com aplicação da Lei 13.303/2016.