SEG - Ferramenta para resolução de conflitos entre usuário e plano

ANS celebra 10 anos da Notificação de Intermediação Preliminar (NIP) e realiza webinar para marcar a data.

Seguros / 16:18 - 10 de ago de 2020

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No último dia 5, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) celebrou 10 anos de criação de um dos instrumentos mais importantes na relação com os beneficiários de planos de saúde: a Notificação de Intermediação Preliminar (NIP), ferramenta para resolução de conflitos que visa solucionar, de forma ágil, as demandas entre consumidores e operadoras registradas pelos canais de atendimento da ANS. Para marcar a data, a reguladora realizou, no dia seguinte, webinar sobre o tema, com a participação dos diretores da ANS e de outras autoridades.
A NIP nasceu inicialmente através de um projeto-piloto desenvolvido em 2008, mas foi implementada definitivamente em 2010, com a publicação da Resolução Normativa nº 226, que instituiu o procedimento. Foi reformulada em 2014, quando passou a ser automática e a contemplar as demandas de natureza não assistencial, ou seja, queixas que não são relacionadas à cobertura de procedimentos. Desde então, o percentual de resolutividade da mediação de conflitos é cada vez mais expressivo: passou de 82,3% em 2013 (quando iniciou a medição) para 90,9% em 2019. Neste ano, a Agência recepcionou 132.787 reclamações pelos seus canais de atendimento.
Para os beneficiários de planos de saúde, a NIP possibilita uma resposta mais rápida para o problema enfrentado, a partir da análise da demanda sob ponto de vista da legislação do setor. Já as operadoras têm a oportunidade de reparar a conduta irregular, possibilitando a resolução da demanda e evitando, assim, a abertura de processo administrativo e judicial. Para a agência reguladora, o instrumento traz mais eficiência e celeridade no trabalho de fiscalização que desenvolve junto às operadoras. Permite, ainda, o monitoramento efetivo das práticas do mercado regulado, possibilitando, logo no início, a identificação de determinadas condutas indevidas que podem gerar prejuízo aos consumidores.
"O trabalho de mediação realizada pela NIP é motivo de satisfação para a ANS e os marcos obtidos pela intermediação de conflitos nesses 10 anos constituem importantes legados da história da Agência para a sociedade brasileira", destaca o diretor-presidente substituto da ANS, Rogério Scarabel.
Na fase pré-processual, o consumidor que ingressa com uma reclamação na ANS recebe documento embasado, esclarecendo todos os pontos de sua denúncia e a regulamentação aplicada ao caso. Hoje, a complexidade das análises é maior, dado o estoque regulatório da própria ANS, inúmeros entendimentos das áreas técnicas e, principalmente, qualificação da resposta das operadoras.
A partir de uma reclamação efetuada pelos beneficiários pelos canais de atendimento da ANS (telefone, formulário eletrônico ou presencialmente), uma notificação automática é enviada imediatamente à operadora. A empresa tem atécinco dias úteis para responder ao usuário nos casos de demandas de natureza assistencial e até 10 dias úteis em casos de demandas de natureza não assistencial (contratos e regulamentos, mensalidades e reajustes, por exemplo).
Após a resposta da operadora, o usuário recebe um e-mail ou contato por telefone para manifestação sobre a resolução do conflito, envolvendo-o mais no processo de mediação.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Webinar - II - A ANS realizará no dia 25 webinar para discutir a contratação de resseguros por operadoras de planos de saúde. O evento virtual, direcionado aos agentes do setor, será das 10h às 11h30, e as inscrições estão abertas. O objetivo é prestar informações às operadoras sobre essa possibilidade de contração - que foi recentemente regulamentada - e esclarecer dúvidas quanto ao novo marco jurídico. Participarão do webinar representantes da Diretoria de Normas e Habilitação das Operadoras (Diope), Procuradoria Federal junto à ANS (Proge), Superintendência de Seguros Privados (Susep) e Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber).
O resseguro é instrumento que possibilita às operadoras de planos de saúde reembolso total ou parcial de despesas com atendimento de beneficiários, garantindo, assim, uma maior proteção financeira de suas operações, consequentemente ao beneficiário. Essa modalidade é particularmente importante em períodos atípicos, como quando ocorrem surtos de doenças como a Covid-19, crises econômicas ou outro tipo de situação excepcional (desastres naturais, por exemplo). Além de ser um instrumento importante nesses casos, a contratação de resseguro reduz a necessidade de constituição de ativos garantidores por parte das operadoras, conforme previsto na Resolução Normativa nº 392, de 2015, da ANS, além de deduções para cálculo de capital regulatório.
Os resseguros são regulados pela Susep. Até recentemente, a instituição considerava que as operadoras de planos de saúde não poderiam contratar resseguros diretamente das resseguradoras. Assim, as operadoras precisavam recorrer a uma seguradora para a contratação de coberturas para riscos assumidos relativos a seus participantes, reduzindo as possibilidades de contratação. Como resultado, atualmente apenas duas operadoras de planos de saúde têm resseguros contratados.
A interpretação da Susep sobre o tema mudou em 2019 e, em março de 2020, foi editada Resolução CNSP 380 confirmando e regulamentando essa possibilidade. Com a mudança e a consequente viabilização da contratação de resseguro por operadoras de planos de saúde, a expectativa é aumentar a concorrência, resultando na ampliação da diversidade de produtos e redução de riscos para o beneficiário.
O webinar acontece dia 25 de agosto, das 10h às 11h30, pela internet, através da plataforma Teams.
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Live Na última quarta-feira, dia 5, a Live Connection com participação da Porto Seguro, promovida pelo Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) e pela Educa Seguros, contou com apoio da Escola Nacional de Seguros (ENS)
A instituição preparou condições exclusivas para os associados do Clube e espectadores da transmissão interessados em realizar a sua Graduação em Gestão de Seguros, anunciados na abertura da live. O curso virtual tem duração de dois anos, garantindo acesso rápido ao mercado de seguros e inclui exame para habilitação de corretor de seguros. Mais detalhes podem ser acessados em www.profissaosegura.com.br.
Na sequência, o presidente do CCS-RJ, Fabio Izoton, inaugurou uma nova campanha para conectar ainda mais os corretores e os profissionais responsáveis pelo seu atendimento dentro das seguradoras. "Há uma equipe gigantesca de profissionais que atuam junto aos executivos que trazemos como convidados em nossos eventos, por isso, a partir dessa live, convoco todos os corretores que estiverem assistindo façam um elogio ao seu executivo de contas nos comentários" convidou.
O bate papo com o vice-presidente comercial e de Marketing da Porto Seguro, Rivaldo Leite, e o diretor comercial N/NE/RJ/ES, Marcos Silva, foi mediado por Izoton e pelo diretor Luiz Mario Rutowitsch, que destacou a capacidade da companhia de se reinventar. "Isso é importante por passa uma mensagem a nós, corretores, de que essas mudanças são possíveis, mensuráveis e realizáveis", ele afirmou.
Entre outros temas, Rivaldo Leite contou como a Porto Seguro se preparou rapidamente diante da pandemia, tendo sido a primeira seguradora a divulgar suas primeiras 10 ações de adaptação. "Triplicamos treinamentos específicos para desenvolver uma linguagem adequada ao momento, evitar cancelamentos e parcelas em atraso. Também tomamos a decisão de não estornar comissão de corretores até tudo se encaixar" citou o executivo.
Já Marcos Silva destacou as oportunidades para o mercado do Rio de Janeiro. "A pandemia e o isolamento mostrou ainda mais o quanto outros produtos que não são o seguro Auto começam a gerar importância para o consumidor final, como a residência, por exemplo, com excelente crescimento e boas expectativas a partir de julho, quando o consumidor passa daquele primeiro estágio de grande preocupação", relatou.
Diversos outros temas de interesse dos corretores foram ainda abordados na live, que está disponível no canal do CCS-RJ no YouTube, por meio do link: https://youtu.be/JsuT1uEnquk.
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Panorama Seguro A 70ª edição do programa Panorama do Seguro recebeu Walter Pereira, diretor de Personal Lines da Zurich, do Sindicato das Empresas de Seguros e Resseguros do Estado de São Paulo (Sindseg-SP) e presidente da Comissão de Automóveis da Federação Nacional dos Seguros Gerais (FenSeg). Durante a entrevista, o executivo falou sobre a situação do mercado de seguros no cenário atual e o desempenho das seguradoras que atuam no mercado de Personal Lines no Brasil e também das perspectivas de crescimento do ramo residencial e o papel dos órgãos representativos para a evolução do segmento seguros.
Sugestões e/ou reclamações pelo e-mail producao@panoramadoseguro.com.br ou pelo Whatsapp (11) 9-8910-3050.
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2º Encontro Magno das Aconsegs  - Com o objetivo de debater o cenário do mercado pós-pandemia, será realizado, nos dias 22 e 23 de setembro, o 2º encontro Magno das Aconsegs, reunindo as associações de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Paraná, além das assessorias afiliadas.
"As mudanças impostas pela pandemia nos levou a novas metodologias de trabalho e relacionamento com as companhias, clientes e parceiros de negócio. O evento será uma oportunidade ímpar para o alinhamento de diretrizes", frisa Robson Carneiro, presidente da Aconseg-MG, anfitrião do evento.
Foram convidados para o encontro líderes do setor em todo o país e principais executivos das seguradoras. Já confirmaram presença as companhias Tokio Marine Seguradora, Bradesco Seguros e HDI Seguros.
O evento gratuito terá transmissão virtual, a partir das 15 horas.
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SEGURO CIDADÃO

Corrida virtual para apoiar famílias impactadas pela pandemia - No último sábado, dia 8, a Candowell - rede social criada para apoiar projetos socioambientais nas áreas de saúde, educação e meio ambiente - realizou a primeira LiveOnRun, corrida do bem com o objetivo de arrecadar fundos para instituições sociais que apoiam famílias afetadas durante este período de pandemia, que conta com o patrocínio da HDI Seguros.
A LiveOnRun é uma corrida virtual inédita transmitida pelo aplicativo Zoom, com a presença virtual de diversos participantes. Os interessados se cadastravam, gratuitamente, no site ou no aplicativo da Candowell. A corrida foi realizada de forma individual e, preferencialmente, em uma esteira própria e adequada para essa atividade, com o celular do participante posicionado em um local que permitisse transmitir a corrida, como por exemplo na sala, no corredor, na varanda, no quintal e ou em qualquer outro local de suas casas ou apartamentos.
A ação arrecadou fundos para a compra de cestas básicas que serão doadas às famílias mais impactadas pela pandemia através das instituições cadastradas. As doações foram feitas por meio da plataforma ou do QR Code que aparecia na tela durante a live. Todo o valor coletado com as doações e patrocínios, descontados os devidos impostos, foi revertido com esta finalidade.
"A HDI está apoiando mais essa iniciativa relacionada à pandemia por entender a importância de ações como essa, num momento que milhares de famílias seguem precisando de apoio. Colaborar com um evento que promove o bem e ainda incentiva a prática de atividade física de forma segura, utilizando a tecnologia, é inovador e totalmente alinhado com aquilo em que a companhia acredita e que valoriza", diz Murilo Riedel, CEO da HDI.
As doações foram coordenadas pela plataforma Abrace uma Causa e direcionadas para os institutos IEE Esporte & Educação, Liga Solidária e Muda Brasil. Todo o processo, desde a arrecadação até a comprovação de entrega das doações, é auditado pela Ernest & Young.
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ENDOSSANDO

Novo portfólio de planos de saúde coletivos por adesão - Amanhã (terça, 11), às 16 horas, a Qualicorp e a SulAmérica apresentarão um novo portfólio de planos de saúde coletivos por adesão, de caráter inédito e repleto de novidades. O lançamento será feito no YouTube, por meio do canal TamoJuntoCorretor, da Qualicorp.
O anúncio é mais um importante movimento da parceria entre Qualicorp e SulAmérica, que visa a unir inovação e qualidade no desenvolvimento de novos produtos.
O evento virtual contará com a participação de Bruno Blatt, CEO da Qualicorp, Elton Carluci, vice-presidente comercial, de Inovação e Novos Negócios da Qualicorp, Raquel Giglio, vice-presidente de Saúde e Odonto da SulAmérica, e Juliano Tomazela, head técnico de Saúde e Odonto da SulAmérica, além de um convidado surpresa.
Como assistir: www.youtube.com/tamojuntocorretor.
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Evento internacional - Também amanhã, a Previsul Seguradora participa do Insurance Tech Latam, evento que reunirá, de forma virtual, mais de 80 palestrantes para discutir oportunidades e estratégias inovadoras no setor de seguros na América Latina. O diretor Técnico, Thiago Soares, apresentará dois painéis e falará sobre as inovações no mercado segurador, em especial, da jornada de contratação de um seguro de vida por meio de processos digitais. "Ela começa no momento da pré-avaliação e análise do risco. Estamos trabalhando fortemente a inteligência de dados até um conhecimento mais aprofundado sobre o segurado, como hábitos e estilo de vida, a fim de gerar insights de produtos, ferramentas, entre outros", afirma Soares.
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Blue Note Rio Live Sessions No dia 15 de agosto, às 20h, um dos maiores nomes do MPB, João Bosco, dará continuidade ao projeto Live Sessions, com transmissão por meio do canal do YouTube do Blue Note Rio de Janeiro, em uma apresentação intimista durante 1h30. O evento online contará com grandes clássicos da carreira do artista, como "O Bêbado e a Equilibrista", "Jade", "Cordeiro de Nanã", "Nação", "Quando o Amor Acontece", "Papel Maché" e muitos outros.
Como forma de ajudar as pessoas mais afetadas pela pandemia, a tela trará um QR Code através do qual poderão ser feitas doações de cestas básicas para o projeto Mesa Brasil, promovido pelo Sesc. Além disso, a live disponibilizará outro QR Code que levará as pessoas a se inscreverem no projeto Meu Porto Seguro, criado para oferecer 10 mil oportunidades de trabalho temporário e de capacitação para pessoas que perderam emprego durante a pandemia ou que já estavam em busca de recolocação. 

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