Seguros SEG NOTÍCIAS – ANS divulga nova edição do Boletim Covid-19 Por Redação - 15:07 - 18 de dezembro de 2020 497 FacebookTwitterPinterestWhatsApp A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulga hoje nova edição do Boletim Covid-19. O informativo mostra a utilização dos planos de saúde durante a pandemia de coronavírus a partir de dados apurados junto a uma amostra de operadoras. Nesta edição, são apresentadas informações assistenciais e econômico-financeiras coletadas até novembro. Os indicadores assistenciais – dados como ocupação de leitos, atendimentos em pronto-socorro que não geraram internação e autorizações emitidas para procedimentos eletivos fora do ambiente hospitalar, entre outros – apontam as principais tendências em relação à utilização de serviços de saúde durante a pandemia e suas implicações nas despesas das operadoras. Os indicadores econômico-financeiros analisam a sinistralidade observada através do fluxo de caixa das operadoras – movimento de entrada (recebimentos) e saída (pagamentos) de recursos em um dado período – e a inadimplência, ou seja, o não pagamento de obrigações no prazo estabelecido. O boletim traz ainda a evolução do número de beneficiários em planos de assistência médica (prévia do mês de novembro), número de exames relacionados à Covid-19 realizados na saúde suplementar e demandas dos consumidores recepcionadas pela ANS através de seus canais de atendimento. O objetivo da publicação é monitorar a evolução de indicadores relevantes do setor de planos de saúde durante o período da pandemia, subsidiando análise qualificada da agência reguladora e prestando mais informações à sociedade. Espaço Publicitário O boletim traz os números preliminares de beneficiários em planos de assistência médica registrados em novembro, antecipando as informações completas que serão divulgadas no início do próximo mês através da Sala de Situação. Nesse mês, é mantida a tendência de crescimento que vinha sendo verificada nos meses anteriores: o setor registrou 47,36 milhões de beneficiários em planos de assistência médica, um aumento de 0,3% no comparativo com o mês anterior, consolidando o crescimento iniciado em julho, e de 0,73% em relação ao mesmo período de 2019. De março – início da pandemia – a novembro, o aumento ocorreu em todas as modalidades de contratação do plano, sendo que o maior percentual foi verificado nos coletivos por adesão (1,69% a mais em relação a março). A taxa de crescimento do número de beneficiários idosos (acima de 59 anos) também se mantém positiva em todos os tipos de contratações, sendo ainda maior do que as taxas observadas em outubro. Já no caso dos beneficiários da faixa etária até 59 anos, a taxa de crescimento foi negativa somente nos planos de contratação individual ou familiar (-0,40%). Esse resultado é condizente com a conjuntura da pandemia, indicando que a população mais vulnerável se esforça para preservar ou ampliar a cobertura assistencial, e que os efeitos da crise econômica e do desemprego prejudicam a manutenção dos planos para a população em idade ativa. Em novembro, foi verificado aumento nas taxas de ocupação de leitos em relação ao mês anterior. A taxa geral ficou em 69%, ante 65% registrada em outubro, sendo o crescimento mais acentuado para as internações relacionadas à Covid-19. Essa informação considera a ocupação tanto para o atendimento à Covid-19 quanto para demais procedimentos não relacionados à doença, e engloba leitos comuns e de UTI. Mesmo com o crescimento no mês, a taxa de ocupação geral de leitos ainda se manteve abaixo dos patamares de 2019 (73% em novembro do ano passado). A taxa de ocupação de leitos exclusivamente alocados para Covid-19 subiu para 63%, ante 54% verificado em outubro. E a taxa de ocupação de leitos para os demais procedimentos passou de 68% em outubro para 71% em novembro. Já os custos por diária em internações (com ou sem UTI) mantiveram-se relativamente estáveis em relação ao mês anterior. A informação está detalhada na Nota Técnica que acompanha o boletim. A quantidade de consultas em pronto-socorro que não geraram internações segue apresentando retomada gradual, observada desde maio. Em novembro, houve um crescimento de 16% em relação a outubro, mesmo assim, ainda abaixo do observado antes do início da pandemia, o que pode indicar possível mudança de comportamento dos beneficiários de planos de saúde ou da organização das operadoras durante a pandemia, no que diz respeito à forma de acesso aos serviços de saúde para condições sensíveis à atenção primária. Outro fator que pode estar diretamente ligado à redução desse tipo de atendimento é a utilização da telessaúde na saúde suplementar, facilitando o acesso dos beneficiários aos serviços de saúde. A busca por atendimentos de Serviços de Apoio Diagnóstico Terapêutico (SADT), que teve redução significativa em 2020, vem apresentando retomada gradual, e em novembro ficou acima do patamar observado em 2019, pela primeira vez no histórico do indicador. Os dados sobre a realização de exames contemplam informações coletadas até setembro e têm como fonte os dados do Padrão Tiss (Troca de Informação de Saúde Suplementar). Nesse mês, foram contabilizados 192.763 exames para detecção de Covid-19 do tipo Pesquisa de RT-PCR e 52.350 testes do tipo sorológico. Desde o início da pandemia, foram realizados 1.413.469 exames do tipo RT-PCR e 157.067 sorológicos na saúde suplementar. Nota-se um aumento contínuo no número de exames de RT-PCR até o mês de julho. Em agosto houve uma redução em relação ao mês anterior, compatível com uma pequena melhora nos números da pandemia observados naquele mês. No caso dos exames de sorologia, observa-se um aumento expressivo no mês de julho, refletindo o impacto da incorporação no Rol de cobertura obrigatória, seguido de uma redução em agosto e um novo aumento em setembro. . DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL Plataforma de educação médica – A Pupilla, plataforma de educação médica e tecnológica desenvolvida a partir da atuação do Grupo Fleury e que nasce para reinventar o acesso aos conteúdos de saúde no Brasil, chega com o intuito de transmitir conhecimento de forma digital, com alta qualidade e exclusividade na seleção dos principais temas médicos para estudantes, residentes e especialistas que desejam se atualizar e se aprofundar no que há de mais recente no mercado. A nova startup, que já se apresenta com uma rede de parceiros reconhecidos em suas áreas e setores, como MIT Sloan e Philips, centralizará em um só lugar conteúdos selecionados e de credibilidade para a comunidade médica. Diferentemente de plataformas de ensino à distância (EAD), a Pupilla será gerenciada a partir de pilares de especialidades médicas. Por meio de tecnologia que inclui inteligência artificial que rastreia os mais novos e relevantes artigos e publicações dos principais periódicos nacionais e internacionais, a plataforma integrada contará também com os médicos especialistas, chamados de Key Opinion Leaders (KOLs), renomados em suas áreas e que serão responsáveis pela curadoria e por liderar os conteúdos de suas respectivas verticais. A primeira fase contemplará três áreas foco: cardiologia, radiologia e clínica médica, que serão comandadas por nomes da comunidade médica que são referências em suas especialidades. A proposta da plataforma é ofertar uma variedade de formatos e tipos de conteúdo para se adequar à rotina e necessidade dos médicos, sejam textos, áudios e vídeos. As publicações trarão conteúdos originais em saúde e os principais acontecimentos do mundo médico e serão escritas e comentadas sob a perspectivas de profissionais de referência, no modelo de médico para médico, incluindo recomendações de artigos, estudos, livros e outros temas. Além disso, a longo prazo, os usuários poderão encontrar na plataforma cursos exclusivos de atualização médica e masterclass realizados pelos KOLs e convidados, podcasts que poderão ser ouvidos no tempo de cada um e lives para interação de todos. O mercado de educação médica continuada e especialização é estimado em R$ 5,3 bilhões, segundo levantamento de 2018, e até então aquecido com plataformas de cursos ou de trabalhos colaborativos da comunidade médica. O diferencial da Pupilla é que a plataforma chega para dar suporte à jornada dos mais de 700 mil médicos, estudantes de graduação e residentes, que estão em busca de solucionar dúvidas e curiosidades, apresentando tudo o que há de novo e relevante no mercado de forma personalizada, inovadora, enxuta e de rápido acesso. “Assim como, de forma simbólica e fazendo referência à parte do olho que regula a entrada de luz e nos permite enxergar com clareza, a Pupilla proporciona acesso aos conteúdos mais recentes em meio à constante evolução da medicina e, em paralelo, às rotinas cada vez mais corridas dos especialistas. Com agilidade e praticidade, buscamos proporcionar para a comunidade médica a entrada em contato com as tendências do mercado e as atualidades do mundo na área da saúde”, afirma Jeane Tsutsui, diretora-executiva de Negócios do Grupo Fleury. As próximas fases de crescimento da plataforma terão como objetivo trazer mais parceiros e ofertas desses conteúdos, ampliando as áreas foco iniciais já em 2021 com a mesma excelência médica que as empresas parceiras transmitem em todos os seus atendimentos e assistências aos pacientes. “Temos apostado em inovação e aliado os nossos 94 anos de excelência médica de forma inédita no Brasil a novas áreas de negócios. A Pupilla é mais um vetor de expansão acelerada para o Grupo Fleury, desta vez atuando de forma pioneira em educação médica, já que a medicina está em constante evolução por conta de novos estudos e diretrizes que surgem a cada dia, e a comunidade médica tem condições de acompanhar essas atualizações com acesso a conteúdo de conhecimento em saúde se esse for customizado para atender as necessidades de cada um”, finaliza Hans Lenk, diretor de Inovação do Grupo Fleury. . SEGURO CIDADÃO Doação de 14 toneladas de alimentos – Famílias do Complexo do Chapadão, conjunto de comunidades localizado em cinco bairros da Zona Norte do Rio de Janeiro, foram as primeiras a receber hoje (dia 18) alimentos doados pelo IRB Brasil Re à ação Rio Contra Corona, iniciativa do movimento União Rio. Ao todo, ainda nesta sexta-feira, 5 mil pessoas em situação de vulnerabilidade social de 46 comunidades das zonas Norte e Oeste da capital e de municípios da Baixada Fluminense, como Japeri e Duque de Caxias, serão beneficiadas pelas mil cestas básicas destinadas pelo ressegurador ao projeto. “A companhia tem um histórico de promover ações sociais no fim de ano. Por causa da pandemia, este foi um ano atípico, e a Covid-19 impôs desafios sem precedentes para toda a sociedade. Nós, que atuamos no mercado de seguros e resseguros, temos o papel primordial de dar suporte à sociedade em momentos de incerteza. É isso que estamos fazendo ao contribuir para minimizar a vulnerabilidade dessas famílias no fim de ano”, afirma a gerente de Marketing e Comunicação do IRB Brasil Re, Daniele Sibucs, lembrando que a empresa também está incentivando a doação direta dos colaboradores ao movimento União Rio. A ação Rio Contra Corona, que é gerida pelo Instituto Ekloos, Banco da Providência e Instituto Phi, visa a minimizar os impactos causados pela Covid-19 por meio da arrecadação e distribuição de alimentos e itens básicos de higiene e limpeza. Entre os alimentos não-perecíveis doados pelo IRB estão arroz, feijão, sal, macarrão, fubá, açúcar e leite em pó. Para marcar o fim do ano, a cesta também traz um panetone. A expectativa é de que as 14 toneladas de alimentos que compõem as mil cestas garantam 200 mil refeições. A presidente do Instituto Ekloos, Andrea Gomides, explica que o Rio Contra Corona já arrecadou R$ 24,7 milhões e conta com mais de 7 mil doadores. “Começamos a campanha no início da pandemia, em março, e, até o mês passado, contabilizamos a doação de mais de 4 mil toneladas de alimentos e mais de 1 milhão de litros de materiais de limpeza e higiene que chegaram a cerca de 310 mil famílias de 237 comunidades de todo o estado”, conta ela, reforçando que as doações podem ser feitas por qualquer pessoa por meio do site https://www.movimentouniaorio.org. . ENDOSSANDO E-book – A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) acaba de lançar a terceira edição do e-book “Seguros em Artigos de Acadêmicos”. Com 20 artigos de 27 autores, a obra é um canal de comunicação entre a ANSP e o mercado que fomenta e viabiliza a produção e difusão do conhecimento. Dividido em duas partes, uma de artigos doutrinários e outra de textos mais curtos, a obra reúne diversos assuntos, como o Seguro Saúde, Sustentabilidade, Seguro de Pessoas, Seguro Agrícola, Riscos Cibernéticos, Open Insurance, entre outros. De grande relevância para o setor, o livro “Seguros em Artigos Acadêmicos” facilita a consulta a uma série de estudos. Por meio dele, reforçamos o impacto positivo do esforço de estudo e da discussão dos Acadêmicos, e colaboramos para o ganho e fortalecimento de consistência técnica pelo setor de seguros. O e-book pode ser conferido em: http://twixar.me/tS9m. . Segurados não precisam mais de telefone para realizar abertura de chamados Desde o último dia 7, segurados da Previsul Seguradora tem mais uma facilidade: o novo Portal do Segurado, que agora permitirá a abertura de diversas solicitações de forma 100% digital, dispensando a utilização do telefone. As novidades do Portal trazem maior performance e agilidade para os segurados em suas necessidades. “Estamos acompanhando as tendências de autosserviço e oferecendo uma ferramenta digital que gere ainda mais facilidade para o segurado. Agora, ao invés de ligar para o SAC para solicitações simples como alteração de beneficiários ou da forma de pagamento, o segurado pode abrir e acompanhar o status da solicitação de forma 100% digital no Portal. Além, é claro, dos já conhecidos serviços de consulta e geração de 2ª via de documentos, entre outros”, afirma Renato Pedroso, presidente da Previsul Seguradora. Com este lançamento, a Previsul chega à terceira reformulação de seus portais, parte de um projeto que começou com o Portal do Corretor e, em seguida, o Portal do Estipulante, tudo em 2020. Com 114 anos de atuação, a Previsul Seguradora é referência em seguro multirrisco no Brasil. Ainda não é corretor Previsul? Faça seu cadastro digital: https://www.previsul.com.br/corretor. . Prêmio – Pioneira na implementação da telemedicina no país, a Doctoralia se destacou pelo trabalho desenvolvido e pela qualidade dos serviços prestados e ganhou o prêmio Health-IT, na categoria Marcas mais lembradas – Solução para telemedicina. Desde que passou a oferecer o serviço de telemedicina, em março, a Doctoralia já contabiliza mais de 500 mil consultas agendadas e mais de 15 mil profissionais de saúde utilizando a modalidade. Engajada no combate à pandemia, a startup também disponibilizou a tecnologia às prefeituras de todo o Brasil, sem qualquer custo. Com isso, 13 municípios passaram a utilizar a ferramenta, evitando o deslocamento desnecessário de pacientes em busca de atendimento. Até o momento, mais de 7 mil teleatendimentos foram realizados pelo SUS. Leia mais: Varejo supera nível pré-Covid e mostra pressão da inflação Após anunciar vacinação contra Covid, prefeito de Niterói é alvo da PF
parabens pelo artigo, me ajudou muito.