SEG NOTÍCIAS – Mortes por choque elétrico aumentam em crianças de zero a cinco anos

Os acidentes com eletricidade vitimaram 32 crianças de zero a cinco anos em 2015, aumento de mais de 50% em relação ao registrado em 2014, quando foram 20 as fatalidades nessa faixa etária. Os dados, da Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), revelam que quatro mortes foram consequência de acidentes fora de casa, com fio partido na rua e contato com poste ou grade metálica. As outras 28 mortes sugerem que o maior perigo para as crianças pequenas está ao alcance das mãos, dentro de casa. Os acidentes domésticos mais comuns são os relacionados ao contato da criança com tomadas sem proteção, fios desencapados, benjamins e eletrodomésticos, como ventiladores, geladeiras e máquinas de lavar. O acidente, nesse caso, ocorre pela fuga de corrente desses aparelhos.
Para o engenheiro eletricista consultor do Instituto Brasileiro do Cobre (Procobre), Hilton Moreno, todos os acidentes com eletricidade são evitáveis, especialmente os que envolvem crianças pequenas dentro de casa.
“A instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR) no quadro de eletricidade da residência evitaria o problema.”
Segundo o especialista, o dispositivo, cuja obrigatoriedade de uso é prevista em norma, evita que a corrente elétrica cause dano à pessoa que toca a tomada.
“Com a instalação do DR, uma criança pequena que coloca o dedo na tomada ou tenta introduzir algum objeto na saída de energia fica imune ao choque. O DR desliga a energia em 20 milissegundos, evitando que a corrente elétrica se propague”, explica o engenheiro.
Para conscientizar e orientar moradores sobre os riscos dos acidentes causados por eletricidade, o Procobre criou o Programa Casa Segura. Por meio de um site interativo, é possível fazer uma rápida avaliação das instalações elétricas domésticas e visitar os cômodos de uma casa virtual. Ao navegar no site, o visitante clica nos ícones sofá (que representa a sala), mesa de computador (escritório) e tem acesso a dicas de segurança. O engenheiro eletricista lista as 10 principais medidas de segurança: durante uma tempestade, desligar todos os equipamentos eletroeletrônicos e tirá-los da tomada; além de instalar o DR e ter o fio terra nas tomadas, utilizar protetores de tomadas evita problemas de choques elétricos; utilizar o novo padrão de tomada, que a deixa embutida; antes de trocar as lâmpadas, desligar o disjuntor; istalar tomadas a uma distância mínima de 60 cm do boxe ou da banheira; nunca utilizar chapinhas, secadores ou outros aparelhos elétricos perto da pia, banheira, ou lugares úmidos; desligar o chuveiro antes de trocar a chave da temperatura. Isso evita choques e também que o chuveiro queime; se há utilização de muitos benjamins, o melhor a fazer é instalar novas tomadas em casa, redimensionando a rede, para evitar sobrecarga; tomadas em áreas externas, como em jardins, por exemplo, podem representar muito perigo. Somente usar tomadas com proteção contra penetração de água; e renovar as instalações elétricas a cada 10 anos.
Vilão dos incêndios por curto-circuito, os benjamins ainda têm espaço na maioria das casas, mesmo as que possuem padrão novo de tomada e aterramento. O perigo desses conectores está no fato de causarem sobrecarga, aquecimento dos fios e curtos-circuitos. Dados da Abracopel apontam que os incêndios decorrentes de curto ou sobrecarga subiram de 295 em 2014 para 441 em 2015, um aumento expressivo da ordem de 49,49 %. Os incêndios por curto vitimaram 20 pessoas em 2014 e 33 em 2015. Além do excesso de equipamentos plugados em uma mesma tomada, contribuíram para o aumento do número de curtos-circuitos a falta de manutenção, as instalações indevidas e a fiação antiga.
No ranking dos estados, o Sudeste, com 125 casos, desponta nas ocorrências de incêndio por curtos-circuitos, seguido pelo Nordeste (108 casos), Norte (81), Sul (74) e Centro-oeste (53). A cidade que mais registrou incêndios por curto-circuito em 2015 foi Manaus, com 35 ocorrências. Salvador e Cuiabá registraram 14 acidentes cada; São Paulo vem logo em seguida com 11 casos, seguida por Recife, Teresina e Campo Grande, com 10 ocorrências cada uma.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Curso prepara candidatos para exame de resseguro
Marcados para julho, os Exames para Certificação de Proficiência em Resseguro (CPR 1 e CPR 2), ministrados pela Escola Nacional de Seguros, têm como objetivo promover a melhoria contínua e a qualidade dos profissionais de empresas seguradoras, resseguradoras e corretores de resseguro (brokers) que atuam direta ou indiretamente nesse setor.
Para preparar os candidatos para a terceira edição do Exame CPR 1, a Escola está oferecendo o Curso Preparatório para CPR 1, com início previsto para 18 de abril, no Rio de Janeiro. Em São Paulo, as inscrições poderão ser feitas em breve e o curso está programado para maio.
Na capital fluminense, as aulas caberão a José Eduardo Arias, pós-graduado em Administração Financeira pela FGV-RJ, gerente-geral da Besso RE Brasil Corretora de Resseguros e sócio diretor do Grupo Assurance; e Roberto Castro, graduado em Ciências Atuariais pela Faculdade de Economia e Finanças do Rio de Janeiro e consultor da Castro Consultoria em Seguros, Resseguros e Previdência.
O investimento do curso é de duas parcelas de R$ 600 e, para participar, é necessário ter ensino médio completo e noções de seguros. As inscrições devem ser feitas no www.funenseg.org.br. Mais informações pelos telefones (21) 3094-1011 / 1013 / 1015 (das 9 às 21h) ou através do e-mail ,a href=mailto:secretariarj@funenseg.org.br>secretariarj@funenseg.org.br.
.
ANSP abordará Comunicação em Seguros, Mídias Sociais e Gamificação em evento
No próximo dia 13 de abril, a Academia Nacional de Seguros e Previdência realizará no auditório do Sindseg-SP, em São Paulo, o evento Café com Seguro, que terá como tema “Comunicação em Seguros, Mídias Sociais e Gamificação. ”
“O tema que será debatido é de extrema importância, e isso porque é premente a necessidade de melhorar a qualidade da comunicação entre os players do setor de seguros, entre si, e em relação ao consumidor. As novas ferramentas das mídias sociais atingem uma gama ilimitada de pessoas e, principalmente, um novo perfil de ouvintes interessados no assunto e que são os potenciais consumidores dos produtos securitários. Olhando por este prisma, fica evidente o impacto das novas mídias nas relações securitárias”, explica acadêmica Ana Rita R. Petraroli, diretora da ANSP.
O evento ocorrerá em dois painéis que apresentarão a Comunicação Segura e Gamificação – criando estratégias inovadoras de persuasão e engajamento para o mercado de Seguros e de Previdência Complementar no Brasil. Os palestrantes serão Ricardo Viveiros e o acadêmico Sérgio Rangel e a mediação do evento ficará a cargo da acadêmica.
O palestrante do primeiro painel, Ricardo Viveiros é jornalista e escritor. Graduado em Comunicação pela Fefieg, doutor pela Universidade Mackenzie. Atuou por 50 anos em jornais, rádios, TVs e revistas no Brasil e no exterior. Tem importantes prêmios nacionais e internacionais. Autor de 35 livros.
No segundo painel contaremos com a palestra de Sérgio Rangel Guimarães, que é atuário e Mestre em Economia pela UFRGS. Especialista em Seguros de Vida pelo SITC/Zurique. Professor do Departamento de Ciências Contábeis e Atuariais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Diretor do Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF/RS. Acadêmico e Diretor regional Sul da ANSP e consultor Sênior da Mirador Atuarial.
Como mediadora, Acadêmica Ana Rita R. Petraroli que é formada em Direito pela PUC-SP, pós-graduada pela FGV-SP, Diretora da ANSP, Conselheira da AIDA Brasil e Coordenadora da Cátedra de Microsseguro da ANSP.
A abertura do evento será feita pelo presidente da ANSP, Mauro César Batista, e a coordenação dos trabalhos será dos Acadêmicos Edmur de Almeida, diretor da ANSP e coordenador da Cátedra de Riscos Financeiros e Ana Rita R. Petraroli, diretora da ANSP e coordenadora da Cátedra de Microsseguro.
A inscrição para o Café com Seguro é gratuita, mas as vagas são limitadas. Para participar e fazer sua reserva entre em contato por e-mail: luciane@anspnet.org.br, e por telefone: (11) 3333-4067 ou (11) 3661-4164.
.
SEGURO CIDADÃO


Dia Internacional da Mulher – O Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro vai homenagear em seu almoço mensal as corretoras de seguros. Para isso, criou também uma Comissão Especial, dedicada a angariar um maior contingente de mulheres para o Clube, debater e propor soluções para as pautas recorrentes que dizem respeito ao trabalho feminino no setor. A comemoração será realizada no dia 22 de março, no restaurante Aspargus (Rua Senador Dantas, 74/17º andar, Centro – Rio de Janeiro). Na ocasião, a agenda do Clube para 2016 também será apresentada pelo presidente Jayme Torres.
A Comissão Especial da Mulher Corretora de Seguros, criada pela diretoria para dar voz e vez ao contingente feminino, é integrada pelas experientes profissionais: Fátima Cristina Monteiro, Márcia Safadi e Sonia Marra. O grupo tem como objetivo valorizar o trabalho feminino, interagir e criar uma pauta com as profissionais associadas, captar novas associadas e promover eventos voltados para a mulher.
Fátima analisa como as características femininas podem agregar ao setor. “A mulher tem cabeça multifuncional, mas, infelizmente, o mercado segurador é muito conservador e ainda há predominância masculina.” Por isso, Márcia explica que essa é uma das principais questões da Comissão. “Haverá também articulação para trazer novas associadas, pois hoje há poucas mulheres.” Sonia garante que essa será uma ótima oportunidade para as associadas do Clube. “Faremos uma troca de experiências sobre a profissão e vamos fortalecer a categoria no mercado”, diz.
Jayme Torres, presidente do CCS-RJ, afirma que a iniciativa “é um reconhecimento à garra e a contribuição da mulher corretora, que nos apoia e vem influenciando positivamente as ações e as propostas da nossa diretoria”.
Os interessados devem confirmar a presença pelo telefone (21) 9-8181-2912.
.
ENDOSSANDO


Porto Seguro lança serviço de alarme no modelo plug’n’play no Rio
A Porto Seguro Proteção e Monitoramento lança o Porto Seguro Alarme Mais no Rio de Janeiro. O sistema de alarme com câmera permite visualizar, interagir e controlar o que acontece na residência ou empresa do usuário por meio de um dispositivo móvel em um sistema plug’n’play. A solução reforça a estratégia da empresa em oferecer comodidade ao cliente e reforçar a segurança patrimonial.
Pelo aplicativo do smartphone, é possível conversar com as pessoas no local em que o alarme está instalado, receber avisos de intrusão, além de ter a opção de ativar e desativar o alarme a qualquer hora e até ligar e desligar a luz do local. O usuário também pode contar com o auxílio da central de monitoramento 24h.
O produto é ideal para pais com filhos pequenos e babás que, além da segurança, podem interagir por meio do sistema de comunicação por voz. Já para os pequenos comércios e empresas, o serviço é essencial para o registro de acesso de colaboradores e acompanhamento dos negócios à distância. O alarme oferece ainda reconhecimento do usuário por leitor biométrico para arme e desarme e o proprietário recebe, no celular, avisos de entrada e saída de pessoas do imóvel, além de notificação de queda de luz.
O Porto Seguro Alarme Mais pode ser adquirido por R$ 179 mensais no primeiro ano, valor inclui o equipamento e aquisição do serviço. A partir do segundo ano, a mensalidade passa a ser de R$ 39,90, preço correspondente apenas ao serviço e monitoramento. Para informações sobre o Porto Seguro Alarme Mais e de outras soluções de Segurança da empresa, basta procurar um corretor de seguros ou ligar para 4004-2288 capitais ou 0800 727 0343 (demais regiões).
.
Ouvidoria do Grupo Bradesco Seguros, pioneira do mercado segurador, completa 13 anos
O Dia do Ouvidor, comemorado nesta quarta-feira 16 de março, é uma data que inspira boas lembranças para o Grupo Bradesco Seguros. Criada em 2003, a Ouvidoria do Grupo foi a primeira do mercado segurador brasileiro a obter a aprovação da Superintendência de Seguros Privados (Susep).
“Os dias 15 e 16 de março, em que são comemorados, respectivamente, o Dia do Consumidor e o Dia do Ouvidor, são datas muito especiais para nós. Temos orgulho de contribuir para a consolidação da cultura do seguro no Brasil, atuando também para a valorização da defesa do consumidor, compreendendo-a como a proteção oferecida aos riscos a que todos estamos sujeitos”, afirma Eugênio Velasques, diretor do Grupo Bradesco Seguros.
Para marcar as duas datas, o Grupo Segurador promove, no Rio de Janeiro e em São Paulo, o evento “Somos Todos Ouvidores, Somos Todos Consumidores”. A ação ocorre nesta terça-feira, 15 de março, no Rio de Janeiro, e neste dia 22, em Alphaville (SP). A programação tem entre os destaques a Feira de Produtos Bradesco Seguros, na qual cada segmento do Grupo exibirá as soluções em produtos e serviços disponíveis aos clientes.
De acordo com Velasques, conhecer as demandas, as críticas e a forma como um produto ou serviço chega ao consumidor e como ele é tratado na sua relação com a empresa, são essenciais para o aperfeiçoamento das relações de consumo.
“O caminho mais seguro para preservar as boas relações é o da transparência”, resume o diretor do Grupo Bradesco Seguros.
.
Agência Pauta VIP é a nova assessoria de imprensa da Argo Seguros
A agência de comunicação empresarial Pauta VIP é a nova assessoria de imprensa da Argo Seguros. A companhia faz parte do Argo Group Internacional, que possui mais de 60 anos de experiência na cobertura de exposição e risco, com atuação em 134 países. A filial brasileira iniciou suas operações em 2011 e é especializada em seguros Transportes, Responsabilidade Civil Profissional e Empresarial.
A companhia também disponibiliza ao mercado o Protector, considerada a mais inovadora plataforma digital para distribuição de seguros. Desenvolvida exclusivamente para a comercialização através dos corretores, oferece 11 produtos com amplas coberturas de responsabilidade civil para corretores de seguros e imóveis, médicos, dentistas, advogados, engenheiros, entre outros. Para saber mais, acesse www.argo-protector.com.br.
O atendimento à imprensa ficará a cargo do jornalista Silmar Batista, profissional com quase 15 anos de experiência nesse segmento. Seus contatos são (11) 3493-7682, (11) 99619-0688 e o e-mail é silmarbatista@agenciapautavip.com.br . Já o relacionamento da empresa com o mercado é responsabilidade de Salvatore Lombardi Jr., diretor da Argo Seguros. Ele pode ser contato pelo telefone (11) 3056-5584 ou pelo e-mail salvatore.lombardi@argoseguros.com.br .

Artigos Relacionados

ANS não tem competência para mudar entendimento sobre Rol

Maioria da justiça reconhece que procedimentos são os mínimos exigidos das operadoras de saúde.

Setor de seguros cresce 1,3% em 2020

O setor cumpriu a sua missão de desonerar o Governo de gastos para amparo à sociedade

Novo portfólio de planos de saúde coletivos por adesão

Esse benefício também será válido para quem adquirir as linhas Amil e Amil Fácil do antigo portfólio. Já o corretor terá premiação com pagamento à vista pelo Cyber Bônus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Presidente do Banco do Brasil joga a toalha

Centrão tem interesse no cargo.

Imóveis comerciais tiveram estabilidade em janeiro

Nos últimos 12 meses, entretanto, preços de venda e locação do segmento acumulam quedas de 1,32% e 1,18%, respectivamente.

Contas públicas têm superávit de R$ 58,4 bilhões em janeiro

Dívida bruta atinge 89,7% do PIB, o maior percentual da história.

Presidente do Inep é exonerado do cargo

Medida foi publicada no Diário Oficial de hoje; até o momento, não foi anunciado o nome de quem o substituirá.

Primeiro caso de Covid-19 no Brasil completa um ano

Brasil tem novo recorde de mortes diárias, diz Fiocruz; boletim informa que houve ontem 1.148 mortes.