SEG NOTÍCIAS – Capitalização distribui R$ 135 milhões em prêmios no primeiro bimestre

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As 17 empresas que integram a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) distribuíram juntas, até o mês de fevereiro, mais de R$ 135 milhões em prêmios para clientes de títulos de capitalização de todo o Brasil. O montante representa um crescimento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2015 e equivale à entrega de R$ 5 milhões em prêmios por dia útil do período.
A receita global do segmento registrou um crescimento de 3,4% em relação ao primeiro bimestre de 2015, alcançando R$ 3,072 bilhões. O volume das reservas técnicas – valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos – também cresceu, alcançando R$ 30,5 milhões, avanço de 1,7%. O montante de resgates no período foi de R$ 3,007 bilhões, valor 23,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Ao avaliar uma retomada do crescimento das receitas e das reservas, mesmo em meio ao período de instabilidade, o presidente da FenaCap, Marco Antonio Barros, diz que o fato reforça a tese de que as pessoas estão buscando formar reservas e manter as suas economias guardadas por mais tempo, para fazer frente a possíveis emergências financeiras.
“Além de contribuir para a formação de uma reserva os títulos de capitalização ainda oferecem a chance de o cliente ser sorteado, o que é um atrativo adicional indiscutível, pois trata-se da possibilidade de multiplicar o valor economizado”, diz Marco Antonio Barros.
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Associação alerta sobre uso de dados médicos sem autorização
Levantamento publicado em março na revista científica da Associação Médica Americana (Jama), revelou que informações de pacientes são compartilhadas com anunciantes e com o setor farmacêutico para publicidade direcionada e diferentes bases de dados nos EUA.
Para esse levantamento, os pesquisadores avaliaram 211 aplicativos de saúde disponíveis para Android, todos voltados especificamente para pacientes com diabetes.
Desse total, 75 foram escolhidos aleatoriamente para a análise de dados e apenas quatro apps informaram que pediriam permissão ao usuário, caso fossem compartilhar os dados.
“No Brasil ainda não há uma regulamentação sobre apps de saúde, mas é inadmissível que os dados sejam compartilhados sem a autorização do usuário, que é o dono das suas informações médicas”, opina Adrianno Barcellos, co-CEO do SaúdeControle – plataforma de arquivamento e gestão do histórico médico digital completo do paciente.
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Prêmios de seguros da China crescem 42,2% no primeiro trimestre
Os prêmios de seguros da China cresceram 42,2% anualmente para 1,2 trilhão de iuanes (US$ 184,44 bilhões) durante o primeiro trimestre do ano, declarou ontem um funcionário da agência de supervisão de seguros.
As seguradoras desembolsaram 289,13 bilhões de iuanes em compensações durante o período, uma alta anual de 25,1%, sublinhou em uma entrevista coletiva o funcionário da Comissão Reguladora de Seguros da China, Bai Yun.
Os prêmios de seguros de vida aumentaram anualmente quase 88% para 579 bilhões de iuanes.
A internet realmente está transformando a maneira como os seguros são vendidos na China, acrescentou Bai.
Os prêmios de seguros de vida online saltaram 554,86% em relação ao ano anterior, chegando a 9,3 bilhões de iuanes.
Os ativos totais das companhias de seguros do país cresceram para 13,85 trilhões de iuanes no fim de março, 12,09% a mais em relação ao início do ano.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Copaprose – A Chubb foi uma das patrocinadoras do XXVI Congresso Panamericano de Produtores de Seguro (Copaprose), evento que ocorreu entre os dias 20 e 22 de abril, no Rio de Janeiro. O congresso promoveu uma ampla reflexão sobre as perspectivas do mercado de seguros nos próximos anos, considerando um cenário econômico instável e de profundas mudanças na sociedade.
O evento contou com a presença de alguns executivos da Chubb, entre eles, Luis Nagamine, Chief Underwriting Officer da Chubb Brasil, que realizou uma apresentação sobre os critérios de seleção e aceitação no segmento de Grandes Riscos. “Esta foi uma grande oportunidade para interagir com corretores e parceiros de toda a América Latina, mostrando a eles como a Chubb está preparada para atendê-los em sua nova fase, identificando a necessidade de cada um para nos aperfeiçoarmos cada vez mais”, diz o executivo.
Na edição de 2016, o encontro teve como tema principal: “Para onde caminha o Seguro na América Latina?”. A Copaprose é uma instituição internacional, sem fins lucrativos. Tem sede no Panamá e reúne seguradoras, corretores e agentes de seguros da América Latina, além de Portugal, Espanha e EUA.
Também esteve presente ao evento a Diretoria do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ).
“O segmento de Pessoas no Brasil tem no CVG-RJ – o primeiro a se organizar no país – uma alavanca propulsora do seu desenvolvimento. É uma honra para a diretoria da entidade estar num evento desta magnitude representando este importante nicho do mercado de seguros”, afirma o presidente Marcello Hollanda.
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SEGURO CIDADÃO


Sustentabilidade no campo – Instituída pela Lei nº 12.305/2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) confere um novo olhar ao gerenciamento correto da maior parte dos resíduos proveniente da atividade agropecuária. Partes de máquinas e equipamentos que não podem ser utilizados, embalagens de insumos, óleo de máquina, resto de mistura de defensivos no tanque de pulverização, e etc., são alguns exemplos. A nova política incentiva uma gestão integrada de resíduos entre os participantes da cadeia produtiva, compartilhando responsabilidades. Como líder de mercado em seguros agrícolas no país, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre incentiva e apoia ações de sustentabilidade no campo, sob o entendimento de seu papel como indutor de boas práticas que garantam a perenidade do negócio de seus clientes.
“Queremos ir além da simples reposição dos danos materiais causados por um risco coberto por nossas apólices. Temos como objetivo não permitir que os resíduos gerados em decorrência de um sinistro se tornem um inconveniente aos nossos clientes e muito menos um problema ambiental. Estamos nos estruturando para apoiar e orientar o produtor rural de maneira efetiva, a fim de que todo resíduo passível de reaproveitamento possa ser destinado à esse fim e aqueles que não podem ser reutilizados sejam descartados da maneira correta, com o mínimo impacto ambiental”, explica Wady Cury, diretor geral de Seguros Rurais do BB e Mapfre.
A lei também desafia o produtor rural a transformar imposições de mercado em oportunidades. Ao se ajustar à legislação ambiental o produtor poderia ter acesso a linhas de crédito mais vantajosas, que permitiriam investir em tecnologias mais eficientes e ambientalmente corretas, proporcionando o incremento sustentável da produtividade. O Banco do Brasil, por exemplo, por meio da Linha de Crédito ABC-Agricultura de Baixo Carbono, oferece crédito a taxas especiais a produtores rurais que promovem a retenção de carbono na agricultura e restauro de áreas degradadas ambientalmente.
Também preocupado em formar disseminadores das boas práticas no campo e colaborar para que o setor rural se torne um aliado da conservação ambiental, o BB e Mapfre desenvolve o projeto “Academia de Sustentabilidade”, que tem como missão engajar diferentes públicos, dividir conhecimento e compartilhar boas práticas de sustentabilidade. A ação faz parte de um trabalho intenso que o grupo realiza com toda a sua cadeia de valor e já percorreu diversos estados brasileiros ministrando palestras sob o tema Sustentabilidade no Agronegócio. O evento é subdividido em três tópicos.
O primeiro deles, chamado Sustentabilidade de Recursos Naturais, aborda questões legais de preservação ambiental e demonstra como o produtor pode se enquadrar e se beneficiar para acessar linhas de crédito mais vantajosas. O outro tema, “Sustentabilidade de Resíduos”, demonstra de maneira prática a aplicabilidade da Política Nacional de Resíduos Sólidos na cadeia agroindustrial. E o terceiro, “Sustentabilidade de Recursos Financeiros”, apresenta os seguros rurais como ferramenta para garantir a perenidade dos recursos financeiros ainda que a lavoura seja prejudicada por eventos climáticos, incêndio ou queda do preço da commodity no mercado.
“Nosso objetivo é apontar, sob a ótica do mercado segurador, os desafios socioambientais emergentes e com impacto no agronegócio e, dessa forma, evidenciar a importância de um olhar mais apurado para a gestão de riscos e o monitoramento de tendências”, explica Fátima Lima, executiva de Sustentabilidade do BB e Mapfre.
Desde o seu início, em 2012, o projeto já certificou mais de 2 mil pessoas, entre colaboradores, corretores de seguros e fornecedores.
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ENDOSSANDO


Novo superintendente de Arquitetura, Produção e Segurança de TI – Maurício Oliveira Mello de Macedo é o novo superintendente de Arquitetura, Produção e Segurança de Informação de Tecnologia da Brasilprev, empresa líder e especialista em previdência privada no Brasil.
Formado em Ciência da Computação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Maurício tem 28 anos de experiência na indústria de tecnologia, principalmente no segmento financeiro.
Com vasta expertise em Arquitetura de TI, foi peça-chave de diversos processos de definição e implementação de novas tecnologias em grandes empresas, tendo exercido gerenciamento de equipe também fora do país, como nos EUA, Canadá, Argentina, Panamá e México.
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Clube Porto tem novos parceiros e oferece ainda mais benefícios a clientes Porto Seguro
O Clube Porto (www.clubeportoseguro.com.br), site de benefícios e descontos especiais para clientes e segurados Porto Seguro, adicionou novos parceiros a sua lista visando a trazer ainda mais vantagens. O site, que já conta com diversos parceiros que oferecem até 50% de desconto na compra de produtos e contratação de serviços, agora também disponibiliza ofertas exclusivas da Havanna, loja virtual de alfajores argentinos, Blue Tree Hotels, Sony e Meu Móvel de Madeira.
O portal funciona como uma vitrine de benefícios e ofertas exclusivas aos clientes da carteira da Porto Seguro, com descontos em segmentos como lazer, entretenimento, gastronomia e eletrônicos. O projeto faz parte da estratégia da Porto Seguro em ampliar as vantagens para os clientes, estando cada vez mais presente na vida dele e de sua família.
Selecionados cuidadosamente, os parceiros oferecem privilégios ao dia a dia dos clientes. A Havanna, por exemplo, está com uma oferta de 15% de desconto em seus itens, assim como a Sony, que oferece a mesma vantagem em eletrônicos. Já a Blue Tree Hotels disponibiliza 10% de desconto em hospedagens para clientes da companhia e a Meu Móvel de Madeira o mesmo desconto em seus móveis e artigos de decoração. Além desses, a lista de parceiros conta com diversos estabelecimentos como Adidas, Saraiva, Nespresso, Extra, Fast Shop, Hammer, Natura.
Para usufruir dos benefícios é preciso que o cliente ou segurado se cadastre por meio do site. Após realizar o cadastro, basta selecionar as ofertas desejadas e apresentar o voucher no parceiro escolhido. No caso da loja online, devem ser observadas as instruções de resgate de acordo com a loja escolhida.
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Presidente da CNseg destaca resiliência do mercado
No evento realizado nesta segunda-feira, 25 de abril, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, recebeu do presidente do CVG-RJ, Marcello Hollanda, e do primeiro presidente da entidade, Minas Mardirossian, o título de sócio honorário do CVG-RJ. Além dele, outros dois importantes representantes de entidades receberam o mesmo título: Roberto Santos, presidente do Sindseg-RJ/ES, e Robert Bittar, presidente da Escola Nacional de Seguros.
Ao abrir a programação, o presidente do CVG-RJ, Marcello Hollanda, destacou que “a palestra do líder da CNseg, Marcio Coriolano, ‘O atual cenário e as perspectivas do mercado de seguros’, faz parte das atividades comemorativas dos 50 anos do Clube, além de ser uma oportunidade única de incorporar os conhecimentos e a experiência de um profissional do porte de Coriolano”.
Em sua palestra, o líder da CNseg apontou uma característica fundamental que permitiu ao setor continuar crescendo apesar da crise econômica: sua solvência equiparada ao de países de primeiro mundo. “Embora digam que o Brasil ainda está ingressando no nível de solvência II, o nível I já basta para dar o conforto que as famílias e empresas merecem, e isso já é uma grande garantia”, disse. Para se ter uma ideia, enquanto os seguros cresceram 11,8% em 2015, o setor industrial recuou 8,3%, a produção de bens de consumo duráveis caiu 18,7% e a de veículos novos, 22,8%.
O executivo, que é economista, explicou que o mercado segurador é pró-cíclico, estando intrinsecamente vinculado à conjuntura econômica em que está inserido. “Nossa atividade é movida pela renda da população, pelas grandes empresas e pelo emprego. A política econômica dos últimos 15 anos desconcentrou a atividade econômica e a renda, elevando o salário médio, e muitos consumidores passaram a comprar seguros. Além disso, dos 45 milhões de pessoas cobertas por planos de saúde, 76% são de empresas que contrataram o seguro para seus funcionários”, informou.
De acordo com o presidente da CNseg, entretanto, “há um pequeno delay entre o ciclo econômico e o de seguros”, o que permitiu que os efeitos da instabilidade só começassem a ser sentidos em 2015. “A crise econômica do ano passado foi uma enorme janela de oportunidades, e as pequenas e médias empresas foram as que mais cresceram. Os 37 bilhões a mais em prêmios em relação a 2014 foram sustentados, principalmente, pela saúde suplementar e pela previdência, mas outros segmentos também mantiveram sua arrecadação”, esclarece, e completa: “outro fato interessante é que as provisões técnicas cresceram mais que os prêmios, aumentando 12,3%, o que nos comprova, mais uma vez, a resiliência do setor”.
Traduzindo o mercado em números, o executivo lembrou que atuam hoje 115 seguradoras, 128 resseguradoras cadastradas, 1.173 operadoras de saúde suplementar, 17 sociedades de capitalização, 23 EAPC, 60.077 corretores pessoa física e 33.542 corretores pessoa jurídica, 26 corretoras de resseguro, num total de 203 mil empregos gerados. Sobre os corretores de seguros, ele frisou a importância de sua consultoria em um momento em que o consumidor está fragilizado financeiramente e precisa, mais do que nunca, escolher o produto mais adequado ao seu perfil.
Coriolano finalizou sua palestra afirmando que, nos próximos anos, o mercado deverá trabalhar com cinco requisitos para uma nova jornada: a estabilidade regulatória, a regulação contra cíclica, a redução dos custos de observância, a ampliação dos canais de acesso ao consumidor e o aperfeiçoamento da comunicação com foco na educação em seguros. Entre esses aspectos, o último ganhou destaque: “A expressão educação financeira é vaga demais para o nosso setor. O cliente não precisa aprender apenas a fazer cálculos ou abrir uma conta em banco; ele precisa saber o que é mutualismo, por exemplo, e outros fundamentos básicos que não são do conhecimento de todos”, orientou.
Coube ao primeiro presidente do CVG-RJ, Minas Mardirossian, fazer a saudação ao homenageado, enaltecendo as suas qualidades pessoais e profissionais. Segundo o consultor, trata-se de “um gentleman, que, ao longo das nossas atividades em seguradoras concorrentes, Jamais feriu regras éticas ou de trabalho”. A apresentação do convidado e da cerimônia, que reuniu vários líderes do mercado, ficou sob a responsabilidade do vice-presidente, Carlos Ivo, e do diretor social, Isaque Farizel. Estiveram presentes também os presidentes do CVG-PR, David Novloski; do CVG-ES, Antonio Santa Catarina e do CSP-MG, João Paulo Moreira de Mello.
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Impacto do Cenário Econômico do Brasil no pós-impeachment é tema na JPR’2016
A Jornada Paulista de Radiologia (JPR), maior congresso de diagnóstico por imagem da América Latina e um dos quatro maiores eventos de radiologia do mundo, será realizada entre os dias 28 de abril e 1º de maio, no Transamérica Expo Center, localizado na Av. Dr. Mário Villas Boas Rodrigues, 387, Santo Amaro, São Paulo. Entre as atividades da programação, está a palestra “O Cenário Econômico do Brasil no pós-impeachment”, que será ministrada por Zeina Latif, doutora em Economia pela Universidade de São Paulo (USP) e economista-chefe da XP Investimentos, dia 30 de abril, sábado, a partir das 12h45.
A JPR, em parceria com a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica (Abramed), promoverá encontro de grande interesse em virtude do delicado momento pelo qual passa o Brasil. “O setor de diagnósticos e o setor de saúde como um todo, em conjunto com os demais setores econômicos brasileiros, estão muito atentos aos acontecimentos políticos e econômicos no país. A Abramed, juntamente com as entidades parceiras, como a Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico por Imagem (SPR), busca sempre promover o desenvolvimento da qualidade na prestação de serviços e da sustentabilidade do setor de diagnósticos”, comenta Claudia Cohn, presidente da Abramed.
Na programação da JPR estão salas de aula com cursos práticos e conjuntos, sessão de Interpretação de Imagens, lançamentos de livros, expositores das principais empresas do mercado e ainda aprimoramento e integração entre os profissionais que atuam na área. O evento, que é promovido pela Sociedade Paulista de Radiologia e Diagnóstico de Imagem (SPR), está na 46ª edição e contará também com profissionais de destaque do Brasil e em âmbito internacional, com estimativa de público de mais de 15 mil pessoas.

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