Sob o tema “Oportunidades em Tempos de Crise”, o Sindicato Nacional das Empresas de Odontologia de Grupo (Sinog) realizará, nos dias 28 e 29 de abril, a partir das 8h30, a 11ª edição do Simpósio Internacional de Planos Odontológicos (Sinplo).
Durante o painel Regulatório, o presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), José Carlos Abrahão, ficará no centro de uma “roda viva” para ser entrevistado por líderes setoriais: presidentes de entidades como a Uniodonto do Brasil, a Unidas, a Fenasaude e o Sinog.
O evento terá uma agenda completa dos principais temas da pauta regulatória e sessões dedicadas às tendências na prestação de serviço, perspectivas e desafios do setor odontológico.
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Direito do consumidor na contratação do seguro automotivo – A Bidu Corretora levantou algumas informações quanto aos direitos garantidos pelo Código de Defesa do Consumidor para quem contratar seguro automotivo.
Ao contratar um seguro automotivo, é sempre importante estar atento às cláusulas do contrato. Geralmente, os problemas que ocorrem entre consumidor e seguradoras são causados justamente porque algumas delas acabam ficando desconhecidas para os contratante: as cláusulas devem ser redigidas com total clareza e destaque acerca das coberturas, benefícios e eventuais riscos excluídos na apólice vigente; as seguradoras tem total liberdade para definir prêmio, franquia e bônus. É por isso que o cliente deve sempre avaliar mais de uma proposta com outras seguradoras, para encontrar a que melhor se adéqua às suas necessidades; a partir da data de recebimento da proposta, o consumidor tem um prazo máximo de 15 dias para aceitação do seguro; o prazo para liquidação de sinistro também deve sempre ser previamente estabelecido, não podendo passar 30 dias contados a partir do cumprimento das exigências por parte do seguro (que inclui abertura de Boletim de Ocorrência, vistoria do veículo e entrega de documentos à seguradora); é sempre importante checar a situação atual e cadastral da empresa, seja ela uma seguradora ou uma corretora. Segundo orientação do próprio Procon, o consumidor deve sempre saber se a empresa possui registro na Superintendência de Seguros Privados (Susep), além de solicitar antecipadamente a proposta e condições gerais do seguro antes de assinar qualquer documento.
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Segurado pode pedir auxílio de médico ao preencher formulário de doenças
É abusiva a cláusula de seguradora de planos de saúde que obriga o consumidor a renunciar ao direito de preencher a declaração de doenças pré-existentes com a assistência de um médico. A decisão é da 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ), que entende que a medida não implica custos exorbitantes ou impossíveis de serem atendidos, como pleiteava a empresa recorrente.
“Não significa que a seguradora tenha que ter o médico à disposição em cada assinatura de contrato, o que é preciso assegurar é o direito do consumidor, caso ele queira, de preencher o formulário com a devida orientação médica”, afirmou o ministro relator do recurso, João Otávio de Noronha.
Ao rejeitar o Recurso Especial 1.554.448, os ministros mantiveram a decisão de primeira e segunda instâncias, que consideraram a cláusula nula nos contratos.
O Ministério Público de Pernambuco ajuizou ação civil pública para declarar a nulidade da cláusula que obrigava o consumidor a assinar que abria mão da presença de um médico para o preenchimento da declaração de doenças pré-existentes antes da assinatura do contrato.
Para a seguradora, a decisão onera o consumidor, já que acarreta custos adicionais para garantir a presença de um médico no preenchimento das declarações. O argumento defendido em sustentação oral foi rejeitado pelos ministros.
Segundo os juízes, é apenas uma garantia ao consumidor ter essa possibilidade caso ele tenha dúvidas sobre o preenchimento da declaração, como não saber denominar corretamente as doenças, não ter pleno conhecimento do que deve preencher ou não, entre outros itens.
O cerne da questão, segundo João Otávio de Noronha e demais ministros da turma, é obrigar o consumidor a abdicar de algo que lhe é de direito, procedimento que pode ter graves consequências. Esse foi o ponto considerado ilegal, o que levou à rejeição do recurso.
“Destaco a importância do correto preenchimento dessa declaração, porquanto, no futuro, a seguradora poderá, com base nas respostas ali contidas, alegar, por exemplo, que houve fraude ou má-fé do contratante e negar a cobertura de um tratamento ou procedimento. O prejuízo para o segurado/consumidor é manifesto e de gravíssimas consequências”, explicou o ministro.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Cultura da Inovação – Fernando Marcio Bettine, gerente de Inovação de Marketing do Grupo BB e Mapfre, falou na última terça-feira aos convidados do SAP Fórum Brasil sobre a importância da cultura da inovação no processo criativo das organizações.
Na ocasião, apresentou cases como o “Traduzindo o Segurês” – vencedor de diversos prêmios por aprimorar a comunicação com clientes (Prêmio Abemd 2012, XIII Prêmio Amauta de Marketing Direto da América Latina 2012 e DMA Internacional Echo Awards 2013) – e projeto Família Sempre Protegida, que prevê a comercialização de seguros em formato gift card.
“Eles mostram o quão importante a inovação é para a seguradora. A inovação está no DNA do Grupo, que por meio de ações de cultura de inovação, como o InovaLAB, HUB de Inovação e o programa de inovAgentes, leva a inovação para todas as partes da organização”, afirma Bettine.
O BB e Mapfre é a primeira seguradora a ter um laboratório de inovação no Brasil. O projeto do laboratório, que leva em consideração conceitos de design thinking, possui diversos recursos – paredes que podem ser usadas para anotações, equipamentos multimídia interativos, mobiliários especiais, materiais de papelaria, entre outros – que são usados em exercícios cujos resultados são a intersecção entre ideias, objetivos de negócios e projetos tecnicamente viáveis.
O programa inovAgentes reúne os agentes de inovação do Grupo, que representam todas as áreas da companhia. Já o HUB de Inovação, mais do que uma ferramenta, é um processo de geração de ideias.
“No setor de seguros, em que os produtos são commodities com poucas variações, inovar é um grande desafio. As pessoas veem marcas inovadoras como especiais e é para isso que buscamos criar valor, desenvolvendo soluções que atendam às necessidades e expectativas dos consumidores”, diz Bettine.
Em sua 20ª edição, o SAP Fórum Brasil reuniu líderes, executivos e formadores de opinião para discutir a importância da estratégia digital tendo como modelo a inovação no conceito de design thinking.
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ENDOSSANDO
Sócia benemérita do CVG-RJ – O Clube Pasi de Seguros, nova benemérita do Clube Vida em Grupo (CVG-RJ) desde 15 de dezembro do ano passado, foi condecorado com a placa especial de sócia benemérita no último evento da entidade, realizado no dia 8 de março. Durante o almoço em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, quem recebeu a placa do CVG-RJ foi Andrea Badia, gerente regional da companhia no Rio de Janeiro. A profissional recebeu a placa em nome do presidente do Pasi, Alaor Silva, que acredita no potencial dos CVGs de todo o país para disseminar conhecimento aos profissionais do mercado e, principalmente no carioca, para alavancar a atuação do seu seguro no estado.
O Pasi é responsável pelo primeiro seguro popular do Brasil: um seguro de vida em grupo para trabalhadores ativos com vínculo empregatício e terceirizados. Há 26 anos no mercado, o produto já assegura mais de 2,5 milhões de empregados, atendendo a mais de 20 mil empregadores. “O Pasi se destaca pelo papel social que desempenha, contribuindo com esta que é uma missão do mercado de seguros: proteger a população com agilidade em caso de imprevistos. Não é à toa que a sigla significa Plano de Amparo Social Imediato”, afirma Marcello Hollanda, comemorando a parceria.
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Ortodontic Center reestrutura operação e reduz em 80% investimento
Com 142 unidades em operação, a Ortodontic Center reformula toda a operação para continuar em ritmo acelerado de expansão. Entre as principais mudanças na rede está a entra de investidores imobiliários que irão reduzir o investimento por parte dos novos franqueados.
As lojas que antes possuíam até 600m², hoje têm exatamente 100 m² e comportam com quatro cadeiras de dentista para operar. São fechados pelo menos 100 novos contratos todos os meses em cada unidade. “A loja ficou mais eficiente com a nova arquitetura e mais rentável também”, comenta Fernando Massi, franqueador.
Outra melhoria da reestruturação está no tempo que se leva para montar cada nova unidade. Se antes esse período de montagem podia chegar em até 180 dias, hoje todo o processo é efetuado em 35 dias. Nesse período, enquanto o investidor imobiliário se encarrega com a franqueadora da montagem da unidade, o novo franqueado passa por um treinamento intenso. No final dos 35 dias, a unidade está pronta para operar e já com uma carta com os primeiros clientes previamente prospectados pela franqueadora.
A escolha por ponto também sofreu alterações. Após estudo geolocalização foram mapeadas áreas de interesse que possuem 100mil habitantes das classes B2, C e D e que provêem até 7 mil clientes para o franqueado ao longo de 10 anos de unidade.
Em 2015 foram 47 franquias comercializadas em 2015 e 55 inauguradas. Com isso, a Ortodontic Center, que contabilizou um faturamento de R$ 81,5 milhões em 2014, apresentou um crescimento de 16% em 2015.
Segundo Fernando Massi, um dos fundadores da Ortodontic Center, a empresa está ainda mais confiante para 2016. “Este ano, além das 47 unidades já comercializadas que iremos inaugurar, pretendemos vender mais 74 novas franquias e aumentar nosso faturamento em 59%”, explica.
A Ortodontic Center é uma franquia compacta, no modelo “chave na mão”, ou seja, a loja já está pronta para ser entregue, com funcionários treinados, assim que o novo franqueado está pronto para assumir a clínica. Com serviços rápidos, que não ultrapassam 20 minutos, ela foi reformulada para prestar um atendimento ágil, principalmente na Ortodontia, que é o carro chefe da franquia, tornando a experiência de ir ao dentista mais agradável para crianças, adolescentes e jovens, que são os públicos alvos da empresa.
O investimento para abrir uma franquia da rede é de R$ 71 mil, já com a Taxa de Franquia, que é de R$ 65 mil. Cada unidade fatura em média, por mês, R$ 200 mil, já no primeiro ano de atividade, com uma rentabilidade de 20%. Hoje, a rede Ortodontic Center atende cerca de 100 mil clientes ao mês.
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Plataforma para certificação digital de documentos – A Yasuda Marítima, empresa do Grupo Sompo Holdings – um dos maiores grupos seguradores do mundo – utiliza a plataforma da DocYouSign desde 2012, investiu R$ 50 mil para a implantação e teve uma economia de R$ 500 mil ao ano nos trâmites de assinatura e envio de documentos, que envolve demanda de funcionários, Correios, impressão e papel. Além de tornar os processos mais ágeis, pois antes a assinatura de apólices da seguradora levava de três a dez dias pelo Correio, hoje a assinatura pode ser feita em minutos se o cliente assinar digitalmente no momento em que receber o documento.
“Vimos a necessidade de agilizar o processo de assinatura de apólices de seguro garantia e na resposta a recusa de risco para sempre oferecer um serviço mais completo e rápido para nossos clientes e parceiros. Como trabalhamos com produtos que influenciam diretamente a vida dos nossos segurados e temos mais de 18 mil corretores ativos, ter meios de agilizar a resolução do problema é sempre nosso foco”, explica o diretor de TI da Yasuda Marítima, Jayme Umehara.
O mercado mundial de DTM movimenta US$ 30 bilhões, de acordo com a Aragon Research. A DocYouSign conta com mais de 100 mil clientes e 50 milhões de usuários em 188 países, com plataforma disponível em 43 idiomas, como: português (brasileiro e europeu), inglês, chinês, holandês, francês, alemão, italiano, japonês, coreano, russo e espanhol.
Desde a criação da DocuSign US$ 9.3 milhões são poupados pelas empresas em transporte de documentos nos EUA, mais de 385 mil árvores foram preservadas, cerca de 1.4 bilhão de litros de água foram economizados e mais de 40 milhões de quilos de carbono deixaram de ser emitidos.
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Dia do Reparo Gratuito em Joinville – Hoje e amanhã, a HDI Seguros realiza o Dia do Reparo Gratuito na cidade de Joinville, em Santa Catarina. A atividade acontece das 9 às 17h, no Bate-Pronto Joinville (Rua Itaiópolis, nº 193).
Durante a ação, tanto segurados quanto não segurados podem levar seu o veículo ao HDI Bate-Pronto da cidade para ganhar reparo gratuito do para-brisa, serviço realizado em cerca de 20 minutos: tratamento de pequenas trincas na lâmina externa do para-brisa. No reparo, é utilizada uma resina especial que se funde ao vidro, fechando completamente a trinca sem comprometer a nitidez da visão. O conserto é rápido, eficaz, mantém a originalidade do veículo e colabora com o meio ambiente; cristalização de para-brisa: é a aplicação do produto cristalizador, que forma uma película de proteção na área aplicada, impedindo que a água se acumule na superfície e sendo repelida pelo ar gerado pelo veículo em movimento; aditivo do limpador de para-brisas: a aplicação do aditivo no reservatório de água do limpador de para-brisas proporciona uma limpeza adequada, pois mesmo que os vidros se contaminem com gordura e outros elementos, o aditivo não agride as borrachas das palhetas limpadoras; e lubrificação de canaletas: é feita com a aplicação de silicone spray nas canaletas dos vidros das portas, proporcionando maior suavidade no movimento e forçando menos os componentes do sistema elevatório dos vidros.
Esta ação será realizada pela HDI Seguros em parceria com a Autoglass. O reparo e todas as técnicas aplicadas obedecem às normas oficiais de segurança. O atendimento será feito por ordem de chegada.
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Porto Seguro Faz lança nova edição da campanha “Melhor Garantir”
A Porto Seguro Faz, empresa de serviços de conveniência e de emergência da Porto Seguro, lança a segunda onda da campanha “Melhor Garantir” a partir da segunda quinzena de março. Com duração de dois meses, a campanha terá como objetivo mostrar a Porto Seguro Faz como a solução para os imprevistos do dia a dia que nem sempre são fáceis de se resolverem.
A divulgação será feita em meios como TV fechada e aberta, estações de rádio, jornal, revista e caixa de pizza (live mídia), além de Youtube e posts no Facebook. Os filmes da campanha terão versões de 30″ e 15″ e apresentarão a variedade dos serviços que estão à disposição de todos os consumidores, inclusive quem ainda não é cliente Porto Seguro.
Questões cotidianas como instalação e conserto de geladeiras, fixação de prateleiras e limpeza de estofados podem se tornar um problema tanto pela falta de conhecimento, quanto por falta de tempo. “Por isso, a campanha informa por meio de uma linguagem fácil como os nossos serviços podem solucionar imprevistos do cotidiano e facilitar a vida de todos ressaltando, ao mesmo tempo, a credibilidade da marca Porto Seguro”, afirma Marcos Loução, diretor da Porto Seguro Faz.
O portfólio da Porto Seguro Faz é composto por serviços de elétrica, hidráulica, limpeza e higienização, marcenaria, serralheria, vidraçaria, chaveiro, eletroeletrônicos, entre outros. Os serviços podem ser solicitados pelo www.portosegurofaz.com.br ou pela Central de Relacionamento Porto Seguro, no telefone 3003-3329 (3003-3FAZ). O atendimento é 24 horas, de domingo a domingo, e pode ser agendado previamente ou emergencialmente, de acordo com a necessidade do cliente.