SEG NOTÍCIAS – ANS assina hoje termo de cooperação técnica com CNJ

161

A diretora de Fiscalização da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Simone Freire, assinou na tarde desta terça-feira termo de cooperação técnica com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Pelo acordo, as instituições se comprometem a promover o intercâmbio de dados e informações sobre o setor de planos de saúde para redução de demandas judiciais ou agilização do julgamento de causas em andamento.
A ANS também irá colaborar com a implementação do Sistema Nacional de Mediação Digital, ferramenta lançada recentemente pelo CNJ dentro da Política Judiciária Nacional de Tratamento Adequado dos Conflitos de Interesse no Âmbito do Judiciário (Emenda 2 da Resolução 125/2010).
O termo assinado pelo ministro Ricardo Lewandowski, presidente do CNJ, prevê a atuação de forma articulada entre os órgãos para reduzir demandas judiciais relacionadas a assistência à saúde suplementar e garantir a proteção e a defesa dos direitos do consumidor de planos privados. Por meio da troca de informações técnicas e judiciais envolvendo a área de saúde suplementar, a ANS espera, em parceria com o CNJ, viabilizar a solução célere dos conflitos entre beneficiários e operadoras, sem a necessidade de instauração de demandas judiciais.
.
Seguradora só deve financiar imóvel em caso de incapacidade definitiva
A seguradora só deve arcar com o financiamento de um imóvel caso a segurada sofra de doença que causa incapacidade permanente para o trabalho. Com esse entendimento, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região negou o recurso de uma mutuária que pedia a quitação do seu imóvel pela Caixa Seguros em razão de ela ter sofrido de câncer de mama e seguir em tratamento preventivo.
Segundo a decisão, a seguradora só é obrigada a fazer a cobertura caso a doença cause incapacidade permanente para o trabalho. A segurada alegava, por outro lado, que o fato de ter sido constatada incapacidade temporária não impede a comprovação, posteriormente, de uma invalidez permanente.
Em 2012, a mutuária financiou um imóvel junto à Caixa Econômica Federal, parcelado em 300 vezes. No entanto, um mês após assinar o contrato, tomou conhecimento da doença. Ela passou a receber auxílio-doença do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e entrou com uma ação na 24ª Vara Federal de Porto Alegre pedindo que a seguradora ficasse responsável pelo restante do financiamento.
Em primeiro grau, foi concedida uma liminar suspendendo as demais cobranças, a qual, depois da realização de uma perícia judicial, acabou derrubada. A autora recorreu ao tribunal.
Responsável pela relatoria do caso na 4ª Turma do TRF-4, o desembargador federal Cândido Alfredo Silva Leal Junior rejeitou o apelo e manteve na íntegra a sentença. Em seu voto, o magistrado citou trecho da decisão: “O laudo é contundente no que toca à constatação acerca da inexistência dos elementos caracterizadores da cobertura securitária: ‘não há evidência de doença em atividade ou incapacidade laborativa’. Desta forma, tenho como manifestamente improcedente a pretensão da autora no tocante à utilização do seguro”.
.
Seguro popular – Desde o dia 1º desde mês está em vigor a norma da Superintendência de Seguros Privados (Susep) que regula o Seguro Popular. O Brasil possui atualmente apenas 30% de sua frota segurada, e o fator financeiro pode ser um dos motivos. Por isso a atenção a essa nova modalidade de seguro que promete preços até 30% mais baixos.
O seguro popular tem como principal característica a utilização de peças usadas, provenientes de empresas de desmontagem para reparo dos veículos, o que acaba tornando o preço mais atrativo. Isso só foi possível graças à Lei 12.977, de maio de 2014, que regulamentou os desmontes de veículos em todo o país.
“O seguro passa a ser mais abrangente, pois espera-se uma redução no valor das apólices e com isso mais veículos e consumidores estariam contemplados pela cobertura”, explica Mario Cassio Mauricio, responsável pelas operações no Brasil do Grupo Dekra, líder global em inspeção veicular que atua com serviços de segurança para todo ciclo de vida do veículo e líder em serviços de vistoria automotiva no Brasil.
“Com relação ao roubo e furto de veículos, entendemos que ações como a lei do desmanche atacam a ponta receptadora. Se não tem quem compra não tem para quem vender o produto do roubo e furto e com isso o peso da cobertura para esse tipo de seguro fica menor”, afirma Mauricio.
Estima-se que o preço do novo seguro deve ser 30% menor do que os seguros tradicionais e a economia se deve ao uso das peças usadas. Para entender a necessidade dessa redução de preço, sobretudo para carros com mais de 5 anos, basta observar que enquanto um seguro para um carro novo custa em torno de 5% a 6% do valor do automóvel, para um veículo com cinco anos de uso pode chegar a 15%. Isso se reflete no perfil dos carros segurados no Brasil sendo que somente 27% da frota segurada é segurada.
“Deve haver a definição final do processo de precificação, contratação e gestão destes seguros com relação a sinistros, e estaremos apoiando nossos clientes dentro de nossas áreas de especialização visando ao sucesso deste processo”, explica o executivo. “Podemos citar que hoje para cada real investido pelos nossos clientes do mercado segurador em vistorias prévias devolvemos em média R$ 135 em seleção de riscos e buscaremos sempre manter e aprimorar este indicador e nosso compromisso com nosso clientes”, finaliza.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Jovens Empreendedores – As inscrições para a 6ª edição do Programa Jovens Empreendedores da OdontoPrev estão abertas. Todas as oportunidades oferecidas serão para atuar na matriz da empresa em Alphaville (Barueri-SP).
Os interessados em participar da seleção precisam ter concluído a graduação entre junho de 2014 e julho de 2016 nas áreas de Administração, Ciências da Computação, Economia, Engenharias, Marketing, Odontologia e Relações Internacionais. Ainda, é pré-requisito ter bom nível de inglês e espanhol. Serão considerados diferenciais a vivência profissional em ambiente organizacional (como estagiário ou efetivo), perfil inovador, atitude empreendedora e capacidade de liderança.
O processo seletivo contará com as seguintes etapas: inscrições, entrevista, painel de atividades individuais e em grupo, teste drive para estimular a integração durante o processo seletivo, painel de negócios com a presença dos diretores da organização, culminando em uma entrevista final com os gestores.
Com início previsto para o segundo semestre de 2016 e duração de um ano, as possibilidades de atuação estão vinculadas ao planejamento estratégico da OdontoPrev. Ao passarem pelo processo seletivo e se integrarem na OdontoPrev, os Jovens Empreendedores receberão orientação dirigida e acompanhamento da área de RH e dos gestores, além de sessões individuais de Coaching com profissional especializado do mercado. Ainda, ao longo do ano, deverão atuar efetivamente em projetos reais, focados em aprendizagem, visão sistêmica e de negócios, considerando o perfil e o estágio de desenvolvimento profissional do candidato. Durante esse período, ele será avaliado de acordo com um plano de metas e competências esperadas com reuniões de acompanhamento e feedback com o gestor, RH e diretor da área.
O salário é compatível com as práticas de mercado. Os Jovens Empreendedores também recebem vale-transporte ou estacionamento, vale-refeição, vale-alimentação, seguro de vida, plano de participação nos resultados, assistência médica e assistência odontológica.
De abril a maio, as inscrições podem ser feitas em www.veredarh.com.br/odontoprev2016.
.
SEGURO CIDADÃO


Trânsito seguro – A Essor começa o mês engajada no movimento internacional Maio Amarelo, que tem como objetivo conscientizar a população mundial para o alto índice de acidentes automobilísticos. Com a campanha “Essor e Maio Amarelo: Juntos por um Trânsito Mais Seguro”, a seguradora vai mostrar o quanto pequenas atitudes podem fazer com que ruas e estradas se tornem lugares melhores e mais seguros.
As ações serão feitas por meio das redes sociais e do endereço www.essor.com.br/maioamarelo, criado especialmente para a campanha, durante todo o mês. Além da comunicação digital, haverá ainda uma fase presencial, que vai ser realizada no dia 25 de maio, véspera do feriado de Corpus Christi, em algumas rodoviárias da região Sul. Quem assina a campanha é a Agência Capella.
.
Wi-fi sem uso de aplicativo – A Porto Seguro Conecta, operadora virtual de telefonia móvel do Grupo Porto Seguro, disponibiliza o serviço wi-fi calling nos planos conecta+. A tecnologia possibilita aos usuários fazer e receber ligações utilizando uma conexão Wi-Fi da internet, mesmo quando não há sinal de celular, inclusive com o celular em Modo Avião. O serviço é nativo no celular, no próprio discador do aparelho, sem a necessidade de aplicativos.
A tecnologia Wi-Fi Calling se diferencia das outras ligações via Internet porque possibilita a realização de chamadas em HD, que entrega uma experiência de voz ao usuário muito limpa e natural, sobretudo quando se comunica entre sinais de Wi-Fi Calling para Wi-Fi Calling. Isto porque a Porto Seguro Conecta é a única operadora no Brasil que montou o serviço por uma rede IMS (IP Multimedia Subsystem), sendo preparada para chamadas VoLTE, que suportará ligações pela rede 4G, ainda inéditas no Brasil.
Para o usuário, a tecnologia amplia a cobertura de celular e não há qualquer tarifação sobre o serviço, conforme informa Tiago Galli, Superintendente da Porto Seguro Conecta: “nossos planos já incluíam pacote de voz ilimitado, para fixo e qualquer operadora, e não faria sentido que cobrássemos pelo uso do Wi-Fi Calling. A nossa proposta é que os clientes utilizem os serviços da forma que desejarem, sem se preocuparem em contar minutos. O foco está na conectividade plena do usuário em qualquer lugar e a qualquer momento”, diz o executivo.
O serviço ainda possibilita fazer ligações nacionais como se estivesse no seu código de área, eliminando a cobrança de áreas. Em breve, a função estará disponível também para roaming internacional.
O Wi-Fi Calling da Porto Seguro Conecta estará disponível na configuração do aparelho após a atualização do sistema para os clientes que já possuem o chip Conecta compatível ao serviço. Para os novos usuários, os celulares devem ser adquiridos em lojas do varejo, e já vem com a função habilitada. Neste momento, o Wi-Fi Calling da Porto Seguro Conecta está disponível neste momento para Android, na linha de celulares da Samsung (J2, J5, J7, A7, S6, S7 e S7Edge), mas o objetivo é contemplar a maioria das fabricantes e sistemas operacionais.
Sem qualquer custo adicional, o serviço Wi-Fi Calling está disponível nos planos Conecta+ que já oferecem ligações ilimitadas para qualquer operadora e opções de pacotes de internet de 1GB (por R$ 99,90); 2GB (por R$ 109,90); 5GB (por R$ 129,90) e 10GB (por R$ 199,90), sem limites de velocidade.
.
ENDOSSANDO


Fundo multimercado de maior volatilidade
A Santander Asset Management anunciou o lançamento do o Fundo Santander Multistrategy, que se utiliza de estratégias diversificadas, tanto no mercado local quanto em mercados internacionais, com uma volatilidade esperada em torno de 6%. O lançamento do fundo faz parte da estratégia da gestora em aumentar o leque de opções para clientes que buscam produtos com geração de maior alfa.
O Santander Multistrategy tem como diferencial um posicionamento risco/retorno mais alto que os atuais multimercados da Gestora. Por meio de uma gestão ativa, em busca de ganhos superiores ao CDI no médio e longo prazo, o novo produto explora oportunidades em estratégias diversificadas, incluindo taxas de juros, inflação, câmbio, commodities e ativos de vários países, com um limite de 40% de investimento no exterior.
“Gostamos de enxergar o mercado brasileiro com os olhos do investidor estrangeiro, que é muito relevante na formação de preço dos ativos, tendo como diferencial nossa experiência de mais de 20 anos no mercado doméstico”, afirma o novo responsável pela área de multimercados da Santander Asset, Murilo Robotton Filho. “Outro diferencial da nossa estratégia é o fato de alterarmos com muita frequência os ativos e mercados que utilizamos para capturar a nova visão macro, mesmo que essa visão não se altere. Isso é o que vai trazer mais eficiência ao fundo”, complementa Robotton.
O executivo, que chegou à Santander Asset Management há três meses, e juntamente com a sua equipe, reforça a estratégia da gestora no segmento de multimercados com o desenvolvimento do novo produto.
Num primeiro momento, o fundo será distribuído no segmento Private Banking do Santander. O objetivo é que o Multistrategy seja o carro-chefe dos multimercados da Asset nesse segmento. O fundo também será oferecido para clientes Institucionais, dentro da parcela de investimentos estruturados permitida pela Resolução 3.792, do Conselho Monetário Nacional (CMN). O Fundo terá taxa de administração de 2% ao ano, taxa de performance de 20% sobre o que exceder 100% do CDI, movimentação diária e investimento mínimo de R$ 25 mil.
.
Lucro líquido trimestral da Porto Seguro cresce 4%
No primeiro trimestre de 2016, a Porto Seguro enfrentou um ambiente econômico desafiador com mercado de seguros apresentando crescimento menor do que o observado nos últimos anos. Por outro lado, a baixa penetração da indústria e as oportunidades em vários nichos e regiões inexploradas ainda demonstram grande potencial.
A companhia obteve, apesar do cenário adverso, expansão nas principais linhas de negócio. As receitas totais e os prêmios de seguros cresceram 5% no 1T16, sendo que a frota segurada se elevou em mais de 251 mil carros e os prêmios de auto consolidados evoluíram 5%, dentro de um mercado que decresceu 4%. Os produtos Azul Auto, Itaú Auto, Pessoas, Consórcio e Odontológico obtiveram crescimento na ordem de 2 dígitos.
Na operação de seguros, o desempenho operacional demonstrado pelo índice combinado atingiu 98,9% no trimestre, uma piora de 1,5 p.p., basicamente explicado pelo aumento na sinistralidade dos seguros de Automóvel e Saúde. Por outro lado, as despesas administrativas cresceram menos que a inflação, resultando num decréscimo de 0,3 p.p. no índice de D.A., em função dos esforços contínuos para a otimização da operação.
Nos negócios financeiros e serviços, as receitas trimestrais permaneceram estáveis, em decorrência da queda de consumo dos clientes, que impactaram o produto de cartão de crédito, e das medidas adotadas para a contenção do risco. Mesmo assim, o número de cartões evoluiu 16%, alcançando cerca de 2 milhões de unidades, sendo que o risco se estabilizou.
O resultado financeiro do 1T16 apresentou um aumento de 30%, atingindo R$ 353 milhões, favorecido essencialmente pelos investimentos em títulos indexados ao Juro Real + Inflação, que apresentaram um desempenho acima do índice de referência e pelo maior CDI médio no período (+16% vs. 1T15). E também pela valorização do portfólio de ações (alocação estratégica).
O lucro líquido trimestral foi 4% maior do que o mesmo período do ano anterior, atingindo R$ 240 milhões e o Roae atingiu 16,8% (-1,0 p.p.), mesmo considerando o aumento de tributos no período (CSLL). Descontando-se esse efeito, o lucro do 1T16 seria 10% maior, alcançando R$ 254 milhões e o Roae atingiria 17,7% (-0,1 p.p.).
.
Mapfre anuncia mudanças na região da América Latina
O Conselho de Administração da Mapfre anunciou no último dia 3, na Espanha, mudanças na sua estrutura, incluindo movimentações na América Latina. De acordo com comunicado da companhia ao mercado, Marcos Eduardo Ferreira, atualmente CEO do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre nas áreas de Auto, Seguros Gerais e Affinities (Mapfre BB SH2), será o novo CEO da Área Regional Latam Sul, em substituição a Aristóbulo Bausela. A área, que tem sede na Colômbia, abrange ainda Argentina, Chile, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Aristóbulo Bausela assumirá o cargo de CEO da Territorial Latam, que agrega as Regiões Brasil, Latam Norte e Latam Sur, no lugar de Rafael Casas Gutierrez, que irá se aposentar. No lugar de Marcos Ferreira assume Luis Gutiérrez Mateo, atualmente à frente da Mapfre BHDL na República Dominicana.
A nova estrutura obedece ao plano de mobilidade internacional da Mapfre e está em linha com as diretrizes estratégicas e de governança corporativa da companhia. Para “garantir uma transição adequada em todos os níveis da organização e com os nossos sócios, as nomeações terão efeitos somente a partir de 1° de janeiro de 2017”, informou a empresa.
.
Diretoria da KLP comemora inauguração de escritório
A KLP Soluções em Seguros, há três anos no mercado, comemorou seu aniversário em grande estilo no último 28 de abril: com a inauguração de um novo escritório no coração financeiro de São Paulo, a Avenida Paulista. Os executivos da empresa, Cícero Reis (diretor técnico), Carlos Brenguere (diretor financeiro) e Delfim Losada (diretor administrativo), brindaram ao lado do CEO, Keyton Pedreira, o sucesso alcançado e as boas expectativas para a nova empreitada. Hoje, a KLP já administra 40 mil vidas, e pretende chegar aos R$ 70 milhões em prêmios até o final de 2016, aumentando em 25% suas vendas.
.
Palestra sobre saúde suplementar no CVG-RJ
No próximo dia 17 a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, abordará o tema “Saúde Suplementar no Contexto Atual” em evento a ser realizado pelo Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro – CVG-RJ. Como forma de reconhecimento por sua atuação no mercado de seguros, a executiva será ainda agraciada com o Troféu Dia Mundial do Seguro na ocasião. O encontro, que acontecerá no restaurante Cais do Oriente, no Centro do Rio, a partir das 12h, vai relembrar a data, celebrada no dia 14 do mesmo mês. Para garantir a participação, é necessário entrar em contato com a secretaria do Clube até 13 de maio. O evento também homenageará o Dia das Mães.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui