Seca luxuosa

O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) está distribuindo o terceiro número da luxuosa revista (trimestral) conViver. São 104 páginas coloridas, em papel especial. Não melhora em um mandacaru a situação do nordestino que luta contra a seca, mas com certeza choveu uma bela grana na conta da gráfica que imprimiu a publicação.

Mea culpa
Da série coerência nacional, reproduzimos abaixo uma das mais agudas conexões entre o pensamento histórico de Celso Furtado e a contemporaneidade. “Uma obra cuja valorização é extremamente oportuna quando nosso país vai completando um quarto de século de semi-estagnação econômica – a pior fase desde o  penúltimo terço do século XIX – e, mais ainda, quando a falta de um projeto nacional de desenvolvimento chega a ser apreciada pelo pensamento dominante como virtude nacional.” O autor é o prefeito eleito de São Paulo, o tucano José Serra, em artigo publicado, ontem, num “jornalão” carioca, sobre a morte de Furtado. Considerando-se que, do quase quarto de século “de semi-estagnação econômica, a pior fase desde o  penúltimo terço do século XIX”, oito foram perpetrados pelo governo FH – do qual Serra foi ministro – e dois pela administração Lula – apoiada pelo tucanato nos votos necessários, apesar da retórica em contrário – o diagnóstico, agudo e preciso, soa mais como confissão.

Pelo telefone
O serviço Fala, Exportador pode agora ser utilizado pelo 0800 978-2332. Oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento, o serviço é uma ferramenta destinada, principalmente, para pequenos e médios empresários que estão ingressando no processo exportador.

Intercâmbio
Pesca é o tema que une a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Governo da Galícia hoje. Às 9h será aberto o 2º Seminário Internacional da Indústria da Pesca e Aqüicultura, na sede da federação (Av. Graça Aranha 1 – 13º andar – Centro).

Anônimos
Uma cobertura com deslumbrante visão de 360º para toda a cidade de São Paulo está à disposição dos interessados que puderem – e estiverem dispostos – a desembolsar R$ 3,5 milhões. Localizado no condomínio residencial Reserva Casa Grande, na Chácara Flora, em São Paulo, o Paineiras Eco Gardens, que está sendo entregue pela Esser, tem excelente relação custo-benefício para quem pretende investir, pois o metro quadrado é menor do que o de bairros como Moema, garante a empresa. Os interessados, até agora, exigem anonimato.

Artigo anteriorPrivilégio duplo
Próximo artigoRede vazia
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Inflação e PIB expõem falácia do Teto dos Gastos

‘Faz sentido?’, pergunta Paulo Rabello. ‘Claro que não’.

Mirem-se nos exemplos da Shell e da Exxon

Petrobras é fundamental para o desenvolvimento brasileiro.

Governo pode – e deve – controlar progresso tecnológico

Tecnologias transformadoras do século 20 não teriam sido possíveis sem liderança do Estado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Preço do diesel avança pelo quarto mês consecutivo

Combustível ultrapassou R$ 4 em fevereiro e os dois tipos, comum e S-10, registraram valores acima de todos os meses de 2020.

Antítese da véspera

Ontem o dia foi completamente diferente da terça-feira, em que começamos o dia raivosos, suavizando mais tarde.

Rio fecha bares à noite e adota toque de recolher

Bares e restaurantes agora só podem funcionar das 6 às 17h; em SP, diretor do Butantan defende que estado seja colocado em fase mais restritiva.

PEC emergencial e pedidos por seguro-desemprego

Mercados europeus fecharam mistos na quarta-feira; indicadores da Zona do Euro tiveram desempenho acima do esperado.

Setor de eventos terá parcelamento e isenção de impostos

Projeto foi aprovado pela Câmara e segue para o Senado.