O setor de seguros registrou um crescimento nominal de 8% no período de janeiro a agosto de 2016, em relação ao mesmo período de 2015. De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg), Marcio Serôa de Araujo Coriolano, no primeiro trimestre houve expansão de 3,63%, com aceleração para 6,98% no acumulado até junho. Segundo o executivo, a melhora dos números do mercado de seguros, porém, ainda não reflete um ambiente econômico mais ativo, e sim a preocupação das pessoas em proteger sua vida e seu patrimônio em momentos de crise, e atribuiu aos números positivos do mercado, no acumulado do ano até agosto, a melhora no desempenho do segmento de automóvel, “O seguro de automóvel apresentou números melhores como resposta da procura por alternativas para compensar a queda das vendas de veículos zero km como, por exemplo, vendas de veículos usados”, explicou Coriolano.
Outros ramos como o seguro rural, o seguro-garantia, o seguro de vida e a previdência (VGBL), principalmente os dois últimos, também têm contribuído para o desempenho do mercado de seguros no Brasil. Contudo, uma retomada no cenário macro, de acordo com o presidente da CNseg, só se dará este ano caso o Governo avance nas questões das grandes obras e na reforma da Previdência. “Do contrário, o mercado de seguros só vai reagir o ano que vem”, acrescentou.
Para este ano, Marcio Coriolano reafirmou a projeção de avanço para o setor, que arrecada cerca de R$ 450 bilhões e soma R$ 800 bilhões em ativos, em torno dos 8,5% ante 2015.
Sobrepujando o aumento do Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) nos últimos 12 meses de 4,9%, a arrecadação do Seguro-Garantia voltado às obras públicas acumula um notável crescimento nominal de 29,8% de janeiro a agosto de 2016. Este ramo se destacou dentro de Crédito e Garantia, grupo que teve variação nominal de 10,7% no acumulado de janeiro a agosto deste ano.
Produto vendido majoritariamente de forma individual e com uma concentração de aproximadamente 99% dos prêmios arrecadados em seguradoras que fazem parte de conglomerados financeiros, a modalidade Família VGBL se mantêm como grande propulsora do crescimento do mercado supervisionado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), com variação nominal na arrecadação de prêmios de 17,8% no acumulado de janeiro a agosto deste ano.
Planos de Risco, entre os produtos Vida, o grande destaque são os planos individuais, que apresentaram variação nominal de 29,8% de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano anterior.
O Seguro Rural apresentou crescimento nominal positivo de 17,2% no acumulado do ano, de janeiro até agosto de 2016.
O Seguro de Automóvel, representado principalmente pelos ramos Casco (70%) e Responsabilidade Civil Facultativa RCF-V (22%), apresentou até agosto, desaceleração de 1,3% menor do que a registrada nos primeiros sete meses do ano.
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Seguro evolui no e-commerce, mas atrair consumidor é o maior desafio
O modelo de negócio de seguros está caminhando para o digital, mas ainda atrás de outros setores mais adiantados, como os bancos e as redes varejistas. A complexidade da operação, os altos investimentos e, principalmente, a resistência do consumidor em comprar seguros pela internet são os motivos de haver poucas empresas do setor presentes no canal online. Estas e outras questões foram discutidas no seminário “O Seguro na era do e-commerce: A viabilidade e o futuro do canal online”, promovido pela Associação Paulista dos Técnicos de Seguro (APTS) no dia 29 de setembro, em São Paulo.
André Gregori, CEO da Thinkseg, seguradora digital que está prestes a entrar em operação, prevê grandes mudanças nos processos e na estrutura do setor de seguros a partir da incorporação de novas tecnologias. “A tecnologia é caminho sem volta para o seguro”, disse. Mas, ele observa que o mercado brasileiro está atrasado em comparação aos dez países que visitou nos últimos cinco anos para conhecer mais de 20 diferentes operações online de seguros, que utilizam desde o canal mobile e chats comandados por robôs até as redes sociais.
Gregori aponta outros obstáculos, como a pouca familiaridade do consumidor de seguros com o canal online e a sua preferência pelo contato telefônico. “Os corretores até gostariam de ser online, mas é difícil”, disse. Ele constatou, ainda, em pesquisas que antecederam a criação da Thinkseg, que a população considera o seguro “caro, burocrático e pouco transparente”. Outra dificuldade é falta de novos produtos, que, a seu ver, inviabiliza o propósito dos corretores de diversificarem suas carteiras.
Depois de um ano de preparação, com pesquisas de mercado e desenvolvimento de tecnologia, a Minuto Seguro estreou no mercado em 2012, já com recursos captados de investidores estrangeiros interessados no negócio. O país atravessava um bom momento econômico e o CEO Marcelo Blay sabia que essa janela poderia se fechar. “Foi uma situação muito confortável. Desde então, seguimos em crescimento sustentável”, disse.
Mas, além de altos investimentos, a operação de uma corretora online se mostrou um empreendimento bastante complexo. Segundo Blay, o primeiro aprendizado foi constatar que a venda de seguro jamais será 100% online, primeiramente, porque o consumidor ainda prefere o contato humano. Daí porque a corretora investiu no capital humano, compondo um quadro de 150 funcionários.
De janeiro a agosto deste ano, a Minuto Seguro recebeu mais de 23 mil ligações, na média de mil telefonemas por dia, dos quais 97% foram respondidos em até 30 segundos. “Conseguimos sofisticar o atendimento e estamos ganhando o jogo no off-line”, disse. Mas, Blay também aprendeu que é preciso ter um sistema operacional robusto, gestão do site e que investimento em marketing custa caro (para se ter uma ideia, um clique no Google em seguro viagem custa em torno de R$ 8).
O executivo analisa que o maior entrave ao modelo digital é a necessidade de grande fôlego financeiro e o retorno no longo prazo. Por outro lado, entende que o modelo de corretora online está trazendo novos consumidores de seguros ao mercado. Um levantamento da Minuto Seguro indica que 75% dos consumidores nunca tiveram seguro. Para ele, os desafios da revolução digital poderão ser vencidos com maior especialização do setor e mais diálogo entre seguradoras e corretoras.
Richard Hessler Furck, CEO da H&H Corretora de Seguros, aprendeu a duras penas que a venda de seguro online está fora do alcance dos pequenos e médios corretores. Em 2010, embarcando na tendência do comércio eletrônico, ele fundou a corretora online Seguro Barato, perdeu dinheiro e fechou as portas quatro anos depois. “Aprendi que o universo digital era mais complexo do que eu imaginava”, disse.
Richard se deparou com conceitos novos, como SEO (otimização de sites), cookies, branding (gestão de sites), design responsivo e outros, além de constatar que os leads (novos contatos) na internet são caros e que a retenção de clientes é menor. Para tentar converter leads em vendas precisou manter uma equipe cujo custo inviabilizava a operação. “Essa estrutura é mais cara do que uma tradicional de vendas. Além disso, existe um limite de eficácia da participação humana”, disse.
Por fim, Richard também aprendeu que o mercado comprador de seguros é finito. “Se estamos todos vendendo para os mesmos, vale a pena investir dinheiro nisso?”, questionou. Sua conclusão é que a venda 100% online é impossível. “Mas, tenho plena convicção que o mercado digital é o futuro e quem não se inserir nele estará morto”, disse. Por isso, ele não descarta retornar ao comércio virtual.
“Agora, com toda essa complexidade e alto custo os corretores não teriam acesso. Mas, no futuro, com a tendência de barateamento das tecnologias e a entrada de empresas que possam terceirizar essa estrutura, os corretores poderão participar e fazer a sua parte, que é vender”, disse.
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Parecer sobre MP que revisa auxílio-doença e invalidez será apresentado hoje
A comissão mista que analisa a Medida Provisória 739/16 reúne-se hoje para apresentação do parecer do relator, deputado Pedro Fernandez (PTB-MA). A MP determinou a revisão dos auxílios-doença e aposentadorias por invalidez que tenham sido concedidos há mais de dois anos.
O texto, editado pelo Governo Federal no início de julho, permite que o aposentado por invalidez ou auxílio-doença seja convocado a qualquer momento para a realização de perícia médica. Estabelece ainda que o auxílio-doença seja concedido com a previsão de seu termo final. Do contrário, terá duração de 120 dias, devendo sua prorrogação ser requerida pelo segurado.
A medida institui ainda o Bônus Especial de Desempenho Institucional por Perícia Médica em Benefícios por Incapacidade, no valor de R$ 60, por perícia realizada em benefícios não periciados pelo INSS há mais de dois anos.
O objetivo da MP 739, segundo o governo, é reduzir os benefícios por incapacidade que estão há mais de dois anos sem passar por perícia médica. O dispêndio anual do governo com esses benefícios é de R$ 6,3 bilhões. Já a despesa com auxílio-doença chegou a R$ 23,2 bilhões em 2015, quase o dobro do gasto em 2005 (R$ 12,5 bilhões).
Com relação à aposentadoria por invalidez, as despesas do Governo Federal quase triplicaram na última década, passando de R$ 15,2 bilhões em 2005 para R$ 44,5 bilhões em 2015 (292,7% de crescimento). De acordo com o governo, mais de 93% dos aposentados por invalidez têm o benefício há mais de dois anos.
A MP recebeu 165 emendas e teve o prazo final de vigência prorrogado para 4 de novembro. A comissão mista é presidida pelo senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN).
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Congresso RecomeçAR/RJ – Estão abertas as inscrições para o Primeiro Congresso RecomeçAR/RJ para pacientes e familiares da área de reumatologia. O evento, gratuito, será realizado no dia 13, de 8h30 às 15h, no auditório da Policlínica Piquet Carneiro, localizado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Na ocasião será comemorado o Dia Mundial de Conscientização da Artrite, celebrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), no dia 12 do mesmo mês. No evento, a reumatologista e diretora do Centro Multidisciplinar Fluminense Selma Merenlender e a psicóloga Raquel Canabarro ministrarão palestra sobre “A Vida Sexual e Reprodutiva nas Doenças Reumáticas”; o advogado Weberth Batista abordará os direitos do pacientes; a nutricionista Fernanda Marques ministrará palestra sobre as “Estratégias Nutricionais para Pacientes com Doenças Reumática”s; o reumatologista Marcelo Pacheco abordará “O Glúten e as Doenças Autoimunes” e o reumatologista Geraldo Castelar falará sobre “Os Novos Medicamentos e Seus Efeitos Colaterais”. Ao todo, são 500 vagas e as inscrições podem ser feitas pelo e-mail: [email protected]. Mais informações pelos telefones (21) 9-9188-3513 ou 9-9625-5469, com Cátia ou Célia.
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SEGURO CIDADÃO
XI Fórum da Longevidade – No mês em que se comemora o Dia Internacional do Idoso (1º de outubro), o Grupo Bradesco Seguros realiza o XI Fórum da Longevidade Bradesco Seguros. Recentemente, a Organização Mundial de Saúde (OMS) estimou que, no Brasil, os idosos vão representar 20% da população até 2040, um processo considerado muito rápido, segundo os especialistas. No mundo, o número de pessoas com mais de 60 anos deverá dobrar até 2025, atingindo a marca de dois bilhões em 2050. A maioria desses idosos estará em países de baixa e média renda.
O XI Fórum da Longevidade Bradesco Seguros será realizado em São Paulo, no dia 5 de outubtro, reunindo especialistas e personalidades nacionais e estrangeiras, para debater iniciativas que contribuam para a conquista da longevidade com saúde, qualidade de vida e bem-estar. O tema da edição de 2016 é “Expandindo as Fronteiras da Longevidade”.
Entre os especialistas internacionais que participam do evento está Tom Kamber, doutor em Ciência Política pela University College New York (UCNY) e professor de Empreendedorismo Social e Filantropia na Columbia University. Kamber é fundador e CEO do Older Adults Techonology Services (Oats), que já treinou mais de 8 mil idosos em 80 cidades, e também do Senior Planet – como a tecnologia pode mudar a maneira como nós envelhecemos. Também participa do evento David Sinclair, pesquisador, consultor e especialista em políticas públicas para o envelhecimento e mudanças demográficas, e diretor do Centro de Longevidade Internacional do Reino Unido (ILC-UK).
Durante o XI Fórum da Longevidade, será realizada a entrega dos Prêmios Longevidade Bradesco Seguros, que visam a despertar a sociedade para o tema, reconhecendo trabalhos nas categorias de Jornalismo, Histórias de Vida e Pesquisa em Longevidade.
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ENDOSSANDO
Bradesco Saúde obtém avaliação na faixa mais alta de índice da ANS
Líder do mercado brasileiro de saúde suplementar com atuação em todas as regiões do país, a Bradesco Saúde atingiu novamente a colocação na faixa superior do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar – IDSS, do programa de Qualificação das Operadoras 2016 (ano base 2015), desenvolvido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e divulgado na última sexta-feira, 23.
Na composição do IDSS, a Bradesco Saúde atingiu a nota máxima no indicador “Gestão de Processos e Regulação” – afere o cumprimento das obrigações técnicas e cadastrais das operadoras junto à ANS – e boas avaliações nos indicadores “Garantia de Acesso” – que avalia as condições relacionadas à rede assistencial que possibilitam a garantia de acesso, abrangendo a oferta de rede de prestadores – e “Sustentabilidade no Mercado” – monitora a sustentabilidade da operadora, considerando seu equilíbrio econômico-financeiro, passando pela satisfação do beneficiário e compromissos com prestadores.
Operadora na modalidade de administração por pós-pagamento e controlada pela Bradesco Saúde, a Mediservice também obteve destaque na avaliação ao atingir a faixa máxima do IDSS, com expressivas notas nos indicadores.
O resultado considera os dados disponíveis nos sistemas da ANS para análise em quatro dimensões: qualidade em atenção à saúde; garantia de acesso; sustentabilidade no mercado; e gestão de processos e regulação. Com a remodelagem realizada pela ANS nesta edição, o IDSS apresenta uma nova composição que igualou o peso (25%) para cada dimensão avaliada.
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Seguro para smartphones – Pensando em trazer mais segurança aos seus consumidores contra imprevistos no smartphone, a Moto lança o Moto Care Proteção, um seguro exclusivo para os aparelhos da marca. São três modalidades disponíveis: roubo ou furto qualificado, quebra ou derramamento de líquidos, além de uma opção que oferece cobertura a todas as modalidades.
O serviço pode ser contratado para todos os aparelhos Moto com até 45 dias de uso, contados a partir da data de emissão da nota fiscal. O plano Moto Care é mensal e a cobertura é válida apenas em território nacional e os pagamentos são realizados via cartão de crédito.
Os valores do Moto Care Proteção variam de acordo com o modelo de smartphone e o tipo de incidente, e podem ser pagos com cartão de crédito
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Grupo NotreDame Intermédica muda modelo de negócio para crescer
Com 9 mil colaboradores, 11 hospitais próprios, 14 prontos-socorros, 8 maternidades e 59 centros clínicos, sendo 9 exclusivamente de Medicina Preventiva, o Grupo NotreDame Intermédica,com 48 anos de história, fez a transição entre uma administração familiar para um novo modelo de negócios. Para isso, foi realizado um ousado trabalho de desenvolvimento organizacional com lideranças e colaboradores nas seis cidades onde a empresa está presente. O projeto de 18 meses está sendo desenvolvido em parceria com a People+Strategy, consultoria brasileira reconhecida e respeitada por seu trabalho estratégico com a alta liderança de grandes companhias, e já apresenta resultados positivos, como a melhora do ambiente de trabalho e, por consequência, a realização do seu plano estratégico e suas metas.
“Nós estamos trabalhando muito, mas todos estão tão motivados que esta alta carga não é motivo de reclamação”, conta a diretora de Recursos Humanos do Grupo NotreDame Intermédica (GNDI), Eliana Maria Vieira. “Com o auxílio da People, estamos realizando um trabalho gigantesco de desenvolvimento organizacional e engajamento. Uma verdadeira mudança na cultura da nossa empresa”, explica a diretora.
As mudanças começaram quando a NotreDame Intermédica foi adquirida pela empresa americana de privateequity Bain Capital. Em julho de 2014, Irlau Machado Filho, ex-executivo do AC CamargoCancer Center – Hospital AC Camargo, foi anunciado como novo CEO do Grupo. Machado é apontado como um dos responsáveis por colocar o AC Camargo em sua atual posição de referência brasileira na pesquisa e tratamento do câncer. Com o objetivo de deixar a gestão do GNDI mais transparente e melhorar o clima organizacional, o CEO contratou a People+Strategy, com quem já trabalhava na sua antiga instituição, para realizar um profundo trabalho de mudança na organização.
No Grupo NotreDame Intermédica, está sendo realizado um programa de desenvolvimento de líderes, (em 10 módulos) que trabalha especificamente as competências necessárias para uma boa gestão. Como resultado, os gestores adotaram uma postura de serem e estarem mais comprometidos com os resultados da sua área. Foram desenvolvidos dashboards para cada equipe e os colaboradores passaram a interagir mais e receber feedbacks constantes de suas lideranças, tornando, assim, toda a gestão mais transparente.
Foi desenvolvido, também, um extenso trabalho de endomarketing, com o intuito de reforçar o sentimento de pertencimento dentro da organização. Segundo a diretora de RH, nesse período foram realizadas duas pesquisas internas que atestam a melhoria do clima organizacional. “O índice de favorabilidade subiu, nossos colaboradores estão mais engajados e houve uma redução significativa nos pedidos espontâneos de demissão.” Entre abril de 2015 e abril de 2016, o número de horas de treinamentos aumentou 64%. Com a criação de um plano de carreira, nesse mesmo período 520 profissionais foram promovidos dentro da instituição.
“Conseguimos um resultado além do esperado: hoje somos o player da área de saúde que está fora da curva. Estamos em franco crescimento e devemos isso também ao excelente trabalho realizado com nossos colaboradores”, explica Eliana Vieira. Para a diretora de RH, o trabalho da People+Strategy foi crucial: “A People é uma consultoria formada por profissionais que já tiveram uma carreira dentro das empresas, por isso, eles têm o know-how e sabem trabalhar exatamente as necessidades de cada organização. Eles não chegam com um pacote pronto, eles estudam o ambiente e apresentam soluções altamente personalizadas.”
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Unimed abre concorrência para agências de publicidade para 2017
A Central Nacional Unimed abriu concorrência para escolha de suas agências de publicidade institucional e comercial para 2017. Os focos do trabalho serão relacionamento com os públicos da CNU e vendas. O contrato terá, a princípio, duração de 12 meses a partir de janeiro. “Valorizamos a experiência, parceria, inovação e criatividade da agência. Conhecimento da área de saúde também será muito bem-vindo”, diz Luiz Paulo Tostes Coimbra, diretor de Mercado, Marketing e Comunicação da CNU.