SEG NOTÍCIAS – Estudo analisa lacunas que podem levar à perda de renda em 18 países

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Atualmente, previdência é um tema amplamente discutido, mas não deve ser uma preocupação apenas dos governos. A afirmação é do economista Carlos Tejeda, diretor de Previdência da Zurich, e corrobora com as análises apresentadas no Estudo – Lacunas na Prevenção à Perda de Renda. Promovida pela Zurich, seguradora global que tem 143 anos de existência, atuação em mais de 170 países e mais de 70 anos de experiência no mercado brasileiro, a análise buscou elencar fragilidades previdenciárias em 18 países e concluiu que o tema precisa ganhar atenção da sociedade e iniciativa privada, para além das políticas públicas. “As pessoas protegem seus bens, mas falham na proteção da qualidade de vida”, afirma Tejeda.
Realizado em países como Austrália, Chile, EUA, Hong Kong, Itália, Malasia, Polônia, entre outros, incluindo o Brasil, o Estudo busca, especificamente, identificar tendências (causas e consequências) que estão agravando o fenômeno das Lacunas na Prevenção à Perda de Renda (LPPR), além sensibilizar e desenvolver um entendimento sobre o que o desafio global destas lacunas representa (para indivíduos e macroeconomia). A partir destas projeções e análises, o material objetiva ainda colaborar com a reflexão dos mecanismos tradicionais para a tomada de decisões que possam modificar o cenário atual.
O “Zurich – Lacunas na Proteção à Perda de Renda” sinaliza também que os produtos de prevenção à perda de renda (Vida e Previdência) ainda não são totalmente compreendido pelas pessoas, e isto vale para o mundo todo. Entre outros exemplos pautados pela análise, Carlos Tejeda aponta que 15% dos europeus que adquiriram este tipo de produto empobreceram ao longos dos anos. “Dados da Susep apontam que o mercado brasileiro de Previdência Complementar cresce na ordem de 20% ao ano a despeito da crise”, complementa o economista da Zurich ao trazer um panorama do mercado nacional.
Tejeda ressalta, ainda, um dos principais questionamentos do Estudo, que trata do paralelo entre a importância da sociedade se precaver para casos de perda de renda e o desafio do sistema previdenciário, com projeção de lacunas a média e longo prazos, devido a fatores de sobrecarga. “A crise econômica e o – já anunciado – envelhecimento da população mundial acentuam a urgência para que governo, iniciativa privada e sociedade assumam seus papeis na resolução do problema das lacunas”, finaliza.
O Estudo Zurich – Lacunas na Prevenção de Perda de Renda é uma parceria da Zurich com o The Smith School of Enterprise and Environment da Universidade de Oxford (SSEE).
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Como escolher um bom corretor de seguros? – Além de selecionar o seguro mais adequado ao seu perfil e reais necessidades, o consumidor também precisa ficar atento ao escolher um bom corretor de seguros. É fundamental consultar sempre um profissional credenciado, experiente e sério antes de fechar qualquer negócio. “O corretor de seguros representa o segurado junto à seguradora. É ele quem conhece melhor os produtos e, por isso, quem pode melhor assessorar o consumidor. O bom corretor deve agir não apenas como um vendedor, mas, sobretudo, como um consultor na indicação do melhor tipo de apólice e também defendendo os interesses do cliente em caso de sinistro”, explica Adevaldo Calegari, mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo e fundador da Progetto Corretora de Seguros, que atua há 30 anos no segmento de seguros. Veja algumas dicas:
Habilitação profissional. Verifique se o profissional possui o Título de Habilitação expedido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep). Existem muitos “vendedores” de seguros despreparados que não estão habilitados oficialmente e trabalham ligados indiretamente e informalmente a corretoras e outras empresas. Isso significa que, especialmente no caso de sinistro, o cliente poderá ter mais dificuldades.
Ética e relacionamento no mercado. Há quanto tempo existe a corretora? Quem são seus profissionais? Como é a ética desta empresa? Como é seu relacionamento no mercado, com clientes e também com seguradoras? Tente pesquisar estas questões para fugir de profissionais despreparados para este trabalho.
Endereço comercial fixo. Cheque se o corretor está estabelecido comercialmente. Conheça seu endereço completo e descubra se ele possui um telefone fixo (e não apenas um celular) e uma estrutura de atendimento adequada no caso dele estar fora.
Credenciamento junto às seguradoras. O credenciamento do corretor junto a determinada seguradora indica que ele está cadastrado e autorizado a operar naquela companhia. Quanto maior for o número de credenciamentos, mais opções e melhores preços terão os seus clientes. Isso também mostrará que o profissional tem independência para operar com a seguradora que ofereça produtos de acordo com perfil real de cada consumidor. Evite corretores que trabalham somente com algumas seguradoras.
Faça pelo menos dois orçamentos. No final, você deve comparar os preços cobrados pelos serviços de pelo menos dois corretores escolhidos. Mas cuidado: nem sempre o mais barato é a melhor opção. Leve em consideração todos os pontos aqui levantados e também observe se as apólices cotadas por cada corretor são realmente idênticas (cheque, por exemplo, pontos importantes como o valor da franquia em caso de sinistro nos seguros de veículos).
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Rio e São Paulo terão certificação em resseguros
Profissionais de seguradoras e resseguradoras interessados na melhoria da qualidade de seus serviços têm até 30 de junho para se inscrever nos Exames para Certificação de Proficiência em Resseguros – CPR 1 e CPR 2, ministrados pela Escola Nacional de Seguros.
Os exames estão marcados para 21 de julho nas capitais do Rio de Janeiro e de São Paulo. A taxa de inscrição é de R$ 270, sendo que funcionários de resseguradoras afiliadas à Federação Nacional das Empresas de Resseguros (Fenaber) têm direito a 10% de desconto.
A prova será aplicada em ambiente digital, o que permitirá a divulgação do resultado logo após o término. As inscrições devem ser feitas em www.funenseg.org.br, onde mais informações estão disponíveis.
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Coordenadoria de Essor mostra seguro de ônibus em Santa Catarina
A Essor Seguros participará, entre 16 e 18 de junho, do 6º Encontro das Empresas de Transporte Turístico e Fretamento de Santa Catarina. O evento será na cidade de Laguna e irá tratar do turismo e fretamento em um momento de êxito do setor: no ano passado, o turismo no estado apresentou crescimento de 30% em relação a 2014, o maior movimento desde 2000, segundo dados do Sebrae-SC.
O segmento de Responsabilidade Civil Ônibus movimentou em 2015 R$ 339 milhões em prêmios diretos no país, registrando crescimento de 44% em relação a 2014. Desse total, a Essor foi responsável por 20%, com R$ 66 milhões em prêmios. Até abril de 2016, a arrecadação da companhia girou em torno de R$ 26 milhões.
Em seu estande, a Essor vai mostrar as vantagens dos seguros voltados para as empresas de ônibus. “Estas proteções se tornam ainda mais importantes em um cenário como este, em que o fluxo de veículos nas estradas aumenta, provocando mais acidentes”, explica o CEO da companhia, Fabio Pinho.
O seguro RC Ônibus/APP (Acidentes Pessoais a Passageiros) da Essor garante cobertura a danos materiais e corporais aos passageiros em caso de acidentes, oferecendo ainda atendimento humanizado às vítimas ao disponibilizar equipe de paramédicos para prestação de socorro – um diferencial da seguradora. Em 2015, a Essor pagou mais de R$ 28 milhões em indenizações referentes ao produto todo o país.
O seguro Casco Ônibus, desenvolvido em parceria com a Livonius para proteger a estrutura física dos ônibus, para empresas de todos os portes, com condições especiais para pequenos empresários do setor, também estará em exibição no espaço da companhia.
Também este mês, nos dias 9 e 10 de junho, a Essor Seguros participou e patrocinou o 1º Congresso de Corretores do Nordeste. Em entrevista ao RNTV-2ª edição, o engenheiro Paulo Roberto Fonseca, diretor da Essor Seguros, ressaltou a importância dos seguros decenais, que duram após dez anos da conclusão de grandes obras de engenharia. “O seguro decenal garante os danos estruturais decorrentes de erros de projeto e da má execução da obra”, explicou Paulo Roberto, dizendo que estes ainda não são obrigatórios para as obras públicas. Lembrando a tragédia da Ciclovia Tim Maia, no Rio de Janeiro, o executivo exemplificou a importância da contratação do seguro decenal, que já é obrigatório em países como a França e a Alemanha. “Houve um desabamento e não houve projeto adequado. Talvez pudesse ter sido evitado antes da ocorrência e, do mesmo modo, não teve o seguro agora para atuar”, finalizou.
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BH debate o genoma, o seguro e a previdência
Estão abertas as inscrições para o Café com Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais que abordará o tema “O Genoma, o Seguro e a Previdência”. O evento ocorrerá no próximo dia 8 de julho no Auditório do Sindseg – MG/GO/MT/DF (Av. Afonso Pena, 726 – 22º andar – Centro – BH).
O tema será abordado por especialistas das áreas médica, jurídica e técnica, sob a coordenação de Edmur de Almeida e Dilmo Bantim Moreira, acadêmicos e diretores da ANSP, e moderação de João Paulo Moreira de Mello, presidente do Clube de Seguro de Pessoas de Minas Gerais – CSP-MG.
O encontro pretende aprofundar o que é o código genético, se sua utilização pública é legal e quais os impactos poderá causar no seguro e na previdência. A abordagem médica será feita por Ileana Iglesias Teixeira Moura, bióloga com Especialização em Genética Humana pela UFPR, enquanto o advogado Paulo André Minhoto abordará a perspectiva jurídica e o acadêmico e o atuário Sérgio Rangel Guimarães, diretor da ANSP na Região Sul, fará uma análise técnica.
O presidente da ANSP, Mauro César Batista, fará a abertura do evento, que contará, ainda, com a saudação e o apoio do presidente do Sindseg – MG/GO/MT/DF, Augusto Frederico Costa Rosa de Matos.
A inscrição é gratuita, mas as vagas são limitadas. As reservas podem ser feitas e-mail [email protected], e por telefone: (31) 3023-1055 com Elenice.
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ENDOSSANDO


Desconto em seguro e milhas extras em viagem para Europa – O Clube de Experiências ganhou dois novos associados e ampliou as vantagens oferecidas aos viajantes. A Assist Card, líder mundial em assistência de viagens, e o Victoria, programa de fidelidade da companhia aérea TAP, passaram a oferecer benefícios únicos aos turistas que estão planejando uma viagem à Europa.
Os associados do Clube de Experiências ganharão uma vantagem exclusiva do Programa Victoria. Ao se cadastrar no portal, o viajante receberá 5 mil milhas em bônus no programa de fidelidade da TAP. A vantagem é válida apenas novos inscritos no Victoria.
Já a Assist Card oferece 10% de desconto para os associados do Clube de Experiências que adquirirem planos individuais. Para usufruir dessa vantagem, é preciso fazer a compra online na página específica da promoção e efetuar o pagamento via cartão de crédito.
Atualmente, o Clube de Experiências oferece mais de 200 vantagens para seus membros. Para gerar seu cupom e usufruir dos benefícios há que se cadastrar em www.clubedeexperiencias.com.br, selecione as ofertas e deixe-as reservadas na Cesta de Experiências. Após inserir o número do tíquete, basta imprimir seus cupons. Não é necessário acumular pontos ou pagar qualquer mensalidade.
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AIG expõe carteira diversificada aos associados do CCS-RJ
Em primeiro almoço do novo mandato da diretoria do CCS-RJ, realizado nesta sexta-feira, 10 de junho, os convidados foram o superintendente de corretores da AIG no Brasil, Ronaldo Barreto, e os representantes da área comercial da seguradora no Rio de Janeiro, Marcela Medici e Eduardo Andrade da Silva. Atuando hoje em parceria com cerca de 600 corretores só no estado, a companhia chinesa conta com uma vasta carteira de produtos, que movimentam no país R$ 459 milhões em prêmios e garantem receita global de R$ 64,4 bilhões.
“Trabalhamos com seguros voltados a pessoas e empresas, e em todos eles temos alto grau de especialização”, afirmou o superintendente da AIG. Na prateleira da seguradora, estão os seguros de acidentes pessoais, automóveis, residencial e vida em grupo, mas também os de linhas financeiras, como responsabilidade civil e riscos cibernéticos, o ambiental e o de aviação, por exemplo. De acordo com o executivo, a companhia é líder no mercado mundial, atua em mais de cem países e, no Brasil, em São Paulo, Curitiba e Belo Horizonte além do Rio.
Barreto frisou que os R$ 364 bilhões em prêmios alcançados pela companhia foram graças aos corretores, já que são os responsáveis pela distribuição dos produtos. “Por isso, é fundamental a promoção de eventos como o de hoje, em que há troca de ideias e informações, em especial neste momento de crise econômica, que pode ser convertido a oportunidades”, disse.
O sócio Gilberto Vilela também apontou, após a apresentação do executivo, a importância do encontro, por promover o contato direto entre seguradores e corretores. “Ontem mesmo encontrei dificuldade na busca por um produto, e acabo de descobrir, durante este almoço, que a AIG o disponibiliza”, contou. Já o presidente do CCS-RJ, Jayme Torres, manifestou interesse em retomar uma antiga parceria do Clube com a seguradora, que oferecia aos corretores o seguro de RC profissional.
A diretoria aproveitou ainda para homenagear o associado Claudio Aboim com o certificado de sócio número 2 da entidade, por seu apoio à reativação do Clube em 2009. Por fim, foi entregue placa de agradecimento ao superintendente da AIG pela sua participação no almoço.
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Escola Nacional de Seguros completa 45 anos de atuação – No próximo dia 30 de junho, a Escola Nacional de Seguros irá completar 45 anos de atuação em prol do desenvolvimento da indústria brasileira de seguros. Para comemorar a data, a Instituição passou a adotar, desde 1º de junho, em todos os canais e peças de comunicação, logomarca comemorativa pelo aniversário, que será usada até o final do ano.
Diversas ações estão em curso nas páginas oficiais da Escola no Facebook, Twitter e Instagram, como relatos de momentos marcantes, postagem de fotos históricas e concurso cultural com alunos e ex-alunos.
De acordo com a superintendente de Comunicação e Marketing da Escola, Carla Pieroni, as ações são uma maneira de lembrar as contribuições feitas pela Instituição ao mercado e a importância que teve na vida pessoal e profissional daqueles que por ela passaram. “São quatro décadas e meia capacitando gerações de profissionais que trabalharam para construir e consolidar a indústria de seguros como uma das mais importantes do país. É muito gratificante saber que marcamos positivamente a vida de milhares de pessoas, ajudando-as a se colocar no mercado de trabalho e obter ascensão profissional”, declara.
Ainda segundo a executiva, poucas instituições de ensino têm o privilégio de poder comemorar data tão expressiva e em condições favoráveis. “O momento é oportuno para registrar a evolução que a Escola teve nos últimos anos, expandindo sua atuação a todas as etapas da educação continuada, desde cursos de iniciação até treinamentos no exterior, passando por cursos de graduação e pós-graduação. Vamos continuar contribuindo de maneira decisiva para o desenvolvimento do setor, com a excelência dos nossos produtos e serviços e a divulgação institucional do seguro”, afirma.
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Brasilcap apresenta Cap Fiador em Uberaba
A Brasilcap apresenta, a partir desta semana, uma novidade que pode facilitar a vida dos moradores de Uberaba: o Cap Fiador. O produto é um título de capitalização que funciona como garantia locatícia de maneira rápida e prática, evitando o constrangimento de pedir a fiança pessoal para alugar, mantendo ainda os atrativos de guardar dinheiro e concorrer a sorteios.
A parceira da Brasilcap para comercialização do Cap Fiador na região do Triângulo Mineiro (Uberlândia é outra cidade que recebe o produto) é a Triunfo Corretora, que atualmente já trabalha com o Cap Fiador em Belo Horizonte. O novo produto foi apresentado em um evento de lançamento em Uberaba na última terça, dia 14, marcando o início de sua comercialização na cidade.
O Cap Fiador é um título de capitalização que vem ganhando espaço cada vez maior na preferência dos consumidores na hora de alugar um imóvel, em contraste com a queda no número de pessoas que utilizam a fiança pessoal.  Se a fiança pessoal esbarra nos riscos de expor quem se oferece como garantia e ainda contém certas doses de constrangimento, o título de capitalização se mostra uma solução ágil, moderna e segura, podendo também ocupar o espaço da garantia por caução (altamente burocrática) e do seguro-fiança (que não devolve o valor pago ao final do contrato).
“Costumo dizer que assumir o papel de fiador é o primeiro passo para se romper uma boa e velha amizade. É como assinar um cheque em branco”, comenta Marcos Coltri, diretor comercial da Brasilcap, que registrou um crescimento de 88% na receita do Cap Fiador em 2015, quando comparado ao ano anterior.
Os títulos são de pagamento único, com tíquetes que variam entre R$ 2 mil e R$ 30 mil (para garantias acima de R$ 30 mil, pode-se adquirir mais de um título). Além disso, contam com a devolução de 100% do valor pago mais correção monetária após o fim do prazo de capitalização, que é de 12, 15 ou 30 meses.
Durante o período de vigência do título, o cliente ainda concorre a premiações mensais, que podem chegar a até 23,8 vezes o valor do pagamento único. O Cap Fiador oferece ainda uma cesta de serviços para pessoa física e jurídica, com facilidades como chaveiro, encanador, entre outros.
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Yasuda Marítima contrata executivo para integrar estratégia de crescimento regional
A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings anuncia a contratação de Eduardo Fazio de Arecippo Lima como seu novo Diretor Comercial responsável pelo Rio de Janeiro, Espírito Santo e regiões Norte e Nordeste. O executivo atua há mais de 20 anos no mercado segurador e chega para contribuir com a estratégia da companhia de expandir atuação, aumentar o share de mercado e dar suporte às oportunidades de negócios por conta da ampliação do portfófio de produtos da Yasuda Marítima.
O executivo conta com mais de 20 anos de vivência no mercado de seguros e passagem por grandes companhias. Nesse período já atuou na liderança de equipes de diferentes linhas de produtos, na gestão de acordos comerciais e outros mecanismos de relacionamento com corretores de seguros, implementação de programas de seguros e grupos de afinidades, além de ampla atuação em mercados regionais do Norte, Nordeste, Interior de São Paulo, Rio de Janeiro e Corporativo. O executivo tem formação em Administração de Empresas (Unice), com Extensão em Gestão de Projetos (FGV) e MBA em Liderança (Fundação Dom Cabral). Também é diretor do Sindicato das Empresas de Seguros Privados e Capitalização do Norte e Nordeste (SindSeg N/NE).
A chegada de Fazio é mais um passo da série de contratações de executivos que a Yasuda Marítima anuncia desde janeiro como parte da estratégia de crescimento da companhia. Desde janeiro, três profissionais com amplo reconhecimento do mercado passaram a integrar a equipe de executivos. Em janeiro, Valter Hime iniciou como novo diretor da Yasuda Marítima Saúde. Em abril, João Melo e Silva foi contratado como superintendente comercial responsável pelo desenvolvimento estratégico e relacionamento comercial na região da Grande São Paulo, bem como suporte às assessorias de seguros parceiras. Em âmbito regional, Thiago Rodrigues foi contratado em fevereiro para assumir a gerência da filial Brasília.
Para Fernando Grossi, diretor-executivo comercial da Yasuda Marítima, “o Eduardo é um profissional que, além de reconhecimento, tem amplo conhecimento dos mercados do Rio de Janeiro e conhece bem de perto as demandas específicas dessas regiões. Seu know how vai agregar ainda mais valor às nossas estratégias de expansão nesses mercados”.

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