SEG NOTÍCIAS – ANS já arrecadou R$ 303,6 milhões em multas em 2017

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A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) tem registrado aumento na arrecadação de multas aplicadas às operadoras de planos de saúde. Somente este ano, até setembro, a Agência arrecadou cerca de R$ 303,6 milhões. No ano passado, foi obtido um recorde: R$ 371,6 milhões, valor 126% superior ao que foi arrecadado em 2015 (R$ 164,3 milhões).

Esse resultado foi possível em razão da alteração de normativo interno da ANS, que tornou o processo sancionador mais célere e buscou eliminar o passivo processual existente. Essas melhorias internas também foram responsáveis pelo aumento da aplicação de penalidades, observado principalmente a partir do 2016. As infrações mais comuns registradas em 2016 e ao longo de 2017 se referem a multas por negativas indevidas de cobertura, suspensão ou rescisão de contrato, deixar de prever cláusulas obrigatórias no instrumento contratual firmado com o beneficiário ou pessoa jurídica contratante ou estabelecer disposições ou alterações contratuais que violem a legislação em vigor.

"A adesão ao pagamento das multas vem aumentando nos últimos anos. Além das muitas oportunidades para que as empresas regularizem sua situação, a ANS adota nos processos de cobrança todas as medidas legais disponíveis, respeitando as etapas do processo administrativo, garantindo a ampla defesa e o contraditório aos administrados. Contudo, a decisão pelo pagamento em esfera administrativa é da empresa, por isso é importante que a operadora faça a sua parte e cumpra com seus compromissos com os beneficiários e com a reguladora", explica a diretora de Fiscalização da ANS, Simone Freire.

A agência tem feito ainda um esforço em prol de uma maior razoabilidade na aplicação das sanções. A ANS propôs um novo modelo de sistema fiscalizatório que classifica as penalidades por faixas, baseadas no desempenho das operadoras. A partir de debates com prestadores de serviços, empresas do setor, órgãos de defesa do consumidor e com a sociedade – através da Consulta Pública nº 65 – pensou-se em um escalonamento de valores que pudesse mitigar a desproporcionalidade e mantivesse o caráter educador da sanção, para desincentivar novas práticas infracionais. A normativa que regulamentará o novo sistema já passou por consulta pública e agora está em fase de ajustes para ser deliberada pela Diretoria Colegiada da agência reguladora.

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Atenção primária – A ANS e a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas/OMS) selecionaram 11 projetos através do Laboratório de Inovação sobre Experiências de Atenção Primária na Saúde Suplementar Brasileira. A iniciativa, lançada em agosto deste ano, foi aberta a todas as operadoras do Brasil e funcionou como um mapeamento das experiências de atenção primária no setor, com modelos baseados na medicina de família e comunidade. No total, foram inscritos 41 projetos.

As iniciativas selecionadas demonstraram embasamento no modelo de atenção primária, a partir da presença de alguns atributos: longitudinalidade, acesso, coordenação do cuidado e integralidade (conforme Starfield 2004, referência internacional no tema). Conforme previsto no edital, considerou-se também os projetos baseados em evidências científicas e mensuráveis por indicadores de resultados.

"É muito importante reconhecermos e incentivarmos experiências que representam avanços em novos modelos de atenção à saúde a partir de práticas inovadoras. Assim, reconhecemos cada vez mais o cuidado centrado na pessoa. São iniciativas como essa que norteiam as melhores práticas no setor", avalia a diretora de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Karla Coelho.

Entre as 41 experiências inscritas, também foram recepcionados projetos em que se pôde identificar os atributos da atenção primária, mas que por se tratarem de experiências muito recentes, não há ainda a possibilidade de se avaliar seus resultados. Outra categoria de experiências analisadas diz respeito a iniciativas que apresentam características de integralidade e resultados em saúde, que não foram selecionadas por se tratarem de população alvo específica ou de gerenciamento de doenças crônicas.

Todos os projetos apresentados vão receber um certificado de reconhecimento da ANS e Opas. Além disso, as experiências participantes que demonstraram um cuidado coordenado centrado na pessoa, em especial os 11 projetos selecionados, serão apresentadas em uma publicação conjunta da ANS e da Opas/OMS, com previsão de lançamento em 2018.

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Seguradoras enfrentam desafios em todas as frentes com as InsurTechs

A edição 2017 do World Insurance Report (WIR), estudo realizado pela Capgemini e Efma, revela que a onda das novas tecnologias digitais está confrontando a maior parte do setor de seguros. Embora disruptivo, o movimento das InsurTechs apresenta mais oportunidades relacionadas à tecnologia do que já se testemunhou antes, destacando a necessidade das seguradoras tradicionais desenvolverem uma estratégia equilibrada, capaz de garantir o retorno sobre seus investimentos em inovação e sem perder o foco.

As InsurTechs estão mudando o panorama do mercado. Na verdade, entre os mais de 8 mil consumidores entrevistados em todo o mundo para a realização do WIR, quase 1/3 (31,4%) deles afirmou confiar nas InsurTechs, seja trabalhando de forma independente ou em combinação com instituições estabelecidas, para acessar serviços de seguros. Os entrevistados também disseram que as InsurTechs ganharam uma reputação de melhor custo-benefício e de serviço eficiente.

O apelo é diretamente proporcional as necessidades e preferências do segmento altamente priorizado por clientes da Geração Y e dos "tech-savvy" (indivíduos altamente experientes em tecnologia), que procuram conveniência, agilidade e personalização em suas interações financeiras. Pessoas que são mais propensas a comprar produtos adicionais de suas seguradoras, tornando-os uma importante fonte para potenciais receitas adicionais. No entanto, os jovens e os "tech-savvy" também tendem a ser menos fieis a uma marca, o que ressalta a necessidade das seguradoras construírem e manterem sólidos relacionamentos com eles, atendendo à sua preferência por canais de contato digitais.

De um modo geral, entretanto, os clientes ainda não estão prontos para se afastar dos laços de longa data atados com as seguradoras tradicionais, citando questões como segurança e proteção contra fraudes (45,9%), reconhecimento de marca (43,7%) e interação pessoal (41,6%) como áreas em que as seguradoras têm uma melhor performance. Além disso, 39,8% dos segurados afirmaram confiar em suas prestadoras, em comparação com apenas 26,3% que confiam em InsurTechs.

As seguradoras concordam que os pontos fortes complementares entre InsurTechs e operadoras tradicionais constituem um argumento sólido para a colaboração. Na verdade, dos mais de 100 executivos seniores entrevistados – representantes de várias empresas de seguros de 15 mercados, entre eles o Brasil -, uma grande maioria (75%) afirmou que o desenvolvimento de habilidades comuns às InsurTechs os ajudariam a atender melhor as demandas em constante evolução de seus clientes. E mais da metade deles (52,7%) concordou que as capacidades das InsurTechs poderiam ajudá-los a desenvolver rapidamente produtos com maior personalização.

"Cada vez mais, as parcerias estão sendo vistas como um desenvolvimento bem-vindo nos esforços que estão em curso para endereçar o movimento das InsurTechs. E as startups podem ajudar as seguradoras tradicionais a superar obstáculos, como sistemas e processos envelhecidos, baseados em papel", afirmou Jack Dugan, vice-presidente executivo e líder para o setor de seguros da Capgemini. "Por outro lado, as seguradoras estabelecidas podem ajudar as InsurTechs a enfrentar novos desafios, como os altos custos de aquisição de clientes e a falta de experiência no gerenciamento de riscos".

O secretário-geral da Efma, Vincent Bastid, acrescentou que "a contínua confiança dos consumidores em tecnologias digitais que suportam aplicativos móveis, redes sociais, serviços sob demanda e correlatos, deixa claro que o mercado de massa entrou em uma nova fase. A indústria de seguros atende as massas e deve se adaptar às novas formas de engajamento. Colaborar com as InsurTechs é uma ótima maneira de incubar e de acelerar a inovação digital".

Tecnologias emergentes, tais como Inteligência Artificial e blockchain, estão agindo como catalisadores para esta revolução das InsurTechs e impulsionam inúmeras inovações em digitalização, dados e analytics e, inclusive, em seguros como serviços públicos. Desse modo, o relatório do World Insurance Report 2017 aconselha que as seguradoras priorizem seus investimentos em inovação com base em uma estratégia de tecnologia sinérgica, para que sejam capazes de navegar efetivamente pela inovação.

As competências úteis a um certo tipo de inovação são frequentemente aplicáveis em outras searas, tornando essencial uma análise completa dos custos e benefícios cruzados de cada investimento. Assim como a influência das InsurTechs aumentará com o tempo, tornando imperativo que as seguradoras tradicionais formulem uma resposta abrangente e multifacetada a este movimento.

Em seu 10º ano de publicação, o World Insurance Report, relatório que retrata o mercado mundial de seguros, realizado em parceria entre a Capgemini e a Efma, abrange 21 mercados de seguros, baseados em dados primários de clientes extraídos de mais de 8 mil entrevistas com clientes de seguros e mais de 100 executivos do setor.

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SEGURO CIDADÃO

Obesidade é uma das causas da epidemia do diabetes

No mundo hoje, um em cada 11 adultos tem diabetes (415 milhões) e a projeção para 2040 é que sejam aproximadamente 642 milhões. No Brasil, o cenário não é diferente. Atualmente, a doença atinge cerca de 16 milhões de pessoas – somente na última década este número cresceu mais de 61,8%. Uma das causas deste aumento é a obesidade, que também teve crescimento alarmante (60% nos últimos 10 anos – de 11,8% para 18,9%).

Cerca de 80% dos indivíduos com diabetes vivem nos países em desenvolvimento, onde a epidemia tem maior intensidade, com crescente proporção de pessoas afetadas em grupos etários mais jovens, coexistindo com o problema que as doenças infecciosas ainda representam.

"A prevenção do diabetes é possível, se adotarmos medidas que incentivem as práticas de atividade física (de leve a moderada intensidade), associadas à melhoria dos hábitos alimentares, priorizando os alimentos naturais (verduras, legumes, frutas e grãos integrais) e a redução do consumo de alimentos industrializados, ultraprocessados", alerta Gláucia Ruggeri, coordenadora médica do Núcleo de atenção Integral à Saúde (Nais), da Central Nacional Unimed.

Gláucia adverte, também, para as consequências do diabetes não controlado:

"A importância do diagnóstico precoce e tratamento adequado relacionam-se com a prevenção das possíveis complicações. Há o risco de problemas graves de visão, doenças renais, feridas e perda de sensibilidade nos pés; em casos extremos, podendo levar até a amputações". Com acompanhamento médico e adotando-se hábitos saudáveis, contudo, há como controlar os índices de glicose e ter boa qualidade de vida.

"Por isso, reforçamos que manter o peso saudável e a medida da circunferência abdominal, de acordo com o estabelecido pelo seu médico de confiança, são fundamentais. Vale a pena deixarmos de lado o sedentarismo e o consumo excessivo de alimentos industrializados, ricos em gorduras, açúcares refinados, bebidas açucaradas, além da bebida alcoólica, e assim, com certeza conseguiremos reduzir este risco", ressalta.

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SOS nas estradas, com chamadas de assistência e emergência – Por meio de parceria exclusiva com o Waze, o Grupo Bradesco Seguros passa a oferecer assistência profissional para chamadas de emergência nas estradas. A atualização do recurso SOS do Waze permite aos motoristas acionar serviços profissionais de assistência, em caso de incidentes nas vias.

O novo serviço de assistência profissional está disponível para clientes de Automóvel da Bradesco Seguros e também para usuários que não possuem seguro da companhia. Caso o Wazer seja segurado Bradesco Seguros e possua também em seu smartphone o aplicativo Assistência Dia e Noite, ao clicar no recurso SOS do Waze, ele será direcionado para o aplicativo de Assistência da Bradesco Seguros.

Já o Wazer não segurado Bradesco Seguros, ao clicar em SOS, será encaminhado pelo Waze para um atendimento onde é possível consultar e contratar as assistências disponíveis, entre elas: reboque, troca de pneus, chaveiro e bateria.

Os serviços oferecidos pelo Gruo Bradesco Seguros incluem reboque, troca de pneus, chaveiro e bateria, entre outros. A capacidade de trabalhar em colaboração nas vias é um dos principais aspectos da rede de usuários do Waze, e o lançamento de serviços profissionais na estrada ressalta o compromisso contínuo da empresa com a promoção da segurança e serviços localizados para motoristas em todos os lugares.

Mensalmente, o Waze recebeu mais de 108 mil alertas de carros parados nas vias no Brasil. Com o objetivo de atender melhor esses motoristas, o Waze passa a permitir que os usuários façam chamadas de emergência e acionem policiais, ambulâncias ou o corpo de bombeiros sem ter que sair do aplicativo.

Os usuários poderão saber mais sobre a parceria exclusiva com o Grupo Bradesco Seguros por meio dos anúncios dentro do próprio app e que aparecem quando o veículo está completamente parado, chamados de "Zero Speed Takeovers".

"Percebemos que, muitas vezes, em caso de pane ou acidente, o condutor fica numa área de risco sem qualquer suporte, ou seja, é uma questão de segurança ter, nessas horas, um serviço de assistência emergencial rápido. Esse é o objetivo da parceria com o Waze", comenta Enrico Ventura, diretor-executivo de Auto/Re do Grupo Bradesco Seguros.

"Pensamos sempre na segurança e em serviços que venham a colaborar para uma experiência de direção mais rápida e segura, e este é mais um benefício que trazemos para os nossos usuários para que eles tenham opção de assistência em caso de necessidades enquanto dirigem.", diz André Loureiro, diretor geral do Waze no Brasil.

Para fazer o download gratuito do aplicativo, acesse www.waze.com.

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ENDOSSANDO

Prontuário eletrônico – A Bradesco Saúde e a Mediservice já possuem mais de 200 mil segurados cadastrados com seus prontuários eletrônicos. Esses clientes fizeram alguma consulta por meio do "Meu Doutor" – programa composto por médicos selecionados que se destacam pela qualidade no atendimento e pelo cuidado assistencial – ou que já tenham utilizado os serviços da Novamed – clínicas médicas projetadas para cuidar da saúde com padrão de atendimento exclusivo.

Com a utilização desta ferramenta, a equipe médica poderá consultar de forma online e rápida todo o histórico do cliente. O sistema registra desde o cadastro do paciente na recepção até o atendimento médico, o que inclui os pedidos e resultados de exames, a evolução do tratamento, as prescrições médicas e os encaminhamentos solicitados.

O segurado que possui o prontuário eletrônico pode contar com vantagens, tais como: maior compartilhamento de informações entre médicos e profissionais de saúde, garantia da continuidade do tratamento já iniciado, preservação e segurança dos dados clínicos do paciente, além de otimizar os gastos médicos.

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RP1 é a nova agência da Tokio Marine Seguradora

A RP1 Comunicação acaba de conquistar a conta da Tokio Marine Seguradora para desenvolver consultoria completa de Relações Públicas. Desde o dia 1º de novembro, a agência assumiu todo o relacionamento da empresa com a mídia e demais stakeholders, bem como a produção e edição da revista "Nosso Corretor".

A Tokio Marine Seguradora S.A. é uma das maiores companhias de seguros do mundo, subsidiária da Tokio Marine Holdings, o mais antigo conglomerado securitário japonês. Fundada em 1879, com sede em Tóquio, tem operações em 38 países. No Brasil desde 1959, coloca à disposição do mercado um amplo leque de soluções para clientes pessoa física e jurídica, por meio de uma estrutura com 72 unidades de negócios, com sucursais e escritórios em todo o País. O portfólio contempla desde automóveis, frotas e residencial a produtos corporativos, como empresarial, transportes, riscos de engenharia, entre outros.

A equipe é dirigida por Fernanda Amorim e integrada por Mariana Cesena, Karina Souza e Kelly Queiroz. O e-mail é [email protected]

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TIM renova portfólio de seguros para aparelhos em parceria com a Generali

A TIM acaba de lançar novas ofertas de seguro para celulares e tablets, em parceria com a Seguradora Generali. O TIM Aparelho Protegido conta com três modalidades: seguro contra roubo e furto qualificado; seguro contra quebra acidental; ou o combo com todas as proteções incluídas. A operadora traz ainda uma novidade que garante mais segurança nas transações mobile: todos os clientes que aderirem aos seguros ganham acesso gratuito ao Protege Web, sistema de monitoramento de dados virtuais.

Os pacotes variam de R$ 2,99 até R$ 57,99 por mês, de acordo com o valor do aparelho e a modalidade escolhida. O seguro contra quabra inclui situações como queda, torção, descarga elétrica e sobrepeso. Essa opção também oferece proteção quando o aparelho tem seu funcionamento afetado por imersão e/ou derramamento de líquidos ou por oxidação. Já a opção roubo e furto qualificado garante a reposição em casos de roubo ou furto do aparelho. o combo reúne as duas coberturas.

O Protege Web pode ser configurado por usuários de qualquer uma das modalidades do seguro, sem custo adicional. A solução monitora dados pessoais e financeiros dos clientes 24 horas por dia e emite alertas caso alguma informação de risco seja localizada. Dessa forma, é possível identificar clonagem de cartões de crédito ou fraudes utilizando CPF e RG, por exemplo.

O TIM Aparelho Protegido não tem carência e nem contrato de fidelização. Ou seja, é possível cancelar a qualquer momento, sem multas. Oferece ainda cobertura internacional e a participação em sorteios semanais pela Loteria Federal a partir de R$ 500, de acordo com o produto escolhido. A adesão pode ser feita em uma das lojas próprias da TIM, pela loja virtual no site www.tim.com.br (Serviços | Serviços Financeiros | Seguros e Assistências) ou através de SMS. A cobrança é mensal e feita diretamente no cartão de crédito ou na fatura dos clientes TIM Pós.

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Caixa Seguradora patrocina Festival Música na Estrada

Brasília recebe a partir da úlima segunda-feira a 7ª edição do Festival Música na Estrada. Patrocinado pela Caixa Seguradora, o evento traz cultura e lazer para brasilienses de todas as idades e classes sociais. Até 23 de novembro, serão dezenas de atividades gratuitas, como concertos, aulas e oficinas, além de shows e espetáculos.

Os eventos ocorrem em diversos locais do Plano Piloto e no Gama. Entre as atrações, estão a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional; a cantora Jane Duboc, que se apresentará junto com a Amazônia Jazz Band; o violeiro Roberto Corrêa e o quarteto de cordas do Teatro Nacional.

"O festival é uma grande oportunidade para estudantes e apaixonados por música popular, música clássica e dança participarem de aulas e de concertos com grandes mestres", explica o gerente de Comunicação Corporativa da Caixa Seguradora, Rodrigo Cicutti.

O Música na Estrada é considerado um dos mais expressivos projetos culturais do país. Desde 2011, promove acessibilidade, formação de plateia e aprimoramento musical por meio do intercâmbio e da valorização de conteúdos artísticos de várias regiões do país. A 7ª edição do festival já passou por Belém e, depois de Brasília, visita Santarém, Manaus, Boa Vista, Porto Velho e Macapá até março de 2018.

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