A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou em seu portal na internet dados do setor referentes ao último trimestre de 2015. São informações sobre a evolução do número de beneficiários, operadoras e planos de saúde, além das demandas de consumidores – pedidos de informações e registros de reclamações – feitas através dos canais de atendimento da ANS.
Para acessar os números atualizados, os consumidores têm à disposição o Tabnet, ferramenta de dados agregados da saúde suplementar. Por ali podem ser feitos vários tipos de consultas, gerando tabelas específicas que detalham a evolução do mercado. A ferramenta garante transparência na divulgação de informações do setor, em consonância com a finalidade institucional da ANS de promover a defesa do interesse público na assistência suplementar à saúde.
Em dezembro de 2015, o setor registrou 49.730.405 de beneficiários em planos de assistência médica no país, número ligeiramente inferior ao verificado em setembro, que foi de 49.971.857 beneficiários. Desses, 33,1 milhões estão em planos do tipo coletivo empresarial; 9,6 milhões na modalidade individual/familiar; e 6,6 milhões em coletivos por adesão. Em dezembro, o setor registrou 1.340 operadoras de planos de saúde com registro ativo, sendo 1.156 com beneficiários.
Todas as demandas dos beneficiários registradas pelos canais de atendimento da Agência, como Disque ANS, Central de Atendimento e Núcleos, são passíveis de consulta através do Tabnet. Estes dados estão atualizados até fevereiro de 2016.
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Apoio à cultura nacional em 2016
A Seguros Unimed, seguradora do Sistema Unimed com mais de 26 anos de atividades no mercado, anuncia o patrocínio à segunda peça de renome em 2016: “Morte Acidental de um Anarquista”, com Dan Stulbach. O investimento confirma o compromisso da companhia em incentivar, apoiar e patrocinar projetos de arte e cultura para democratizar o acesso a arte a todos os brasileiros.
“A Seguros Unimed tem a cultura em seu DNA e já apoiou diversas peças via Lei Rouanet, desde 2012. Para nós, cuidar e conectar pessoas são preceitos que devem estar em todos os aspectos de nossa atuação. E pensando cultura como lazer, conhecimento e entretenimento, acreditamos que promover oportunidades artísticas significa proporcionar bem-estar e mais qualidade de vida”, comenta o superintendente de Marketing, CRM, Comunicação e Sustentabilidade, Henrique João Dias.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Rio terá curso de seguro de transportes – A partir de abril, estará disponível, no Rio de Janeiro, o curso Comercialização dos Seguros de Transportes Nacionais Terrestres, RCTR-C e RCF-DC, da Escola Nacional de Seguros, que visa esclarecer os principais aspectos da comercialização de seguros destas modalidades.
O curso será ministrado pelo administrador de empresas Ricardo de Lima Armond, que irá abordar assuntos como conceitos e coberturas básicas dos seguros de transportes e as principais coberturas adicionais dos seguros transportes nacionais.
As aulas terão início no dia 11 de abril e, para participar, é necessário ter concluído o curso Básico de Seguros ou ter experiência de dois anos na área, além de ensino médio completo. O investimento é de R$ 360.
Os alunos que efetuarem pagamento com antecedência de até 30 dias da data de início terão direito a 5% de desconto. O curso também tem edições programadas em Curitiba (PR) e Recife (PE), em maio. Mais informações e inscrições no www.funenseg.org.br.
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SEGURO CIDADÃO
Dia Internacional da Mulher – No Dia Internacional da Mulher, a Seguros Unimed reforça seu compromisso em cuidar e conectar pessoas em todas as etapas de suas vidas, com atenção redobrada às necessidades das mulheres. A seguradora direciona seus esforços para compreender e empoderar, cada dia mais, suas colaboradoras, que já representam 65% do quadro geral de funcionários da companhia.
“Compreender as necessidades do público feminino é essencial para o nosso cotidiano na Seguros Unimed. Mais que isso. Entender e atender às demandas de nossas colaboradoras é o ponto de partida para oferecer produtos de qualidade para o público em geral, mas, também, para todas as mulheres, que hoje se preocupam em ter uma Previdência Privada, para garantir o futuro, um bom seguro de Vida, para proteger sua família em caso de eventualidade, e um bom seguro saúde, zelando pelo seu bem mais precioso”, revela Rosana Balote, superintendente de Gestão de Pessoas da Seguros Unimed.
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ENDOSSANDO
Novidades para o Programa Conexão em 2016
A Liberty Seguros lança o Programa Conexão 2016, que oferece um pacote de ações com o objetivo de reconhecer a parceria entre a seguradora e os corretores.
O programa, que em 2015 era baseado em quatro pilares para manter os corretores bem informados, treinados, incentivados e encantados, terá uma novidade: a inovação. O pilar Conectados para Inovar será uma oportunidade de aproximação entre os corretores e a Liberty Seguros, além de um espaço para discutir temas importantes para os negócios e o futuro do mercado de seguros.
O pilar Conectados para Incentivar, por exemplo, oferece benefícios como viagens e prêmios para corretores que se destacarem nas vendas dos produtos Liberty. Faz parte deste pilar a campanha Conexão Brasil, que vai até a maio e premiará mais de 220 corretores com uma viagem à Ilha de Comandatuba, na Bahia, com acompanhante.
Até junho, os corretores também podem participar da campanha Conexão Mundo, que oferece a oportunidade de concorrer a uma viagem internacional com acompanhante. Mais de 500 corretores já foram premiados com viagens exclusivas para a Espanha, EUA, Portugal, Turquia e Marrocos. Este ano, o destino será a cidade de Roma, na Itália. Nas duas campanhas, o ranking é definido por regiões, e os corretores podem concorrer pela venda de seguros novos, renovações internas e congêneres.
“Em 2015, o Programa Conexão beneficiou mais de seis mil corretores, com capacitações, prêmios e ações, como encontros com nosso CEO, Carlos Magnarelli, e Bernardinho, embaixador da marca”, diz Marcos Machini, vice-presidente comercial da Liberty Seguros. “Em 2016, vamos continuar fortalecendo este relacionamento, sempre reconhecendo o trabalho e a parceria dos corretores”.
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Líder de Accident & Health e Life Insurance para a América Latina
A Chubb anunciou a nomeação de Juan Manuel Merchan como Senior Vice President, Accident & Health and Life Insurance para a América Latina. Antes da aquisição pela ACE da The Chubb Corporation, em Janeiro de 2016, o Sr. Merchan atuou como Country President da ACE para a Colômbia. Em sua nova função, o Sr. Merchan será responsável pelo desempenho e futuro desenvolvimento dos negócios de acidentes pessoais, saúde e vida para a América Latina. O Sr. Merchan ficará baseado em Miami e se reportará a Jorge Luis Cazar, Regional President da América Latina, bem como a Ed Levin, Division President, Accident & Health, Overseas General Insurance e a Russell Bundschuh, President Chubb Life.
Merchan juntou-se à ACE Colômbia em 2005 como Financial Lines Underwriter. Em 2007 ele foi transferido para o México como Deputy Director para Financial Lines para o México e América Central. Em 2009 foi promovido a Country President no Chile. Em 2014 ele foi transferido para a Colômbia para assumir a posição de Country President.
“Juan Manuel tem uma vasta experiência de gestão e liderança, um histórico comprovado de entrega de resultados e profundo conhecimento desta importante região”, disse o Sr. Cazar. “Estou confiante de que Juan Manuel continuará posicionando a Chubb como a principal seguradora de Acidentes e Saúde na América Latina, oferecendo produtos inovadores por meio dos nossos diversos canais de distribuição, mantendo a nossa integridade de subscrição.”
Juan Manuel Merchan sucede Fabiola Franco, que foi nomeada Senior Vice President, Accident & Health Business Development, Overseas General Insurance.
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Inauguração de filial em São Carlos
Nesta dia 8 de março, a HDI Seguros inaugura uma nova unidade no interior de São Paulo, na cidade de São Carlos. Localizada na Rua Dona Alexandrina, 313, a filial conta com escritório administrativo e central de atendimento a sinistros, que permitirão melhorar ainda mais o relacionamento com corretores e segurados.
De acordo com o diretor regional do Interior de São Paulo, Paulo Ricardo Costa, a expectativa é que a região de São Carlos, em função de sua importância, tenha papel relevante no crescimento das operações da HDI no Estado. “Nossa estrutura está localizada em um dos principais endereços da cidade e foi projetada para um atendimento de altíssima qualidade a nossos clientes”, afirma o executivo da HDI Seguros.
Entre as vantagens que a unidade oferece está o Bate-pronto, central de atendimento para registro de sinistros na qual o segurado ou terceiro que tem o veículo acidentado é atendido em cerca de 30 minutos e já sai com encaminhamento para uma oficina referenciada ou com orientação para o recebimento de indenização, no caso de perda total. Sinistros por furto, roubo ou qualquer outra ocorrência também podem ser registrados no Bate-pronto. “A unidade conta com uma equipe própria para atender segurados e terceiros com o padrão de qualidade que a HDI Seguros tanto valoriza”, destaca Paulo Costa.
Durante o evento de inauguração, estarão presentes o vice-presidente técnico, Murilo Setti Riedel, o vice-presidente comercial, Flávio Rodrigues, e o diretor de Marketing e Planejamento Comercial, Paulo Moraes.
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Comissão Especial da Mulher Corretora de Seguros
O Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro decidiu celebrar o Dia Internacional da Mulher com ações e não apenas com discursos. A diretoria do Clube criou a Comissão Especial da Mulher Corretora de Seguros. A iniciativa, que visa valorizar o trabalho feminino como mão de obra qualificada, conta com a participação de três experientes profissionais do setor: Fátima Cristina Monteiro, Márcia Safadi e Sonia Marra.
Uma das metas do grupo é a capacitação profissional aos associados e promoção de eventos voltados para a mulher. “Haverá também articulação para trazer novas associadas, pois hoje há poucas mulheres. Essa é uma questão fundamental”, acredita Márcia.
Sonia concorda com a colega e acrescenta que a participação feminina é importante para dar visibilidade e representatividade à área. “O Clube pode ser uma ótima oportunidade para troca de experiências sobre a profissão e para fortalecer a categoria no mercado”, explica.
Já Fátima analisa como as características femininas podem agregar ao setor. “A mulher tem cabeça multifuncional, mas, infelizmente, o mercado segurador é muito conservador e ainda há predominância masculina.”
Para Jayme Torres, presidente do CCS-RJ, a criação da Comissão é um reconhecimento a toda garra e contribuição da mulher corretora. “O objetivo é dar visibilidade a este trabalho valioso que elas fazem por nós e para o mercado de seguros”, finaliza.