Os modelos de veículos sedãs médios e SUV’s médias fecharam o mês de janeiro como os mais rentáveis do mercado de usados. Considerando a margem bruta de lucro e o tempo até a revenda, as duas categorias apresentaram ROI (retorno sobre investimento) de 98% e 92%, respectivamente, enquanto as demais categorias mantiveram médias entre 65% e 72%. Os dados são do Estudo Megadealer de Performance de Veículos Usados powered by Auto Avaliar (PVU).
Na análise geral, os veículos seminovos apresentaram leve desaceleração no ritmo de vendas durante o primeiro mês de 2025, com o giro de estoque de usados subiu de 33 para 38 dias. Por outro lado, a margem bruta aumentou após um período de estagnação, chegando a 10,8%. O ticket médio dos veículos comercializados ficou em R$80.717,00.
“Ainda é muito cedo para deduzir que, em termos de rentabilidade, essas categorias terão a mesma performance ao longo do ano, pois o comportamento dos consumidores variam de acordo com o cenário econômico. E, neste ponto, os aspectos políticos do país geram muita incerteza quanto a uma estabilização. Mas vale ressaltar que o volume de vendas em janeiro, cerca de 901 mil carros e comerciais leves, foi superior ao registrado no primeiro mês do ano passado, o que indica um 2025 promissor para o setor, já que 2024 foi um período de alta do mercado de usados”, avalia Fábio Braga, Country Manager da MegaDealer.
Ainda de acordo com o PVU, em termos de lucratividade, as concessionárias apresentaram um ROI médio de 65%.
No ranking dos modelos mais rentáveis de janeiro, o Top 3 repetiu os mesmos veículos de dezembro do ano passado, mas com uma alteração de posição. Desta vez o Tiggo 5x, da Cherry, ocupou a primeira posição com preço médio de R$ 103 mil, margem bruta de 11.7% e giro médio de estoque em 27 dias. O Tiggo 8, que liderou na último estudo, caiu para a segunda posição com preço médio de R$148mil, margem de 9.6% e giro médio em 31 dias. Já o Corolla, da Toyota, se manteve como o terceiro modelo mais rentável, com preço médio de R$ 131 mil, margem de 9.4% e giro médio em 32 dias.
A amostra do estudo engloba 2.788 concessionárias de 23 diferentes marcas conectadas na plataforma Auto Avaliar. Com presença em sete países, a Auto Avaliar atende, atualmente, 4.200 concessionárias e mais de 38.000 lojas independentes e realiza US$ 1,4 bilhão de vendas anualmente.
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