SEG – Escassez de oxigênio em Manaus preocupa federação de hospitais

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Hospital (Foto: divulgação)
Hospital (Foto: divulgação)

O presidente da Federação Brasileira de Hospitais (FBH), Aldevânio Francisco Morato, avalia que é dramática a situação enfrentada por Manaus com a escassez de oxigênio em plena pandemia. De acordo com Morato, isso é mais um reflexo da falta de unidade entre governo federal e estados no enfrentamento à Covid. Ele observa que é necessário um trabalho em conjunto até o fim dessa pandemia para que hospitais não sofram com a falta de equipamentos e materiais fundamentais no tratamento dos pacientes. Morato observa que essa crise é provocada pela inoperância das empresas fornecedoras de oxigênio que não estão entregando em tempo hábil para suprir os hospitais. “É preciso que o Governo pressione as empresas devido à urgência da situação”, defende.
Inclusive o abastecimento dos hospitais particulares já está sendo prejudicado com a falta do insumo. “Isso é muito grave. Pessoas vão morrer. A pandemia ainda está aí e é preciso que os governos trabalhem em conjunto. Isso não pode se repetir em outros estados”, afirma Morato.
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Alta nos planos compromete renda do brasileiro em 2021
Os reajustes anual e de faixa etária referentes à assistência médico-hospitalar que estavam suspensos entre os meses de setembro e dezembro de 2020 por conta da pandemia do novo coronavírus serão cobrados ao longo de 2021 em 12 parcelas iguais. De acordo com a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), dos 47 milhões de usuários dos planos, 5,3 milhões serão afetados pelo reajuste.
Estimativas de técnicos da Fundação Getúlio Vargas (FGV), estimam que o aumento nos planos de saúde pode chegar até 25%, somando os valores “atrasados” de 2020 e os previstos para o ano corrente. Mas, apesar das despesas anuais e fixas das famílias parecerem assustadoras, os gastos com plano de saúde não precisam mais ser um fator de preocupação.
Em resposta aos altos preços, burocracia e lacunas de serviço, cresce no Brasil o número das chamadas health techs, empresas pensadas para otimizar bem-estar, qualidade de vida, cuidados preventivos, diagnóstico e tratamento de doenças. A partir de R$ 39,90 ao mês, usuários do Clude contam com um programa completo de saúde, acesso a atendimento personalizado, vídeo consulta médica, psicólogos e nutricionistas com o preço reduzido, uma rede completa com descontos em consultas, exames, vacinas, cirurgias, equipe de médicos disponíveis 24h/dia, enfermeiros com monitoramento preventivo, orientação de serviço social e segunda opinião médica em casos de doenças graves.
Diferente dos planos de saúde tradicionais e inacessíveis para grande parte da população, o Clude traz uma proposta inclusiva, expandindo o atendimento de qualidade a todos. Os assinantes ainda possuem um programa completo de nutrição e de exercícios físicos, automonitoramento de comorbidades, lembrete de medicamentos e muito mais.
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Custo de convênio médico sobe, e empresas buscam alternativas
O reajuste anual dos planos de saúde, aprovado em novembro de 2020, superou a inflação brasileira em até quatro vezes. O aumento, que é autorizado pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), atingiu a marca de 8,14%, contra os 2,2% registrados pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) nos últimos 12 meses.
A mudança vale, a princípio, para convênios individuais e familiares, sendo que deve impactar o consumidor logo no início de 2021. As operadoras apontam que as alterações são feitas com base em: frequência de uso, subida nos preços de exames e internações, além de inclusão de novas tecnologias.
Para os planos de saúde coletivos, que representam 80% do mercado, a porcentagem deve ser ainda maior, já que não existe índice determinado por parte da ANS e a negociação é feita entre prestadoras e clientes. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos Humanos, atualmente cerca de 12% da verba das empresas é destinada aos convênios, número que pode subir para 20% em alguns casos.
Com o aumento nos valores dos tradicionais convênios, muitas empresas têm procurado alternativas para cuidar da saúde dos colaboradores. Parte delas, tem optado pela inclusão de profissionais de medicina corporativa, que participam do cotidiano de cada setor e acompanham regularmente o quadro clínico dos trabalhadores.
“Essa é, sem dúvida, uma das opções mais viáveis para as companhias. Neste formato, o funcionário é atendido sempre pelo mesmo profissional, que passa a acompanhar a sua saúde, solicitar exames e participar da rotina diária da empresa, reduzindo riscos, melhorando a qualidade de vida de cada um e atuando com medidas de prevenção”, explica o médico José Carlos de Rezende, especialista em Medicina do Trabalho e Medicina de Família.
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SEGURO CIDADÃO


Consumo de energia solar – Há mais de uma década pautando seu desenvolvimento no crescimento sustentado, também no que diz respeito à questão ambiental, o Grupo Fleury dá mais um passo importante na adoção de estratégias para o uso de energias renováveis. Para avançar ainda mais dentro dessas iniciativas, a companhia fechou acordo com a GreenYellow para a contratação de 4,5 MWp em energia solar.
O recurso contratado irá abastecer 47% da energia consumida pelo Grupo Fleury no Rio de Janeiro por meio das marcas em que estão presentes no estado, o que representa 45 unidades entre Labs a+, Felippe Mattoso e LAFE – todas em baixa tensão. O consumo energético do Grupo Fleury em território fluminense por meio de suas unidades localizadas dentro de shopping centers, centros de atendimento ao público ou áreas técnicas onde são processados os exames representam, atualmente, 27% do total utilizado pela companhia em todo país.
Segundo Clóvis Porto, diretor de Expansão e Facilities do Grupo Fleury, esse é um importante passo que a companhia dá em direção à migração do consumo de energia de suas operações à alternativa ecologicamente sustentável. “O Grupo Fleury sempre foi uma empresa com o forte compromisso e iniciativas favoráveis ao meio ambiente, colocando em prática projetos de telhado verde, eficiência energética, acesso ao Mercado Livre de Energia, entre outros. Agora, a adoção de uma fonte 100% renovável, como é o caso da fotovoltaica, nos coloca ainda mais em um caminho que desejamos seguir em termos de sustentabilidade”, completa. O executivo afirma, ainda, que a possibilidade de contar com um parceiro como a GreenYellow é muito positiva, uma vez que a companhia traz consigo alta expertise nesse tipo de projeto. “O fato de termos firmado o acordo com uma empresa amplamente especializada nesse trabalho nos traz mais segurança no sucesso dessa iniciativa”, define.
Com o objetivo de viabilizar a construção da usina fotovoltaica, a GreenYellow está investindo mais de R$ 19 milhões no projeto. “De acordo com o modelo de negócio proposto pela GreenYellow aos clientes, a empresa é responsável pela injeção do capital e a completa implantação, operação e manutenção da usina. Além disso, o parceiro tem o benefício de adquirir energia a um custo mais baixo que o comprado junto à distribuidora”, explica Pierre-Yves Mourgue, diretor-presidente da GreenYellow. O executivo ressalta também a relevância desse acordo com o Grupo Fleury, que significa a ampliação da atuação da empresa no segmento de serviços.
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Cartilha LGPD – A Sompo Seguros S.A. anuncia o lançamento da Cartilha LGPD – Guia rápido para você conhecer a Lei Geral de Proteção de Dados (https://bit.ly/SOMPOCartLGPD). Disponível para consulta e download, o documento tem como objetivo contribuir para que os agentes de mercado possam ter à mão dados relevantes sobre o tema.
“A intenção é também de que o guia seja uma fonte para que os parceiros corretores, assessorias e plataformas de seguros possam conhecer e estar preparados para atender às exigências da nova lei”, observa Isabel Candido Willig, superintendente Jurídica da Sompo Seguros.
Além de um glossário com as principais definições estabelecidas na lei, o guia aborda questões como os princípios gerais e as bases de tratamento de dados pessoais, a importância do consentimento, os direitos dos titulares dos dados, tratamento de dados sensíveis, de crianças e adolescentes; principais papéis e responsabilidades dos agentes envolvidos, segurança e sigilo de dados e as formas de responsabilidade, fiscalização, sanções e indenizações de danos.
“A nova lei muda a condução dos negócios em relação à coleta, armazenamento, tratamento e compartilhamento de dados pessoais. Ela é aplicável para todo tipo de atividade, inclusive no mercado de Seguros. Caso uma organização eventualmente não observe esses parâmetros, está sujeita a multas que podem chegar a R$ 50 milhões”, acrescenta Willig.
“Um ponto importante é que a lei se propõe a trazer mais segurança jurídica e pode gerar mais tranquilidade para o consumidor com a padronização de normas e práticas em relação à obtenção, tratamento e guarda de seus dados pessoais”, analisa Celso Ricardo Mendes, diretor-executivo da Sompo Seguros.
“Outro fator que vale a pena destacar é que a aprovação da lei lançou ainda mais luz sobre a relevância das boas práticas de governança e do quanto é essencial trabalhar para que as relações sejam transparentes e seguras. Esses são princípios que a Sompo Seguros zela e mantém em suas práticas e condutas”, finaliza Mendes.
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ENDOSSANDO


Seguro residencial – Ao proteger o patrimônio sobre diversos riscos, o seguro residencial é um atenuante no qual auxilia na resolução dos contratempos, de forma simples e precisa. Além de resguardar os segurados nas situações de danos a terceiros, ainda oferece serviços de assistência 24 horas. A Vieira Corretora de Seguros orienta os seus clientes a aderir a essa modalidade de seguro, devido ao momento delicado ocasionado pela pandemia, pois se torna uma proteção financeira, já que os riscos cobertos pela apólice são possíveis de contar com uma indenização e evitar futuros prejuízos.
Para o gestor da Vieira Corretora de Seguros, Fernando Vieira, o período que a sociedade está passando é delicado. O seguro residencial além de contar com coberturas para proteger o imóvel, possui alguns serviços adicionais que podem amenizar o custo, numa eventualidade. “Existem coberturas fundamentais ao adquirir uma apólice de seguro residencial, como nos casos da responsabilidade civil familiar, onde é possível obter a garantia contra danos a terceiros, como danos ao apartamento do vizinho, em decorrência do vazamento de uma tubulação. Durante a abordagem com o consumidor, é preciso prestar uma consultoria diferenciada no que diz respeito a se munir do maior número de informações possíveis, para que haja uma sinergia entre a corretora e a sua carteira de clientes. Com a pandemia, as pessoas passaram a ficar mais tempo em casa. No entanto, é muito importante aproveitar as oportunidades de negócios e oferecer proteção a todo instante”, declarou.
Ao conduzir as negociações com os clientes, a corretora mantém a consultoria de forma precisa, tendo a premissa de especificar a importância de cada ramo de seguro na qual trabalha. O período de quarentena onde parte da sociedade aderiu o regime em Home Office, gerou uma demanda maior por novos negócios. A corretora em 2020 teve um aumento referente a 30% na procura do seguro residencial.
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Campanha publicitária – Chegou o ano novo e junto com ele vieram as indesejadas contas de janeiro, como IPTU, IPVA, além de lista imensa de material escolar para quem tem filho. Desta vez, no entanto, o brasileiro recebeu também o boleto mais caro da mensalidade do plano de saúde, que foi duramente impactado pela suspensão dos reajustes em 2020 por causa da pandemia do novo coronavírus.
O tema estará em destaque na nova campanha publicitária do Qsaúde, a operadora de planos de saúde que só comercializa planos individuais com uma rede parceira de atendimento premium para atender, inicialmente, a população da capital paulista. Os clientes do Qsaúde não terão os boletos aumentados em janeiro. Como o seu lançamento aconteceu em 18 de outubro do ano passado, não há incidência de reajuste anual agora. O cálculo tem sempre como base os gastos com a carteira de saúde suplementar de 2019 para 2020.
Criada pela agência Africa, a campanha de janeiro terá novamente o casal Otaviano Costa e Flávia Alessandra como protagonista. “Tava cheio de planos para 2021, né? Aí, veio o aumento do seu plano de saúde e…” diz o apresentador em um dos filmes que vai ao ar a partir do dia 04 em alguns dos principais veículos de comunicação.
A cobrança retroativa dos planos de saúde vai contemplar o que deixou de ser pago entre os meses de setembro e dezembro. O valor total do que deixou de ser cobrado nos quatro últimos meses do ano passado poderá ser diluído em até 12 parcelas. Mesmo assim, vai pesar no bolso, principalmente, de quem tem plano coletivo por adesão. Para se ter ideia da consequência para o orçamento familiar, o reajuste dos planos individuais será de 8,14%, índice que foi fixado pela ANS para o exercício 2019/20, contra os mais de 15%, em média, para aqueles que têm os coletivos no mesmo período.
Qsaúde chegou ao mercado com planos individuais e uma de suas vantagens é justamente ter o reajuste anual limitado pela ANS, enquanto para os planos coletivos, – por adesão e os empresariais (oferecidos por muitas empresas aos funcionários) e aqueles voltados às PMEs (om até 29 Vidas) – os índices de reajuste anuais não são definidos pela ANS, mas sim determinados pelos contratos celebrados entre as partes e ficam muito acima do estabelecido pela agência. Na modalidade individual não existe “o boleto bomba”, afirma Otaviano Costa.
“O Qsaúde resgata os planos individuais com o propósito muito claro de garantir que os reajustes anuais dos planos de saúde não sejam abusivos e estejam dentro dos parâmetros da inflação médica. Com isso, queremos que o cliente tenha uma previsibilidade de custo para que possa ter acesso à saúde suplementar sem sacrificar outras prioridades na vida para que consiga continuar cuidando de si e da família com a confiança em uma assistência de qualidade”, afirma o cirurgião cardiovascular Anderson Nascimento, vice-presidente-executivo do Qsaúde.
Além da maior previsibilidade quanto aos índices de reajuste anuais, os planos individuais (com ou sem dependentes) chamam atenção pela facilidade na contratação – que pode ser feita por qualquer pessoa física diretamente com a operadora, portanto, sem necessidade de um CNPJ nem exigência de um número mínimo de vidas para a adesão. Também traz segurança ao cliente, já que não há risco de a operadora cancelar o contrato de forma unilateral, sem motivo.
O Qsaúde foi idealizado por José Seripieri Junior, empresário que atua na Saúde Suplementar brasileira há 34 anos e é reconhecido como um dos principais nomes do setor.
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HAPPY HOUR


“Se você não sabe onde quer ir, qualquer caminho serve.”

Espaço Publicitáriocnseg

Lewis Carroll

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