A safra de soja 2020/21 já enfrentou irregularidade das chuvas e o plantio registrou atraso em muitas regiões. De acordo com levantamento da consultoria AgRural, apesar da semeadura tardia, até o momento as lavouras estão se desenvolvendo bem e a consultoria estima uma produção de 131,7 milhões de toneladas de soja. Por enquanto, há registros de falta de umidade no Rio Grande do Sul e em algumas áreas na Bahia.
Nesse momento em que a colheita começa a se aproximar, os produtores que protegeram as operações com seguro agrícola devem ficar mais atentos ao clima. Em caso de sinistro, é preciso saber como agir rapidamente. De acordo com Roberto Zuardi, responsável pela área de Sinistro Agrícola da Fairfax Brasil, é fundamental que o agricultor entre em contato com o corretor de seguros para informar o sinistro dentro de um prazo adequado. “O produtor sabe quando ocorre uma seca ou outro evento além do normal. O que ele precisa é comunicar o sinistro na ocorrência do evento”, explica Zuardi. “A seguradora tem que ser avisada do sinistro pelo menos 15 dias antes da colheita. Se o produtor avisar em cima da hora, pode perder o direito à indenização.”
O prazo ainda pode causar confusões nos processos de sinistro. O ideal é que a comunicação seja feita ao menos 15 dias antes da colheita. Mas claro que há exceções. Se houver uma chuva de granizo faltando apenas três dias para a colheita, por exemplo, o prazo seria flexibilizado para periciar o local. Sempre prevalece a boa-fé por parte do produtor de comunicar o sinistro rapidamente e a análise de cada caso.
Os problemas ocorrem quando o aviso é feito tardiamente. Às vezes, o produtor pode observar a ocorrência de uma seca, por exemplo, mas ficar esperançoso acreditando que a plantação vai se recuperar e só comunicar o sinistro às vésperas da colheita. Nesse caso, o produtor inviabiliza a perícia e ficará configurado o chamado “aviso intempestivo”, exonerando a seguradora do dever de indenizar. Essa é uma regra muito clara que está prevista no Código Civil brasileiro, no Art. 771, determinando que “sob pena de perder o direito à indenização, o segurado participará o sinistro ao segurador, logo que o saiba, e tomará as providências imediatas para minorar-lhe as consequências”.
A partir dessa comunicação de sinistro, a seguradora tem prazo de 24 horas para definir o perito que atenderá ao chamado e prazo de 72 horas para entrar em contato com o agricultor e agendar a vistoria preliminar a campo. “Temos uma rede de peritos formada por engenheiros agrônomos e técnicos agrícolas. Eles sempre recebem orientações e passam por treinamentos para serem os nossos olhos no campo. É uma rede bem estruturada que conta com 150 peritos no Brasil inteiro”, conta Zuardi.
Em até 10 dias, o perito estará presente na fazenda para averiguar a área assegurada e fotografar a plantação. “A primeira vistoria é bem simples, ela tem como objetivo constatar que o evento realmente aconteceu”, explica Zuardi. A partir daí, o perito e o agricultor manterão contato para agendar a vistoria final, que ocorrerá pouco tempo antes da colheita.
A apólice de seguro agrícola multirrisco grãos da Fairfax oferece cobertura contra chuva excessiva, geada, granizo, seca, ventos frios, raio, incêndio, tromba d’água e ventos fortes. Com a ocorrência de um ou mais desses eventos climáticos, a seguradora indeniza o produtor de acordo com as perdas registradas durante a colheita na área contratada. As coberturas previstas na apólice multirrisco grãos são consideradas após o estádio de produção V1 nas plantações de soja, a partir do estádio V3 para o milho e, para o trigo, somente após a elongação.
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Indenização por problemas psiquiátricos decorrentes do trabalho – A Terceira Turma do Tribunal Superior do Trabalho condenou a seguradora de viagens Assist Card do Brasil Ltda. ao pagamento de indenização a uma operadora de atendimento receptivo que desenvolveu problemas psiquiátricos que resultaram na sua incapacidade para o trabalho. Entre outros fatores, contribuiu para o quadro o fato de ter de lidar com imagens de acidentes fatais.
Na reclamação trabalhista, a operadora bilíngue disse que seu trabalho envolvia atividade excessivamente penosa: ela era responsável pelo primeiro atendimento em emergências médicas, acidentes graves, falecimentos, internações e traslados de cadáveres, entre outros. Segundo seu relato, para dar parecer nesses casos, tinha de avaliar individualmente cada situação em tempo real, analisando “fotos de pessoas dilaceradas ou muito doentes”, e ficava exposta a reações agressivas de clientes que tinham suas solicitações negadas, “situações em que afloram sentimentos angustiantes”. Entre outros problemas, disse que chegou a ver um vulto preto no trabalho, começou a ter crises de choro e foi diagnosticada com depressão e medicada com psicotrópicos.
O laudo pericial atestou que a empregada desenvolveu depressão, instabilidade emocional intensa, ansiedade e medo, situação de trauma clássico decorrente das atividades exercidas. Os problemas levaram à redução permanente de 50% de sua capacidade de trabalho.
Embora o Juízo de Primeiro Grau tenha deferido o pedido de indenização, o Tribunal Regional do Trabalho da 2ª Região (SP) reformou a sentença, afastando a conclusão do laudo e a culpa da empresa. Para o TRT, não ficou comprovado o nexo causal entre o trabalho e a doença.
Segundo o relator do recurso de revista da operadora, ministro Alberto Bresciani, a conclusão pericial pela existência do nexo causal e outras provas evidenciam o ato ilícito do empregador e justificam o deferimento da indenização. Por unanimidade, a Turma restabeleceu a sentença, que fixou em R$ 10 mil a reparação por danos morais e em R$ 255 mil por danos materiais.
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Live – No Brasil, cerca de 90% das empresas são familiares, segundo pesquisa do Sebrae. Mas, de cada cem sociedades familiares, apenas 30 alcançam a segunda geração. Na corretagem de seguros o assunto tem despertado cada vez mais interesse. Atento a essa situação, o Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) promoverá live no dia 2 de fevereiro, a partir de 11h, para debater a “Sucessão Empresarial”.
Estão confirmadas as presenças de Jayme e Bruno Garfinkel e de Boris e Fernando Ber, exemplos de sucessão empresarial bem-sucedida. As duplas contarão as suas experiências e apresentarão dicas importantes para quem deseja entender o processo sucessório. A apresentação e mediação ficarão sob responsabilidade do mentor do CCS-SP, Evaldir Barboza de Paula, e da diretora Ivone Elise Gonoretske.
O mentor defende que somente a sucessão planejada é capaz de garantir a continuidade do negócio, até porque parte das empresas fecham as portas após serem sucedidas por herdeiros. O mesmo problema ocorre, segundo ele, na falta de sucessores naturais, quando se deixa de nomear um funcionário de confiança para assumir a função. “Portanto, a realidade mostra que os sucessores, familiares ou não, precisam participar cada vez mais de cada etapa de desenvolvimento do negócio”, diz.
Link de acesso ao evento: https://youtu.be/9bvO5ZI42oc.
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Planos de saúde para cães e gatos – A Plamev, empresa que oferece planos de cuidados com a saúde e serviços pet, acaba de anunciar expansão para todo Brasil. O novo posicionamento ocorre em função do aquecimento do mercado pet no país durante a pandemia de coronavírus, que fez a companhia rever o projeto inicial de crescimento.
A estratégia, até então, era credenciar clínicas de atendimento em cada cidade onde a marca iniciava a operação, como ocorreu nos estados de Sergipe, Alagoas e na cidade de Belo Horizonte, Minas Gerais.
“Na pandemia descobrimos que as pessoas não queriam andar cinco quilômetros com o cachorro dentro do carro até uma clínica conveniada. Por isso, decidimos deixar os clientes livres para escolher a clínica e o profissional de confiança”, conta Svacina.
Em vez de credenciar clínicas, os planos da Plamev passaram a reembolsar os gastos com consultas, exames, vacinas, dentre outros serviços, incluindo banho e tosa. Os valores dos reembolsos variam entre R$ 40 e R$ 1150.
Para responder a maior demanda por cuidados com os animais durante a pandemia, a empresa criou desconto de até 80% para novos clientes. Com isso, o faturamento de 2020 saltou 250% comparado a 2019. O executivo conta que a expectativa é triplicar o faturamento em 2021.
Para este novo momento, a empresa vai credenciar consultores em todos os estados do país, que vão representar a Plamev. “Em nosso modelo de negócio, toda a comunidade ganha. Valorizamos a escolha do cliente e também os pequenos e médios empresários, sejam veterinários, donos de Pet Shop, passeadores de Pet”, destaca Svacina.
O Brasil já é o segundo maior mercado pet do mundo, segundo levantamento do Euromonitor Internacional, perdendo apenas para os EUA.
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‘Velhos Hábitos, Novos Meios’ – O início de um novo ano é propício para reflexões e, especialmente em 2021, muitos planos e desejos, que não foram concretizados diante das dificuldades impostas pelo isolamento, serão revisitados. Exatamente para refletir a importância da adaptação e as novas possibilidades que encontramos para retomar a realização de atividades diárias, a HDI lança a segunda fase da campanha institucional “Velhos Hábitos, Novos Meios”, que já está no ar nas redes sociais da seguradora.
Seguindo o contexto de reflexão sobre o momento que a sociedade ainda enfrenta em termos de distanciamento, a campanha aborda a busca por novas formas de realizar atividades e costumes rotineiros. O vídeo-manifesto exalta a característica humana de sempre querer estar perto, as formas inovadoras que encontramos para nos aproximarmos com segurança diante da pandemia e reforça o papel do digital como novo meio de manter velhos hábitos. A campanha interativa, já está sendo veiculada nos perfis da HDI nas redes sociais Instagram, Facebook, LinkedIn e Twitter .
“Mais uma vez o mantra ‘Humana, Digital e Inovadora’ da HDI mostra o seu valor e traduz o que somos e buscamos como companhia que cuida do que é mais importante para os nossos segurados. A segunda fase da nossa campanha reforça o quanto estamos conectados com as mudanças que ocorrem e os esforços para ampliar nossos produtos e serviços de forma a oferecer soluções diversificadas que façam sentido na nova realidade”, destaca Murilo Riedel, presidente da HDI.
Além do vídeo, a campanha interativa também contará com o quiz de personalidade “Qual o seu novo meio?”. A ação estará disponível na página do Facebook da HDI com uma série de perguntas sobre hábitos e meios que, ao final, de acordo com o conjunto de respostas, irá apontar se o participante se encaixa no perfil digital, saudável, social, desbravador ou caseiro.
Há mais de 30 anos, a HDI Seguros vem se consolidando no mercado brasileiro como uma das principais opções para quem busca proteção para seus bens. Para continuar levando inovação, agilidade e experiências que atendam as demandas dos segurados, a companhia vem diversificando sua atuação por meio da oferta de pacotes completos que ofereçam segurança e maior respaldo aos clientes. “Estamos atentos às mudanças e as novas necessidades que vêm surgindo, por isso como estratégia lançamos coberturas para ampliar o suporte aos nossos segurados, o que nos proporcionou ganhos expressivos em market share. A diversificação será a nossa aposta para 2021, ano em que acreditamos que será de expansão da nossa operação, muitas oportunidades e negócios”, finaliza Murilo.
Vídeo da campanha está disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=xHGVf0jxaQg&t=11s.
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Carnaval virtual – Como parte do calendário de celebração de seus 125 anos, a SulAmérica promove no dia 12 de fevereiro o e-Carnaval SulAmérica, oferecido aos brasileiros como uma opção diferente de pular o Carnaval sem aglomeração e sem pular os protocolos de segurança da pandemia. O evento acontece das 18h às 21h, com plateia virtual, diretamente do Morro da Urca, Bondinho Pão de Açúcar, onde Preta Gil vai fazer seu show e interagir com seus colegas, que também farão apresentações: Péricles participa de São Paulo; Naiara Azevedo, de Curitiba; Jota Quest, de Belo Horizonte; e Bell Marques, de Salvador.
“O e-Carnaval SulAmérica celebra o aniversário da companhia com um presente para o Brasil. Uma oportunidade de espairecer e cuidar da saúde física e emocional em meio a um cenário tão duro. O local escolhido para a live é simbólico para nós, já que a companhia foi fundada no Rio e usou o slogan ‘Firme como o Pão de Açúcar’ durante muito tempo”, conta André Lauzana, vice-presidente Comercial e Marketing da SulAmérica. “Nós não incentivamos de forma alguma que as pessoas se aglomerem nesse momento e, por isso, buscamos uma alternativa que fosse ao mesmo tempo divertida e segura”, completa.
Preta Gil sabe que o Carnaval de 2021 será bem diferente do sonhado por todos, mas avisa: “Darei o meu melhor para que o público possa festejar, com segurança. E ainda terei a honra de participar do e-Carnaval da SulAmérica apresentando esse baile virtual na companhia de colegas muito especiais, de várias partes do Brasil”.
No ano passado, a SulAmérica revelou seu novo posicionamento de marca com o conceito de Saúde Integral, que coloca saúde física, emocional e financeira como pilares fundamentais para que as pessoas vivam mais plenamente tanto o presente quanto o futuro. Essa evolução conecta cada vez mais a companhia às necessidades de seus beneficiários, dando-lhes autonomia e opções para fazerem as melhores escolhas. Promover o e-Carnaval é uma forma de oferecer diversão e dar a opção de as pessoas escolherem curtir o Carnaval sem sair de casa, preservando a própria saúde e a de quem ama enquanto a pandemia não é controlada. “A gente acredita que Saúde Integral é resultado do tempo, das oportunidades e das escolhas. Neste momento, a melhor escolha é se divertir com segurança”, afirma Lauzana.
A SulAmérica apoia iniciativas culturais e esportivas desde sua fundação, há 125 anos, e em todo o país. Por meio do programa Circuito SulAmérica Música e Movimento, a companhia aportou, apenas em 2020, mais de R$ 16 milhões em projetos por meio da Lei de Incentivo à Cultura, sendo a seguradora que mais investiu em cultura no ano passado. A SulAmérica já patrocinou espetáculos que foram sucesso em todo o país, como Tim Maia – Vale Tudo, As Noviças Rebeldes, Cazuza – Pro Dia Nascer Feliz, Palavra Cantada, Turma da Mônica – O Show e muitos outros. Por mais de duas décadas, patrocinou o projeto Aquarius, da Orquestra Sinfônica Brasileira, e patrocina a Orquestra Ouro Preto e sua Academia, uma iniciativa que forma e dá bolsas a jovens músicos.
O e-Carnaval SulAmérica tem criação e produção da Musickeria e será transmitido pelo canal da SulAmérica no YouTube, pelos canais Like e 500 da Claro TV, pela rádio Mix e Rádio SulAmérica Paradiso FM e pela nova plataforma streaming SulAmérica Paradiso, que é acessada via aplicativo ou site www.sulamericaparadiso.com.br.
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