SEG NOTÍCIAS  – Modelo previdenciário grega serve de alerta para o Brasil

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O economista grego Platon Tinios foi assessor do ministro da Fazenda de seu país entre 1996 e 2004. Nessa época acompanhou as recorrentes discussões sobre reforma da previdência que não foram capazes de evitar que o país quebrasse em 2010. Em palestra no primeiro painel do último dia da 8ª Conseguro, destacou a ineficiência das reformas realizadas até agora – já foram mais de 12 cortes de benefícios. Afirmou, porém, que o país – e toda a Europa – não conseguirá fugir de um modelo com maior participação da previdência privada, o que não foi feito até agora.

O sistema ainda é melhor que o de 2010, mas não é suficiente. É muito ambicioso. Tudo é fornecido pelo estado, com pouco papel para fundos privados. Há uma promessa de reposição de 80% (do salário da ativa), então, as pessoas não precisam procurar outras alternativas de previdência complementar”, resumiu Tinios.

Na avaliação do economista, um dos problemas é que a reforma acabou acontecendo no meio da crise, com o país pressionado por uma comissão de credores. “Antes, a Grécia tinha discussões sem mudanças. Depois, passou a ter mudanças sem discussões. E as pessoas diziam que a reforma fazia parte de uma agenda liberal, mas na verdade o sistema continua 100% responsabilidade do Estado”, contou.

Só em 2016, quando recebeu o terceiro pacote de ajuda, a questão da previdência foi atacada de verdade. Mesmo assim, ele aposta que novos ajustes serão necessários. “Precisamos restabelecer o elo entre poupança das famílias, previdência e crescimento. Foi graças a isso que o país cresceu nas décadas de 50 e 60, depois que implantou a previdência, porque o sistema gerava poupança”, explicou, mostrando que o sistema ainda trabalha no sentido contrário, ou seja, drena poupança e gera problemas fiscais.

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Participando do mesmo painel, o economista Paulo Tafner disse que o Brasil enfrenta problema semelhante. Segundo ele, a reforma paramétrica, que altera a idade mínima de aposentadoria e está em discussão no Congresso, ataca a maior parte do problema previdenciário, mas é necessário um modelo multidisciplinar com incentivos aos participantes para que façam outros tipos de poupança.

Ele teme, porém, que o atual momento de recuperação da economia diminua o sentido de urgência da reforma. “Estava convencido de que teríamos reforma em maio. Agora, tenho certeza que não teremos mais esse ano. O risco agora é que os congressistas, vendo a economia crescer, não votem a reforma”, disse Tafner.

O problema é que a população não entende o sistema previdenciário e os políticos também não. Há um analfabetismo dos números”, completou o economista grego.

Também na mesa de debate, Edson Franco, presidente da FenaPrevi, citou alguns números sobre idade de aposentadoria, média de benefícios pagos, estrutura da previdência oficial, que pareciam ser do Brasil. Mas não. Eram da Grécia, antes do colapso do país que começou em 2010 e se agravou em 2015 com o atraso de pagamento da dívida. Franco perguntou a Tinios se era melhor realizar a reforma da Previdência aos poucos ou de uma vez somente. O economista grego foi pontual: “Fazer reforminhas aos poucos é pior”.

 

Brasil gasta mais de 1 bilhão por ano com Auxílio Doença Acidentário Com a correria do dia a dia e uma rotina de trabalho muitas vezes fatigante, falta de motivação, tristeza, mudanças de humor e transtornos neuróticos estão acometendo cada vez mais pessoas. Esses sintomas são responsáveis pela depressão e síndromes, como a do pânico, doenças que afetam profundamente a qualidade de vida do trabalhador. A Organização Mundial de Saúde (OMS) aponta que a depressão, por exemplo, é uma das doenças mais frequentes na população mundial, sendo uma das maiores questões de saúde pública atualmente e, em um futuro muito próximo, é possível que as doenças relacionadas à saúde mental sejam a principal causa de afastamento no ambiente de trabalho.

As doenças psiquiátricas, assim como as doenças osteomusculares, como LER (Lesões por Esforços Repetitivos) e Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho), também estão inclusas nos acidentes de trabalho. Inclusive, já são umas das que mais geram afastamento nas corporações hoje. Além de serem uma questão de saúde pública, esses problemas psicológicos também acarretam prejuízos e gastos absurdos para as empresas.

Os afastamentos podem ser classificados em dois: previdenciários ou acidentários. O primeiro, significa que a doença não tem relação alguma com a função exercida pelo empregado no trabalho. Já no segundo caso, é quando há relação com a atividade – e, desta forma, a Previdência Social precisa arcar com todas as despesas do segurado. Porém, caso eventualmente fique comprovado negligência por parte da empresa, a Previdência ingressará com ação regressa contra a companhia, cobrando os valores gastos.

Em um apanhado de 2012 a 2016, São Paulo foi o estado do Brasil que mais teve afastamentos durante o período, seguido de Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Em São Paulo, foram, no total, 373.175 afastamentos caracterizados como acidentários. Isso gerou cerca de mais de 3 bilhões de reais de despesas ao INSS, de acordo com dados do Observatório Digital de Saúde e Segurança do Trabalho. Em Minas, os números ficaram em 145.977 afastamentos e mais de R$ 1 bilhão, Já no Rio Grande do Sul foram 127.941 afastados gerando um custo de R$ 1.08 bilhão

 

Bolsa em baixa e dólar em alta

O mercado de ações fechou nesta quinta-feira (21)em baixa de 0,53% com o Ibovespa recuando para 75.604 pontos. O dólar comercial registrou ganho de 0,48% vendido a R$ 3,144. O euro subiu 0,65% cotado a R$ 3,749.

ENDOSSANDO

Zurich é uma das 100 melhores empresas em satisfação do cliente A Zurich, empresa global de seguros com experiência de 78 anos no mercado brasileiro, foi reconhecida pelo Instituto MESC – especialistas em pesquisas de mercado – , uma das 100 melhores empresas em satisfação do cliente. No segmento de seguro de veículos, a companhia figura entre as cinco melhores da categoria. A cerimônia de premiação ocorreu em São Paulo, e contou com as presenças do diretor de Linhas Pessoais e Varejo da companhia, Walter Pereira, e da Head de Marketing & Comunicação, Ana Quintela.

Este reconhecimento do mercado reflete os esforços da Zurich em colocar o cliente no centro de todas as suas iniciativas, desenvolvidas para facilitar o dia a dia do segurado”, afirma Walter Pereira, que recebeu a premiação em nome da empresa. “No mercado de seguro de veículos, especificamente, a companhia apresenta vários diferenciais, como o aplicativo ‘Zurich Automóvel’, que possibilita assistência de forma fácil e ágil, a Cobertura para Desemprego e Doenças Graves e ainda a simplicidade na contratação".

A pesquisa do Instituto MESC, totalmente independente e isenta de patrocínio, considerou 24 segmentos do mercado brasileiro e ouviu mais de 300 mil clientes de todo o país, com mais de 500 mil opiniões registradas. Para figurar entre as 100 melhores, a Zurich participou de duas etapas, sendo que, a segunda, contava com a participação de outras 6 mil empresas. Na categoria de seguro de veículos, a companhia somou 98% de confiança na estatística da pesquisa para o segmento.

 

Destaque do mercado gaúcho indicado pela CVG-RS – A Previsul Seguradora foi indicada como destaque do mercado gaúcho pelo Clube de Seguros de Vida e Benefícios (CVG-RS). A companhia concorre nas categorias “Seguradora”, “Executivo”, com a diretora de Negócios, Andreia Araújo, e “Comercial”, com o gerente da Sucursal do RS, Gilberto Bittencourt, e com o consultor comercial, Fábio Figueiró. Os destaques serão conhecidos no próximo dia 29, a partir das 20h30, na Associação Leopoldina Juvenil. A Previsul Seguradora possui 111 anos de atuação e é referência em seguro de pessoas no Brasil. Está presente em 12 estados brasileiros, 8 sucursais e 11 escritórios, além da matriz em Porto Alegre (RS).

 

Assistência para pets e bicicletas – A SulAmérica está lançando neste mês duas novidades no SulAmérica Residencial: o Assistência Pet e Assistência Bike. Os dois vêm a ampliar ainda mais o amplo portfolio dos serviços do Plano Superior de Assistência 24 horas. “Agregar valor aos seus produtos com serviços que contribuam de forma significativa para o dia a dia da vida do segurado é uma das missões da SulAmérica”, afirma o vice-presidente de Auto e Massificados, Eduardo Dal Ri.

Voltado a cães e gatos que moram com o segurado, a Assistência Pet oferece uma série de serviços para complementar os cuidados dos animais domésticos ou para auxiliar em situações emergenciais. Entre eles estão envio de ração, consulta veterinária, transporte veterinário emergencial, hospedagem de animais, aplicação de vacinas em domicílio e assistência funeral. Ao aderir, o cliente também poderá obter orientações por telefone, solucionar dúvidas em relação ao comportamento, auxílio em caso de pequenos acidentes domésticos com seu cão ou gato. Ainda conta com um concierge que esclarecerá sobre as vacinas necessárias, pet shops, adestramento, laboratórios, banho, tosa, e até onde encontrar reiki.

Para proporcionar ainda mais conveniência ao cliente, a SulAmérica criou o Assistência Bike. Ao contratá-lo, o segurado poderá fazer a montagem de sua bicicleta e também contar com serviços de manutenção diversos em itens essenciais como freios, substituição ou reparo de correntes e pneus e instalação de acessórios como bagageiro, cesta, cadeirinha infantil e banco.

Nosso objetivo é oferecer ao nosso cliente a mesma qualidade que ele encontra em outros serviços, só que desta vez com foco no bem estar, seja com seu animal de estimação ou no momento de lazer com sua bike”, afirma Dal Ri.

 

Plano Superior da Assistência 24 horas – A SulAmérica também está lançando um produto voltado para consumidores que desejam mais conforto, o Plano Superior da Assistência 24 horas, que oferece vários serviços aos segurados. Entre eles estão troca de fechadura, instalação de olho mágico, conserto de eletrodomésticos, instalação de suporte para TV, cortinas, persianas, prateleiras e quadros, montagem de móveis, troca de resistência de chuveiro, descarte responsável de eletrodomésticos e móveis, limpeza de caixa d’água, dedetização e help desk para tirar dúvidas de informática por telefone ou através de visita.

Para garantir ainda mais tranquilidade ao segurado, a SulAmérica disponibiliza também nesta modalidade de plano check-ups específicos. O Check-Up Residencial realiza a revisão de instalação elétrica, troca de lâmpadas, lubrificação de fechaduras e dobradiças e verificação de possíveis vazamentos. No Check-Up Idoso e no Check-Up Residencial Kids, são feitas inspeções de segurança para identificação de potenciais locais de risco e sugestões de adaptações a serem feitas na moradia para dar mais segurança a idosos e crianças.

 

 

 

 

 

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