SEG NOTÍCIAS – Governo decreta intervenção no fundo de pensão dos Correios

116

A Superintendência Nacional de Previdência Complementar (Previc) decretou hoje intervenção no Instituto de Seguridade Social dos Correios e Telégrafos (Postalis), "por descumprimento de normas relacionadas à contabilização de reservas técnicas e aplicação de recursos". A decisão foi publicada no Diário Oficial de hoje e tem prazo de 180 dias. Foi nomeado como interventor do fundo de pensão dos funcionários dos Correios Walter de Carvalho Parente, que já fez o mesmo trabalho no fundo de pensão Serpros.

Sem dar detalhes do que motivou a intervenção, a Previc, que é uma autarquia vinculada ao Ministério da Previdência Social e que fiscaliza as atividades das instituições de previdência complementar, informou que a ação se baseia no artigo 44 da Lei Complementar nº 109 de 2001, sobre este tema: "irregularidade ou insuficiência na constituição das reservas técnicas, provisões e fundos, ou na sua cobertura por ativos garantidores"; e "aplicação dos recursos das reservas técnicas, provisões e fundos de forma inadequada ou em desacordo com as normas expedidas pelos órgãos competentes".

O Postalis é investigado na CPI dos Fundos de Pensão e, em abril, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou prejuízo de mais de R$ 1 bilhão no fundo, decretando o bloqueio de bens de ex-diretores.

.

Espaço Publicitáriocnseg

Aumento de roubos inibe seguro de automóveis no Rio

As seguradoras brasileiras estão aumentando o valor do prêmio para seguro de automóveis em áreas de risco e, inclusive, deixando de segurar veículos em regiões específicas, devido ao crescimento do índice de roubo desses bens. No acumulado janeiro a agosto deste ano, foram roubados no estado do Rio de Janeiro 37.100 veículos, alta de 43,9% em relação a igual período do ano passado. Somente em agosto, o número de veículos roubados subiu 51,7%, totalizando 4.613 veículos, contra 3.041 em agosto de 2016. Os dados são do Instituto de Segurança Pública (ISP).

O diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), Julio Rosa, disse que se trata de um processo técnico. "Neste momento e nessa circunstância, o mercado deve estabelecer critérios de aumento (da apólice). Amanhã, se o sinistro de roubo cair, pode-se ter uma redução nos preços. Essa elasticidade é em cima dos resultados do momento", explicou Rosa.

Ele estima que os preços das apólices podem subir entre 15% e 22% até o final do ano em áreas consideradas de risco no Rio de Janeiro. Esclareceu que existe uma sazonalidade, isto é, os preços não são fixos. Eles dependem das áreas de risco. Isso significa que áreas com mais riscos poderão ter preços mais elevados. Áreas com menos riscos, preços menos elevados.

Na análise de seguro de automóveis, o risco envolve a área de circulação, isto é, o local onde o veículo dorme, onde ele acorda no estacionamento residencial e aonde ele trafega.

Julio Rosa confirmou que em alguns bairros do Rio de Janeiro, como Manguinhos, Pavuna e Rocha Miranda, por exemplo, as seguradoras não estão aceitando fazer seguro de automóveis. "Há dificuldade de aceitar. Mas nada é definitivo. Amanhã pode mudar tudo. Automóvel é muito volátil", assegurou. Essa é uma situação de momento, disse. "A princípio, esses bairros estão sub judice. Se o resultado melhorar, pode voltar a fazer seguro. Nada é definitivo em automóveis".

O seguro funciona da seguinte forma: em um momento dentro da normalidade, a seguradora aceita fazer o seguro; quando existe algum risco, ela aumenta o preço; se mesmo assim, o valor não condiz com um bom resultado, a empresa começa a ser mais exigente na aceitação do risco. A negativa tácita e obrigatória é muito perigosa, porque tudo é muito relativo, indicou o diretor executivo da FenSeg. "Depende das seguradoras. Mas existe essa possibilidade".

De acordo com pesquisa feita pela FenSeg, os roubos de veículos têm três propósitos. O primeiro é a venda de peças, porque as montadoras estão com deficiência em dispor peças originais para o mercado. "Faltam peças originais, aumenta o roubo", disse Julio Rosa. O segundo objetivo é a clonagem de automóveis. O roubo visa tirar do veículo a placa, chassis e documentação de legalização e colocar em outro carro.

"Está aumentando muito a clonagem porque vende com preços mais baratos e o consumidor compra. Tem carro clonado até em anúncio de jornais", disse Julio Rosa. No terceiro momento, o ladrão rouba para cometer vários outros delitos, como assaltos, sequestros, e depois abandona o automóvel, que é recuperado pela polícia. "Normalmente, os carros que são recuperados pela polícia já passaram por quatro a cinco delitos", destacou.

.

Manifesto reúne organizações contra nova Lei de Planos de Saúde

Nesta quarta-feira, entidades de defesa do consumidor, da saúde e instituições públicas divulgam um manifesto contra a nova Lei de Planos de Saúde. No último dia 27, o relator da Comissão Especial sobre Planos de Saúde da Câmara dos Deputados, Rogério Marinho (PSDB-RN), apresentou os principais pontos que pretende inserir em seu relatório. Para as organizações, a proposta é um grave retrocesso à saúde e aos direitos dos consumidores.

No documento, as entidades solicitam acesso ao conteúdo completo do projeto e afirmam que não houve transparência na condução do processo, que tramita em regime de urgência sem explicação. O manifesto declara ainda que o teor das mudanças divulgadas pelo relator atendem exclusivamente aos interesses das empresas e donos de planos de saúde, não atendendo claramente às necessidades de usuários, pacientes e médicos do sistema público.

Entre as alterações previstas estão a segmentação de coberturas assistenciais, reajuste após 60 anos de idade, redução do valor de ressarcimento ao Sistema Único de Saúde (SUS), redução do valor de multas aplicadas contra planos de saúde, extinção de projetos de lei que beneficiam os usuários, entre outras mudanças.

Para as organizações, este não é o momento de votação de uma nova lei, sem o devido debate democrático e com impacto negativo no SUS e ameaça a mais de 48 milhões de brasileiros conveniados a planos de saúde. As entidades também convocam toda a sociedade para participar dessa mobilização para impedir a aprovação do projeto que coloca em riscos os direitos da população.

.

Bradesco Seguros se posiciona sobre o valor e a importância do Corretor de Seguros

Diante da imediata reação da Fenacor e dos Sincor's, no sentido de buscar defender os corretores de seguros, o presidente do Grupo Bradesco Seguros, Octavio de Lazari Jr, enviou carta ao presidente da fFederação, Armando Vergilio, esclarecendo sua posição com relação à reportagem publicada na última sexta-feira, 29 de setembro, pelo jornal "Valor Econômico".

Na correspondência, o executivo assegura que jamais proferiu "aquela frase, daquela forma" e acrescenta que, independentemente dos serviços que, pela conveniência e praticidade, são disponibilizados aos clientes nos canais digitais e centrais de atendimento, a Bradesco Seguro segue convicta de que o corretor de seguros "é absolutamente imprescindível na relação com o segurado, atuando como um verdadeiro consultor dos nossos clientes".

O presidente da Fenacor, que encaminhou a carta aos presidentes dos Sincors, entende que essa correspondência demonstra o quanto foi eficiente a rápida movimentação das lideranças da categoria visando obter o devido esclarecimento em relação ao teor da reportagem. "Desde sexta feira o presidente da Fenacor vinha tomando as devidas providências e se empenhando para obter uma manifestação formal da Bradesco Seguros e de seu presidente sobre a frase inserida na matéria veiculada no jornal 'Valor Econômico', que causou tanto desconforto", revela Armando Vergilio, acrescentando que a carta restabelece a relação de reconhecimento e respeito à categoria.

.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Convenção de lojistas – A Porto Seguro participou da 41ª Convenção dos Lojistas do Estado de São Paulo, realizada entre os dias 15 e 17 de setembro, no Hotel Colina Verde, em São Pedro (SP). O evento discutiu temas de interesse do setor, como novas tecnologias, produtos e serviços.

Durante sua palestra, a gerente comercial da Porto Seguro, Gabriela Colferai, falou sobre a estrutura do Grupo Porto Seguro e apresentou ao público alguns dos produtos da empresa direcionados ao setor lojista. Ela destacou o Porto Seguro Empresas, que protege o patrimônio contra diversos riscos; o Alarme Mais, que oferece monitoramento e controle do estabelecimento comercial à distância; o Porto Seguro Saúde, que possui ampla rede referenciada e planos adequados às necessidades das empresas a partir de cinco vidas; e o Carro Fácil, primeiro serviço de carro por assinatura do Brasil.

"São produtos desenvolvidos para trazer tranquilidade e comodidade aos nossos clientes. No caso dos lojistas, isso permite que eles tenham foco total em seus negócios, sem se preocupar com os prejuízos que determinados problemas inesperados possam causar", disse Gabriela.

.

ENDOSSANDO

Morre, aos 81 anos, o acadêmico Luis López Vázquez

Nesta terça-feira, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) informou o falecimento do acadêmico Luis López Vázquez. Em decorrência de problemas de saúde, Vázquez faleceu na noite de domingo.

O acadêmico foi grande entusiasta no setor de seguros e atividades correlatas, atuou fortemente em prol do aperfeiçoamento do seguro de forma institucional. Vázquez foi presidente da Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS), conselheiro da Fenacor, diretor-secretário e mentor do Clube dos Corretores de São Paulo, professor na Funenseg e autor de diversas teses aprovadas em congressos de corretores.

Em nota, João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, "em nome de todos os membros, lamenta profundamente e registra as condolências à família e amigos": "É com profundo pesar que o Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP) informa o falecimento do Sr. Luis López Vázquez ocorrido na noite de 1º de outubro em decorrência de problemas de saúde."

O presidente do CVG-SP, Silas Kasahaya, "em nome de toda diretoria e seus associados, solidariza-se aos familiares, amigos e profissionais que fizeram parte da trajetória de sucesso trilhada por ele."

.

CSP-MG elege nova diretoria
No dia 2 de outubro, foi eleita a nova diretoria do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) para o triênio 2018/2020. O pleito ocorreu durante Assembleia Geral Ordinária Eleitoral, realizada no auditório do Sindseg MG/GO/MT/DF, em Belo Horizonte.

Apenas uma chapa foi inscrita, sendo eleita por aclamação pelos associados e representantes das beneméritas, presentes à assembleia. O atual presidente João Paulo Moreira de Mello foi reconduzido ao cargo.

Mello, que é consultor e corretor de seguros, agradeceu a confiança e o apoio recebido dos entes de mercado ao longo de sua gestão. "A recondução ao cargo demonstra o reconhecimento do setor ao nosso trabalho. Agradeço a diretoria atual, associados, beneméritas, seguradoras e corretores de seguros. Essa confiança renova-se no próximo mandato. Estamos prontos para enfrentar os desafios, que não são poucos, diante do atual cenário político e econômico do País. A conjuntura só aumenta a nossa responsabilidade no sentido de disseminar a cultura dos seguros de pessoas e desenvolver ainda mais o segmento", ressaltou.

O presidente ainda saudou os membros da diretoria eleita e as instituições de mercado. "É uma satisfação estar novamente à frente da instituição. Contamos com a dedicação dos integrantes da nova gestão, além do apoio permanente das entidades como Sincor-MG, Sindseg MG/GO/MT/DF, Escola Nacional de Seguros e Clubcor-MG. Realizaremos um grande trabalho", finalizou.

Na mesma ocasião, foram eleitos os membros da Comissão Fiscal e do Conselho Consultivo que passa a ser presidido pelo advogado e consultor, José Osvaldo de Miranda.

A posse da diretoria acontecerá durante o evento de confraternização que o CSP-MG realiza no fim do ano.

.

APTS convoca associados para assembleia no dia 25 de outubro

A APTS está convocando seus associados para Assembleia Geral Ordinária (AGO) no dia 25 de outubro, às 10h, na Rua Sete de Abril, nº 345, 7º andar, na Praça da República, centro da capital. O principal assunto da pauta é a aclamação da nova diretoria para o exercício 2017/2019. A chapa liderada por Osmar Bertacini, a única inscrita no prazo regimental, será homologada na AGO.

De acordo com o estatuto da APTS, a AGO será realizada às 10h, na primeira convocação, com a presença mínima da metade dos associados, e às 10h30, na segunda convocação, com qualquer número de associados.

A nova diretoria da APTS é composta por Osmar Bertacini (presidente); Luiz Macoto Sakamoto (secretário); Evaldir Barboza de Paula (tesoureiro). No Conselho Administrativo, são membros efetivos: Alexandre Del Fiori, Hélio Opipari Jr. e José Luis Schneedorf Ferreira da Silva. Os suplentes são: Cesar Bertacini, Octávio José Milliet e Alexandre Camillo.

.

Prêmio – I – O Grupo Bradesco Seguros conquistou, pelo 15º ano consecutivo, o prêmio Marcas de Confiança, na categoria "Previdência Privada". Realizada pela revista "Seleções", a premiação ocorreu na terça-feira em São Paulo.

Baseado em estudo realizado junto aos assinantes da revista, o reconhecimento tem por objetivo identificar as marcas de confiança para determinados produtos e serviços, em um total de 36 categorias. São eleitos também a marca mais confiável do Brasil, a mais socialmente responsável, além de personalidades, profissões e organizações em que os leitores da revista Seleções mais confiam.

.

Prêmio – II – No último dia 27 de setembro, o CVG-RJ realizou o Destaque do Ano do CVG-RJ – Oscar do Seguro 2017, o intuito do evento é premiar personalidades e organizações que desenvolveram trabalhos relevantes em prol do seguro. Na ocasião, a Ikê Assistência Brasil recebeu o prêmio na categoria de Empresa de Assistência 24 horas.

"É com muita honra e alegria que recebemos o anúncio dessa premiação CVG-RJ. Este prêmio representa o esforço do trabalho coletivo de todos os colaboradores da Ikê Assistência e é fruto de um sonho coletivo, que todos os colaboradores tornaram realidade. Somos uma empresa de pessoas que atende pessoas. Está em nosso DNA atender, ouvir e encantar os clientes", afirma Marusia Gomez, CEO da Ikê Assistência Brasil.

"O mercado de assistência no Brasil vem ganhando visibilidade e importância para a sociedade que cada vez mais precisa de serviços que proporcionem conforto, comodidade e praticidade. O grande objetivo do serviço de assistência é facilitar os momentos da vida de cada cidadão que enfrenta um problema grave", conclui Marusia.

.

YouTube – A Caixa Seguradora lança nesta quarta canal no YouTube para mobilizar os brasileiros para a importância de planejar o futuro e cuidar das conquistas. Na primeira etapa, o canal "Amanhã tem mais" trará conteúdo com informação e entretenimento sobre previdência privada.

"O canal foi criado para trazer conteúdo, e não publicidade", explica o gerente de marketing digital da Caixa Seguradora, Rodrigo Fraga. "Nossa marca nem será exposta nos vídeos. A intenção é alertar o público, principalmente os jovens, para a importância de planejar o futuro", completa.

Criado pela Snack, uma das principais redes multiplataformas do país, o canal terá conteúdo feito exclusivamente para o YouTube. "O projeto usará a linguagem e os formatos já consagrados no YouTube, como a criação de desafios e listas, para informar de maneira mais agradável e direta", afirma Vitor Knijik, sócio fundador da Snack.

Serão dois vídeos por semana nos próximos seis meses. O conteúdo foi separado em duas playlists. Na "Previdencês", os economistas do canal Econoweek explicarão sobre previdência de maneira simples e didática. Perfis de investimento, tipos de plano e modelos de tributação serão alguns dos temas discutidos. Na playlist "Desafio do amanhã", o humorista Rafael Cortez comandará jogos e desafios com a presença de youtubers famosos, tudo com muito bom humor e descontração.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui