A guerra também ajuda a recuperar a memória dos tempos de paz. Há dez anos, quando era candidato ao mesmo cargo que ocupa hoje, o primeiro-ministro de Israel e à época ministro da Defesa, Ehud Barak, respondeu nos seguintes termos à pergunta sobre o que faria caso tivesse nascido palestino: “Eu me uniria a uma organização terrorista.”
Pier abandonado
As instalações portuárias continuam sendo o principal problema do Rio de Janeiro, na opinião de 40% dos turistas estrangeiros que chegaram à cidade em cruzeiros. Táxis (25%), falta de informação turística (20%), segurança (10%) e vendedores ambulantes (5%) completam a lista dos pontos negativos, levantada por pesquisa coordenada pelos professores Bayard Boiteux e Mauricio Werner, de 20 de dezembro a 6 de janeiro, com 600 turistas.
Sorriso no rosto
Já no caso dos pontos positivos, a população anfitriã vem na frente (35%), seguida pela natureza exuberante (25%), preços competitivos (20%), gastronomia (15%) e limpeza da cidade (5%). Quase um terço dos entrevistados era de norte-americanos; 18%, alemães; 12%, franceses; 10%, britânicos; 9%, italianos; 7%, japoneses. Completam a lista canadenses (5%), argentinos (4%) e espanhóis (3%).
Oito em cada dez vieram ao Brasil pela primeira vez; 20% já vieram pelo menos duas vezes; 95% pretendem voltar.
Bate e volta
O turista estrangeiro que chega através de cruzeiros fica pouco tempo no Rio: 85% permanecem na cidade apenas um ou dois dias e 10% ficam de três a cinco dias. Apenas 5% esticam a estadia mais de seis dias.
Corcovado (45%) e Pão de Açúcar (30%) são os atrativos mais visitados. Floresta da Tijuca, Jardim Botânico e Cidade do Samba também são bem procurados.
É feia a crise
Sucesso em todo país, o condomínio de luxo Alphaville anuncia promoção para a unidade Barra da Tijuca, na capital fluminense, lançada em setembro do ano passado: só até este final de semana, podem ser comprados terrenos (de 600m² a 1 mil m²) pelos mesmos preços de 2008. O mais barato sai por uns R$ 600 mil.
Bombas no pé
Do ponto de vista, meramente, da propaganda e da política de relações públicas – estratégicos na sustentação de qualquer geopolítica – o massacre de Gaza perpetrado por Israel equivale ao contributo do natimorto Governo Bush ao aumento exponencial do antiamericanismo em todo o mundo.
Betoneira
Da série, meninos eu vi. Pela primeira vez na história deste país, um ex-metalúrgico salva, com R$ 5 bilhões, um capitão do cimento e neobanqueiro.
Marcos de Oliveira e Sérgio Souto