Seca luxuosa

O Departamento Nacional de Obras contra a Seca (Dnocs) está distribuindo o terceiro número da luxuosa revista (trimestral) conViver. São 104 páginas coloridas, em papel especial. Não melhora em um mandacaru a situação do nordestino que luta contra a seca, mas com certeza choveu uma bela grana na conta da gráfica que imprimiu a publicação.

Mea culpa
Da série coerência nacional, reproduzimos abaixo uma das mais agudas conexões entre o pensamento histórico de Celso Furtado e a contemporaneidade. “Uma obra cuja valorização é extremamente oportuna quando nosso país vai completando um quarto de século de semi-estagnação econômica – a pior fase desde o  penúltimo terço do século XIX – e, mais ainda, quando a falta de um projeto nacional de desenvolvimento chega a ser apreciada pelo pensamento dominante como virtude nacional.” O autor é o prefeito eleito de São Paulo, o tucano José Serra, em artigo publicado, ontem, num “jornalão” carioca, sobre a morte de Furtado. Considerando-se que, do quase quarto de século “de semi-estagnação econômica, a pior fase desde o  penúltimo terço do século XIX”, oito foram perpetrados pelo governo FH – do qual Serra foi ministro – e dois pela administração Lula – apoiada pelo tucanato nos votos necessários, apesar da retórica em contrário – o diagnóstico, agudo e preciso, soa mais como confissão.

Pelo telefone
O serviço Fala, Exportador pode agora ser utilizado pelo 0800 978-2332. Oferecido pelo Ministério do Desenvolvimento, o serviço é uma ferramenta destinada, principalmente, para pequenos e médios empresários que estão ingressando no processo exportador.

Intercâmbio
Pesca é o tema que une a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) e o Governo da Galícia hoje. Às 9h será aberto o 2º Seminário Internacional da Indústria da Pesca e Aqüicultura, na sede da federação (Av. Graça Aranha 1 – 13º andar – Centro).

Anônimos
Uma cobertura com deslumbrante visão de 360º para toda a cidade de São Paulo está à disposição dos interessados que puderem – e estiverem dispostos – a desembolsar R$ 3,5 milhões. Localizado no condomínio residencial Reserva Casa Grande, na Chácara Flora, em São Paulo, o Paineiras Eco Gardens, que está sendo entregue pela Esser, tem excelente relação custo-benefício para quem pretende investir, pois o metro quadrado é menor do que o de bairros como Moema, garante a empresa. Os interessados, até agora, exigem anonimato.

Artigo anteriorPrivilégio duplo
Próximo artigoRede vazia
Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Bolsonaro comanda pior resposta à pandemia da AL

Para formadores de opinião, Brasil foi pior até que a estigmatizada Venezuela.

Cem anos de Celso Furtado

A atualidade de um dos mais importantes intelectuais do planeta.

A Disneylândia espacial dos trilionários

Jornada nas estrelas escancara a desigualdade.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Balanços guiarão, aparentemente, os mercados hoje

Europa e Nova Iorque precavidas, Ásia continua em queda livre.

Confiança da construção atinge maior nível desde março de 2014

Índice teve alta de 3,3 pontos e chegou a 95,7; já inflação do setor cai para 1,24% em julho.

IPCA-15 apresentou alta de 0,72% em julho

Maiores contribuições vieram da categoria habitação (2,14%), que contribuiu com 0,32%, e de transporte (1,07%), que adicionou 0,22%.

Itaú Unibanco deixa administração da XP

Decisão foi tomada no último dia 23, após análise concorrencial e prudencial; cisão foi aprovada pelo Banco Central.

Abertura de mercado

Após fim de semana tenso, segunda é sempre de trégua, pela ausência de parlamentares em Brasília, quanto mais em período de recesso.