SEG NOTÍCIAS – Fenacor questiona recadastramento da Susep

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Em nota, a Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) informa que, "cumprindo o compromisso assumido com a categoria, continua tentando buscar junto ao Poder Judiciário uma medida legal para impedir que o absurdo e inadequado recadastramento possa trazer qualquer prejuízo para a categoria."
"A Federação reafirma o seu entendimento que esse recadastramento, feito neste momento de pandemia, é inoportuno. Alertamos ainda que o sistema criado pela Susep é muito frágil, não oferece segurança, é suscetível a fraudes e expõe perigosamente os dados dos corretores de seguros, pessoas físicas e jurídicas. Ao utilizar esse sistema falho e fazer o recadastramento, o corretor de seguros está sujeito a perder os dados ou, pior, a vê-los ser apropriados por pessoas mal-intencionadas", diz o texto.
Segue comentando que "no entanto, o processo na Justiça ainda está em curso. Não houve, ainda, o desejado desfecho em relação ao mérito. Assim sendo, como está se aproximando o prazo limite para o recadastramento fixado pela Susep em 31 de julho de 2020, e visando a evitar que algum corretor de seguros possa ser ainda mais prejudicado, seja com a eventual suspensão do seu cadastro, o impedimento do livre exercício da sua atividade profissional ou até o recebimento de comissões, a Fenacor, como medida de absoluta responsabilidade consequente com a categoria, a quem tem o dever, a obrigação e o compromisso de defender, libera os corretores do compromisso que esta Federação havia solicitado, para que façam o seu recadastramento, mesmo diante do evidente absurdo, da desnecessidade e dos elevados riscos a que estão sendo submetidos ao utilizar o sistema da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Contudo, estamos sugerindo que sejam seguidos, rigorosamente, os passos abaixo discriminados para que o corretor de seguros possa guardar como prova e se resguardar de eventuais problemas que possam ocorrer, principalmente com o sistema e, com isso, preservar a veracidade da ação e da atitude dos corretores."
Para o Recadastramento de Corretores de Seguros, pessoas naturais e jurídicas, visando a resguardar as informações enviadas à Susep, evitar o risco de perda dos dados de (re)cadastramento, falhas de comunicação, dentre outros problemas, sugerimos, como forma de registrar/documentar e guardar as informações devidas, seguir os passos:
Acessar o sistema de cadastro da Susep https://www2.susep.gov.br/safe/Corretores/.
Em caso de dúvidas, a Susep disponibiliza um manual para utilização do sistema: http://www.susep.gov.br/menu/corretor-de-seguros/manual-do-sistema-de-corretor-de-seguros.
Ao realizar o seu recadastramento, documentar de alguma forma (fotografar e/ou filmar) e, principalmente, salvar um print de cada tela com seus dados preenchidos.
Antes de iniciar o cadastro, abrir um novo arquivo no Word ou Power Point para salvar as imagens de todas as telas; em cada tela do sistema, após preencher seus dados, pressione a tecla "Prt Scr" (ou "print screen") do seu teclado; após copiar a tela com a função "print screen" retornar ao arquivo do Word ou Power Point e colar a imagem que está na memória; repetir esse processo para cada tela do sistema de cadastro (com os seus dados preenchidos). Ao finalizar o cadastro, salvar o arquivo Word ou Power Point com a cópia das telas do cadastro preenchidas com seus dados e enviar por e-mail à Susep ([email protected]) registrando a realização do recadastramento e anexando, também, uma declaração de não autorização do compartilhamento de seus dados.
Para os que puderem e pretendam resguardar extrema segurança das informações transmitidas, sugerimos, principalmente para as sociedades corretoras de seguros, registrarem uma Ata Notarial com os procedimentos do recadastramento realizados.

DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

Live – A MAG Seguros realiza amanhã, 25, às 16h, a MAG Live, uma transmissão no Youtube, cujo o tema será o "Previdência complementar como alavanca para investimento".
A transmissão contará com a presença do subsecretário de Previdência Complementar do Ministério da Economia, Paulo Valle; com o diretor-presidente da Associação Brasileira das Entidades Fechadas de Previdência Complementar (Abrapp) e diretor da MAG Fundos de Pensão, Luís Ricardo Marcondes e a estrategista da MAG Investimentos Patrícia Pereira, sob a moderação do diretor de Estratégias Públicas da MAG Seguros, Arnaldo Lima.
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SEGURO CIDADÃO
Como declarar o IR – Faltam poucos dias para o fim do período de entrega da declaração de Imposto de Renda de 2020. Em decorrência da pandemia causada pela Covid-19, o Ministério da Economia estendeu o prazo de entrega em 60 dias, prorrogando-a para até o dia 30 junho.

Pensando em ajudar os contribuintes na construção de suas declarações, o gerente de Tributos da MAG Seguros, Reginaldo Silva, traz algumas dicas.
Se estiver realizando a declaração pela primeira vez, é necessário que o contribuinte separe seu CPF, título de eleitor, dados residenciais e profissionais. Em caso de dependentes, será preciso informar na declaração o número (do CPF) de todos eles.
Além dos documentos habituais, o contribuinte precisa ter todos os comprovantes de rendimentos de 2019, que costumam ser encaminhados pelas empresas. É importante que no informe de rendimentos conste o nome, e o CNPJ da fonte pagadora, assim como o valor pago, o IRRF e o INSS.
Reginaldo Silva reforça ainda a importância de apresentar os comprovantes de outros gastos, como: boletos, notas fiscais e recibos relacionados a gastos com saúde, educação, pensão alimentícia, compra e venda de imóveis ou veículos e a declaração de empréstimos acima de cinco mil reais. "É de extrema importância que o contribuinte não descarte seus comprovantes, para que haja sempre a documentação comprobatória, para o caso de o leão solicitar o envio", comenta Silva.
A declaração pode ser feita tanto pelo computador, com o Programa Gerador da Declaração (PGD IRPF 2020), disponível no site da Receita Federal, quanto no celular ou tablet através do aplicativo "Meu Imposto de Renda", disponível na Google Play (para Android) ou na AppStore (iOS).
Ao realizar a primeira declaração, o contribuinte deverá clicar em "fazer uma nova declaração" e informar logo no início do processo todos os seus dados pessoais e profissionais.
Reginaldo reitera ao contribuinte a importância de completar a declaração com cuidado, para que não caia malha fina: "É necessário que o contribuinte esteja atento para não cometer nenhum erro no momento de preencher a declaração, revisando sempre todos os dados declarados. E, principalmente, não omitindo nenhum dado financeiro".
Dentre as principais mudanças na declaração deste ano, está a alteração no início do período de restituição, tendo o pagamento em cinco lotes, diferente dos sete do ano anterior. O primeiro pagamento aconteceu no dia 29 de maio e o segundo lote está previsto para o dia 30 de junho. O terceiro para o dia 31 de julho, o quarto para 31 de agosto e o quinto para o dia 30 de setembro deste ano.
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ENDOSSANDO

Parceria – A Sharecare, empresa líder em inovação e digitalização da saúde, foi uma das startups selecionadas da 2ª Edição do InnovatiOn, programa de conexão da Unimed Vales do Taquari e Rio Pardo (VTRP). A iniciativa priorizou oito desafios de negócio: Autorização de atendimentos e procedimentos, Vida médica do cliente, Monitoramento da população 60+, Medicina preditiva, Novos modelos de acesso à saúde, Disponibilidade de agenda do cliente, Auditoria de contas hospitalares e Exames complementares para diagnóstico.
O desafio contou com a participação de 167 startups, sendo oito selecionadas para a apresentação de uma proposta piloto e três finalistas. Dentre elas, a Sharecare, escolhida na categoria Medicina Preditiva. A próxima etapa consiste na aplicação prática da modelagem preditiva à carteira de 223 mil beneficiários Unimed VTRP, para identificar potenciais riscos para geração de alto custo nos próximos 12 meses.
"O propósito da Unimed vai ao encontro da proposta high tech e high touch Sharecare. A aplicação da modelagem preditiva possibilitará à Unimed VTRP uma visão muito mais clara de riscos relacionados a custos futuros, para direcionar os investimentos e as estratégias de prevenção e gestão. Entre os maiores riscos identificados estão câncer, doenças de coluna, doenças crônicas, entre outros fatores", esclarece Nicolas Toth, CEO da Sharecare.
Na prática, a análise, mapeamento e cruzamento das informações da população de funcionários, compostos por modelos matemáticos, algoritmos estatísticos e técnicas de machine learning (metodologia que automatiza o desenvolvimento e evolução analíticos) é capaz de prever 25,67% do custo no ano seguinte, melhorando a capacidade de tomada de decisões dos gestores. "Dessa forma, a empresa consegue identificar com mais facilidade as oportunidades de ação futura, evitando prejuízos e otimizando os seus recursos", finaliza Toth.
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Novas opções de fundos de previdência privada – Investir em previdência privada é uma das maneiras de realizar projetos e preparar-se para uma aposentadoria tranquila. E para ajudar as pessoas a alcançar esses objetivos, a Porto Seguro passa a oferecer planos de previdência com opções mais amplas de fundos.
Com as mudanças, os fundos de Renda Fixa Rubi e Diamante deixam de ser comercializados e dão lugar aos Fundos Porto Seguro, geridos pela Porto Seguro Investimentos; e aos Fundos de empresas parceiras, de gestores externos. Os clientes podem escolher entre as opções de renda fixa, multimercado e renda variável, com alocação de até 70% em ações. Além disso, está à disposição a opção multifundos, que permite que o dinheiro seja aplicado em um ou mais tipos de fundos simultaneamente.
"Buscamos sempre oferecer soluções sustentáveis para o planejamento dos clientes. Os novos fundos atendem aos mais variados perfis de investidores e permitem que eles diversifiquem seus investimentos de maneira mais assertiva", analisa Fernanda Pasquarelli, diretora de Vida e Previdência da Porto Seguro.
É possível começar a investir em previdência privada com apenas R$ 1 mil de aporte inicial e aplicações mensais e eventuais à escolha do cliente. O contratante pode incluir coberturas de seguro em vida para se proteger financeiramente em caso de acidente ou doença, além de proteger sua família em caso de falecimento.
Outras vantagens do produto: dedução de até 12% da renda bruta anual no Imposto de Renda para quem declara no modelo completo e optou pela modalidade PGBL. Os ganhos poderão ser reaplicados no próprio plano ou em outros investimentos; tributação apenas sobre os rendimentos, e não sobre o valor total aplicado, na hora da saída do dinheiro, para quem declara no modelo simplificado e escolheu a modalidade VGBL; tributação favorável na opção por regime regressivo, pois quanto mais tempo uma contribuição permanece aplicada, menos IR será cobrado na saída do dinheiro, chegando a 10% após 10 anos.
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Customização de seguros – Com o aumento da necessidade de se proteger e a preocupação com seus familiares, as pessoas passaram a adquirir um maior conhecimento sobre o segmento de seguros. Para atender todas necessidades, as empresas desse setor estão se aperfeiçoando para oferecer uma gama cada vez maior de serviços personalizados e de excelência aos seus clientes.
É o caso da Seguralta, rede de corretoras de Seguros, que trabalha há mais de 50 anos comercializando serviços para determinados perfis de segurados. Entre os seguros customizados estão: de vida para homens com diagnóstico de câncer de próstata, de vida mulher que garante indenização para mulheres com câncer de mama, ou ainda o seguro rural que protege o agricultor de perdas por fenômenos meteorológicos adversos, seguro bike – que assegura os praticantes de esportes radicais – e até mesmo o seguro pet, que proporciona aos cães e gatos uma vida mais saudável e feliz. A rede, além de trabalhar com mais de 30 companhias de seguros, oferece todas as modalidades disponíveis no mercado.
Nilton Dias, diretor comercial da Seguralta, alerta que independente da cobertura escolhida é necessário ter cuidado ao contratar um seguro. "É importante sempre contar com a ajuda de uma empresa especializada, que irá recomendar o plano adequado de acordo com as necessidades de cada cliente". Também é recomendado ler muito bem os itens da apólice para entender exatamente o que está acertado. Assim, a pessoa não é pega de surpresa quando precisa de uma cobertura não inclusa no pacote.
Além disso, as empresas contratadas precisam ter registro junto à Susep, que garante as regras de gestão financeiras e reservas para o pagamento dos valores contratados.
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Seguro condomínio – A Bradesco Auto/Re, empresa do grupo Bradesco Seguros, vem investindo no aprimoramento de coberturas e serviços com objetivo de tornar a experiência dos segurados e corretores ainda mais completa. A remodelação do produto Seguro Condomínio, que agora passa a oferecer cobertura personalizável – Sob Medida – com proteção e serviços mais abrangentes e completos, reverbera o compromisso da seguradora com a qualidade de seus produtos.
A cobertura básica passa a contemplar a proteção em casos de tumultos, greves e lockout; queimadas em zonas rurais; fumaça; impacto de veículos terrestres, e ainda, mantém as proteções já existentes, como incêndio, explosão, queda de raios e aeronaves. Além disso, a Bradesco Auto/Re oferece coberturas acessórias para atender aos mais variados riscos, como em casos de roubo de bens de condôminos e valores em trânsito; cobertura contra danos em vidros, mármores, granitos e porcelanatos. "Estamos sempre atentos às demandas do mercado. Por isso, buscamos trazer novidades que aprimorem ainda mais nossa relação com os corretores e atendam às expectativas dos segurados, mantendo o padrão de excelência de nossos produtos", afirma Saint'Clair Lima, diretor técnico e de Produtos da Bradesco Auto/Re.
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Nova gerente – A Argo Seguros anunciou a contratação de Mariana Bruno como sua nova gerente da área de Consumer Lines, tendo como principal foco o contínuo desenvolvimento dos produtos oferecidos e a expansão da área.
A profissional conta com 13 anos de atuação no mercado e passagens por outras grandes empresas do segmento, acumulando experiências nas áreas de Property, E&O e subscrição de Financial Lines. Mariana Bruno terá uma função estratégica técnica e comercial, onde o desenvolvimento de novos canais (corretores e parceiros) será de suma importância. Ela pode ser encontrada através do e-mail [email protected].

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