SEG NOTÍCIAS – Ano foi de desaceleração em receitas líquidas de hospitais privados

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A Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) anunciou o lançamento do Observatório 2016, anuário que apresenta os indicadores econômico-financeiros, de gestão de pessoas, assistenciais e outros, dos hospitais associados. Os números mostram uma clara redução do crescimento do setor no Brasil, depois de anos seguidos de expansão. Isso, diz a entidade, deve-se ao recuo do Produto Interno Bruto (PIB), inflação acima da meta, perda de 1,5 milhão de postos de trabalho, entre outras consequências, gerando incertezas em todos ambientes de negócio.
O anuário, elaborado com base em uma minuciosa análise dos indicadores econômico-financeiros, operacionais, de gestão de pessoas e de qualidade dos associados da Anahp, no ano de 2015, apresenta um panorama bastante distinto das edições anteriores. Prova disso, foi a redução de mais de 760 mil beneficiários de planos de saúde, resultado da recessão e do desemprego, interrompendo a expansão do sistema de saúde suplementar registrada nos últimos anos.
Os indicadores demonstram uma clara desaceleração do ritmo de crescimento dos hospitais membros da Anahp, o que é evidenciado pelo crescimento das despesas superior ao das receitas, aumento do número de demissões e retração no ritmo de contratação de pessoal.
Os dados do Observatório Anahp 2016 ainda revelam um enorme esforço dos hospitais associados em readequar seus gastos após o ciclo de ampliação da capacidade de atendimento constatado na última década. Segundo o estudo, a taxa de crescimento da receita líquida em termos nominais foi de 5,4% em 2015. Considerando a inflação do período pelo IPCA, houve uma redução de 3,3%; o ritmo de crescimento da despesa total em termos nominais foi de 9,6% em 2015. Considerando a inflação do período pelo IPCA, observa-se em termos reais uma variação de 2,0%; os indicadores referentes à despesa total por paciente-dia e receita líquida por paciente-dia cresceram 9,4% e 5,1%, respectivamente; a variação do indicador da despesa total por internação avançou 6,4%, abaixo da taxa de inflação oficial do país no período (10,7%), medida pelo IPCA. Já a receita líquida por internação cresceu somente 2,3%; e o prazo médio de recebimento se manteve elevado em 2015, 74,8 dias.
A  Anahp diz que “apesar de a recessão ter causado a desaceleração dos principais indicadores econômico-financeiros, a eficiência na gestão operacional dos hospitais Anahp foi preservada, assim como a qualidade e segurança assistencial, como é possível verificar com a manutenção da taxa de ocupação operacional em torno de 80% e a redução no tempo médio de permanência em todas as faixas etárias. Outro indicador positivo é a melhora dos processos de desospitalização, inclusive, com gradual diminuição na taxa de pacientes residentes de longa permanência. A melhora dos índices de incidência de infecção hospitalar, a estabilidade da taxa de conformidade de preenchimento dos prontuários e o avanço na adoção dos principais protocolos clínicos, também colocam os indicadores assistenciais em patamar favorável.”
Alguns dados apontam mudanças no perfil clínico epidemiológico, relacionadas tanto às transições demográficas e epidemiológicas da população quanto à inovação tecnológica aplicada aos diversos tipos de diagnóstico. Houve um expressivo aumento nas saídas hospitalares associadas às neoplasias. Tal movimento pode ser atribuído aos investimentos realizados em infraestrutura de oncologia, que permitiram um diagnóstico mais precoce e ampliaram a janela de oportunidades de tratamentos terapêuticos.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Graduação em Seguros – O curso de Graduação em Administração e Seguros está com inscrições abertas para o processo seletivo. A próxima prova será realizada nas duas cidades no dia 4 de junho, das 10h às 13h. Candidatos aprovados que se matricularem até 10 de junho terão 50% de desconto na primeira mensalidade, que tem valor de R$ 785 na capital fluminense e de R$ 860 na paulista. Mais informações e inscrições em www.profissaosegura.com.br.
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Congresso de corretores – A Essor Seguros será uma das patrocinadoras do 1º Congresso de Corretores de Seguros do Nordeste, que acontece nos dias 9 e 10 de junho na cidade de Natal. Hoje, cerca de 12% dos corretores que trabalham com a seguradora estão localizados na região, e o objetivo ao participar do evento é ampliar significativamente essa base. “O Nordeste ainda carece de produtos e serviços de seguros com originalidade em alguns segmentos, por isso achamos fundamental intensificar nossa atuação por lá”, afirma o CEO da Essor, Fabio Pinho.
O encontro terá como tema os desafios do setor e o seu fortalecimento na região, que atualmente, segundo o executivo, concentra-se principalmente nas carteiras de Auto e Vida. Convocando os corretores, Pinho garante que “uma gama de ofertas diversa e com seguros diferenciados torna esses profissionais muito mais valiosos para seus clientes, pois proporciona maior eficiência no atendimento às suas necessidades. O corretor deve ter em mente que trabalhar com quem valoriza e oferece produtos inovadores vai ampliar suas possibilidades de negócios”.
A Essor vai expor em seu estande informações sobre os produtos que opera: os seguros Decenal, Habitacional (Apólice de Mercado) e DFI Compreensivo, voltados para a construção civil; o seguro Casco Ônibus e o RCO/APP, voltados aos empresários de ônibus que transportam passageiros.
Os interessados devem se inscrever por meio do site www.consegne.com.br, onde também está disponível a programação completa.
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SEGURO CIDADÃO


Night Run – A SulAmérica anuncia mais uma etapa do Night Run 2016. Com patrocínio da companhia, o circuito deste ano terá 16 provas em 11 cidades, passando por Campinas em 4 de junho.
A prova no município paulista conta com largadas para 5 km e 10 km, ambas às 19h30. A seguradora convida corretores, clientes e prestadores a participarem das provas, oferecendo inscrições limitadas com valor reduzido.
O patrocínio reflete o compromisso da companhia com a gestão de saúde e o incentivo a práticas saudáveis, e integra o Circuito SulAmérica de Música e Movimento, programa de apoio à cultura e aos esportes de participação.
“Como gestora de saúde, a SulAmérica traz este patrocínio bastante alinhado à sua estratégia. Eventos como este favorecem a adoção de hábitos saudáveis, e poder levar o Night Run a diversas cidades do país é uma oportunidade de incentivar a melhoria da qualidade de vida das pessoas”, afirma o diretor de Marketing da SulAmérica, Zeca Vieira.
O patrocínio marca também um duplo aniversário: em 2016, a SulAmérica comemora seus 120 anos de atuação e o Night Run, uma década de corridas. Iniciada no ano passado, esta parceria foi ampliada e neste ano a seguradora oferece sorteios de R$ 5 mil e seguro de acidentes pessoais, já incluso no valor da inscrição, a todos os participantes.
Inscrição e mais informações sobre o evento em http://nightrun.ativo.com.
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Circuito da Longevidade – A cidade de Marília (SP) receberá a sexta etapa de 2016 do Circuito da Longevidade, patrocinado pelo Grupo Bradesco Seguros, em 19 de junho (domingo), na Av. Esmeralda. As inscrições para a prova de corrida (6 km) e para a caminhada (3 km) serão abertas nesta segunda-feira (30 de maio) e poderão ser feitas pelo site www.circuitodalongevidade.com.br até 15 de junho ou até o término das vagas, ao custo de R$ 10 para a caminhada, em todas as faixas etárias, e de R$ 20 e R$ 10 para a corrida, nas categorias até 49 anos e acima, respectivamente.
Este é o sétimo ano consecutivo que o Grupo Bradesco Seguros – segurador oficial e patrocinador dos Jogos Rio 2016 – levará o Circuito da Longevidade para Marília. O evento, que reunirá cerca de 3 mil pessoas na Av. Esmeralda, contará com a presença da dupla de mascotes dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, Vinicius e Tom, que dará as largadas da corrida e da caminhada, além de interagir com os participantes. Eles estarão acompanhados de Ginga, mascote do Time Brasil.
Criado em 2007 com o objetivo de sensibilizar a população para a importância da atividade física como um dos pilares para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar, o Circuito da Longevidade é promovido pelo Grupo Bradesco Seguros em São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Minas Gerais, Distrito Federal, Goiás e Rio de Janeiro. Desde a primeira edição, o evento já foi realizado em 19 cidades, reunindo mais de 350 mil inscritos. A expectativa é de que, em 2016, mais de 50 mil pessoas participem do evento.
O valor equivalente ao da renda obtida será destinado a uma entidade indicada pela prefeitura de Marília. A ação se repete em todas as cidades onde o Circuito da Longevidade é realizado e tem como objetivo canalizar recursos para projetos que privilegiem a inclusão e o atendimento de pessoas carentes. Desde que foi criado, mais de R$ 2,6 milhões já foram distribuídos.
A prova de corrida tem caráter competitivo, com participação de atletas de elite brasileiros e estrangeiros, além de amadores e iniciantes. Os cinco primeiros colocados, nos pelotões masculino e feminino, recebem R$ 23 mil em prêmios, divididos da seguinte forma: R$ 5 mil (1º lugar), R$ 3 mil (2º lugar), R$ 2 mil (3º lugar), R$ 1 mil (4º lugar) e R$ 500 (5º lugar), livres de impostos, além de troféus e medalhas. Desde o início do projeto, foram pagos mais de R$ 2,1 milhões em premiações.
Já a caminhada é indicada para os que ainda não praticam atividade física com regularidade, e conta com a presença de participantes de todas as faixas etárias, de crianças a idosos. O objetivo é estimular os que caminharam para que, em uma próxima oportunidade, possam participar correndo. Os mais longevos têm destaque especial. Eles são homenageados, no pódio, com troféus e medalhas. Com essa ação, o Grupo Bradesco Seguros dá visibilidade aos longevos que, por meio do exercício físico, conquistaram uma vida saudável.
O Circuito da Longevidade conta também com a participação de portadores de necessidades especiais que, com frequência, marcam presença nas pistas. A eles, é reservada uma largada diferenciada, que acontece antes da oficial.
A entrega dos kits de participação ocorre sempre na véspera do evento, sábado, na arena do evento, das 9h às 17h. Na ocasião, e também na data da prova, os inscritos poderão realizar, gratuitamente, avaliação física e teste de pisada. Por meio de um equipamento de última geração, os interessados têm acesso a uma série de dados sobre sua condição física e recebem orientações de profissionais especializados para potencializar o treino e ganhar mais qualidade de vida. Já no teste da pisada, o participante é orientado a utilizar o tênis mais adequado ao seu passo.
Todas as etapas do Circuito da Longevidade contam também com um bicicletário especial do Movimento Conviva, uma iniciativa do Grupo Bradesco Seguros para incentivar a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres.
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ENDOSSANDO


O que considerar ao contratar o seguro para a frota de uma empresa
De acordo com dados do Portal Trânsito Brasil, a cada 57 segundos acontece um acidente de trânsito e a cada sete minutos ocorre um atropelamento. Para evitar qualquer imprevisto com os veículos de uma empresa ou com terceiros, sejam eles danos, furtos e roubos, é fundamental que a companhia adote medidas de segurança efetivas, como a contratação de um seguro com coberturas e serviços que garantam que os veículos da frota estejam protegidos, evitando transtornos e imprevistos que atrapalhem o andamento do negócio e gere perdas financeiras.
Para isso, o Itaú Seguro Auto Frota lista algumas dicas importantes que devem ser levadas em consideração na hora de se contratar uma apólice para a frota de uma empresa: certifique-se que o seguro que está adquirindo atende as necessidades da sua empresa. O Itaú Seguro Auto Frota, por exemplo, dispõe de coberturas necessárias para garantir a proteção do patrimônio do cliente, auxiliando, inclusive, na imagem e reputação da empresa, que está protegida em eventuais acidentes envolvendo terceiros, sejam danos materiais, corporais ou morais.
Entenda se o seguro garantirá que seus veículos estejam protegidos de forma que os contratempos não as atrapalhem ou gerem perda financeira.
Analise os benefícios e vantagens oferecidos. O Itaú Seguro Auto Frota, por exemplo, dispõe de benefícios exclusivos como: descontos de 15% na mão de obra para serviços de manutenção e prevenção nos Centros Automotivos Porto Seguro, diferentes planos de carro reserva, com opção de veículos 1.4 e utilitário leve, desconto de 20% para alarmes e 10% para rastreadores na Porto Seguro Proteção e Monitoramento (ambos têm isenção da primeira parcela); desconto de até 20% com a Renova Ecopeças (novas e de reúso), entre outros.
Fique atento às condições de pagamento oferecidas. Com o Itaú Seguro Auto Frota é possível fazer o pagamento da apólice de maneira flexível, negociado no momento do fechamento do seguro.
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Resultados do primeiro trimestre – Em nota ao mercado, a PAR Corretora anunciou os resultados do primeiro trimestre de 2016: “atuamos fortemente para que os prêmios dos produtos de bancassurance da Caixa Seguradora crescessem 9,2% no primeiro trimestre de 2016, quando comparado a um crescimento de 0,3% das principais operações de bancassurance do Brasil. Assim, por mais um trimestre, a Caixa Seguradora continua a ser a seguradora de bancassurance que mais cresce no Brasil. Neste trimestre nosso lucro líquido apresentou crescimento de 9,7% quando comparado ao mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 33,9 milhões. Este crescimento foi fortemente impulsionado pela performance do nosso estoque de receitas contratadas, que no mesmo período apresentou crescimento de 21,1%, atingindo R$ 55,6 milhões. Nosso estoque de receitas contratadas atingiu 58% de nossa receita total e representa um importante diferencial competitivo da PAR Corretora. Crescer acima dos patamares de mercado, num momento desafiador como esse em que estamos vivendo, comprova o sucesso da nossa estratégia comercial.”
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Crescimento de 11,3% em Prêmios de Seguros
A Yasuda Marítima terminou o primeiro trimestre deste ano com um crescimento de 11,3% em Prêmios de Seguros. Entre janeiro e março deste ano, a companhia alcançou R$ 721,3 milhões em Prêmios de Seguros, ante R$ 648,1 milhões registrados no mesmo período do ano passado.
Um dos motivos para o crescimento além das expectativas está no investimento no lançamento de novos produtos. Nesse período, a companhia incrementou seu portfólio nos segmentos de Automóveis (Yasuda Marítima Auto Supremo), Empresarias (Yasuda Marítima Escolas e Yasuda Marítima Clínicas e Consultórios), e Vida (Yasuda Marítima Vida Top Mulher). A empresa tem como objetivo realizar uma oferta cada vez mais personalizada para os clientes e por isso tem incluído em seu catálogo produtos diferenciados.
Outros fatores que contribuíram com o resultado no período são os investimentos em tecnologia, que propiciaram ganho em termos de eficiência e economia de recursos, bem como a melhoria nos processos de subscrição implantados durante o ano de 2015.
Os resultados dão continuidade ao crescimento alcançado em 2015, quando a companhia totalizou R$ 2,7 bilhões em Prêmios de Seguros e Lucro Líquido de R$ 68,7 milhões, o que representa um aumento de R$ 51,4 milhões em comparação ao mesmo período em 2014. As classes de negócio que mais cresceram no período foram os seguros de Pessoas (21,5%), Transportes (14,6%) e RE Corporativo (14,6%).
Para Francisco Caiuby Vidigal Filho, diretor-presidente da Yasuda Marítima, “o ano de 2016 tem sido muito intenso para a Yasuda Marítima. Depois do processo de integração entre as empresas em 2015, passamos a trabalhar com foco total em incremento na oferta e qualidade dos serviços e boa gestão de recursos para alcançar mais eficiência. Mesmo sendo este um ano difícil para a economia como um todo, nós estamos com nossa estratégia de ação a todo vapor e pretendemos alcançar um crescimento acima de 20% no faturamento da companhia”.

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