Secretária do Tesouro dos EUA pede regras urgentes para stablecoins

Fed já alertara para riscos que criptomoedas trazem para mercado financeiro.

A secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, pediu que os reguladores financeiros “agissem rapidamente” na regulamentação das stablecoins, um tipo de criptomoeda atrelada ao dólar. “A secretária ressaltou a necessidade de agir rapidamente para garantir que haja uma estrutura regulatória apropriada dos EUA”, disse o Departamento do Tesouro dos EUA em um comunicado após uma reunião do Grupo de Trabalho do Presidente sobre Mercados Financeiros.

“Na reunião, os participantes discutiram o rápido crescimento de stablecoins, o uso potencial como meio de pagamento e os riscos potenciais para os usuários finais, o sistema financeiro e a segurança nacional”, disse o Departamento do Tesouro.

A reunião aconteceu depois que o presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse aos legisladores na semana passada que os Estados Unidos não têm regulamentação apropriada para stablecoins, em comparação com os depósitos bancários e fundos mútuos do mercado monetário.

“Eles são como fundos de dinheiro, são como depósitos bancários e estão crescendo incrivelmente rápido, mas sem regulamentação apropriada”, disse Powell em uma audiência no Congresso. “Se vamos ter algo que se pareça com um fundo do mercado monetário ou um depósito bancário ou um banco estreito e está crescendo muito rápido, realmente deveríamos ter uma regulamentação adequada e hoje, não temos”, disse.

Em um relatório de estabilidade financeira divulgado em maio, o Fed havia alertado que o estresse no sistema financeiro poderia interagir ainda mais com os riscos potenciais de novos sistemas de pagamento digital, incluindo acordos de moeda estável. “Esses riscos associados podem exigir salvaguardas adicionais, e os reguladores estão monitorando esses desenvolvimentos”, disse o relatório

 

Agência Xinhua

Leia também:

Três perguntas: as ações e ETFs americanos comprados por brasileiros

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigos Relacionados

SP registra queda de 13% em mortes de trânsito ante setembro de 2020

Número de óbitos caiu de 455 em setembro do ano passado para 396 no mesmo período de 2021.

Dez anos após morte de Kadafi, Líbia sofre a pior crise humanitária

Em 2016, Obama chegou a reconhecer que seu pior erro foi não ter acompanhado de maneira efetiva o conflito após a queda do líder líbio.

Procedimentos contraceptivos têm queda na saúde suplementar

Pandemia impactou a realização de laqueaduras tubárias e o implante de dispositivos intrauterinos.

Últimas Notícias

Lei de Melhoria do Ambiente de Negócios no Brasil

Por Letícia Luzia de Sousa Ramos e Renata Homem de Melo.

Para 48%, recém-formados são os mais afetados no mercado de trabalho

Pesquisa feita com mais de 9 mil pessoas descobriu que 25% fazem parte da Geração Nem Nem, que não trabalha nem estuda.

SP registra queda de 13% em mortes de trânsito ante setembro de 2020

Número de óbitos caiu de 455 em setembro do ano passado para 396 no mesmo período de 2021.