Não foi apenas o próprio pescoço que o ex-ministro Antonio Palocci salvou ao sair ileso do episódio sobre o seu enriquecimento exponencial em quatro anos. Pelo menos um sacoleiro acusado de contrabando de mercadorias socorreu-se de Palocci para se safar da Justiça. em processo por crime de descaminho.
Em audiência na 7ª Vara Federal Criminal de São Paulo, no último dia 7 – quando Palocci ainda estava ministro – um réu, duramente denunciado pelo representante do Ministério Público por importação irregular de muambas no valor de cerca de R$ 12 mil, saiu-se com essa, para sustentar que era injustiçado: “Pois o Palocci fez coisa bem pior e teve suas vultosas consultorias arquivadas pelo procurador-geral da República”, argumentou.
“Brindeirou”
A alegação causou um silêncio ensurdecedor na sala de audiências, quebrado apenas pela réplica, entre a ironia e o constrangimento, do representante do MPF, o qual informou que na Intranet da Procuradoria eram inúmeros os comentários insistindo em que “o Gurgel (Roberto, procurador-geral da República, que pediu a extinção da ação contra Palocci) brindeirou geral (numa referência a Geraldo Brindeiro, o procurador-geral da República do interminável Governo FH, conhecido pelo revelador epíteto de “engavetador geral da República).
Depois dessas considerações, o membro do MPF pediu a absolvição do muambeiro, tendo seu pedido acolhido pelo juiz.
Moto-serra
Levantamento feito pela Comissão do Verde e Meio Ambiente da Câmara Municipal de São Paulo revela que, nos primeiros quatro meses deste ano, foram cortadas 12.187 árvores na cidade. A área equivale a 80% do tamanho do Parque do Ibirapuera e cedeu espaço para prédios, conjuntos habitacionais e obras de infra-estrutura.
Exército privado
Cerca de 20 mil armas estão nas mãos dos vigilantes das empresas de segurança privada no Estado do Rio. A informação é do superintendente regional da Polícia Federal, Valmir Lemos de Oliveira, durante depoimento na CPI da Assembléia Legislativa do Rio (Alerj) que investiga o tráfico de armas. O policial admitiu que o efetivo de 1.300 homens da PF no estado é pequeno para vistoriar as 256 firmas de segurança privada cadastradas na corporação, que, hoje, somam 240 mil profissionais.
Futuro do plástico
Competitividade: O Futuro Perfil da Transformação Brasileira de Plástico é o tema de seminário que a Abiplast realiza nesta quinta-feira, em São Paulo. No evento, haverá discussões a respeito do mercado interno e do internacional. Mais informações: www.plasticosemrevista.com.br
Parcerias
No próximo dia 21, o professor de Turismo Bayard Boiteux embarca para os Estados Unidos para conhecer novos modelos de gestão acadêmica e buscar parcerias internacionais em três instituições em Baltimore e Charlotte. Na pauta, ainda, palestra na George Washington University.
Chororô
Tem nome e sobrenome o direito que concerne ao Governo Berlusconi de recorrer à Corte de Haia contra a decisão, soberana, do Brasil de conceder asilo político a Cesare Battisti: jus esperneandis. Emblematicamente, a negativa da Itália de extradição de Salvatore Cacciola para o Brasil não provocou a mesma comoção nas lides políticas conservadoras da península nem nos colonizados reverberadores tupiniquins. Pelo visto, punição a colarinho branco tem pouco ibope em ambas as elites.
Incêndio
A dura derrota sofrida pelo governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), na sua opção pela truculência no enfrentamento com os bombeiros não se esgota no episódio, com a soltura dos 439 detidos e a melhora na sovina proposta salarial para a categoria. Também representa um jato de água fria na política de superávit primário (desvio de recursos para gastança com juros), da qual Cabral é fiel seguidor. O temor de que o movimento dos bombeiros se espraie por outros estados, carregando consigo reivindicações de vários setores do funcionalismo, confirma o quão tensa e instável é esse tipo de opção, de resto compartilhada pela esmagadora maioria dos governadores.