SEG NOTÍCIAS – Capitalização distribui R$ 135 milhões em prêmios no primeiro bimestre

178

As 17 empresas que integram a Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) distribuíram juntas, até o mês de fevereiro, mais de R$ 135 milhões em prêmios para clientes de títulos de capitalização de todo o Brasil. O montante representa um crescimento de 47,2% em relação ao mesmo período de 2015 e equivale à entrega de R$ 5 milhões em prêmios por dia útil do período.
A receita global do segmento registrou um crescimento de 3,4% em relação ao primeiro bimestre de 2015, alcançando R$ 3,072 bilhões. O volume das reservas técnicas – valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos – também cresceu, alcançando R$ 30,5 milhões, avanço de 1,7%. O montante de resgates no período foi de R$ 3,007 bilhões, valor 23,1% superior ao registrado no mesmo período do ano passado.
Ao avaliar uma retomada do crescimento das receitas e das reservas, mesmo em meio ao período de instabilidade, o presidente da FenaCap, Marco Antonio Barros, diz que o fato reforça a tese de que as pessoas estão buscando formar reservas e manter as suas economias guardadas por mais tempo, para fazer frente a possíveis emergências financeiras.
“Além de contribuir para a formação de uma reserva os títulos de capitalização ainda oferecem a chance de o cliente ser sorteado, o que é um atrativo adicional indiscutível, pois trata-se da possibilidade de multiplicar o valor economizado”, diz Marco Antonio Barros.
.
TJ determina que Rio repasse 12% para Fundo Estadual da Saúde
O juiz Marcelo Martins Evaristo da Silva, da Central de Assessoramento Fazendário do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ), determinou que o Estado do Rio crie uma conta em favor do Fundo Estadual de Saúde (FES) para que seja feito o repasse de 12% da receita arrecadada com impostos. Na decisão, em caráter liminar, foi estipulado que a transferência seja feita até o décimo dia corrido de cada mês, e deverá ser cumprida já no próximo dia 10 de maio.
De acordo com a decisão, foi estabelecido um prazo de 10 dias para que o Estado crie a conta em favor do FES, sob multa diária de R$ 500 em caso de descumprimento. Caso não seja feita a transferência até a data estipulada, o magistrado determinou o bloqueio e o arresto nas contas do estado em favor do Fundo. Também foi decidido que o governador em exercício e os secretários da Fazenda e da Saúde terão que pagar multa de R$ 5 mil por mês se não cumprirem a decisão.
Na ação ajuizada pelo Ministério Público, apenas 6% do repasse para a saúde foi feito no primeiro trimestre deste ano, de acordo com dados da própria Fazenda Estadual (Sefaz), o que prejudica diretamente os dependentes dos serviços de saúde no Estado. Nos autos processuais, foram apresentados documentos que, segundo o MP, evidenciam problemas em unidades de saúde, desde a suspensão do atendimento no Instituto Estadual de Hematologia Artur de Siqueira Cavalcanti (Hemorio), a medicamentos na unidade, além da possibilidade de fechamento do Hospital Universitário Pedro Ernesto.
.
ANS divulga Relatório de Atividades Documento traça perfil de ouvidores de operadoras
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou nesta sexta-feira o Relatório de Atividades 2015 de sua Ouvidoria. A publicação apresenta o detalhamento das manifestações recepcionadas, os resultados do Relatório Estatístico e Analítico (REA) – Ouvidorias 2015, e duas pesquisas inéditas: uma sobre o perfil dos Ouvidores das operadoras e outra de satisfação dos usuários dos canais da Ouvidoria da ANS.
Em 2015, a Ouvidoria da ANS recepcionou 8.979 demandas, dessas 98,3% foram de assuntos pertinentes à ANS e apenas 1,7% não pertinentes. Em relação ao ano anterior houve um aumento de 8,1% no quantitativo geral de demandas.
Grande parte das demandas recepcionadas (7.018) é classificada na categoria não propriamente de Ouvidoria, ou seja, seus assuntos não se relacionam com o desempenho e o processo de trabalho da ANS. A outra parte (1.808) é específica de Ouvidoria e trabalhada diretamente com as áreas pertinentes.
Todas as demandas são respondidas aos seus demandantes, independentemente, de serem próprias ou não de Ouvidoria. A resolubilidade do ano foi de 99,1% e o prazo médio para respostas foi de 3,2 dias.
Desde 2013, a ANS determina que todas as operadoras de planos privados de assistência à saúde possuam ouvidorias próprias ou indique um representante institucional para exercício das atribuições de ouvidor, para o caso das operadoras com número de beneficiários inferior a 20 mil e as operadoras exclusivamente odontológicas com número de beneficiários entre 20 mil e 100 mil.
Além disso, as operadoras são obrigadas a enviar anualmente, à ANS, relatório de todas as manifestações oriundas de seus beneficiários (REA-Ouvidorias). É com base nessas informações que a Ouvidoria da ANS acompanha o trabalho das unidades no que tange à relação consumidor/operadora. O REA-Ouvidorias 2015 (ano base 2014) contou com 94% das operadoras cadastradas cumprindo com suas obrigações de envio de informações.
Essa pesquisa contou com a participação voluntária de 52% dos Ouvidores cujas Ouvidorias se encontram devidamente cadastradas na ANS: a pesquisa mostra que 69,3% são mulheres, sendo a faixa etária predominante, com 38% do total, na idade de 31 a 40 anos, bom nível de escolaridade, em sua maioria com Curso Superior completo sem ou com Pós-graduação de nível de Especialização a Doutorado (80%). Outra informação relevante diz respeito à experiência prévia na função, isto é, a pesquisa mostrou que aproximadamente 68% dos Ouvidores não tinham experiência e, desses, apenas 48% receberam algum tipo de treinamento para exercer a função.
Essa pesquisa teve como objetivo avaliar o grau de satisfação de seus usuários na busca de melhorias na qualidade dos serviços de atendimento à sociedade. O resultado mais relevante dessa pesquisa foi em relação a uma nova utilização dos serviços da Ouvidoria. Aproximadamente 71% dos respondentes relataram que demandariam a ANS novamente.
Segundo o Ouvidor da ANS, Luiz Gustavo Homrich, “as Ouvidorias, sejam públicas ou privadas, têm o objetivo de contribuir para elevar continuamente os padrões de transparência, presteza e segurança das atividades desenvolvidas pelas Instituições. Devem ser o elo entre a sociedade e o Poder Público no tocante aos assuntos relacionados à defesa da cidadania e por princípio, detectar oportunidades para propor melhorias para os serviços prestados e busca constante da eficiência e transparência administrativa”.
Confira o relatório de 2015 completo em www.ans.gov.br/images/stories/A_ANS/Ouvidoria/relatorio_atividades_ouvidoria_2015.pdf.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Debate em São Paulo – O Café com Seguro que abordou o tema “Seguro de Crédito: Presente e Futuro” foi de intenso debate. A primeira a ser abordada foi a Visão da Seguradora, “O Seguro de Crédito permite que as empresas tenham um crescimento sustentável viabilizando a expansão de negócios e diversificação de seus mercados, através da proteção de seus recebíveis. No futuro, em tempos de globalização e congregação cultural, o Seguro de Crédito cada vez mais exercerá papel fundamental no desenvolvimento econômico e social “, explica a palestrante Marcele Lemos, presidente da Coface do Brasil.
A Visão do Corretor foi apresentada pelo palestrante Phillip Krinker, “Como 90% das vendas domésticas e de exportações são realizadas a prazo, e consequentemente a crédito, a demanda pelo seguro de crédito continuará forte no futuro. O corretor de seguros deverá se preparar para essa demanda do seguro de crédito nos próximos anos para poder orientar o seu cliente corretamente na contratação desta modalidade de seguro da mesma forma que ele orienta o seu Segurado nas demais modalidades e ramos de seguros”, relata Krinker.
A terceira a ser debatida foi Visão do Segurado, “Hoje o seguro de crédito é um instrumento que ajuda no fomento às vendas. Tem um papel preponderante de “facilitador de negócios”, possibilitando transações comerciais mais seguras entre as partes. Ajuda ainda a amenizar as relações sempre conflitantes entre financeiro e comercial, muitas vezes sendo percebido como o fiel da balança” afirma Márcia Viana, gerente de Riscos e Seguros da ArcelorMittal Brasil.
A mediação do evento ficou por conta do Pedro Barbato Filho, advogado e radialista. A coordenação dos trabalhos foi do diretor e coordenador da Cátedra de Seguro de Danos: Riscos Financeiros da ANSP e coordenador da Comissão Técnica de Seguros de Crédito Garantia e Fiança Locatícia do Sincor-SP e da Fenacor, o acadêmico Edmur de Almeida e do acadêmico Marcos Lucio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos. A abertura do evento foi realizada pelo diretor da ANSP, acadêmico Rafael Ribeiro do Valle e o segundo-secretário do Sincor-SP, acadêmico Osmar Bertacini.
.
APM promove debate de casos clínicos de psicologia médica
Em 4 de maio, a partir das 20h30, a Associação Paulista de Medicina recebe, em sua sede (Av. Brigadeiro Luís Antônio, 278 – São Paulo), “Discussão de Casos Clínicos”, organizado por Rubens Bergel, presidente do Comitê Científico de Psicologia Médica. O encontro estará pautado sobre a importância da qualidade na relação médico-paciente para o bom andamento dos tratamentos.
“O médico pode se deparar com um caso em que uma situação emocional perturba a boa resposta ao tratamento, e por vezes não localiza a causa que impede a evolução adequada do quadro, no campo exclusivamente orgânico. Esta é uma condição bastante comum e por isso é preciso explorar este universo das relações que permeiam a evolução terapêutica”, explica Rubens.
Segundo o especialista, esta discussão é fundamental, especialmente se o médico sente dificuldade em tratar um paciente que não apresenta resposta favorável. “Esperamos que o profissional possa enxergar, por meio dessa abordagem, os bloqueios emocionais que podem interferir para aquele caso ou outros casos que ele atenda e tenha essa visão global para um melhor prognóstico. O autoconhecimento do profissional é condição necessária sob esta perspectiva”, conclui.
Informações e/ou inscrições pelo telefone (11) 3188-4281 ou o e-mail [email protected].
.
SEGURO CIDADÃO


Campanha de voluntariado – A Liberty Seguros promove sua campanha de voluntariado, o Serve With Liberty, uma iniciativa global da Liberty Mutual que incentiva os funcionários a participar de ações de voluntariado. Entre os dias 18 de abril e 13 de maio, os funcionários da matriz e das filiais de todo o país participam de uma série de atividades promovidas pela companhia.
Entre as iniciativas estão a doação de sangue, que em São Paulo será organizada em parceria com o Hospital Sírio Libanês e acontecerá na matriz da Liberty Seguros. Além disso, os funcionários podem contribuir com itens como alimentos não-perecíveis, roupas, sapatos, livros e recursos da nota fiscal paulista.
Será realizada também uma ação na biblioteca comunitária mantida pela ONG União de Núcleos, Associações dos Moradores de Heliópolis e Região (Unas), que recentemente foi afetada pelas chuvas. Os voluntários realizarão um mutirão para pintura, organização do acervo e uma oficina de leitura para crianças.
Ainda em Heliópolis, acontecerá a iniciativa “Sai Zika”, com a distribuição de flyers para a comunidade, gravação de spots com dicas de prevenção para a rádio comunitária e interação com as crianças.
Já as filiais de todo o país selecionaram uma instituição local e identificaram suas necessidades para definir as ações de voluntariado.
Além de todas as ações promovidas, a companhia convida seus funcionários a compartilhar outras ações que eles já realizam, divulgando suas causas nas redes sociais com a #servewithlibertybr.
“Nossa missão é ajudar as pessoas a viver vidas mais seguras e tranquilas, por isso investimos tempo, recursos e estimulamos os nossos funcionários a colocar em prática, ações transformadoras e que façam diferença na sociedade, como a campanha de voluntariado”, diz Carlos Magnarelli, CEO da Liberty Seguros no Brasil. “Em 2016, o lema da iniciativa é ‘fazer juntos’, que é ao mesmo tempo um convite ao engajamento dos funcionários e uma demonstração do nosso compromisso com o fortalecimento da cultura do voluntariado na companhia”, finaliza.
.
Contagem regressiva de 100 dias para os Jogos Rio 2016 – Nesta quarta, dia 27 de abril, foi celebrado o marco de 100 dias para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Para comemorar a data, o Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial do maior evento esportivo mundial, fará uma homenagem na fanpage “Bradesco Seguros – Rumo aos Jogos Rio 2016” e na página da marca do Facebook, com um post e vídeo temáticos. Os atletas-embaixadores do Grupo Bradesco Seguros, os medalhistas olímpicos Giba e Leila, também participarão da ativação digital.
“O Grupo Bradesco Seguros se orgulha de ser o segurador oficial dos Jogos Rio 2016. Estamos ao lado da torcida brasileira para que seja um momento marcante na história do país e para que nossos atletas subam ao pódio, emocionando a todos com suas conquistas”, diz Alexandre Nogueira, diretor do Grupo Bradesco Seguros.
Além disso, o grupo lançou o filme “Torcendo”, que faz parte da campanha de divulgação da promoção “Vai Brasil… Vai Você”. A iniciativa sorteia, entre clientes da Seguradora, pacotes de experiência olímpica e, ainda, prêmios de R$ 15 mil a cada vez em que o Brasil subir no pódio durante a competição. Ao todo, serão 50 pacotes, com direito a acompanhante, para presenciar o maior evento esportivo mundial.
Bem-humorado, o filme, assinado pela AlmapBBDO, brinca com as diferentes formas de torcer pelas modalidades esportivas dos Jogos Rio 2016. Ao lado do pai, um garoto assiste a uma partida de futebol e grita “chuta, chuta”. Depois, em um jogo de basquete, entoa “arremessa, arremessa”. Numa competição de remo: “rema, rema”. E quando o evento é de pentatlo moderno? “Moderniza, moderniza”, brada, sem titubear, o jovem torcedor. A produção será veiculada principalmente em mídia on line e TV Fechada.
Para participar da promoção, é necessário efetuar o cadastro no Clube de Vantagens Bradesco Seguros até 26 de junho e para o prêmio final de R$ 15 mil, até 31 de julho. Podem participar da promoção clientes Bradesco Seguros com apólices individuais e CPF ativo. Os produtos participantes são dos segmentos Auto, Capitalização, Dental, Equipamentos, Fiança Locatícia, Náutico, Previdência, Residencial, Saúde, Vida e Cartão de Crédito Bradesco Seguros (Internacional, Gold e Platinum da bandeira Visa).
Cada produto dá direito a um número da sorte para concorrer aos prêmios. No caso dos segmentos de Capitalização e Previdência, o segurado poderá ganhar números extras de acordo com o saldo. Os sorteios estão atrelados à extração da Loteria Federal. Já os prêmios de R$ 15 mil serão pagos de acordo com a quantidade de vezes em que o Brasil subir ao pódio durante os Jogos Olímpicos Rio 2016. O sorteado receberá o valor em certificado de barras de ouro. O sorteio final será realizado no próximo dia 24 de agosto.
.
ENDOSSANDO


CCS-SP promoverá almoço com a presença da Diretoria Comercial da Porto Seguro
No dia 3 de maio, o Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) receberá em seu tradicional almoço os diretores da área Comercial da Porto Seguro Eva Miguel e Rivaldo Leite. Na ocasião, eles apresentarão o tema “Cross selling na carteira do corretor de seguros e fidelização do cliente”.
O evento será realizado a partir das 12h no Restaurante do Circolo Italiano (Av. Ipiranga, nº 344, 1º andar – Centro – SP). Inscrições e informações pelo e-mail: [email protected] ou telefone (11) 3104-0416.
.
Chubb realiza coquetel em Curitiba
A Chubb realizou no último dia 27 de abril, em Curitiba, um evento para celebrar a sua nova marca. Na oportunidade, corretores de seguros e parceiros de negócios estiveram presentes no Espaço Taboo, local escolhido para o encontro. Os convidados foram recebidos pelos principais executivos da Chubb, entre eles Antônio Trindade, presidente da companhia no Brasil.
Trindade afirmou, na ocasião, que o evento é uma oportunidade de reunir os parceiros e apresentar a nova Chubb, que nasce com um DNA compartilhado que se baseia em três premissas fundamentais: subscrição, atendimento e execução superiores. “Juntos, estes três valores se traduzem em habilidade técnica superior em seguros”, complementou o executivo.
O presidente da Chubb ainda ressaltou a importância de todos os que têm participado previamente deste processo de integração e, principalmente, a contribuição constante dos corretores e centrais de negócios que representam parcerias imprescindíveis para o crescimento e sucesso da corporação.
.
Unimed ABC completa 45 anos como referência na região e expande atuação
Tradicional nas sete cidades, a Unimed ABC completa, em 2016, 45 anos de sucesso, solidez e credibilidade na região. Fundada em 13 de maio de 1971, a cooperativa mantém seu foco no atendimento de alto nível e possui estrutura com 10 unidades em sua rede própria, incluindo hospital e centros especializados de atendimento. Além de manter sua qualidade, a empresa faz planos para o futuro.
Segundo Rosângela Orlandi, gerente de Atendimento da Cooperativa de Saúde, o crescimento sólido e gradativo ao longo desses anos permitiu que não só a empresa, mas todo o seu entorno, prosperasse. Hoje são mais de 106 mil vidas atendidas, incluindo planos particulares, empresariais e as famílias dos colaboradores. “Chegar aos 45 anos atuando em busca de aprimorar sua qualidade e com o devido respeito ao seu consumidor é fator de comemoração”, comenta.
No total, a rede conta com um hospital, três unidades de pronto atendimento adulto e infantil, três centros médicos com especialidades diversas, uma clínica ortopédica, um centro de oncologia e o espaço Viver Bem, voltado para medicina preventiva. Essas unidades, juntas, recebem mais de 5 mil agendamentos de consultas por mês.
Através do cooperativismo, a Unimed ABC encontrou a melhor forma de oferecer atendimento de alto nível, priorizando o relacionamento entre médicos e pacientes, organizando e difundindo um único sistema integrado de assistência médica em âmbito nacional. “A marca se desenvolveu como um sinônimo de qualidade. Trabalhamos com o intuito de demonstrar a vinculação à qualidade de vida e aos hábitos saudáveis, sempre proporcionando saúde”, ressalta Rosângela.
Fundamentada nos alicerces do cooperativismo, com ética e responsabilidade social, a cooperativa também incentiva projetos de apoio à sustentabilidade ambiental originados na região, além de atividades das Associações Paulistas de Medicina, ações sociais e projetos de instituições locais.
Ao comemorar seu aniversário, a empresa vai em busca de novos desafios, como o lançamento de novos produtos, o aperfeiçoamento de processos e gestão, além da ampliação do Hospital Unimed, focando sempre na qualidade do atendimento ao beneficiário, que tem sido e sempre será o objetivo principal da cooperativa de saúde.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui