SEG NOTÍCIAS – Crise financeira e má gestão da Unimed-Rio serão temas de audiência na Câmara

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Preocupado com a má gestão administrativa na cooperativa Unimed-Rio, uma das maiores do Brasil, com cerca de um milhão de usuários, o 1º vice-presidente da Comissão de Seguridade Social e Família (CSSF), deputado Hiran Gonçalves (PP-RR), está à frente de uma audiência pública que vai debater, no próximo dia 30, “A Crise financeira da Unimed – Rio de Janeiro”. A audiência, que também servirá para discutir o prolongamento do Regime de Direção Fiscal concedida pela ANS, acontecerá às 14h30, no Plenário 7 do Anexo 2 da Câmara dos Deputados.
A Unimed-Rio está sob intervenção da ANS e o Regime de Direção Fiscal de um ano foi prorrogado por 12 meses, até que os relatórios finais sejam concluídos. Na avaliação do deputado Hiran Gonçalves, com o prolongamento da Direção Fiscal e a demora na conclusão dos relatórios, fica comprometida a prestação de serviço para a população e para os clientes do plano, que necessitam de um atendimento eficaz. Segundo ele, também existe a possibilidade de que parte dos cerca de um milhão de usuários da cooperativa migre para o Sistema Único de Saúde (SUS), caso a Unimed-Rio cogite interromper o atendimento.
“O Regime de Direção Fiscal ocorre quando uma operadora de saúde suplementar fica sob acompanhamento da ANS, em decorrência de anormalidades graves de natureza administrativa ou financeira que ponham em risco a continuidade ou a qualidade do atendimento à saúde, como vem ocorrendo na Unimed-Rio”, explica o parlamentar.
Estão convidados para o debate o diretor-presidente da ANS, José Carlos de Souza Abrahão; o membro do Conselho Provisório da Unimed-Rio Antônio Romeu Scofano Junior; o presidente do Conselho Fiscal da Unimed-Rio, Claudio Sales; o médico cooperado Unimed-Rio, Júlio Cesar Thomé; e o médico cooperado da Unimed-Rio professor Israel Rozenberg.
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Roubo de cargas no Brasil causa prejuízos de mais de R$ 2 bi
Dados do último levantamento feito pela Associação Nacional do Transporte de Cargas & Logística (NTC&Logística), com base em informações das secretarias de Segurança dos estados, empresas do mercado segurador, gerenciadoras de riscos e transportadoras mostram que nos últimos quatro anos, o aumento de roubo de cargas no Brasil foi de 42% e, só nos últimos dois anos, houve um prejuízo acumulado de R$ 2 bilhões.
O ambiente é “fértil” para a proliferação do roubo e furto de cargas, em razão da situação econômica do país. Produtos alimentícios, cigarros, confecções e eletroeletrônicos estão entre os alvos dos ladrões, pois são comercializados no varejo, devido à fácil distribuição e a difícil identificação de origem. Além disso, outros produtos, como de higiene e limpeza, passaram a integrar a lista dos mais visados pelas quadrilhas.
De acordo com Cyro Buonavoglia, presidente da Buonny, o abastecimento fica mais oneroso e ofertas de produtos roubados como parte dos valores subsidiados pelo crime se transformam em ofertas atraentes para o comércio. Além disso, a falta de estrutura da segurança pública e penalidades brandas na legislação contribuem para o aumento dos índices de perdas.
Hoje, conforme explica Cyro, os roubos estão concentrados principalmente em São Paulo e Rio de Janeiro, considerando tanto a área urbana quanto as rodovias. As rodovias Anhanguera (recordista em incidências), Presidente Dutra e Castello Branco estão no topo da lista de ocorrências. A Região Sudeste detém um pouco mais de 81% dos roubos no país, contidos nessa região; São Paulo e Rio de Janeiro aparecem com quase 75%.
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Projeto destina parte de multas de trânsito para campanhas contra uso de celular
De autoria do deputado Luiz Lauro Filho (PSB-SP), o projeto altera o Código de Trânsito Brasileiro (Lei 9.503/97). Hoje o código já determina que a receita arrecadada com a cobrança das multas de trânsito seja aplicada, exclusivamente, em sinalização, engenharia de tráfego, de campo, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
Pela lei, 5% do valor das multas de trânsito arrecadadas é depositado, mensalmente, na conta do Fundo Nacional de Segurança e Educação de Trânsito. O projeto determina que a décima parte desse valor seja aplicada em campanhas educativas de combate aos acidentes causados por situações de imprudência, visando desestimular o uso de aparelhos eletroeletrônicos, celulares ou similares ao volante.
O autor da proposta ressalta que 98% dos acidentes de trânsito são causados por algum tipo de erro ou negligência humana. “Dados do Dpvat estimam em cerca de 1,3 milhão o número de acidentes relacionados ao uso do celular registrados por ano”, contabiliza o deputado.
“Embora exista a previsão de multa para quem for flagrado usando o celular ao volante, essa punição não tem sido suficiente para diminuir as ocorrências, deixando clara a necessidade de se investir em campanhas educativas”, salienta Luiz Lauro.
De caráter conclusivo, a proposta será analisada pelas comissões de Viação e Transportes; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Palestra sobre RCP para engenheiros A Chubb realiza palestra sobre Responsabilidade Civil Profissional (RCP) para Engenheiros nesta sexta-feira, em Salvador, no evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia da Bahia (Ibape-BA). A apresentação será realizada por Anderson Rehem, Gerente de D&O e E&O da Chubb. O executivo vai explicar o seguro, bem como detalhar o seu funcionamento e prazos, diferenciais Chubb, entre outros tópicos.
O seguro de RCP, também conhecido por  Errors and Omissions (E&O), protege o segurado caso seja obrigado judicialmente a reparar danos causados a terceiros por erros cometidos na prestação de seus serviços. “Em especial, as coberturas do seguro de RCP para engenheiros devem também abranger os riscos específicos da atividade”, explica Anderson. Segundo o executivo, nesse segmento profissional, vários tipos de erros podem ser cometidos de forma involuntária durante a elaboração de cálculos matemáticos, fórmulas químicas, especificações de materiais, desenhos geométricos, concepção de projeto, etc.
De acordo com ele, prestadores de serviços, de uma forma geral, estão expostos a vários riscos porque o consumidor exige um padrão de excelência cada vez maior em termos de qualidade e entrega, valendo-se de uma legislação muito severa quando vai à justiça em busca de seus direitos. “A Chubb é líder no segmento de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional do Brasil porque soube antever esta mudança de comportamento e se especializou na oferta de soluções sob medida para cada prestador de serviço”, conclui.
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SEGURO CIDADÃO


Dicas para contratar a melhor opção plano empresarial Em tempos de crise, a retenção de talentos e a produtividade são palavras de ordem nas empresas. Diante de tal realidade, o oferecimento de um plano de saúde que atenda às necessidades do corpo de colaboradores surge como diferencial estratégico. Segundo pesquisa recente realizada pela Catho, consultoria de recrutamento, cerca de 74,6% dos trabalhadores brasileiros elencam o benefício como o mais importante, superando até a possibilidade de participação nos lucros.

No entanto, muitas empresas penam para encontrar um plano de saúde que agrade os funcionários e que não impacte o orçamento de organização. Marcelo Alves, especialista em planos de saúde e seguros no país e diretor da Célebre Corretora, listou algumas dicas que, certamente, irão auxiliar na escolha do plano ideal para o perfil da empresa e colaboradores. Confira:
De acordo com o especialista, coletar dados dos colaboradores, como, por exemplo, sexo, idade, local de moradia, entre outras variáveis, é o primeiro passo a ser dado para uma empresa que está a vias de contratar ou até mesmo de trocar o plano de saúde empresarial. “O levantamento fornecerá todo o embasamento para a escolha do melhor produto para as respectivas necessidades e demandas do corpo de colaboradores da organização”, pontua.
No caso de uma empresa que possua um quadro funcional heterogêneo, Alves orienta que a companhia ofereça diferentes tipos de coberturas. “Se a organização conta com executivos que viajam com frequência a trabalho, é necessária a contratação de um plano com abrangência nacional para esse grupo específico. No entanto, o mesmo não é necessário para o restante do quadro de funcionários que não realizam viagens de negócios”, exemplifica.
Ao contrário dos planos individuais, os empresariais não possuem o reajuste regulado pela ANS. Os mesmos ocorrem uma vez ao ano e são calculados de acordo com a inflação dos itens médicos e do índice de sinistralidade, que medem o grau de utilização do plano e servem para calcular o percentual de reajuste das mensalidades do benefício. “No momento da contratação, é realizada uma meta de sinistralidade. Se o índice real ficar muito acima do que foi estabelecido, o reajuste será calculado somando a inflação mais o que ficou excedido da meta”, explica o especialista.
O diretor da Célebre Corretora lembra que nos planos coletivos empresariais com 30 participantes ou mais, a exigência do cumprimento de carência não é permitida. “Se o número for inferior a 30 pessoas, será exigido cumprimento de carência de acordo com os prazos máximos estabelecidos pela ANS”, informa.
O uso consciente do plano é a chave para evitar o aumento da sinistralidade e, consequentemente, o encarecimento do valor pago pelo plano no ano seguinte. “O que mais onera os planos é a realização de consultas e exames desnecessários. É preciso deixar isso bem claro, uma vez que o aumento é algo que impactará a todos e não apenas aqueles que fizeram o uso do plano em demasia”, orienta Alves.
Coparticipação é um mecanismo no qual o empregado assume o pagamento de uma parte do valor da consulta ou do procedimento a ser realizado. “É uma maneira de conter custos sem alterar a rede ou o padrão de atendimento. Além disso, o mecanismo funciona como um moderador de uso, evitando o excesso de utilização indevida pelo segurado”, pontua.
Além de campanhas para a utilização consciente do plano, logo após contratar o benefício empresarial, Alves ressalta que vale a pena investir em medidas preventivas, que tenham como mote a promoção da qualidade de vida e da saúde dos funcionários. “Adotar programas de nutrição saudável e de prevenção de DSTs, promover programas para ajudar os colaboradores a abandonar o consumo do cigarro, são alguns exemplos de ações. No médio e longo prazo, são medidas que reduzem a utilização do plano de saúde e, consequentemente, seu custo”, destaca Alves. No entanto, de acordo com o executivo, apenas uma parcela pequena das empresas faz algo neste sentido. “A maioria das companhias não tem nenhum programa estruturado na área e estão mais expostas ao crescimento dos gastos com saúde e os impactos negativos deste benefício em seus resultados. O foco tem que estar na saúde e não na doença”, finaliza o especialista.
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Campanha desmistifica planos de saúde e convida ao diálogo com operadoras
“Plano de saúde sem dúvida. Conversando a gente se entende”. Esse é o foco da campanha publicitária que a Unimed, líder do mercado brasileiro de medicina suplementar, vai veicular nos próximos 12 meses. “Não vamos fazer uma campanha para a operadora ou para a marca, e sim um conjunto de ações de agenda positiva para ressaltar a importância da saúde privada”, explica Mohamad Akl, presidente da Central Nacional Unimed.
Por 30 dias, serão divulgados spots na Rádio Bandnews, com esclarecimentos sobre temas relevantes dos planos de saúde. Além disso, a agenda positiva terá um hotsite interativo (www.planodesaudesemduvida.com.br), com informações e respostas às dúvidas recebidas pela operadora; banners e vídeos em sites e redes sociais.
A campanha é uma iniciativa da Central Nacional Unimed, apoiada pelo Sistema Unimed, com dois objetivos principais: “Queremos levar informações relevantes sobre plano de saúde para toda população e evidenciar a sustentabilidade do negócio que, assim como qualquer outro, precisa de resultados positivos para se manter em atividade”, salienta Luiz Paulo Tostes, diretor de Marketing, Mercado e Comunicação da operadora.
Um dos fatos que motivaram a decisão de convidar os brasileiros a conhecer melhor o funcionamento da saúde suplementar foi a judicialização da medicina. Na Central Nacional Unimed, seis em cada 10 liminares envolvendo órteses, próteses e materiais especiais (OPME) chegam antes mesmo do pedido médico. Em muitos casos, a imprensa também é procurada antes da operadora, sobretudo quando o usuário desconhece o que foi contratado.
“É urgente esclarecer as dúvidas mais frequentes de quem já tenha plano de saúde ou pretenda adquiri-lo. A campanha também é um estímulo ao diálogo, pois temos certeza de que conversando a gente se entende, minimizando conflitos gerados por confusões ou desconhecimento do que está definido nos contratos”, observa Mohamad Akl.
A abordagem da campanha é bem didática e direta. Como há muitos mitos sobre planos de saúde, que são avaliados como se fossem serviços públicos, as peças recorrem a comparações com outros produtos consumidos pelos brasileiros.
Na compra de um celular, por exemplo, o consumidor avalia, dentre outras coisas, se é 4G, duração da bateria, número de megapixels da câmera fotográfica, resistência a quedas, recurso para autoselfie (fotografia do próprio usuário). Em função dessas características, o aparelho será mais ou menos caro.
A mensalidade de um plano de saúde também varia de acordo com os recursos da rede credenciada (como hospitais e laboratórios), enfermaria ou apartamento (acomodação em quarto coletivo ou individual), abrangência (local, regional ou nacional). Todos os planos atendem ao Rol de Procedimentos e Eventos em Saúde, que é atualizado bienalmente, pela ANS.
Outro exemplo para comparação: o comprador de um automóvel considera questões como potência do motor, consumo de combustível, itens de segurança, ar-condicionado, design, acessórios etc. Um carro de luxo, portanto, é bem mais caro do que um modelo popular.
Na saúde suplementar isso também ocorre. Serviços como coleta domiciliar para exames, atendimento on-line 24 horas, reembolso de despesas, check-up executivo e acesso a hospitais de primeira linha fazem parte de pacotes com mensalidades mais caras.
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Nova Central de Relacionamento em Franca O Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre inaugura oficialmente as novas instalações da Central de Relacionamento com o cliente na cidade de Franca (SP). Em operação desde dezembro de 2014 em um edifício localizado no Parque Francal, a central de relacionamento do Grupo recebeu em agosto deste ano os cerca de 1.000 colaboradores que passam a ocupar, definitivamente, as novas instalações, construídas sob medida no bairro Chácara Santo Antônio.
“Acreditamos no potencial do mercado segurador e no nosso crescimento orgânico nos próximos anos. Com essa visão de futuro, investimos R$ 14 milhões em infraestrutura, tecnologia e integração dos sistemas e alcançamos resultados excelentes, com uma estrutura de atendimento ao cliente ainda mais sólida, moderna e inovadora, responsável pela geração de empregos e pelo fortalecimento da economia local”, afirma Roberto Barroso, presidente do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre nas áreas de Pessoas, Rural e Habitacional.
O novo call center está localizado na Rua Roza Gonzales Meneghetti, nº 2501, em uma área total de 21.586 mil m². Com capacidade para receber 130 mil ligações por mês – o que representa 30% de todo o volume de atendimento do BB e Mapfre -, o novo site possui 550 pontos de atendimento (PAs) e deve atender, por ano, 1,5 milhão de pessoas com serviços de assistência 24 horas, SAC, aviso e acompanhamento de sinistros dos clientes, além de venda e renovação de seguros.
“Trata-se de uma operação estratégica para a companhia, abastecida com tecnologia de ponta e treinamento constante dos profissionais para aprimoramento dos processos e relacionamento com o cliente”, explica Mauricio Galian, diretor geral de TI, Operações e Pós-Venda.
Para o atendimento dessa operação, o Grupo realizou a contratação de quase 1 mil colaboradores que atuam nas posições de coordenador e supervisor de Operação e Qualidade, assistente de Atendimento e monitor nas áreas de Planejamento e Atendimento. Todos os profissionais da Central de Relacionamento de Franca passaram por treinamentos antes de começar a operar. Considerando a complexidade de alguns atendimentos e os detalhes de seguros o Grupo investiu mais de 8.500 horas de treinamento para garantir alta performance de todo o seu time de profissionais.
distribuição multicanal.
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Liberty Seguros apresenta coberturas e assistências com bom humor na internet
A Liberty Seguros lançou a série de vídeos #DeuRuim, que aborda com bom humor as situações nas quais os segurados podem contar com a seguradora. A campanha também marca o investimento da seguradora na comunicação de produtos com este tipo de linguagem em mídias online.
Ao todo, são seis vídeos de 15 segundos que apresentam coberturas e assistências oferecidas para os clientes dos seguros de Auto, Vida e Residência da Liberty Seguros. Da higienização do automóvel em caso de enchente até o descarte responsável de móveis, passando pela assistência de personal fitness, os vídeos terminam lembrando aos segurados que com a Liberty Seguros #estatudobem.
“As pessoas estão cada vez mais conectadas e por isso temos investido muito na comunicação online com os clientes. E a série #DeuRuim segue a linha da nossa campanha #EstaTudoBem, que destaca a disposição da Liberty Seguros em atender e resolver de forma descomplicada os problemas enfrentados pelos segurados”, diz Etienne Gonçalves, gerente de Experiência Digital e Clientes da Liberty Seguros.
A campanha foi criada pela Cubocc, com produção da Santa Transmedia, e será veiculada em mídias digitais.
“Muitas pessoas desconhecem muitos dos benefícios extras oferecidos pela seguradora quando adquirem um produto da Liberty Seguros”, diz Marcelo Diniz, conceptor da Cubocc. “O projeto tem o objetivo de deixar claro esses benefícios de forma rápida, leve e bem-humorada”, finaliza.
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Conarh O Grupo OdontoPrev esteve presente na 42ª edição do maior congresso de gestão de pessoas da América Latina, o Conarh. O evento aconteceu até ontem, dia 18, no Transamérica Expo Center, em São Paulo, reunindo mais de 20 mil participantes entre congressistas e visitantes.
Com o tema “Gestão que inspira, pessoas que conquistam”, que direcionou o evento, a OdontoPrev visou a valorizar a ação da área de Recursos Humanos, tão importante para as companhias e organizações do país. Ainda, para o Grupo, é mais uma oportunidade de mostrar a importância dos planos odontológicos como diferencial competitivo para as empresas.
A presença da companhia por mais um ano no Conarh simboliza uma oportunidade de estreitar e fortalecer o relacionamento com os seus clientes e proporciona a integração com os gestores de RH.
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Demanda por cirurgia plástica no HCor aumenta em até 50% no inverno
O inverno termina em setembro, mas a corrida às cirurgias plásticas continua. No frio, estas operações aumentam em 50% no Hospital do Coração (HCor). A cirurgia plástica estética ainda é a mais comum, mas a cirurgia reparadora teve um aumento importante. As cirurgias mais procuradas pelas mulheres são as de contorno corporal, como a colocação de implantes mamários, lipoaspiração, abdominoplastia e cirurgias redutoras de mama. Já os homens, acima dos 40 anos, procuram por procedimentos na face, pálpebras, lipoaspiração e abdominoplastia.
De acordo com levantamento realizado pelo Serviço de Cirurgia Plástica do HCor, em 2013 foram realizados 105 procedimentos. Deste total, 88% eram do sexo feminino e 12% do sexo masculino, na faixa etária de 31 a 40 anos (30%), 51 a 60 anos (21%), 41 a 50 anos (20%) e 21 a 30 anos (10%). Os procedimentos mais realizados foram lipoaspiração (22%), implantes mamários (17%) e abdominoplastia (15%). Em 2014 foram operados 135 pacientes, sendo 80% do sexo feminino e 20% do sexo masculino, na faixa etária de 31 a 40 anos (25%), 41 a 50 anos (20%), 51 a 60 anos (16%) e 21 a 30 anos (11%). As cirurgias mais procuradas foram lipoaspiração (21%), mamoplastia (13%), implante mamário (12%) e abdominoplastia (11%).
Em 2015, o Serviço de Cirurgia Plástica registrou um volume de 123 cirurgias, dos quais 81% eram do sexo feminino e 19% do sexo masculino, na faixa etária de 31 a 40 anos (26%), 41 a 50 anos (19%), 51 a 60 anos (18%) e 21 a 30 anos (17%), sendo os implantes mamários o procedimento mais procurado (21%), seguido por lipoaspiração (14%), mamoplastia (11%) e abdominoplastia (10%). Já neste ano, de janeiro a julho, os procedimentos mais realizados no ranking das cirurgias plásticas foram implantes mamários, mamoplastia, lipoaspiração e rinoplastia no sexo feminino (78%) e no sexo masculino (22%).
Segundo o cirurgião plástico e coordenador do Serviço de Cirurgia Plástica do HCor, Eduardo Lintz, realizar uma cirurgia plástica no inverno pode trazer inúmeros benefícios estéticos e de saúde ao paciente. “Os dias frios ajudam a diminuir o inchaço, facilitam o uso das roupas e cintas modeladoras no período de recuperação, além de contribuir para um bom processo de cicatrização. Devido a esses fatores positivos, o número de cirurgias plásticas realizadas no HCor, entre os meses de abril e agosto, aumenta em mais de 50%”.
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HAPPY HOUR


“Meia-idade é quando já se conheceu tanta gente, que cada pessoa que se conhece lembra alguém.”
Ogden Nash

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