Sede de lucros

Mais de 1 milhão de comerciantes de um estado da Índia aderiram ao boicote de refrigerantes estrangeiros, incluindo Coca-Cola e Pepsi, após denúncias de duas associações comerciais de que as indústrias de fora estão explorando os recursos de água do país. A campanha afirma que são necessários 400 litros de água para fazer um único litro de refrigerante. O boicote ganhou força após a pouca quantidade de chuvas na região após as últimas monções, que costumam trazer tempestades. Os comerciantes estão substituindo os produtos importados por locais.

O assunto não se restringe à Índia. A água é vista como um potencial faturamento para algumas empresas. O presidente da gigante Nestlé, Peter Brabeck, já disse que “a água não é um direito humano e deve ser privatizada”. Na opinião dele, a água deveria ser tratada como qualquer outro bem alimentício e ter um valor de mercado estabelecido pela lei de oferta e procura. A coluna Empresa-Cidadã já mostrou, neste MM, declarações como a da multinacional suíça e casos como a Guerra da Água, em Cochabamba (Bolívia), ou a cobiça sobre o Aquífero Guarani. Mais próxima, a imposição do Governo Temer em privatizar a Cedae, companhia de abastecimento e saneamento do Rio de Janeiro. O jogo está feito. Mas, como mostrou a população de Cochabamba, resistir – e ganhar – é possível.

Aprovado

O Carnaval carioca continua atraindo mais homens do que mulheres (63% contra 37%), mostra pesquisa realizada pela Associação dos Embaixadores de Turismo do RJ, Fundação Cesgranrio e Portal Consultoria em Turismo com 1,5 mil turistas brasileiros que visitavam a cidade, de 24 a 28 de fevereiro. Coordenado pelo professor Bayard Boiteux, o estudo mostrou que o Airbnb já responde por 10% das hospedagens, apesar de ficar ainda muito atrás dos hotéis (55%).

Turistas de primeira viagem foram 39%, enquanto 46% vieram duas ou três vezes, e 15%, quatro ou mais. A maioria veio de Minas Gerais (30%) e São Paulo (24%). Os pontos mais elogiados foram os blocos (41%), a informação (34%) e a segurança turísticas (13%). Críticas mais severas aos preços altos (36%) – no que os cariocas, com certeza, concordam – e à limpeza da cidade (22%) – idem.

Nada menos do que 95% responderam que retornariam ao Rio.

Na mídia

No Carnaval do Rio, as artistas Ivete Sangalo, Thaila Ayala, Paloma Bernardi, Juliana Alves e Ludmilla foram as mais comentadas do Twitter. Não por acaso, elas dominaram as coberturas das mídias tradicionais, que comprova a dependência das mídias sociais. Mas o inverso também é verdadeiro, embora menos frequente.

Popular

A Organização Nacional de Turismo do Japão anunciou que o número de visitantes ao país em 2016 foi de 24 milhões de pessoas. Isso representa um recorde, desde que a entidade começou a fazer as estatísticas em 1964. Durante os últimos três anos, o número de visitantes cresceu 2,4 vezes. A Organização atribui o sucesso às conferências e aos eventos internacionais realizados no Japão.

Do Oiapoque ao Chuí

Não deu para Taquitá, de Claudia Leitte, nem para qualquer samba-enredo carioca: o grande hit do Carnaval 2017 foi “Fora, Temer!”

Rápidas

A 13ª edição da Abradilan Conexão Farma ocorrerá entre 21 e 23 de março, no Expo Center Norte (SP). Mesmo com o país em recessão, o setor farmacêutico aumentou o número de vendas em 3,6% em relação a 2015, e o faturamento, em 15%, atingindo R$ 83,3 bilhões em 2016 *** Erick Mafra, descrito como fenômeno adolescente, lança em livro a história completa de O Garoto do Sonho, pela editora Astral Cultural. Na pré-venda, a obra já alcançou o segundo lugar da Saraiva. O lançamento no Rio será em 11 de março, às 15h, na Livraria Cultura Cine Vitória (Rua Senador Dantas, 45).

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

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