SEG NOTÍCIAS – Entre mais de 7 mil usuários, 72% querem mudar de planos de saúde

506

A saída de aproximadamente 2 milhões de usuários dos planos de saúde, em função da recessão e desemprego, descongestionou vários serviços e fez com que os consumidores passassem a avaliar um pouco melhor seus planos de saúde e a apontar menos problemas. Em relação a 2015, o número de pessoas que dizem não ter tido problemas com seus planos aumentou de 36,6% para 42,9% e a nota do setor subiu de 6,67 para 7,00. Mesmo assim, se fosse fácil e descomplicado, 72,9% mudariam de operadora. Desses, 81% gostariam de ter um preço mais baixo e 19% um serviço melhor.
Essas são algumas das conclusões do novo Estudo Planos de Saúde 2016, da CVA Solutions, que acaba de ser finalizado e entrevistou 7.090 usuários de todo o país.
“Diferentemente de outros seguros, os planos de saúde são bastante usados pelos usuários. As pessoas têm contato com o plano e usam. E começam a crescer os serviços oferecidos, como descontos em medicamentos, clube de vantagens, programas de prevenção e promoção da saúde. Mas falta comunicação. As empresas precisam comunicar a existência desses serviços, pois o usuário que conhece, avalia melhor o seu plano de saúde”, afirma Sandro Cimatti, sócio-diretor da CVA Solutions.
Outro problema detectado pelo estudo da CVA, foi o uso do pronto atendimento como busca para problemas que poderiam ser resolvidos em uma consulta médica. Nos últimos 12 meses, 64,8% dos entrevistados afirmaram que ele, ou alguém da sua família, foram ao pronto atendimento. “Se os planos fossem mais ágeis em marcar consultas, o uso do pronto atendimento seria menor”, explica Cimatti, lembrando que 20,7% dos entrevistados reclamam da demora ou burocracia para agendar consultas.
Os planos de saúde têm criado serviços adicionais e novos programas de prevenção, mas não têm tido bons resultados na comunicação. Na opinião de Sandro Cimatti, “para os doentes crônicos faltam programas mais efetivos de prevenção, para reduzir o nível de hospitalização. Para os saudáveis faltam programas para evitar obesidade, tabagismo, sedentarismo, entre outros. Faltam ações que levem os beneficiários a conhecer e participar dos programas de prevenção de doenças e promoção da saúde”. De acordo com o novo estudo da CVA Solutions, 38% já ouviram falar dos programas de prevenção e promoção da saúde, mas apenas 13% já participaram de algum deles.
Entre os entrevistados, 62% afirmaram ter um médico que acompanha regularmente sua saúde ou de sua família. Para Sandro Cimatti, os planos de saúde deveriam trabalhar mais próximos destes médicos para que eles ajudem na redução de custos evitando que os beneficiários iniciem o tratamento por médicos especialistas, façam exames desnecessários ou utilizem o pronto atendimento. “Além disto, estes médicos poderiam ajudar a comunicar e estimular os beneficiários a participarem dos programas de prevenção e promoção de saúde”, sugere.
O Estudo da CVA Solutions mostra o comportamento, hábitos dos usuários, perfil em termos de obesidade, tabagismo e doenças crônicas. Analisa a força da marca e o valor percebido (custo-benefício) dos planos de saúde com rede própria e das seguradoras de saúde sem rede própria. O levantamento tem por objetivo entender a estrutura de valor percebido (custo-benefício percebido) no mercado, a partir do ponto de vista do consumidor. Além de medir a posição competitiva dos principais players e diagnosticar possibilidades de criação de vantagem competitiva sustentável. Os estudos avaliam ainda a força da marca, que é a atração menos rejeição perante clientes e não clientes.
No estudo foram citados pelos usuários cerca de 50 planos de saúde. Os mais citados foram: Unimed, Bradesco Saúde, Amil, SulAmérica, HapVida, Porto Seguro, Intermédica, Golden Cross, Allianz, Notre Dame, Cassi, Mediservice, Assim, Mapfre, Sompo e NextSeisa.
O segmento de planos de saúde melhorou sua nota em relação a 2015. A nota subiu de 6,67 para 7,00 (em uma escala de 1 a 10), colocando o segmento na 39ª posição, melhor do que cartões de crédito e TV por Assinatura. O valor percebido para os 45 segmentos pesquisados pela CVA se baseia na nota de custo-benefício percebido e tem como melhor segmento o de microondas (8,87) e o pior o de operadora de celular (5,84).
O melhor valor percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) em planos de saúde com rede própria foi a NextSeisa, empresa da região de Guarulhos e ABC Paulista, com nota bem acima da concorrência, worldclass, 1,16. Na segunda posição vem a HapVida (da Região Norte e Nordeste), seguida pela Amil, Golden Cross e Unimed.
O melhor valor percebido entre as seguradoras de saúde foi o da Mediservice, com nota worldclass, 1,13. Em segundo lugar vem a Mapfre, seguida pela Porto Seguro e Bradesco Saúde.                                                                                            
A maior força da marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Amil com 12%, seguido pela Unimed e Golden Cross. A maior força da marca entre as Seguradoras é da Bradesco Saúde, com 16,8%. Seguida por SulAmérica, Porto Seguro e Allianz.
A CVA Solutions também realizou um estudo sobre planos odontológicos, quando ouviu 3.788 consumidores de todo o país. Os usuários estão mais satisfeitos dos que os de planos de saúde, sendo que a nota do setor é 7,84. Mesmo assim, 73,3% afirmam que mudariam de plano se fosse mais fácil e descomplicado.
Os entrevistados citaram mais de 30 empresas, sendo que as mais citadas foram: Amil, Bradesco, Uniodonto, Unimed, Odontoprev, SulAmérica, Porto Seguro, Interodonto, HapVida, Odonto System, Brasil Dental, Prodent, Metlife, Caixa Saúde, Golden Cross, Assim e Gama.
“O segmento de planos odontológicos tem um bom potencial para crescer. O preço é acessível versus os tratamentos oferecidos. Não existe ainda uma cultura da necessidade de fazer ao menos uma consulta anual ao dentista, mesmo que seja apenas para um check up ou limpeza. Falta as operadoras estimularem e criarem o hábito, pois o plano odontológico é vantajoso para quem costuma ir regularmente ao dentista”, observa Sandro Cimatti.
O melhor valor percebido (custo-benefício percebido pelos clientes) entre os planos odontológicos foi o da Unimed, com nota 1,07. Em segundo lugar vem a Porto Seguro, seguido por Bradesco e Odonto System. A maior força da marca (a atração menos rejeição perante clientes e não clientes) é da Bradesco, com 11%, seguido pela Uniodonto, Amil e Odontoprev.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
XVII Conec – A HDI Seguros marcará presença no XVII Congresso Nacional de Corretores de Seguros (Conec), que será realizado entre os dias 6 e 8 de outubro, no Palácio de Convenções do Anhembi (Av. Olavo Fontoura, 1.209, Santana – São Paulo). No local, a seguradora terá um estande onde receberá os parceiros e contará com a presença de executivos. O espaço ainda terá uma versão do Smart HDI, veículo que a companhia disponibiliza para atendimentos emergenciais dos clientes do HDI em Casa, produto residencial da empresa.
Além disso, João Francisco Borges da Costa, presidente da companhia e da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), e Murilo Riedel, vice-presidente Técnico da HDI, estão entre os palestrantes do evento. Ambos participarão de painéis no último dia do Congresso (8).
“O Conec é sempre uma boa oportunidade de nos aproximarmos dos parceiros e trocarmos conhecimento. O corretor é peça fundamental no processo de comercialização do seguro e estarmos alinhados é muito importante para o desenvolvimento do setor”, afirma Riedel.
O estande da HDI contará, ainda, com diversas atrações para os participantes do Conec. “Nosso espaço é pensado para recepcionar os nossos parceiros da melhor forma. Disponibilizaremos, por exemplo, um local que possam carregar o celular e um bar onde serão preparados drinks, além dos tradicionais sorvetes Haagen Dazs e brindes”, informa Paulo Moraes, diretor de Marketing. A companhia também participará da campanha “Passaporte do Bem”, cujo intuito é arrecadar fundos financeiros para serem doados a instituições carentes.
.
Novo Código de Processo Civil – No dia 17 de outubro, às 17h, no auditório da Escola Superior de Advocacia – OAB Porto Alegre (Rua Washington Luiz 1.110 – Centro), o Grupo de Trabalho Regional SUL e MS da Aida, em parceria com a Associação Internacional de Direito de Seguro Comissão Especial de Seguros e Previdência Complementar da OAB-RS realizará o evento que tem como foco “O Novo Código de Processo Civil: debate prático sobre os impactos nas questões securitárias”.
Será abordada a Tutela Provisória, Urgência e Evidência e Recursos. Debate sobre as questões práticas por Giampaulo Sarro, Presidente do Grupo Nacional de Trabalho-Processo Civil e Seguro e ex-segundo-vice-presidente da Aida Brasil, do biênio 2012/2014 e por Carolina Moraes Migliavacca, advogada, conselheira secional da OAB-RS, professora de Direito Processual Civil em cursos de Graduação e de Pós-graduação.
Também será apresentado o tema “Audiência Conciliação e Mediação e Negócios Jurídicos” pela advogada Nadia Ali e por Claudio Ribas, pós-graduado em Direito Processual Civil pela PUC-SP.
Por fim, o advogado Fabiano Aita, bacharel e mestre em Direito pela PUC-RS, apresentará o tema “Questões Irrecorríveis, Despacho Saneador e Questões Probatórias”.
Ao final, haverá o lançamento da 2º edição do livro “Novo Código De Processo Civil – Principais Alterações do Sistema Processual Civil”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo e-mail [email protected] – Dados necessários: nome completo, CPF, cargo/ocupação e empresa/instituição.
.
SEGURO CIDADÃO
ANS lança projeto para melhorar assistência ao câncer
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) lança nesta quarta-feira o Projeto OncoRede. A iniciativa, elaborada em parceria com institutos de pesquisa e representantes do setor, propõe um conjunto de ações integradas capazes de reorganizar e aprimorar a prestação dos serviços de saúde para esta linha de cuidado.
.
Mapfre Saúde obtém primeiros resultados com medidas de prevenção
O acompanhamento constante e o incentivo à adoção de cuidados preventivos têm sido ferramentas importantes para a gestão praticada pela Mapfre Saúde com os beneficiários de seus planos. Ao longo de 24 meses, foram economizados mais de R$ 1 milhão que poderiam ser gastos em tratamentos médicos que poderiam provocar um longo tempo de recuperação.
Uma das iniciativas responsáveis por essa marca foi o projeto de prevenção de doenças osteomusculares, que consiste na reabilitação de pacientes sem que seja necessária uma intervenção cirúrgica. A iniciativa é composta por cinco etapas, que são avaliação do perfil, (elegibilidade), avaliação clínica, indicação terapêutica, acompanhamento e incentivo à adesão ao tratamento e apuração dos resultados, no âmbito clínico, financeiro e de satisfação do beneficiário, todas voltadas para a minimização da alta incidência de afecções posturais no adulto, com a mudança de hábitos inadequados.
Outra ação mantida pela empresa é uma central de atendimento telefônico 24 horas, com clínicos gerais e pediatras. Esses profissionais são responsáveis por sanar diferentes dúvidas relacionadas a questões de saúde, além de como proceder em caso de acidentes. O serviço é prestado por médicos orientadores altamente capacitados e, em diversos casos, servem como uma espécie de triagem para beneficiários que tenham dúvidas sobre sintomas e quais médicos especialistas eles poderão procurar, evitando espera no pronto atendimento.  A maioria dos acessos ocorre por conta de dor, mal estar (o que inclui náusea, vômito, e diarreia), febre e alterações de sinais vitais, que incluem pressão arterial e glicemia. Os atendimentos também.
Um projeto piloto concluído em agosto de 2016 também ajudou a evitar idas desnecessárias ao Pronto Socorro. Por meio de telemonitoramento, pessoas com problemas pontuais de saúde foram acompanhadas por profissionais capacitados, que forneceram apoio e acompanhamento. Com a iniciativa houve uma diminuição de 80% em gastos com idas ao pronto socorro, que poderão ser aplicados em prevenção e ainda deixam as unidades de emergência livres para receber urgências. Do total de pessoas que acessaram essa plataforma, 61% delas tiveram seus problemas resolvidos sem ser necessária a ida ao pronto atendimento. Por fim, a Mapfre Saúde oferece um programa de descontos na compra de medicamentos, o que facilita o acesso dos beneficiários a um tratamento médico completo.
“Com medidas simples e assertivas, nosso objetivo é oferecer ao beneficiário uma série de opções para que ele tenha uma vida saudável e com qualidade. Esse tipo de cuidado integra nossa preocupação com a gestão de saúde, além de fornecer ao paciente o pleno acesso a informações e serviços de qualidade”, diz Claudio Tafla, médico e diretor da mapfre Saúde. Os cuidados preventivos também são importantes para as empresas que contratam planos de saúde, que podem contar com ferramentas para a diminuição de índices de absenteísmo, por exemplo.
.
ENDOSSANDO
Seguro mais acessível para automóveis, com foco em indenização integral – A Liberty Seguros lança o Liberty Auto Essencial, o primeiro produto da seguradora voltado para casos de indenização integral por roubo, furto, colisão ou incêndio.
“O Liberty Auto Essencial é pensado para quem não quer correr riscos e ficar sem proteção, mas não pode arcar, no momento, com os custos de um seguro mais completo”, diz Mario Cavalcante, diretor de Seguro Auto e Residência da Liberty Seguros. “O lançamento reforça nosso compromisso com o investimento em produtos cada vez mais customizados, que atendam a demanda do mercado e as necessidades dos consumidores”.
Atualmente, o portfólio da Liberty Seguros conta com produtos para automóveis que oferecem desde coberturas de responsabilidade civil para veículos com até 25 anos até seguros para automóveis premium. Com um bom custo benefício, o Liberty Auto Essencial pode ser até cerca de 40% menor do que o de um seguro convencional.
O Liberty Auto Essencial oferece assistências que garantem tranquilidade, como guincho, mecânico para conserto provisório, troca de pneus, chaveiro e socorro em caso de falta de combustível. Além da cobertura de danos materiais e corporais a terceiros, o segurado pode contratar a cobertura opcional de danos morais a terceiros. Outro benefício para os clientes e corretores é o sorteio mensal de R$5 mil.
“Além da cobertura em casos de indenização total, o seguro também traz assistências e serviços que podem auxiliar o cliente em momentos de emergência, desde a troca de um pneu até um guincho para a oficina ou sua residência, incluindo auxílio em casos de pane seca”, finaliza o executivo.
.
Nova tecnologia de atendimento por vídeo – Segurar um carro ou um imóvel exige uma série de negociações e vistorias por parte da seguradora, proprietários e demais envolvidos, que pode fazer com que o processo de avaliação dos bens leve cinco dias, em média. E com todo este prazo, é muito comum que o cliente saia insatisfeito e a seguradora acabe tendo prejuízo por ter que enviar um atendente especializado a cada caso.
Levando em consideração este cenário, a LogMeIn Inc., empresa especializada em suporte remoto a clientes, desenvolveu uma tecnologia que permite que o sinistro, atendimentos e vistorias possam ser feitas de forma remota, sem a necessidade de gastos com deslocamento de equipe. Chamada de Rescue Lens, a ferramenta usa a câmera do celular do cliente para transmitir imagens ao vivo do bem a ser segurado para o atendente especializado.
“A nova geração de consumidores, altamente conectada e exigente, demanda adaptações do mercado. Por isso, a tecnologia pode ser uma ótima aliada das seguradoras, que precisam buscar alterativas às demoradas visitas técnicas para casos de sinistro e até em vistorias”, comenta Gustavo Boyde, gerente de marketing da LogMeIn para América Latina.
Pesquisa conduzida nos EUA sobre o mercado de seguradoras revelou que apenas 42% delas têm profissionais de área técnica disponíveis quando o consumidor precisa, seja para registro de sinistro ou vistoria, fazendo com que a experiência do usuário seja prejudicada. O reflexo deste comportamento se dá nas renovações de seguros, uma vez que 40% dos usuários insatisfeitos planejam trocar de seguradora nos próximos meses. Porém, nestes casos, quando o cliente é bem atendido, as chances de renovação podem chegar a 80%.
“No mercado de seguros, muitas vezes, o único contato direto da seguradora com o cliente acontece em casos de problemas. Por isso é tão importante melhorar e implementar novas soluções no setor de atendimento ao consumidor, com menos custos e maior produtividade para a empresa”, afirma o executivo.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui