SEG – Brasil gasta 132 bilhões por ano com acidentes de transporte

146

O país perdeu 479.857 vidas no trânsito entre 2007 e 2018. O custo desses acidentes chegou a R$ 1,584 trilhão, segundo o estudo Impactos Socioeconômicos dos acidentes de transporte no Brasil, divulgado nesta terça-feira pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
A análise, feita em parceria com a Comissão Econômica para a América Latina e Caribe (Cepal), utiliza dados de mortalidade do Datasus, do Ministério da Saúde – que inclui internações e reembolso de gastos – e aplica o Valor Estatístico da Vida (VEV), estimado em R$ 2,26 milhões a valores de dezembro de 2018.
A pesquisa contabiliza pedestres, motociclistas, acidentados em automóveis, ciclistas, e ainda meios de transporte aquaviários, ferroviários e aéreos. A avaliação considera uma série de fatores, como quantidade de indenizações pagas por morte e por categoria de veículos. A maior parte das vítimas são jovens de 18 a 34 anos, mas também foram constatados dados bastante elevados de acidentes com idosos, principalmente devido à reduzida capacidade em atravessar a rua com segurança, por exemplo.
O número de mortes de crianças caiu com a obrigatoriedade do uso de cadeirinhas infantis, a partir de 2008. Por outro lado, os acidentes fatais associados às motocicletas ultrapassaram os óbitos dos automóveis a partir de 2009, quando as vendas de motos subiram consideravelmente – menores preços, isenções tributárias, gastos em combustíveis e manutenção fizeram da motocicleta uma opção de transporte de baixo custo para famílias de baixa renda.
O estudo analisa custos sociais e financeiros dos acidentes e apresenta propostas de políticas de transporte em nível federal, estadual e municipal. Os pesquisadores sugerem, por exemplo, privilegiar os vulneráveis (pedestres, ciclistas e motociclistas) no traçado de vias, em vez de veículos. Outra proposição é rever a regulamentação de equipamentos de segurança individual dos diversos meios de transporte.
Entre os problemas identificados está também a profusão de regras federais, estaduais e municipais – a exceção são os setores aéreo e aquaviário, que seguem regulamentações internacionais. Os pesquisadores recomendam a adoção de um modelo único de registro das ocorrências e posterior investigação dos peritos, para evitar novos acidentes. De acordo com o estudo, novas diretrizes para as políticas de transporte também impactariam os sistemas de saúde e previdenciário brasileiros.
.
Santa Casa – A Subseção II Especializada em Dissídios Individuais (SDI-2) do Tribunal Superior do Trabalho concedeu à Santa Casa de Misericórdia de Belo Horizonte os benefícios da gratuidade de justiça e a dispensou da exigência de depósito prévio para ajuizamento de ação rescisória. Com isso, a ação retornará ao Tribunal Regional do Trabalho da 3ª Região (MG), para regular processamento.
Na ação originária, a Santa Casa foi condenada ao pagamento de diversas parcelas a um vendedor de plano de saúde que pedia o reconhecimento da unicidade contratual. Após o esgotamento das possibilidades de recurso (trânsito em julgado), a instituição ajuizou a ação rescisória, para a qual o artigo 836 da CLT exige que seja efetuado depósito prévio de 20% do valor da causa.
Ao negar o benefício da gratuidade da justiça, o TRT extinguiu a ação pela ausência do recolhimento do valor. Segundo o Tribunal Regional, ainda que tivesse sido concedido, o benefício não abrangeria o depósito prévio, mas apenas as custas processuais, pois ele teria a mesma natureza do depósito recursal, que é a de garantia de juízo/execução.
A Santa Casa recorreu ao TST sustentando que o pedido da justiça gratuita não se baseou no fato de ser entidade beneficente de assistência social, mas na sua miserabilidade, comprovada pelo balanço contábil, que a impediria de arcar com o depósito prévio sem prejuízo da manutenção de sua atividade (prestação de serviço médico-hospitalar de caráter filantrópico).
Segundo o relator do recurso ordinário, ministro Evandro Valadão, diferentemente do entendimento do TRT, as características do depósito recursal e do depósito prévio são distintas. O primeiro tem natureza jurídica de pressuposto recursal e visa assegurar o pagamento do crédito trabalhista na fase de execução.
O depósito prévio, por sua vez, consiste em multa condicionada à improcedência da ação rescisória, buscando desestimular o ajuizamento de ações de forma temerária, "sem o devido cuidado que essas ações, capazes de desconstituir a coisa julgada material". Para o relator, além de ser possível a concessão do benefício às pessoas jurídicas que comprovarem insuficiência de recursos financeiros, a gratuidade abrange também o depósito prévio.
Considerando evidente que, na época da propositura da ação rescisória, a Santa Casa não tinha condições financeiras de recolher o depósito prévio, o relator concedeu os benefícios da justiça gratuita, dispensando-a, inclusive, do depósito prévio, afastou a extinção do processo e determinou o retorno dos autos ao Tribunal Regional para regular processamento da ação rescisória. A decisão foi unânime.
.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Vagas de emprego – A MAG Seguros está com 42 vagas abertas em áreas como Vendas, Finanças e Tecnologia, em cargos de gerência, auxiliar, júnior e estágio, para contratação CLT e para profissionais autônomos. As oportunidades são para cidades como Rio de Janeiro (6), Porto Alegre (4), Fortaleza (3), Goiânia (3), Caxias do Sul (2), Florianópolis (2), Niterói (2), Santos (2) e Uberlândia (2), entre outras.
As vagas são 100% inclusivas, sendo 11 delas exclusivas para pessoas com deficiência (
PCD), e os interessados devem se candidatar pelo link http://trabalheconosco.vagas.com.br/mongeral-aegon/oportunidades.
.

SEGURO CIDADÃO

Semana da Saúde Emocional – De 24 a 30 de setembro, acontece a Semana da Saúde Emocional, evento virtual e gratuito promovido pela Ikigai Brasil, com a participação de grandes nomes do desenvolvimento humano, da psicologia e da psicologia positiva. O objetivo é ir além da prevenção do suicídio e chegar à promoção da saúde emocional para empresas e seus colaboradores, focando na liberação das virtudes e potencialidades do indivíduo. As apresentações fazem parte da campanha "Setembro Amarelo: todos pela vida plena!".
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), de acordo com uma pesquisa de 2019, são registrados cerca de 12 mil suicídios todos os anos no Brasil e mais de 800 mil no mundo. Trata-se de uma triste realidade, que soma cada vez mais casos, principalmente entre os jovens de 15 a 29 anos, faixa em que já é a segunda causa de morte, atrás apenas dos acidentes de trânsito. "Queremos demonstrar que é preciso reeducar, promovendo competências psicoemocionais que formem o ser humano para a vida, valorizando seus maiores talentos, valores e propósito, já que em nossa sociedade não recebemos educação, mas apenas escolarização", relata o CEO da Ikigai Brasil, Eduardo Almeida. “No lugar de dar tanta atenção ao desfecho ou às doenças de origem psicossocial, que tal olharmos as causas que promovem uma vida com sentido?", questiona.
"Quando as estatísticas demonstram que mais de 80% das demissões são por questões comportamentais, que mais de 88% da mão de obra no Brasil está desengajada e que mais de 65% das pessoas não estão felizes com seu casamento, fica claro que o modelo de educação e de trabalho que estamos assumindo não está funcionando", afirma o diretor de Conexões Ikigai Brasil, Vitor Igdal.
Um dos apoiadores do evento é o Instituto Êxito de Empreendedorismo, que, por meio das suas redes sociais, é um multiplicador da campanha. "O Instituto não poderia ficar de fora de uma campanha tão importante como essa. É nosso dever abrir espaço para um tema tão relevante e que ainda é cercado de tabus. Cada palavra, cada mensagem faz muita diferença para quem precisa de ajuda", lembra o presidente do Instituto, Janguiê Diniz.
As palestras acontecem sempre às 11h30 e serão realizadas pelo CEO da Ikigai Brasil, Eduardo Almeida; pela psicóloga e especialista em Logoterapia, Priscila Vogt; pelo fundador do Instituto Flow Psicologia Positiva e presidente da Associação de Psicologia Positiva da America Latina , Helder Kamei; pelo psicoterapeuta e especialista em escutatória, Pedro Cordier; pelo mestre em Gestão e Desenvolvimento Regional e especialista em Ikigai, Rafael Takei; pelo Perito em PNL e Mind Trainer de Atletas, Auri Pinheiro; e pela Psicóloga e Mestre em Desenvolvimento e Gestão Social, Viviane Quênia.
A Semana da Saúde Emocional terá transmissão simultânea no canal Mundo do Autoconhecimento, do YouTube, e no Instagram da Ikigai Brasil (@Ikigaibrasil). Para participar, é preciso fazer um cadastro no site da Sympla (http://bit.ly/exitoIkigai). Durante o evento, além das palestras, também haverá gestão de conteúdo através de comunidade do Telegram, onde serão compartilhados E-Books, Ferramentas e Testes de Autoconhecimento.
.

ENDOSSANDO

Cartão de crédito – A partir de setembro, todos os clientes do cartão de crédito Porto Seguro poderão solicitar o serviço de pagamento digital de pedágio e estacionamentos direto pelo aplicativo Porto Seguro Cartões. Os clientes terão diferenciais nos custos da mensalidade e as transações serão centralizadas na fatura do cartão de crédito, garantindo o pagamento somente após a utilização do serviço e contribuindo para o acúmulo de pontos no PortoPlus, programa de pontos da Porto Seguro.
Ricardo Kaoru, diretor do Porto Seguro Financeira, destaca que a novidade vai facilitar o controle das despesas, através de notificações e extrato detalhado, com gestão completa pelo aplicativo Porto Seguro Cartões. "Estamos felizes com essa união que reflete o nosso propósito de estar cada vez mais presente no dia a dia das pessoas. Neste momento que exige cuidados, estamos buscando soluções para proteger os nossos clientes. E o adesivo Porto Seguro, em parceria com a ConectCar, proporcionará mobilidade e segurança no momento do pagamento, evitando o manuseio de dinheiro e maquininhas", declara Kaoru.
A ConectCar oferece cobertura em 100% das rodovias do Brasil e em mais de 950 estacionamentos com e sem cancela, benefícios com locadoras de veículo, além de outros serviços práticos, que proporcionam uma experiência simples e transparente, com uma jornada totalmente digital. "Nosso objetivo é avançar no mercado também com o serviço white label, ampliando cada vez mais o nosso portfólio com ofertas e serviços que agreguem para o dia a dia do consumidor. E a parceria com a Porto Seguro Cartões vem neste momento bastante importante, que o cliente precisa de um produto contactless para se locomover", explica Felix Cardamone, CEO da ConectCar.
A parceria soma-se a outros benefícios do Cartão de Crédito Porto Seguro como desconto no seguro e franquia do veículo, parcelamento dos seguros em até 12x, resgate de pontos para desconto nos Centros Automotivos da Porto Seguro, desconto no abastecimento em postos ShellBox, entre outros.
A solicitação do adesivo deve ser feita através do aplicativo Porto Seguro Cartões. O adesivo Porto Seguro, em parceria com a ConectCar, pode chegar à isenção total da mensalidade em todo o período de contratação do produto, verifique as regras em http://porto.vc/ccar.
.
Novo gerente nacional de Vendas – O Grupo Nunes & Grossi Benefícios, sediado em Santos, com filiais em São Paulo, Brasília e Rio de Janeiro, anunciou oficialmente ontem o administrador de empresas Manoel Fontes como seu novo gerente nacional de Vendas.
Com trajetória consolidada na área comercial de empresas do setor de saúde, como Medial Saúde, Amesp Saúde, Affix, Pentágono, Corpore e Unimed Paulistana, Fontes será responsável por toda a gestão comercial da administradora de benefícios e da corretora em âmbito nacional.
Sua atuação no segmento de saúde suplementar resulta em longa experiência na gestão comercial de produtos pessoa física, PME, pessoa jurídica e adesão, ocupando cargos gerenciais em operadoras e administradoras de benefício não só em São Paulo, como também em projetos realizados nos estados do Rio de Janeiro e Mato Grosso.
Ao investir na expertise de sua equipe, o Grupo Nunes & Grossi segue avançando em meio aos desafios impostos pela pandemia da Covid-19 – a empresa confirmou recentemente a manutenção da operação em home office até o fim do ano e o lançamento de uma ferramenta online para comercialização de planos odontológicos, entre outras ações.
"A chegada do novo gerente nacional de vendas, assim como a do novo CEO, Willy Maxwell, ratifica nossa busca por profissionais de reconhecida capacidade para enfrentar os desafios de um mercado em transformação; e, ao mesmo tempo, nosso compromisso em contribuir para uma realidade cada vez mais humana, engajada e sem preconceitos, dentro e fora do ambiente corporativo", afirmam os sócios Pedro Luiz Nunes Conceição, Vinício Grossi e Viviane Grossi.
.
Teatro – Durante a pandemia, a Pottencial Seguradora, um dos principais players do mercado, tem patrocinado alguns espetáculos virtuais com o intuito de fomentar a cultura e apoiar a geração de entretenimento à população em tempos de distanciamento social. Dessa vez, a empresa oficializou seu patrocínio ao espetáculo “Cauby, uma paixão”, que será transmitido gratuitamente no dia 24 de setembro, às 20h30, pelos dos canais no Youtube do Sesc em Minas (SescemMinasGerais) e do Teatro Claro Rio (TeatroClaroRio) e pelo Canal 500 da Claro TV.. A peça é uma adaptação de Flávio Marinho do famoso musical "Cauby, Cauby", e conta com Diogo Vilela como protagonista.
A apresentação virtual acontecerá dentro do projeto "Palco Instituto Unimed-BH em Casa", uma iniciativa da Pólobh, produtora sediada em Belo Horizonte/MG, que conta com o patrocínio do Instituto Unimed-BH e do Programa Sociocultural Unimed-BH, viabilizado por mais de 5,1 mil médicos cooperados e colaboradores, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Tem realização do Ministério do Turismo e Governo Federal, patrocínio da Pottencial Seguradora e apoio cultural do Sesc em Minas e MIP Engenharia, promoção exclusiva da Rádio Alvorada e apoio da Coreto Cultural, Culturadoria, Fredizak, HBA, Jornal O Tempo, Rádio Super Notícia e SouBH.
Após uma programação de sucesso nos meses de junho e julho, que reuniu mais de 240 mil pessoas pela internet e pela TV para assistirem a três excelentes produções do teatro brasileiro ("Os Vilões de Shakespeare", com Marcelo Serrado, "E Foram Quase Felizes para Sempre", com Heloisa Périssé, e "Não Sou Feliz, mas Tenho Marido", com Zezé Polessa), o projeto segue com a proposta de manter vivos o hábito e a potência do teatro.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui