A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lançou ontem consulta pública sobre proposta de Resolução Normativa que dispõe sobre os critérios para as alterações na rede assistencial hospitalar. O objetivo é aprimorar regras para substituição de entidade hospitalar e redimensionamento de rede por redução, além de melhorar a eficiência da comunicação ao beneficiário. As contribuições da sociedade podem ser enviadas até o dia 10 de março de 2021.
A alteração de rede de prestadores hospitalares está prevista na Lei nº 9.656/1998 e cabe à ANS estabelecer as regras para as alterações pretendidas. A discussão sobre o assunto teve início em 2016 no Comitê de Regulação da Estrutura dos Produtos. Dois anos depois, o tema foi incluído na Agenda Regulatória da ANS – 2019-2021 e o debate foi retomado nos Diálogos sobre Agenda Regulatória, que se constituiu em uma série de reuniões com representantes de entidades hospitalares, operadoras de planos de saúde, Ministério Público e Núcleos de Defesa do Consumidor.
A dinâmica estabelecida foi a realização das reuniões e a recepção das contribuições, inicialmente em um formulário estruturado e posteriormente em cartas e ofícios. Após cada rodada de reuniões e o recebimento de contribuições, o setor foi convidado para dialogar sobre o Aperfeiçoamento dos Critérios para Alteração de Rede Hospitalar, referente à Diretoria de Normas e Habilitação dos Produtos (Dipro).
A rede hospitalar de prestadores é um fator muito importante na contratação de um plano de saúde. Atualmente, segundo o Guia de Planos da ANS, é a segunda motivação para o beneficiário realizar a portabilidade de carências. Em 2020, a Agência recebeu 4.715 solicitações de alteração de rede, referente a 21.944 prestadores. Importante esclarecer que uma solicitação pode conter um ou mais prestadores. De acordo com o diretor-presidente substituto da Agência, Rogério Scarabel, a regulamentação do assunto é uma demanda primordial para o setor de saúde suplementar: “As regras atuais precisam ser aprimoradas para dar mais segurança e clareza para o setor e para permitir que o usuário entenda seus direitos e saiba o que cobrar da operadora do seu plano de saúde. A consulta pública é uma etapa importante na construção de um normativo e uma oportunidade de toda a sociedade participar, dando suas sugestões e contribuições”.
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Falecimento – O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) comunica o falecimento de seu ex-diretor e um dos mais antigos associados, Dário Franco de Medeiros Júnior, ocorrido ontem, 25 de janeiro.
“Nossas condolências e solidariedade aos familiares e aos seus colegas e amigos do mercado de seguros”, diz nota assinada por Octávio Perissé, presidente CVG-RJ.
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Janeiro Branco – I – O período de isolamento social, por conta da Covid-19, tem trazido algumas questões importantes. Estar distante das pessoas que amamos e dos nossos colegas de profissão tem sido bastante desafiador. A Generali, que preza pela qualidade de vida e cuidado de seus funcionários, foi buscar alternativas benéficas para todos e intensificou a abrangência do Programa Generali Contigo. Trata-se de um benefício que ajuda os colaboradores a lidarem com diversas barreiras na vida pessoal, garantindo a confidencialidade da identidade do paciente e o absoluto sigilo por parte dos profissionais especializados. O projeto faz parte da assistência Chestnut Global Partners Brasil (CGP) – uma parceria da Generali com a empresa Ticket.
“Estamos promovendo junto aos nossos colaboradores o Janeiro Branco e explicando a eles que a campanha foi criada para mostrar que os seres humanos são complexos e subjetivos, e que este projeto é um convite para a sociedade pensar sobre o sentido e o propósito de vida, a qualidade dos relacionamentos e o quanto algumas questões pessoais alteram os seus comportamentos. A Generali apoia o Janeiro Branco e reforça que este benefício traz um suporte psicológico personalizado para ajudar a enfrentar os medos e ansiedade que esse ‘novo normal’ pode trazer”, explica Andrea Crisanaz, CEO da Generali.
O projeto foi implementado em dezembro de 2018 e teve seu auge na pandemia. Desde o início, já atendeu a cerca de 25% de colaboradores e dependentes. Aproximadamente 55% dos casos são de cunho psicológico, 40% são problemas jurídicos e 15% estão relacionados a outros temas, como assessoria financeira. Os atendimentos são feitos por um 0800, de domingo a domingo, a qualquer horário, sem custo.
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Janeiro Branco – II – A exemplo do que apresentou os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ansiedade e depressão foram as patologias mais frequentes em 2020 entre os beneficiários acompanhados pelos programas e serviços com foco na saúde emocional e física da SulAmérica. São eles o Psicólogo na Tela (apenas teleatendimentos), Cuidado Coordenado (atendimento presencial e tele, via Terapeuta na Tela) e Única Mente – este último um programa multidisciplinar focado em prevenção, diagnose, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. Segundo a OMS e Opas, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão.
“Falar de saúde mental é urgente e o ano de 2020 deixou isso ainda mais claro. No mês em que temos a campanha Janeiro Branco, que alerta para a importância da saúde mental, a SulAmérica reforça o compromisso de cuidar do indivíduo em todas as suas dimensões. Em 2021, seguiremos investindo em modelos diferenciados de gestão de saúde, que colocam as pessoas no centro do cuidado”, afirma a diretora técnica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso.
Foi no segundo semestre do último ano que os atendimentos em psicoterapia atingiram seu maior volume. De acordo com o Raio-X levantado dos atendimentos presenciais e remotos do programa Única Mente, os meses de julho e agosto foram os que apresentaram o maior número de consultas de psiquiatria e psicologia, com aumento de 75% em relação ao período anterior (maio e junho de 2020). No programa, após uma primeira avaliação clínica, os participantes diagnosticados com alguma alteração psíquica são encaminhados para atendimento psiquiátrico e psicológico em uma rede altamente qualificada. A jornada de acompanhamento cria um plano personalizado para as necessidades de cada um, sem limitações de sessões, buscando sempre o tratamento mais efetivo e os melhores desfechos clínicos.
O perfil mais atendido pelo Única Mente foi o de mulheres na faixa etária de 26 a 46 anos (+ de 70%) com ansiedade e depressão em suas mais diversas apresentações. A boa notícia é que cerca de 80% dos acompanhados pelo programa referiram melhora do quadro depois que buscaram ajuda e iniciaram o tratamento.
No ambiente corporativo, a SulAmérica oferece o mesmo programa in company, que apoia as empresas clientes na construção de ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis e produtivos. Em tempos de pandemia, cerca de 40% dos colaboradores das empresas que participaram do Única Mente tiveram indicação de acompanhamento clínico. “Por isso é importante não apenas o diagnóstico, mas também o tratamento precoce, pois as chances de eficácia da terapêutica crescem consideravelmente quando as patologias estão em estágio inicial”, explica Veloso.
O teleatendimento também foi um grande aliado na garantia de diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais em um ano de isolamento social e desafios para a saúde emocional. No ano passado, foram mais de 88 mil atendimentos realizados pelo Psicólogo na Tela, serviço no qual é possível agendar sessões de terapia por videochamada diretamente com profissionais da rede referenciada. O salto na procura mensal chama atenção: saiu de 115 atendimentos realizados em janeiro e foi para mais de 13 mil em outubro, mês de pico de utilização do serviço em 2020. A maioria das motivações sinalizadas pelos pacientes foram ansiedade, depressão e estresse, seguidas por neuropsicologia, adolescência e relacionamento afetivo.
Além da psicologia, os beneficiários da SulAmérica também puderam manter ou iniciar seus acompanhamentos com especialistas em psiquiatria desde março de 2020, por meio de consultas online, já que a prática foi reconhecida em caráter excepcional, pela pandemia. Com esse recurso, foi expandido o cuidado em saúde mental, com a manutenção das pessoas em suas casas, em segurança, e evitando contato com o novo coronavírus.
“O autocuidado e a busca por ajuda especializada é muito importante, principalmente neste período de pandemia e isolamento social. Aqui na SulAmérica nós valorizamos os cuidados com a saúde mental como parte da busca pela Saúde Integral, por isso investimos constantemente na capacitação de nossos prestadores, para que eles possam oferecer atendimentos cada vez mais qualificados e precisos para quem necessita”, finaliza Veloso.
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Vacinação – Com a emergência da vacinação contra a Covid-19, a discussão sobre vacinação de pacientes oncológicos ganha mais relevância, trazendo à tona muitas incertezas. A crescente disseminação de fake news impactou a confiança da população na vacinação, mas, segundo a Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (Sboc), as vacinas aprovadas no Brasil são eficazes e imprescindíveis para a proteção daqueles que vivem com câncer e no combate à pandemia de forma geral.
Segundo a presidente da Sboc, Clarissa Mathias, a entidade está comprometida em transmitir informação confiável para a população. “Temos o intuito de esclarecer questões e recomendar condutas baseadas em evidências científicas. Queremos ainda fazer um alerta para a necessidade da cooperação de todos, profissionais de saúde e população em geral, para que a vacinação aconteça por completo. Todos nós temos um papel decisivo no combate dessa crise, seja na vacinação, seja cumprindo os protocolos de segurança.”
Para enfatizar as condutas médicas baseadas em evidências científicas, a Sboc organizou um grupo técnico especializado para desenvolver recomendações sobre a aplicação da vacina contra a Covid-19 em pacientes oncológicos. O documento, que traz algumas das principais dúvidas relacionadas à imunização de pacientes com câncer, está ndisponível no site da entidade.
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Seguro de carro – Com a pandemia, bloqueios e o isolamento social, muitas pessoas estão em casa para reduzir o avanço do vírus. Com uma grande parte da população trabalhando em casa, muitos veículos ficam sem uso por semanas, e como consequência, os usuários exigem novas formas para contratar o seguro. O conceito principal é diversificar e flexibilizar o modo de adquirir o produto.
Com o auxílio da telemática, comunicação à distância realizada por meio de uma rede de telecomunicações, aliado à tecnologia embarcada nos veículos mais novos e nos smartphones, é possível oferecer melhores condições e proteções personalizadas. Essa tecnologia avalia dados de direção como quilometragem percorrida, velocidade e forma de condução do veículo. “Por isso, pagar por um seguro de carro cujo valor reflita o ‘quanto’ e ‘como’ o veículo é utilizado já é uma necessidade real”, afirma Ricardo Sardagna, executivo da Allianz Automotive.
Na modalidade conhecida como Pay As You Drive (PAYD), na tradução, “pague enquanto dirige”, a precificação e a cobrança são feitas com base no quanto o usuário roda, em que regiões e horários e com qual frequência.
Já o modelo Pay How You Drive (PHYD) é um seguro que leva em consideração o comportamento e a forma de condução do motorista (velocidade exercida, frenagens e acelerações bruscas, etc.). “Estudos mostram que os motoristas modificam seu comportamento ao lembrarem que estão sendo avaliados, se tornando melhores condutores para conquistarem os benefícios”, completa Sardagna. Essa alternativa também monitora a quilometragem por mês para ter uma análise ainda mais precisa.
A opção de produtos com validadwe intermitente também é uma nova tendência, especialmente para aqueles que dirigem pouco, já que a cobertura será ativada apenas enquanto o veículo estiver em uso.
Ricardo explica que todas essas opções necessitam de tecnologia, que pode ser embarcada no próprio veículo ou conectada via smartphone, para que seja possível obter os dados necessários e no tempo correto. “Assim, é possível obter os quilômetros rodados, quando utilizou o carro e como se comportou”, afirma.
Com a geração de novos consumidores 100% conectados, a Allianz Automotive ativou projetos nesses moldes, inicialmente na Europa. “São tendências irreversíveis que garantem mais comodidade e segurança. Aqui no Brasil também existem estudos para algumas dessas alternativas e a tendência é que as novas formas de distribuição e modalidades de seguro se ampliem, e, além de proteger, impactem positivamente no bolso do motorista”, finaliza o executivo.
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Apple Business – A Tokio Marine anuncia proporcionar uma experiência cada vez mais integrada e otimizada a seus clientes. A seguradora diz ser a primeira em seu segmento a disponibilizar o atendimento via Apple Business Chat, serviço de mensagens disponível para dispositivos da Apple. Com essa nova opção, a companhia reforça a conveniência de proporcionar a segurados e parceiros de negócios os pontos de contato que mais bem se adaptam às suas necessidades.
“Estamos sempre em busca de maneiras inovadoras de estreitar o nosso relacionamento com clientes que estão cada vez mais conectados e exigentes, demandando soluções que se adequem às suas rotinas. Iniciativas como essa fazem parte de uma forte estratégia que construímos ao longo dos anos, garantindo a nossa presença em todos os ambientes em que o segurado está”, afirma Adilson Lavrador, diretor-executivo de Operações, Tecnologia e Sinistros da Tokio Marine.
Utilizando o aplicativo de mensagens próprio do sistema operacional do iPhone, iPad, MacBook, Apple Watch, entre outros, o Cliente da Tokio Marine tem acesso a um ambiente virtual seguro em que pode realizar diversos serviços. É possível fazer a solicitação de segunda via de apólice ou boleto; solicitação do termo de quitação de apólice; abertura e acompanhamento de
Assistência 24 horas para o Produto Auto; abertura e acompanhamento de um sinistro e acesso a uma carteirinha digital que pode ser salva no dispositivo móvel.
“Nós, da subsidiária brasileira, fomos os primeiros a implementar esse canal de atendimento dentro do Grupo Tokio Marine e levamos a conhecimento da Holding, para que também houvesse a implementação no Japão. Por aqui pretendemos ampliar as funcionalidades em breve para outras modalidades e serviços”, acrescenta o diretor.
As opções de atendimento via Apple Business Chat, por enquanto, contemplam o Seguro Auto e o Seguro Residencial. O canal pode ser acionado pela Siri, assistente virtual do iOS, pelo Apple Maps ou ainda pelo site da Tokio Marine. A Marina, assistente virtual da Seguradora, permite que o atendimento seja feito totalmente online, mas, caso o cliente sinta necessidade, ainda pode acionar um operador.
Reconhecida pela excelência no atendimento ao cliente em todas as plataformas, a Tokio Marine oferece uma série de canais de relacionamento para que os clientes encontrem o que precisam em um único contato. Entre eles estão o website com autoatendimento, aplicativo, WhatsApp, Facebook Messenger e chat. Além disso, em função do cenário de pandemia, uma das medidas adotadas pela empresa foi ampliar os recursos digitais para clientes e corretores, permitindo a realização de inspeções remotas e vistorias pela internet em caso de sinistros, entre outras medidas.
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