SEG – ANS resolveu mais de 90% de queixas sobre Covid-19 em 2020

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Covid-19 (Foto: divulgação)
Covid-19 (foto divulgação)

Até outubro de 2020, mais de 93,3% das reclamações registradas por consumidores de planos de saúde nos canais de atendimento da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) foram resolvidas pela intermediação de conflitos realizada pela reguladora. Entre as reclamações relacionadas especificamente à Covid-19, o índice ficou em 91%. A alta resolutividade em um ano tão atípico e de tantos desafios impostos ao setor de saúde demonstra o êxito da agência reguladora na intermediação de conflitos entre beneficiários e operadoras de planos de saúde, evitando, assim, uma potencial judicialização.
Desde o início da pandemia causada pelo coronavírus, atenta aos possíveis impactos no setor regulado, a ANS tem realizado um constante acompanhamento das reclamações registradas pelos consumidores, solucionando os conflitos por meio da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), ferramenta que resolve de forma rápida e eficiente as demandas dos beneficiários de planos de saúde.
A partir de uma reclamação registrada na ANS, uma notificação automática é encaminhada à operadora responsável, que tem até cinco dias úteis para resolver o problema do beneficiário nos casos de não garantia da cobertura assistencial, e 10 dias úteis para as demandas não assistenciais.
Além do índice de resolutividade geral e das demandas relacionadas à Covid-19, também foi calculada a resolutividade das reclamações que versam exclusivamente sobre exames para detecção da Covid-19 (exames RT-PCR e exames sorológicos).
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Susep credencia mais duas registradoras para operar o SRO
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anuncia que mais duas registradoras, MAPS e I4PRO, foram credenciadas para operar o Sistema de Registro de Operações (SRO). O Sistema foi constituído para o mercado de seguros com o objetivo de aumentar a transparência, a eficiência e a segurança no registro das operações de seguros, previdência complementar aberta, resseguros e capitalização.
Com este novo mecanismo, a Susep espera que o setor de seguros possa se beneficiar também de sua sinergia com outros produtos e serviços a serem desenvolvidos, como no caso de emissões de ILS, dívida subordinada e outros produtos a serem desenvolvidos.
As novas credenciadas deverão agora aderir à convenção de interoperabilidade entre registradoras no âmbito do Sistema de Registro de Operações (SRO) e solicitar a homologação dos sistemas de cada registradora, para que a Susep avance com os processos. Com a homologação, os sistemas poderão registrar as apólices, endossos e sinistros do mercado.
O modelo de implementação desenhado com o setor está sendo feito em fases e deve estar completo até 2023. O ramo de Seguros Garantia já integra o sistema desde novembro de 2020. Registradoras como a B3, CERC e CSD já estão homologadas pela Susep.
A Consulta Pública 25/2020 está em andamento e dispõe sobre novos ramos, tanto facultativo quanto obrigatório, a integrar o sistema de registro de operações. Acesse no link para a consulta: http://novosite.susep.gov.br/noticias/susep-coloca-em-consulta-publica-normativo-sobre-as-condicoes-de-registro-das-operacoes-de-seguros-de-danos-e-de-pessoas.
Para operar o sistema, as registradoras devem seguir rígidos protocolos de segurança e governança, baseados nos Princípios para Infraestruturas do Mercado Financeiro do Bank for International Settlements (BIS), como determinam as regras aprovadas pela Susep este ano. Entre os critérios está a exigência de patrimônio mínimo de R$ 15 milhões e capacidade técnico-administrativa.
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Pandemia eleva demanda por seguros de Responsabilidade Civil 
O cuidado sempre esteve presente na história da Seguros Unimed. No ano de 2020, com tantos desafios por conta da pandemia do novo coronavírus, esse propósito se tornou ainda mais forte. A Seguradora se preocupou em levar o melhor atendimento aos seus clientes, por meio da teleorientação médica 24h e do seu Super APP, por exemplo. Ao mesmo tempo, tornou ainda mais forte o seu compromisso de cuidar de quem cuida de pessoas.
Um dos segmentos da companhia, os Ramos Elementares, também é parte integrante da construção dessa história. Um dos seus produtos mais importantes, o Responsabilidade Civil para profissionais de saúde, foi flexibilizado para garantir a segurança desses trabalhadores e das empresas. O seguro é tão relevante que, atualmente, são 80 cooperativas e 38 mil profissionais protegidos, caso ocorra um evento adverso evitável.
Os produtos, criados para dar tranquilidade ao segurado, trouxeram um resultado expressivo para a Seguradora, sendo um deles ter atingido a marca de R$ 54,7 milhões em prêmios no segmento, em 2020, após seis anos do início das operações.
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Panorama do Seguro – A 89ª edição do programa Panorama do Seguro aborda os desdobramentos da proteção de dados na sociedade, mais especificamente entre os clientes de seguros. O consultor econômico do Sindseg-SP, Francisco Galiza, analisou os resultados de um estudo e ainda comentou uma tendência relacionada ao tema.
A Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), Lei nº 13.709, de 14 de agosto de 2018, virou pauta nos últimos dois anos e trouxe impactos em diversos setores da sociedade, com destaque para o jurídico e o de seguros. Ela dispõe sobre o tratamento de dados pessoais, inclusive nos meios digitais, por pessoa natural ou por pessoa jurídica de direito público ou privado, com o objetivo de proteger os direitos fundamentais de liberdade e de privacidade e o livre desenvolvimento da personalidade da pessoa natural.
“Ou seja, as empresas que possuem dados dos cidadãos têm o dever de protegê-los. Não podem divulgá-los sem o devido consentimento do consumidor. Se um hacker roubar os meus dados pessoais, por exemplo, isso pode ter sérias consequências”, disse Galiza.
Durante o programa, Galiza comentou também um tema que, segundo ele, pode estar se tornando uma tendência, que é o a concessão voluntária de dados por parte dos clientes. O primeiro fato registrado pelo consultor ocorreu em alguns países estrangeiros durante a crise do ano passado, quando muita gente resolveu instalar aplicativos de saúde com as suas condições pessoais, para divulgação pública, com o objetivo de facilitar o controle de novos riscos.
Confira a entrevista na íntegra: https://www.sindsegsp.org.br/site/sindsegsp-tv-video.aspx?id=122.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vagas abertas – O Grupo Fleury está com 30 vagas abertas para a posição de Técnico e Assistente de Coleta, no Rio de Janeiro. O processo acontecerá pela Taqe – plataforma de recrutamento e seleção digital que usa inteligência de dados, teste de fit cultural e gamificação.
Para participar, é necessário ter ensino Técnico completo (técnico em Patologia Clínica / técnico de Laboratório / técnico de Enfermagem/ técnico de Análises Clínicas), desejável vivência com coleta infantil e de idosos, experiência em teste do pezinho e curva glicêmica, além de conhecimentos de coleta utilizando os recursos de scalp e vácuo.
Durante o processo, os participantes encontrarão um quiz que irá testar diversos tipos de conhecimentos, além das habilidades técnicas e comportamentais, traçando assim o perfil profissional de cada candidato e vendo qual mais se adequa a cultura do Grupo Fleury.
Para concorrer é preciso ter disponibilidade para trabalhar 220 horas mensais, com uma folga semanal.
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ENDOSSANDO

Riscos de Engenharia – Estimulada por uma crescente demanda pelo seguro Riscos de Engenharia no país, a Pottencial Seguradora intensificou sua entrada neste segmento que considera promissor, tendo em vista os avanços em marcos regulatórios, como o do saneamento e energia elétrica, que deverão aquecer o mercado de seguros – especialmente relacionados à infraestrutura- nos próximos anos. Desde 2016, quando o Pottencial Riscos de Engenharia passou a compor o portfólio da companhia, crescimentos contínuos vêm sendo observados. Para se ter uma ideia da força dessa expansão, em 2020, em meio a um cenário desafiador e atípico, a empresa registrou crescimento de 330% na comercialização do produto em relação a 2019, ano em que o saldo já havia sido positivo (85% de aumento em comparação a 2018).
Para o diretor comercial da Pottencial Seguradora, Cláudio Lendecker, a expansão do Riscos de Engenharia, que garante a proteção dos principais riscos aos quais obras e reformas estão expostas, é resultado, entre outros fatores, de um relacionamento mais próximo e de confiança construído com corretores e parceiros. “Nosso crescimento foi impulsionado principalmente pela proximidade com nossos corretores, que já confiam seus negócios de Garantia à Pottencial Seguradora. Por meio da compreensão de suas necessidades, foi possível agregar valor e solidez ao relacionamento com estes públicos estratégicos”, disse.
Em 2018, a companhia deu início a um importante ciclo de investimentos em ferramentas, sistemas e pessoas para ampliar sua presença no segmento de Riscos de Engenharia. Além disso, os limites e coberturas atendidos pelo produto foram ampliados, o que, segundo Paulo Marchezine, Head de Riscos Diversos e Engenharia da Pottencial, também foi fundamental para que a empresa registrasse ótimos números. “De lá para cá, estamos sustentando um crescimento contínuo e a ampliação dos investimentos em tecnologia previstos para 2021 faz com que as projeções para este ano sejam bastante animadoras”, disse.
Ainda segundo Marchezine, a agilidade na emissão de apólices, o apoio técnico na subscrição e a definição de limites e coberturas tornam o Pottencial Riscos de Engenharia ainda mais competitivo. “Oferecemos um portfólio completo de soluções, desde a contratação e emissão automática de apólices para obras de reformas e implantação de projetos de energia solar, até a proteção de grandes projetos de infraestrutura” reforça. Ele explica que o seguro de Riscos de Engenharia vai muito além da proteção do capital investido, “oferece tranquilidade e segurança às construtoras, incorporadoras, empreiteiras e proprietários de obras frente aos inúmeros imprevistos que podem ocorrer, inclusive compreendendo prejuízos causados a terceiros”.
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Seguro de Garantia Digital – Em parceria com a OnPoint, insurtech focada no Seguro Garantia, o produto Garantia Digital da Essor foi desenvolvido para permitir ao corretor uma verdadeira experiência digital, automatizando todo o processo de contratação do seguro garantia, desde o cadastro, passando pela subscrição até a emissão de apólice.
Na plataforma tecnológica desenvolvida pelo parceiro, toda a análise de risco e comportamental do cliente é feita de maneira automática e levará menos de um minuto para o corretor conhecer o resultado da análise e permitir a emissão da apólice.
“Estamos em constante busca pela inovação e a parceria com a OnPoint nos permite entrar em um mercado ainda não explorado e tradicionalmente conservador, com interferência humana demasiadamente alta. Queremos permitir aos corretores de seguros agilidade em seu dia a dia e, acima de tudo, uma experiência única”, argumenta Fabio Pinho, CEO da Essor.
O Garantia Digital busca atender riscos com valor segurado ou acúmulo de riscos até R$ 3 milhões, permitindo que o corretor navegue pela plataforma de forma ágil e 100% digital. A plataforma também faz a gestão de atividades de rotina, como distribuição automática de tarefas, geração de protocolos com controle de prazos, cumprimento de SLA e registro de comunicação, trazendo maior segurança e transparência para a seguradora e seus clientes.
“Buscamos diferenciação no mercado e o nosso produto visa atender um segmento específico, sem pretensão de competir com as demais seguradoras e sim oferecer novas oportunidades e experiência digital aos corretores, num nicho ainda não explorado”, afirma Leandro Poli, diretor técnico e responsável pelas Linhas Especiais da seguradora.
Na avaliação da diretora da OnPoint, Danieli Gugelmin, “o mercado estava carente de seguradoras que buscam inovação e alternativas realmente diferenciadas. A Essor demonstrou ser uma companhia focada em soluções automatizadas para o nosso mercado e a OnPoint está extremamente satisfeita com a parceria. Em menos de dois meses, as empresas conseguiram colocar a plataforma disponível para todos os corretores, algo impensável para uma seguradora tradicional”.
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NOTA DA REDAÇÃO

“Já se vão quase 18 anos desde que foi distribuído o primeiro e-mail do SEG NOTÍCIAS. “Mais que um clipping de notícias sobre o mercado segurador, é um serviço diário de produção e divulgação de notícias que interessam a todos que querem se manter atualizados no setor”, como assinalava o material de divulgação em maio de 2003.
Hoje, manter-se informado requer novas ferramentas, disponíveis a qualquer momento. O SEG NOTÍCIAS busca meios mais dinâmicos de informação. Para melhor atender aos nossos leitores, a newsletter deixará de ser enviada diariamente, já que o noticiário sobre seguros estará a todo instante no site do MONITOR MERCANTIL e diariamente no jornal impresso.
A todos que nos honraram com apoio em todos esses anos, nosso muito obrigado. Nos vemos em www.monitormercantil.com.br/categorias/seguros.

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