SEG NOTÍCIAS – Desempenho do segmento de capitalização no primeiro trimestre de 2016

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O segmento de capitalização no país registrou no primeiro trimestre de 2016 um crescimento de 39,2% na distribuição de prêmios em relação a igual período do ano anterior, alcançando R$ 315 milhões, entregues a clientes sorteados de todo país. O valor corresponde ao pagamento de R$ 5,1 milhões em prêmios por dia útil nos três primeiros meses do ano.
“O título de capitalização está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja como solução para a conquista da disciplina financeira, para garantia locatícia, para o exercício da filantropia ou para incremento de outros segmentos econômicos”, comenta Marco Antonio Barros, presidente da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).
Com relação ao faturamento, o segmento registrou crescimento de 0,9% sobre o primeiro trimestre de 2015, atingindo um montante de R$ 4,8 bilhões. O volume de provisões técnicas – valores acumulados pelos clientes e que serão resgatados ao fim do prazo de vigência dos títulos – também apresentou aumento de 0,5%, ultrapassando os R$ 30 bilhões. Os resgates pagos alcançaram R$ 4,7 bilhões nos três primeiros meses do ano, o que corresponde a um crescimento de 21,84% em relação ao mesmo período do ano passado.
Em função dos avanços e dos investimentos tecnológicos, cada vez mais a Capitalização se consolida como uma plataforma capaz de gerar produtos e soluções variadas, à semelhança das modernas plataformas da indústria automobilística, que produzem diversos modelos a partir de uma única base.
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Abrapp: servidor público é beneficiado com adesão a previdência complementar fechada
O presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp), José Ribeiro Pena Neto, garante que adesão de servidores públicos aos planos de previdência complementar oferecidos aos participantes deve continuar a ser voluntária. “Desde o primeiro momento é assegurado ao novo participante pedir seu desligamento, caso deseje”, ressalta Pena Neto, ao comentar a iniciativa do PSoL (Partido Socialismo e Liberdade), que ajuizou ação de inconstitucionalidade (Adin) no STF, alegando que essas adesões estariam deixando de ser voluntárias.
Na avaliação da Abrapp, a adesão automática significa apenas que há uma maior facilidade de ingresso, e a iniciativa trará um importante benefício para o servidor e o país.
“Os servidores poderão contar no momento da aposentadoria com uma reserva que muito provavelmente não conseguiriam acumular por outros meios, assegurando assim um padrão superior de vida e consumo ao aposentar-se”, afirmou José Ribeiro Pena Neto. “Já o Brasil e a sua economia disporão, ao longo das décadas que durar o processo de formação dessa poupança previdenciária, de recursos capazes, ao serem investidos, de fortalecer de maneira acentuada a capacidade produtiva, o emprego e a renda”.lém disso, o presidente da Abrapp lembra que “é conhecida a dificuldade que os jovens têm de pensar sobre a aposentadoria, razão pela qual tornaram-se comuns depoimentos de muitos deles que, ao chegarem a uma idade mais madura, agradecem a quem os fez ver a importância de ingressarem em um plano de benefícios de previdência complementar fechada”.
Ele recorda que o participante tem mais vantagens quanto mais cedo adere a um plano, pois terá bastante tempo à frente para acumular reservas, sem precisar contribuir com um valor mais alto, o que ocorreria caso só acordasse para o assunto numa idade mais madura.
José Ribeiro Pena Neto lembra também que “no mundo, o mecanismo da adesão automática é praticado com muito sucesso em vários países que são referência sob diversos aspectos, como Reino Unido, Itália e Nova Zelândia, entre outros”.
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Fundación Mapfre apresenta o estudo “O seguro na sociedade e na economia do Brasil”
“Se o seguro não existisse, teria de ser inventado”. Essa é a frase de abertura do estudo “O seguro na sociedade e na economia do Brasil”, que foi apresentado ao público no dia 19 de abril, no auditório do SindsegSP, em São Paulo. Para o lançamento, que foi concebido com a contribuição de agentes institucionais, órgãos reguladores e profissionais do setor, o evento contou com a presença do doutor em economia José Antonio Herce, que apresentou as peculiaridades do estudo.
Desenvolvido pela Fundación Mapfre, instituição sem fins lucrativos que promove atividades de interesse geral da sociedade em linha com os princípios institucionais da Mapfre, em parceria com a Analistas Financieros Internacionales (Afi), uma das maiores consultorias da Europa, o estudo apresenta comparativos entre a penetração do mercado de seguros na América Latina e no Brasil.
Entre os resultados, destaca que o Brasil tem ganhado expressão no mercado segurador. Nos segmentos de não vida (auto e danos), a América Latina tem 3,5% do PIB segurado, enquanto o Brasil, isoladamente, atinge a marca de 1,7% desse montante.
“Fruto do trabalho de formação e disseminação da cultura de seguros promovido pela Fundación Mapfre, o estudo confirma a importância social e econômica do seguro para a sociedade brasileira, apresentando uma análise sobre os diferentes aspectos dessa atividade em nosso país”, afirma Wilson Toneto, CEO da Mapfre Regional Brasil.
Com conteúdo variado descrito em 140 páginas, o estudo traça um panorama atual do mercado segurador brasileiro apresentando os principais temas que envolvem o desenvolvimento da atividade em seus diferentes setores de atuação, como automóveis, agrícola, saúde, vida, previdência, riscos especiais, etc. Entre os temas, segundo o estudo, o que mais se destaca no Brasil é o de saúde suplementar, que tem conquistado famílias brasileiras à procura de uma cobertura cada vez mais completa.
Com estimativas e argumentos que confirmam a contribuição social e econômica do seguro no Brasil, a publicação dá a oportunidade de entender como o setor funciona em economias emergentes. “O seguro permite que as pessoas, empresas e entidades públicas façam o seu planejamento financeiro e de gerenciamento de riscos. Estar segurado, muitas vezes, pode significar a diferença entre manter a estabilidade econômica financeira diante de uma situação adversa e inesperada, que possa comprometer toda a renda familiar”, comenta Herce.
O estudo ainda destaca a rápida adaptação às mudanças que o mercado brasileiro de seguros tem promovido para se aproximar do segurado e atuar, cada vez mais, como instituição responsável pelo futuro e o bem-estar da sociedade.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Almoço-palestra do CVG-RJ – Restam poucas vagas para participar do almoço-palestra do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) com a presidente da FenaSaúde, Solange Beatriz Palheiro Mendes, que acontece na próxima terça-feira, 17 de maio. O evento relembrará o Dia Mundial do Seguro, celebrado no dia 14 do mesmo mês, e terá como tema “Saúde Suplementar no contexto atual”.
Os interessados devem entrar em contato com a Secretaria do Clube até esta sexta, 13, por meio dos telefones (21) 2203-0393 e 2213-2787 ou do e-mail [email protected]. O encontro será no restaurante Cais do Oriente (Rua Visconde de Itaboraí, 8), no Centro do Rio, às 12h, e também homenageará o Dia das Mães.
O investimento é de R$ 100 para associados do CVG-RJ e R$ 120 para não sócios.
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ENDOSSANDO


Chubb lança campanha publicitária para apresentar sua nova marca
A Chubb lança sua campanha publicitária de alcance global para apresentar o seu novo posicionamento no mercado e divulgar os principais conceitos da sua marca. A ação contará com peças para mídia online e impressa.
A principal estratégia da campanha é estabelecer a percepção da marca Chubb no conceito de “Craftmanship”, traduzido para “Habilidade Técnica Superior”, posicionando a empresa como a seguradora comercial líder mundial, aliado aos padrões rígidos de proficiência técnica que garantem excelência em tudo o que a Chubb faz. Outro ponto fundamental é a busca da melhoria constante, procurando sempre o melhor para os seus clientes, oferecendo alcance global e expertise local com atitude proativa, comprometimento e energia, de acordo com a necessidade de cada segurado.
Segundo Antonio Trindade, Presidente da Seguradora no Brasil, “com esta campanha, vamos apresentar um dos principais aspectos que compõem o DNA da maior seguradora de Propriedade e Responsabilidade Civil (P&C) do Brasil e do mundo, o da habilidade técnica superior, alicerçada em três premissas fundamentais: subscrição, atendimento e execução superiores”. O executivo complementa afirmando que a Chubb não oferece apenas coberturas, mas, sim, soluções de seguros para proteger coisas únicas e valiosas, que realmente importam para a vida dos clientes.
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Circuito Cultural Bradesco Seguros apresenta atrações diversas em maio
O Circuito Cultural Bradesco Seguros apresenta programação especial em maio, com calendário repleto de cultura e entretenimento. Neste mês, 10 atrações, entre peças teatrais e espetáculos musicais, estão em cartaz na Bahia, Distrito Federal, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo, com patrocínio do Grupo Bradesco Seguros.
Clientes Bradesco Seguros – Auto, Capitalização, Previdência, Saúde, Vida e seguros em geral – e titulares dos cartões de crédito Bradesco Seguros (bandeiras Visa e Amex) têm descontos de até 50% na compra de até dois ingressos inteiros nos espetáculos do Circuito Cultural Bradesco Seguros, mediante apresentação de carteira vigente e de documento de identificação com foto.
A programação completa e mais informações em www.bradescoseguros.com.br/circuito_cultural.
Manter uma política de incentivo à cultura é compromisso permanente do Circuito Cultural Bradesco Seguros. Nos últimos anos, o Grupo Bradesco Seguros orgulha-se de ter patrocinado e apoiado projetos nas áreas de música, dança, artes plásticas, teatro, literatura e exposições, além de outras manifestações artísticas.
Dentre as atrações realizadas recentemente, destacam-se os musicais “A Família Addams”, “Bibi – Histórias e Canções”, “Cats”, “Chacrinha, O Musical”,”Elis – A Musical”, “Mama Mia”,”Mudança de Hábito”, “O Mágico de Oz”, “O Rei Leão”, “Se eu Fosse você – O Musical” e “Tudo por um PopStar”; além da “Série Dell’Arte Concertos Internacionais”; o Ballet Kirov; o MAM e a Bienal do Livro, no Rio de Janeiro.
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Acompanhamento de sinistro online e SMS sinistro – A Azul Seguros com o objetivo de proporcionar mais autonomia e agilidade aos corretores e clientes, lançou recentemente novos serviços referente a Sinistro de Automóvel, o SMS e Acompanhamento de Sinistro.
Após a comunicação do sinistro, a Azul envia mensagens para o celular cadastrado na abertura do aviso de sinistro, informando o número do processo e autorização dos reparos, no caso de sinistro perda parcial.
Já o acompanhamento é feito diretamente no site www.azulseguros.com.br, corretor e cliente devem estar logados, e permite a consulta online das etapas – aviso de sinistro, status da vistoria, autorização dos reparos, solicitação de documentos, liberação do pagamento e histórico dos e-mails enviados.
Segundo Felipe Milagres, diretor da Azul Seguros, “implementar opções de serviços que garantam acesso às informações a qualquer momento, de forma simples e rápida, é importante para manter a tranquilidade e conveniência dos nosso clientes e corretores.”
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Ikê Assistência comemora um ano em Alphaville
A Ikê Assistência, empresa especializada em serviços de assistência 24 horas, esse mês comemora um ano da mudança de sede para Alphaville. Atualmente, a empresa ocupa dois andares, com área de 1,4 mil metros quadrados, de um prédio localizado na Alameda Rio Negro, onde trabalham 350 colaboradores.
“Precisávamos de um espaço maior, que comportasse nosso ritmo de crescimento. Em 2015, aumentamos o quadro de colaboradores em 40%. Em 2016, nossa projeção de aumento de quadro será de mais 50%”, afirma Marusia Gomez, CEO da Ikê Assistência Brasil, comentando também que a mudança diminuiu custos fixos devido ao valor pago pelo aluguel por metro quadrado e devido às políticas tributárias do município, que em doze meses arrecadou cerca RS$ 750 mil com a Ikê.
Com a ida para Barueri, novas transformações aconteceram. Alguns funcionários preferiram não acompanhar a companhia, que, antes, ficava na região da avenida Paulista, e solicitaram seu desligamento. Como vagas de reposição e novos postos abertos, a empresa conta atualmente com cerca de 210 colaboradores residentes no município da sede e localidades do entorno.
Outra novidade que merece destaque é a parceria com o Projov, entidade socioeducacional sem fins lucrativos administrada pelos Rotarys Clubes de Alphaville – Barueri, Aldeia da Serra e Tamboré, que tem como objetivo a defesa dos direitos de famílias em situação de vulnerabilidade e a inclusão de adolescentes e pessoas com deficiência ao mercado de trabalho. Nesses doze meses, a Ikê já recebeu 21 jovens aprendizes do projeto, dos quais 12 fazem parte do atual quadro e dois foram efetivados.
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Wi-Fi Calling – Com o anúncio recente feito pela Porto Seguro Conecta de lançamento do serviço de chamadas pela rede Wi-Fi no dia 18 de abril, a Ericsson anuncia que é a empresa fornecedora do serviço para a operadora móvel virtual (MVNO) da Porto Seguro.
Os estudos de planejamento e implementação da rede começaram em 2015. Agora o serviço comercial entra em operação, tornando a operadora a primeira MVNO operando Wi-Fi Calling da America Latina. Além de possibilitar a introdução futura de novos serviços como chamadas de vídeo, a solução ainda permitirá handover com a rede móvel tradicional assim que as chamadas em VoLTE estejam disponiveis no Brasil.
O Wi-Fi Calling foi o tema do estudo “Wi-Fi Calling encontra a sua voz”, produzido pelo ConsumerLab, área da Ericsson que há 20 anos estuda o comportamento dos usuários, que aponta que cinco em cada 10 usuários brasileiros de smartphone estão satisfeitos com a sua conectividade indoor, porém apenas dois de cada 10 estão satisfeitos com a qualidade, a cobertura e a estabilidade das chamadas de voz oferecidas.
O estudo, também realizado nos EUA onde este serviço está disponível há mais tempo, mostrou que 50% dos usuários de ligações por Wi-Fi veem na extensão da cobertura de voz a característica mais atrativa desse serviço. 62% dos usuários americanos relataram melhora na qualidade das chamadas de voz após aderirem ao serviço e 70% afirmaram que agora são capazes de realizar chamadas de todos os cantos de casa. Já no Brasil, dois em cada cinco entrevistados afirmaram conhecer como esse serviço funciona e 80% afirmaram achar o conceito atrativo.
André Gualda, especialista da área ConsumerLab da Ericsson na América Latina, diz que “mesmo com a crescente demanda por acesso a redes sociais e streaming, as chamadas por voz ainda são uma forma importante de comunicação. Os consumidores esperam uma forma de comunicação ininterrupta,aprimorada e fácil de usar. Portanto, oferecer chamadas via Wi-Fi é um complemento interessante, que ajudará as operadoras a acompanhar o comportamento dos seus clientes, além de dar um passo importante rumo à próxima geração de telecomunicação móvel.”
O Wi-Fi Calling, como é chamado esse serviço, já é oferecido por diversas operadoras móveis ao redor do mundo e permite aos usuários realizarem chamadas de voz utilizando uma rede sem fio no lugar da tradicional conexão telefônica e sem precisar de aplicativos de comunicação para isso. Uma das principais vantagens do serviço é oferecer melhor qualidade de ligações em ambientes fechados e com problemas de sinal de celular, como prédios muito altos ou garagens, por exemplo.
Essa alternativa garante mais velocidade de resposta e maior qualidade de áudio, além de possibilitar que eles recebam e realizem ligações de lugares com pouca ou nenhuma cobertura móvel. “A qualidade das chamadas de voz é um fator importante para a satisfação e consequentemente para retenção de clientes das operadoras”, ressalta
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Grupo NotreDame Intermédica revitaliza Centro Clínico em Duque de Caxias
O Grupo NotreDame Intermédica, empresa que atua há 48 anos na área da saúde, reinaugurou no último dia 06, o Centro Clínico de Duque de Caxias, localizado na Baixada Fluminense (RJ). O espaço de 623 m² está situado na Rua Professor José de Souza Herdy, 1216, Box 310, Jardim Vinte e Cinco de Agosto.
Os beneficiários que residem na região de Duque de Caxias terão acesso às especialidades de ginecologia, ortopedia, dermatologia, psicologia, cardiologista, ginecologia e obstetrícia, pediatria, endocrinologia, nutrição, psiquiatria, clínica médica, avaliadores cirúrgicos neurológicos, geral, vascular e proctológico.
A revitalização do espaço permitiu aumentar a capacidade de atendimento de 2.700 para 4.100 consultas por mês. O atendimento é realizado por uma equipe de 27 médicos, de segunda a sexta-feira, das 8 às 18h.
“Queremos que os nossos beneficiários se sintam muito bem acolhidos nas nossas unidades. O Centro Clínico de Duque de Caxias foi um dos primeiros a ser revitalizados e pretendemos investir nas nossas outras unidades situadas no Estado do Rio de Janeiro ainda em 2016, visando sempre melhorar a prestação de serviço aos nossos clientes”, explica Irlau Machado Filho, presidente do Grupo NotreDame Intermédica, que tem mais dois Centros Clínicos no Rio de Janeiro, em São Gonçalo e Madureira, além de uma unidade QualiVida de Medicina Preventiva. A empresa é pioneira em medicina preventiva e atua nesta área há mais de 30 anos com programas de prevenção voltados para gestantes, idosos e pacientes crônicos.
A revitalização das unidades do Grupo faz parte de um plano de investimentos de R$ 130 milhões. Os recursos estão sendo aplicados em reformas e adição de tecnologia nas unidades que fazem parte da rede própria de atendimento.

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