Mesmo com a liquidação extrajudicial decretada e os consequentes prejuízos que têm recaído nos médicos e antigos usuários de seus planos de saúde, a Unimed Paulistana pode se tornar uma importante fonte de renda para as empresas que contrataram seus serviços nos últimos cinco anos.
Isso porque a empresa sempre operou como cooperativa de trabalho e, portanto, sofreu as mudanças decretadas pela decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que declarou a inconstitucionalidade da contribuição previdenciária de 15% sobre os serviços prestados por essas instituições.
Desde junho do ano passado, quando a Receita Federal do Brasil ratificou os efeitos gerais da decisão do STF, as empresas que contrataram cooperativas puderam suspender a contribuição. “O que muitas delas não sabem, porém, é que é possível restituir estes valores pagos ao INSS dos últimos cinco anos anteriores a essa data. São quantias milionárias”, afirma o advogado tributário Wander Brugnara, diretor-executivo da Tributarie do Grupo Brugnara.
De acordo com o advogado, o mesmo vale para cooperativas de transporte, carreto, odontologia e de quaisquer outros segmentos em que se exigia a contribuição previdenciária de seus contratantes.
No caso da Unimed Paulistana, o processo de falência não impede as empresas que a contrataram de reivindicar a restituição destes valores. “Basta terem à mão a documentação que comprova tais pagamentos e pleitear a restituição perante a Justiça”, diz Brugnara.
.
Posicionamento da ANS sobre Grupo de Trabalho para projeto de Plano de Saúde Acessível
Em nota na última sexta-feira, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) “informa que não tinha conhecimento prévio a respeito do Grupo de Trabalho, tendo tomado conhecimento nesta data por meio da publicação no Diário Oficial da União. A Agência reitera sua autonomia técnica para regular o mercado de Saúde Suplementar, nos termos delimitados pelas leis 9.656/98 e 9.961/2000.”
.
Pokémon Go – O Departamento de Trânsito do Rio de Janeiro (Detran-RJ) lançou na última quinta-feira campanha educativa alertando os usuários do jogo Pokémon Go para os riscos que o aplicativo pode trazer. O programa utiliza uma tecnologia conhecida como realidade aumentada, projetando os monstrinhos no cenário da vida real, o que pode causar acidentes.
Com o nome de PokeStop, a campanha busca reforçar que o público se divirta bastante, mas que não esqueça de tomar cuidado e ter atenção ao atravessar ruas e enquanto estiver ao volante. Segundo o coordenador-geral de educação do Detran-RJ, o uso crescente dos aparelhos móveis tem feito com que a combinação celular/direção aumente em mais de 400% as chances de acidentes, de acordo com pesquisas realizadas pela Universidade de Utah, nos EUA.
Toda essa preocupação, infelizmente, tem um exemplo recente. Amanda Tinoco, 36 anos e moradora da Tijuca, perdeu, em 2014, o seu único filho, Gabriel, 16 anos, não muito longe de casa. Ele foi atropelado por um ônibus ao atravessar uma rua das redondezas enquanto jogava no celular.
O Pokémon Go se tornou uma febre entre crianças e adolescentes nos EUA
O menino tentava descobrir um portal do jogo chamado Ingress, do Google, e que é precursor do Pokémon Go. O portal que ele buscava estava bem próximo do acidente. Segundo o Detran-RJ, o número de acidentes com pedestres nessa situação vem crescendo bastante e já está comprovado que, ao digitar uma mensagem, o tempo de reação fica reduzido em 35%.
Pokémon é uma franquia de jogos eletrônicos lançada em 1996, que posteriormente veio a fazer muito sucesso em forma de desenho nas televisões de todo o mundo, além de cartas, filmes e outros. Em 2016, o título comemorou 20 anos de história.
Também a Sompo Seguros aproveitou o lançamento do game para chamar atenção das pessoas para a questão da segurança viária.
Por conta da série de acidentes já registrados no exterior envolvendo aficionados pelo game, a RMA Comunicação, agência da companhia, criou uma ação de oportunidade para alertar os usuários sobre a importância de jogar somente no momento adequado.
Sob o mote “Se for capturar, não dirija”, a peça indica que a distração de jogar enquanto se está ao volante pode ser tão ou mais perigosa do que dirigir alcoolizado. Postada minutos após o game estar disponível para download, a peça traz junto o comentário Fique sempre atento quando estiver comandando o volante. E nem pense em capturar algum Pokémon se estiver dirigindo e #PokemonGo.
Estudos indicam que digitar ao celular enquanto se está na direção aumenta em até 400% o risco de acidentes de trânsito. Além disso, em 5 de maio foi publicada a Lei 13.281/2016, que, entre outras atribuições, definiu novos valores de multas de trânsito. Em novembro, a infração por manusear o telefone celular enquanto estiver ao volante, que hoje é considerada média, passará a ser gravíssima. E o valor da multa passa de R$ 130,16 para R$ 293,47. Em outras palavras, direção e celular é uma combinação que pode pôr em risco a saúde e o bolso.
Lançado no início de julho e já disponível em vários países, o Pokémon Go virou uma verdadeira “febre”. O problema é que alguns usuários estiveram tão empenhados em capturar os personagens que descuidaram da própria segurança. Com isso, uma série de acidentes foram registrados em vários lugares do mundo.
Segundo Andre Gouw, derente de Comunicação e Marketing da Sompo, “acreditamos que atividades de lazer são importantes para a qualidade de vida. Mas é importante que as pessoas estejam atentas às questões de segurança para evitar a ocorrência de acidentes. A iniciativa foi mais uma oportunidade de lembrar o quanto pequenas atitudes podem fazer toda a diferença no trânsito, não só para segurança pessoal, mas também para o bem-estar coletivo”.
Com base no cenário, Alessandro Rubio, coordenador técnico do Cesvi Brasil, do Grupo Mapfre, esclarece os perigos da distração ao volante.
Segundo Rubio, existem três tipos de distrações distintas durante a condução de um veículo: interna, externa e por desatenção. “A distração interna acontece quando o motorista se atenta a algum objeto ou ação no interior do carro, como um ajuste no rádio ou do ar-condicionado; a distração externa, por sua vez, é mais intuitiva pelo motorista e ocorre quando da leitura de uma placa ou pela visualização de paisagens. Já a distração por desatenção se dá quando a pessoa está com o pensamento em outro lugar: nas contas a pagar, em um problema pessoal, mensagens no celular e até mesmo com jogos e aplicativos. Ou seja, o foco não está na condução do veículo”, comenta.
As distrações ao volante são agravadas quando analisados alguns fatores, como a velocidade de tráfego, a região e a condição da via, além de quantos carros dividem aquele mesmo espaço.
.
Assistência 24h durante as Olimpíadas – Durante os Jogos Olímpicos, mais de 500 mil turistas visitarão o Rio de Janeiro, cidade onde serão disputadas 306 provas em 42 modalidades. Para minimizar eventuais impactos que os eventos possam causar nos atendimentos aos segurados da carteira de Automóvel na região, a Tokio Marine, uma das maiores seguradoras do Brasil, apresenta seu plano de ação para o período, desenvolvido com seu parceiro local de Assistência 24h.
Estão programadas atividades como aumento na quantidade de prestadores de serviço para atendimento, adequação das Zonas de Alta Probabilidade de Atendimento (ZAPs) à operação de trânsito organizada pela Prefeitura do Rio de Janeiro e posicionamento dos prestadores em locais não próximos a estádios, arenas e pavilhões, minimizando problemas de deslocamento. A seguradora também disponibilizará mais guinchos para períodos de pico e fará acompanhamento constante da qualidade de atendimento e monitoramento ininterrupto de todos os serviços com equipe dedicada da Tokio Marine.
“Essa é mais uma iniciativa da Tokio Marine em prol de seus clientes. Temos o objetivo de evitar possíveis trechos interditados nas áreas próximas às competições para manter a qualidade do serviço e otimizar o tempo de atendimento aos segurados da carteira de Auto”, afirma o airetor de Automóvel, Luiz Padial.
Além dessas ações relacionadas à Assistência 24 horas, no período das provas, a companhia dará uma série de dicas aos segurados nas mídias sociais a respeito dos locais de disputas, mudanças no trânsito, segurança, entre outros temas. Caso necessite abrir um aviso de sinistro, o cliente da seguradora poderá realizar o processo facilmente e com agilidade pelo APP Tokio Marine, disponível para iOS e Android, ou pelo Autoatendimento, que pode ser acessado diretamente no site da seguradora, no canto superior direito (www.tokiomarine.com.br/portalautoatendimento).
As informações e serviços estão disponíveis 24 horas por dia, 7 dias por semana. “A Tokio Marine, sempre atenta às necessidades de seus Parceiros de Negócios e Clientes, oferece soluções tecnológicas completas e eficazes. Estamos prontos para atender as demandas durante as competições no Rio e manter o alto grau de satisfação dos clientes”, diz o diretor.
.
SEGURO CIDADÃO
Reciclagem de óleo de cozinha – Segundo a companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp), cada litro de óleo de cozinha despejado em rios, lagos e mananciais pode poluir mais de 25 mil litros de água. Quando descartado de maneira inadequada, o resíduo pode também causar entupimento da rede de esgoto agindo como aglutinante de lixo ao ser jogado no vaso sanitário ou até se tornar um impermeabilizante do solo, agravando a incidência de enchentes.
Pensando nesse cenário, o Porto Seguro Auto reforça o programa de Reciclagem de Óleo de Cozinha com a expectativa de potencializar o envolvimento da sociedade em prol da proteção do meio ambiente e da qualidade de vida e evidenciar a importância do descarte correto do óleo de cozinha para a preservação das águas e do solo.
“Com esse projeto, vamos oferecer à sociedade uma solução inteligente para o destino do óleo de cozinha usado, promovendo a produção de biocombustível, além de incentivar uma economia limpa e de valor compartilhado”, conclui Bruno Garfinkel, diretor do Porto Seguro Auto.
Com a ação, o biodiesel gerado a partir da reciclagem do óleo de cozinha será utilizado pelas distribuidoras de combustíveis e incluído como substância no diesel comum que, por Lei, tem em sua composição cerca de 8% do combustível biodegradável.
O Porto Seguro Auto disponibilizará coletores para o descarte de óleo de cozinha em 30 locais da Grande São Paulo, que podem ser identificados em www.portoseguro.com.br/a-porto-seguro/iniciativas-porto-seguro/programa-de-reciclagem/pontos-de-coleta/coleta-de-oleo.
.
Desabamento em Vitória – Técnicos da área de regulação de sinistro de automóvel do Grupo Bradesco Seguros estiveram no condomínio Grand Parc Residencial Resort, em Vitória (ES), para coleta de informações que permitam ao Grupo Segurador agilizar o processo de indenização a seus segurados que tiveram veículos danificados no desabamento de parte da área de lazer do condomínio e que ainda estão presos nas garagens do edifício. Além de liberar proativamente os carros reservas, a Seguradora já iniciou o processo de indenização. O objetivo é minimizar o impacto provocado pelo incidente no dia a dia de seus clientes.
O Grupo Segurador acionou ainda o despachante visando apurar pendências e solicitar documentos básicos para as indenizações. “Contatamos todos os nossos clientes cadastrados naquele endereço de risco e informamos a liberação antecipada do carro reserva mediante seus respectivos comunicados de sinistro, mesmo sem que houvesse a regulação do sinistro”, explica Enrico Ventura, diretor de Operações de Auto/Re do Grupo Bradesco Seguros.
.
Museu Itinerante – Depois de percorrer mais de 30 mil km pelas cinco regiões do país, o Museu Itinerante Se Prepara Brasilchega ao Rio de Janeiro, cidade-sede dos Jogos Rio 2016. Promovido pelo Grupo Bradesco Seguros, patrocinador e segurador oficial do maior evento esportivo realizado pela primeira vez na América do Sul, a exposição sobre rodas, montada em duas carretas adaptadas, estará aberta ao público nos Bulevares Porto Maravilha e Parque Madureira durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, das 12h às 21h. Com mais de 100 peças do acervo do Comitê Olímpico Internacional (COI), do Comitê Olímpico do Brasil (COB) e do Comitê dos Jogos Rio 2016, além de coleções particulares, o Museu sobre rodas iniciou seu trajeto no dia 30 de abril nas cidades de Vitória (ES) e Goiânia (GO) e desde então, já recebeu mais de 111 mil pessoas em 44 cidades de todo território nacional. No Rio de Janeiro, a expectativa é que mais de 700 visitem diariamente a exposição, que tem entrada franca e é acessível para pessoas com necessidades especiais.
Nos diversos lugares por onde tem passado, o Museu Itinerante Se Prepara Brasil conta, também, com presenças ilustres que se emocionam com a exposição: as atrizes Carolina Ferraz e Totia Meireles; os medalhistas olímpicos pela Seleção Brasileira de Vôlei e embaixadores Bradesco Seguros, Giba e Leila; o ex-judoca Flávio Canto; os nadadores Felipe França e Henrique Rodrigues; os jogadores de basquete Alex e Rafael Hettsheimer; os judocas Sarah Menezes e Felipe Kitadai; a para-atleta do atletismo Ana Claudia Maria da Silva “Lalá”; o ex-jogador de futebol Gonçalves, entre outros.
Dividido em cinco seções – “História”, “Esportes”, “História Brasileira”, “Curiosidades” e “Rio 2016” – o Museu Itinerante Se Prepara Brasil apresenta peças que retratam todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna. Dentre os objetos, destacam-se as réplicas das medalhas de prata e bronze dos Jogos Olímpicos de Atenas, em 1896, e da carta do Barão de Coubertin, criador dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, na qual, em 1913, aparece pela primeira vez a imagem dos aros olímpicos; Tochas Olímpicas, pictogramas e medalhas de diversas edições; além de imagens de atletas brasileiros e internacionais, entre elas a equipe de tiro do Brasil nos Jogos da Antuérpia, em 1920, primeira vez que o país disputou o evento esportivo. Há também vídeos temáticos e totens interativos.
.
De acordo com Maria Eugênia Saturni, diretora da Base7 – empresa responsável pela curadoria do Museu Itinerante Se Prepara Brasil -, um dos pontos mais interessantes do projeto, e que o torna inovador, é o fato de o Museu ir até o público. “O objetivo é propiciar um ambiente em que o público entenda o significado dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos e possa ter acesso a um acervo histórico bastante rico e instigante. Cada peça da exposição traz uma memória. Por meio delas é possível apreender o desenvolvimento tecnológico, as conquistas sociais, momentos históricos e manifestações culturais das mais diversas. Tudo isso tem como fio condutor o esporte e a emoção que ele desperta nas pessoas” , destaca Maria Eugênia.
O Museu Itinerante Se Prepara Brasil tem patrocínio do Grupo Bradesco Seguros e do Ministério da Cultura. A iniciativa tem a concepção da agência Gael e curadoria da Base7 Projetos Culturais.
.
ENDOSSANDO
Sompo Seguros apresenta seu modelo de negócio e reforça parceria com corretores
Depois de lançar sua marca no início de julho, a Sompo Seguros fez questão de se apresentar com exclusividade aos associados do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) em almoço realizado no dia 2 de agosto, no Circolo Italiano. Para Adevaldo Calegari, mentor do CCS-SP, embora a seguradora seja nova no mercado, é identificada pelos corretores como a união de muitas expertises. “A Sompo se integrou à Yasuda, que, por sua vez, se integrou à Marítima. Estas últimas, seguradoras que se destacaram pela qualidade e pelos produtos de primeira grandeza”, acrescentou.
Acompanhado de grande parte de sua diretoria, o presidente Francisco Caiuby Vidigal Filho explicou por que a seguradora japonesa está apostando alto no Brasil. Além do potencial do mercado de seguros brasileiro, que apresentou o crescimento de 15,7% entre 2009 e 2014, o segundo maior do mundo, também interessou ao Grupo Sompo três características que poucos países reúnem. “Temos economia forte, grande extensão territorial e grande população. Essas condições são ideais para o crescimento do seguro”, disse o presidente.
Pesou, ainda, na decisão a estratégia do grupo de expandir atuação em países emergentes. Com 128 anos de existência, a seguradora é líder em seguros não-vida no Japão e a 12ª colocada no ranking mundial, contabilizando US$ 82,6 bilhões em ativos e US$ 20,2 bilhões em prêmios. Porém, o mercado de seguros no Japão tende a decrescer. “Nos próximos 30 anos, o Japão perderá um terço de sua população atual de 120 milhões de habitantes. Foi isso que a fez olhar para mercados emergentes”, disse.
Segundo o executivo, a expectativa da Sompo no Brasil é crescer 20% ao ano até 2020, totalizando 150% no período. Se atingir a meta, a seguradora dobrará de tamanho, saltando de R$ 2,6 bilhões em prêmios para R$ 6,8 bilhões. “Já estamos nesse caminho. De janeiro a maio a Sompo cresceu 20,69%”, disse.
O modelo de negócio da nova seguradora prevê o foco em relacionamento, proximidade, qualidade, cuidado e agilidade. “Esses valores também estarão presentes em novos produtos”, disse. Entre os lançamentos, ele elencou os seguros para pet shops, escritórios, caminhoneiro, auto e residencial, além de produtos da Família Supremo. “Somos uma seguradora generalista que, ao mesmo tempo, também oferece nichos aos corretores, nossos parceiros”, disse.
O almoço do CCS-SP foi marcado por novidades. A começar pela abertura oficial de cadastramento de corretores ao Instituto Brasileiro Autorregulação do Mercado de Corretagem de Seguros, Resseguros, Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Ibracor). O presidente do Ibracor, Paulo dos Santos, informou que no primeiro dia de operação, o instituto conquistou 48 associados e se preparava para analisar mais 30 solicitações. “Superou nossas expectativas”, disse.
Outra novidade foi o lançamento do “1º Workshop-Beneficente de Empreendedorismo, Gestão e Vendas para Corretores de Seguros”, que reverterá parte da renda para a campanha “Fazer o bem …Transforma”, apoiada pelo CCS-SP. O objetivo é arrecadar recursos para a compra de cadeiras de rodas adaptadas para crianças carentes com necessidades especiais. Richard Furck ministrará o workshop para turmas de até 30 corretores, nos dias 25 e 30 de agosto. “É diferente de tudo que existe no mercado”, garante.
O diretor comercial Wilson Lima ofereceu o subsídio de metade do valor de inscrição para os 20 primeiros associados do CCS-SP que protocolarem propostas de seguro de vida na seguradora. Em seguida, o presidente da Sompo anunciou a doação de cinco cadeiras de rodas especiais, comovendo os convidados e, em especial, a idealizadora da campanha Cristina Faviere.
No encerramento do evento, o mentor Calegari informou que a sua chapa foi a única inscrita para a gestão do CCS-SP no próximo biênio. Em setembro, ele será reeleito por aclamação, juntamente com sua diretoria, composta por Evaldir Barboza de Paula, Luciana Ferreira e mais três novos integrantes, Flavio Bevilácqua Bosisio, Jorge Teixeira Barbosa e Paulo Schroeder. “Estejam certos de que honraremos o compromisso assumido”, disse.
.
Porto Seguro aposta na aproximação entre corretores e famílias
O almoço do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ) com o diretor da sucursal Rio de Janeiro da Porto Seguro, Sergio Mendonça, contou com a presença expressiva de cerca de 50 corretores no último dia 21. Na ocasião, o executivo falou sobre a estratégia de inovação da seguradora, que alia a tecnologia ao objetivo de promover uma aproximação cada vez maior entre os corretores e as famílias brasileiras. Segundo ele, por meio do lançamento de produtos, a seguradora busca tornar o seguro e a figura do corretor mais presentes na vida da população.
Um exemplo é o cartão de crédito da companhia, que soma mais de 2 milhões usuários ativos só em parceria com a Visa. “Cada vez que aquele cliente usa o cartão, gera crédito, acumula pontos e se lembra do corretor”, diz, informando que o índice de renovação de seguros é 5% maior no caso de segurados que utilizam o cartão Porto Seguro. Indo além, Mendonça cita o financiamento e o consórcio, antes oferecidos apenas pelos bancos, que hoje engrossam as carteiras da companhia – a terceira maior do Brasil – e dos corretores.
Outra aposta da seguradora para fortalecer esses laços é o plano de saúde para pets, diante da mudança observada nas famílias. “Antigamente, os casais tinham cinco ou seis filhos. O tempo passou e o perfil mais recorrente na atualidade é uma média de dois filhos e dois cachorros”, afirma o executivo. “Se o corretor oferece um produto que minimiza uma despesa alta como a gerada por tratamentos de saúde para animais de estimação, consegue se aproximar dessa família. A partir daí, como o segurado irá contratar seu seguro de automóvel: na internet ou por meio de seu corretor de seguros?”, completa Mendonça.
O diretor comercial frisou também a importância da venda cruzada nesse processo, e mencionou a campanha de incentivo realizada pela Porto Seguro, que oferece comissão de R$ 300 se o corretor conseguir complementar a contratação de um seguro de Automóvel com a de um Residencial e um de Vida.
Ao final do evento, Mendonça recebeu uma placa de homenagem do CCS-RJ e, acompanhado dos gerentes de sucursal Anderson Alves e Luiz Felipe Resende, tirou dúvidas e escutou sugestões dos corretores associados. O presidente do Clube, Jayme Torres, agradeceu ainda a presença do antigo sócio Olívio Américo, da Plataforma Assessoria de Seguros, do consultor de seguros Minas Mardirossian e dos integrantes da diretoria do CVG-RJ, Marcello Hollanda e Carlos Ivo Gonçalves, presidente e vice-presidente da entidade.