SEG NOTÍCIAS - Quase nenhuma seguradora oferece seguro para alagamento

Associação Proteste analisou um total de 198 apólices, levando em conta seis cenários com três perfis distintos.

Seguros / 16:08 - 21 de fev de 2020

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No último dia 11, a Proteste Associação de Consumidores divulgou os resultados da pesquisa sobre seguros residenciais. Com um custo anual médio em torno de apenas R$ 456,55, o seguro residencial é uma opção acessível que minimiza grandes transtornos.

De acordo com a Superintendência de Seguros Privados (Susep), o panorama desse tipo de contratação vem mudando ao longo dos anos. Por exemplo, de janeiro a setembro de 2019, o órgão registrou um aumento de mais de 150% em prêmios no seguro residencial, em relação ao mesmo período de 2010.

Para o estudo realizado em outubro de 2019, a Proteste analisou um total de 198 apólices, levando em conta seis cenários com três perfis distintos, em 11 seguradoras. Foram enviados questionário para as maiores empresas do ramo. No entanto, a associação recebeu respostas de apenas oito seguradoras: Bradesco Seguros, HDI Seguros, Itaú Seguros, Mapfre, Porto Seguro, Sompo, Sul América e Zurich Seguros.

O seguro residencial existe, justamente, para evitar que o consumidor precise passar por uma situação como essa: perder tudo em minutos e não ter dinheiro para comprar tudo de novo. Ele é considerado um dos seguros mais em conta do mercado. Neste estudo, por valores a partir de R$ 72,27 anuais, dá para evitar prejuízos relacionados ao conteúdo de um imóvel, no bairro do Recreio, na cidade do Rio de Janeiro.

Há três tipos de modalidade de contratação: imóvel, conteúdo e imóvel mais conteúdo.

Para proprietários que não moram no imóvel, por exemplo, a cobertura somente do prédio já é satisfatória. Para inquilinos, a melhor alternativa é optar pela contratação apenas do conteúdo. Exceto se o contrato de locação prevê que o locatário seja responsável pela contratação do seguro para o prédio. Por isso, é necessário que o consumidor leia atentamente seu contrato. E, como não são todas as seguradoras cobrem somente conteúdo ou prédio, ele pode contar com um corretor para avaliar um número maior de cotações.

Porém, para obter um teste mais completo, a Proteste solicitou aos corretores cotações do mercado e buscou mais informações em sites, telefones e e-mails. A associação simulou propostas combinando a cobertura da residência, de seu conteúdo e a soma dos dois. Além disso, a Proteste também avaliou as coberturas adicionais, que considera essenciais para indicar as melhores apólices.

A cobertura de Incêndio, Raio e Explosão (IRE) é a básica para você conseguir contratar qualquer outra cobertura adicional. Ela garante, em geral, a indenização dos prejuízos causados por incêndio (algumas seguradoras ainda cobrem danos de um incêndio causado por um tumulto), queda de raio dentro do terreno segurado e explosão.

Seis seguradoras se destacaram com conceito "muito bom". Elas oferecem cobertura de 100% do que a associação solicitou e não cobram franquia nem limite mínimo de indenização, que ocorre quando um sinistro e o valor dos prejuízos têm que ser, no mínimo, o estipulado pela seguradora para cada cobertura.

A oferta para alagamento é pequena. As únicas seguradoras aceitáveis foram a HDI (riscos de transbordamento de rios e trombas d'água e chuvas) e a Zurich (transbordamento de rios e rupturas de encanamento). Os outros resultados foram ruins.

Em relação a furto e roubo, as seguradoras se saíram bem e muito bem. Mas furtos simples, quando há apenas o desaparecimento do bem, não são cobertos. E, se você tem uma casa de veraneio, também deve ficar atento: há seguradoras que não oferecem a cobertura ou limitam a um valor muito baixo.

Já na cobertura contra vendavais e chuvas de granizo, os resultados não foram tão positivos. Nenhuma seguradora recebeu conceito superior a "aceitável". De forma semelhante, para danos elétricos, sete seguradoras se mostraram aceitáveis, enquanto as demais foram consideradas ruins.

Algumas seguradoras não cobrem o desmoronamento causado por tremor de terra e terremoto, mas outras incluem essa ocorrência na apólice, deixando de fora desabamentos de revestimentos, marquises, telhas, acabamentos, entre outros. Nesse critério, apenas a Bradesco e a Itaú receberam "muito bom". Em contrapartida, as seguradoras Allianz, Liberty e Tókio Marine não oferecem a cobertura.

A Proteste considera importante, neste teste, a cobertura adicional chamada de responsabilidade civil familiar, ou seja, quando o segurado é condenado pela Justiça por causar, sem intenção, danos a outras pessoas. Todas as seguradoras se saíram muito bem, o que é uma ótima notícia. Outro ponto positivo é que se você optar pela nossa escolha certa mais em conta do teste, a Mapfre (R$ 557,27), em vez de a mais cara, a Itaú (R$ 3.179,85), vai poupar R$ 2.662,58 ao ano no cenário prédio e conteúdo. Uma ótima economia.

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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL

CCS-RJ Connection "Um evento que marcará o cenário de fortalecimento do mercado de seguros nacional, conectando todos os seus players, através de palestras e debates de temas relevantes trazidos por profissionais qualificados e de sucesso do setor. Outros atrativos da programação são a Feira de Negócios, o networking entre os participantes, finalizando com um momento de descontração com um charmoso happy hour", comemora, convidando a todos, o presidente do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), Fabio Izoton.

A programação do CCS-RJ Connection, que será realizado no dia 31 de março, no Rio de Janeiro, contará com a participação de expoentes do mercado de seguros, como o presidente do Ibracor, Joaquim Mendanha de Ataídes, e o fundador do CQCS, Gustavo Doria. Ambos, acompanhados pelo sócio da Aris Corretora, Thiago Fecher, vão compor painel que abordará o atual cenário do setor.

Também está confirmada palestra do vice-presidente nacional da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm), Rodrigo Bandeira, que falará sobre a importância de conhecer o comportamento do consumidor.

Para falar sobre resultados e vendas, a idealizadora do Programa de Alta Performance para Corretores de Seguros (PACS), líder e fundadora da MegaLuzz Negócios, Bruna Garcia; e o sócio-diretor da Lucrus Treinamentos de Alto Impacto, Founder e mentor na Mentorcor, Rodrigo Maia, especialista no desenvolvimento de pessoas com foco em competências relacionadas às estratégias do negócio.

Além das palestras, o encontro contará com uma Feira de negócios com mais de 20 expositores. Entre os confirmados, estão: Allianz, Bradesco Seguros, ENS, Porto Seguro, Liberty Seguros, Mapfre, Capemisa, Fator Seguradora, SulAmérica, Carglass, NotreDame Intermédica, MBM Seguros, Previsul e TGL Consultoria. A atração também tem apoio institucional da Abcomm, Aconseg-RJ, Fenacor e Ibracor.

A iniciativa é do CCS-RJ em parceria com a Educa Seguros e tem foco total no desenvolvimento profissional dos corretores de seguros. Já garantiram a sua cota de patrocínio no evento as seguintes empresas: (Categoria Ouro) - Allianz; Bradesco e ENS. Prata: Capemisa; Fator; SulAmérica. Bronze: Carglass; NotreDame Intermédica; MBM; Previsul; TGL Consultoria. Apoio Institucional: Abcomm; Aconseg-RJ; Fenacor; Ibracor; CVG-RJ; Associação dos Corretores da Baixada Fluminense e Associação Estadual de Corretores de Seguros e Mídia especializada: CQCS; segurosnaprática e VTN Comunicação.

Todas as informações sobre ingressos, programação e patrocínios estão disponíveis no site: https://ccsrj.com.br/connection.

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SEGURO CIDADÃO

Mobilidade social por meio do esporte A HDI Seguros, quinta maior seguradora de automóvel e a sexta de residência no País, é parceira pioneira do projeto Primeiro Serviço, iniciativa socioeducativa voltada para a inclusão de crianças e adolescentes da comunidade de Paraisópolis, em São Paulo.

Recém-lançado, o projeto educacional foi desenvolvido pela Fabiana Freitas, uma das sócias do complexo esportivo Play Tennis, e Glauco Pereira, coordenador técnico do Play Tennis, e oferece formação profissional para futuros professores de tênis, além de prática esportiva, curso de português e inglês e outras atividades educacionais para jovens de baixa renda. "Acreditamos no esporte em geral e no tênis em particular como um meio de mobilidade social. Pegadores de bola viram jogadores e professores, e encontram novos interessados entre os pegadores recém-chegados", diz Murilo Riedel, presidente da HDI. O executivo ressalta que, embora o tênis ainda seja percebido como um esporte elitizado, muitos projetos sociais vêm trabalhando para ampliar o acesso de outras classes sociais à modalidade, incentivando crianças e adolescentes a jogarem. "É exatamente esse aspecto que nos chamou a atenção, por ser algo conectado com algo que acreditamos, que é a mobilidade social por meio do esporte", completa Riedel.

A primeira etapa da seleção dos candidatos ocorreu em janeiro, na Play Tennis Morumbi, com cerca de 90 jovens de baixa renda, com idades entre 10 e 25 anos. Ao final, foram selecionados 37 jovens para participar do Primeiro Serviço, sendo que sete serão contratados pela Play Tennis em regime CLT e terão acesso ao programa educacional; os outros 30 também participarão do projeto educacional completo, que engloba outros cursos de formação, inclui outros cursos de formação, cursos de inglês, aulas de tênis e outras atividades. A inserção no projeto é totalmente gratuita.

A HDI Seguros é patrocinadora da edição 2020 do Rio Open, maior torneiro de Tênis da América Latina. A competição acontece entre os dias 15 e 23 de fevereiro, no Jockey Clube Brasileiro, localizado no bairro da Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro. Em sua 7ª edição, o torneio vai reunir alguns dos melhores tenistas da atualidade, entre eles, o austríaco Dominic Thiem, número 5 do ranking da ATP, e o croata Borna Coric, número 25.

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ENDOSSANDO

Campanha PMExpress A Prudential do Brasil Vida em Grupo começou 2020 em pleno vapor com a nova campanha PMExpress. A iniciativa, de abrangência nacional e voltada para as cerca de 1.600 corretoras de seguros parceiras da empresa, tem o objetivo de estreitar e fortalecer ainda mais o relacionamento com os corretores.

A nova campanha - que começará em março e vai até o final do mês de maio - terá como destaque o VG Express, carro chefe da companhia. Moldado especialmente para pequenas e médias empresas, o seguro de vida em grupo proporciona cobertura básica para morte, e adicionais para morte acidental, invalidez por acidente, invalidez por doença e assistência funeral.

"As pequenas e médias empresas são especialmente importantes para a economia brasileira, já que representam atualmente a maior fonte de renda e emprego para a população. Elas chegam a ser responsáveis por mais de 50% do PIB gerado no setor de comércio e mais de um quarto do PIB total do Brasil, segundo o IBGE. Mais de 50 milhões de pessoas trabalham ou têm sua renda ligada de alguma forma às PMEs, o que mostra o enorme potencial de crescimento que podemos ter nesse setor. Desta forma, a nova campanha PMExpress representa, também, uma oportunidade de levarmos a proteção do seguro de vida para cada vez mais funcionários desse valioso segmento", ressalta o vice-presidente de Vida em Grupo da Prudential do Brasil, Carlos Guerra.

Mais informações sobre os detalhes da campanha PMExpress pelo e-mail informativovg@prudential.com.

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Operação Carnaval 2020 - A partir de hoje, a Zurich inicia a Operação Carnaval 2020, em parceria com a Mondial Assistance. Uma ação especial da companhia para atender as áreas mais impactadas e de maior fluxo de veículos, nos principais destinos turísticos nesse período do ano.

A operação, que segue até o dia 7 de março (um sábado), tem como objetivo tornar os serviços prestados mais ágeis em locais e horários de maior incidência de sinistros, nas regiões Litorâneas do Brasil com concentração de alto volume no país. Dentre as assistências disponíveis para seguro auto e residencial, estarão guincho, mecânico, chaveiro e serviço de táxi.

Todas as coberturas da Zurich estão bem dimensionadas à necessidade de cada cliente, a fim de oferecer sempre tranquilidade e paz de espírito para os segurados curtirem o Carnaval sem dor de cabeça.

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Plano de saúde de abrangência nacional A Omint anuncia a ampliação do seu portfólio e lança o plano de saúde Omint Skill Max, elaborado para atender a uma demanda por produtos com custo-benefício competitivo. A nova linha apresenta abrangência nacional e está disponível para Pessoa Jurídica a partir de dois títulos e quatro vidas.

Apoiada nos pilares de qualidade e gestão, a companhia oferece soluções que trazem ganhos para toda a cadeia de valor, do corretor ao cliente final. O Omint Skill Max chega para inovar em qualidade, gestão e serviços por meio de uma rede credenciada que conta com a maior rede de hospitais do Brasil, a Rede D'Or, que tem instituições como: São Luiz (SP), São Luiz-Unidade da Criança (SP), Copa D'Or (RJ), Barra D'Or (RJ), Santa Lúcia (DF), Hospital do Coração do Brasil (DF), Hospital São Rafael (BA) e Cardio Pulmonar (BA). O novo plano também apresenta cobertura em outros hospitais de referência nacional, como Santa Joana (SP), Santa Catarina (SP), São Camilo (SP), Clínica Perinatal Barra (RJ), Clínica Perinatal Laranjeiras (RJ), Itaigara Memorial (BA), Hospital Moinhos de Vento (RS) e Hospital Mãe de Deus (RS), atendendo aos principais anseios e necessidades dos clientes.

Além dos diferenciais em gestão, os clientes desfrutam de serviços como o Dr. Omint Digital, solução pioneira entre as operadoras de saúde em fornecer orientação médica por videoconferência. Também contam com as funcionalidades do aplicativo Omint Saúde, que permite ao cliente ter acesso na palma da mão à credencial digital e a uma busca intuitiva de rede credenciada por texto ou voz, além do chat inteligente e outros serviços.

De acordo com Cícero Barreto, diretor comercial e de Marketing da Omint, está no DNA da companhia desenvolver soluções que inovam e agregam benefícios a todas as frentes da cadeia de valor. "Inovar para a nossa empresa é quebrar paradigmas e diversificar nosso portfólio sem abrir mão da nossa reconhecida qualidade e gestão. Na visão de quem vive o mercado, entendemos o passado e vislumbramos os serviços do futuro. Por isso, o Skill Max é justamente fruto desse passo à frente da companhia, que ouviu e compreendeu toda a sua cadeia de valor para constituir um produto inteligente e robusto, contendo as melhores práticas e diferenciais de excelência Omint. Com isso, nossos parceiros contam com mais uma opção estratégica que gera benefícios tangíveis aos seus clientes", declara.

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Startup A VidaClass é uma plataforma digital que une o paciente a serviços da área de saúde a preços acessíveis. Criada há cinco anos com o propósito de ser uma facilidade para quem não possuí convênio médico, o objetivo principal é promover saúde, com acesso a serviços de qualidade, reduzindo esperas. Hoje, mais de 70% da população brasileira não possui nenhum tipo de convênio ou acesso à saúde.

"Somos uma empresa de impacto social. Pioneiros em aliar a tecnologia às diferentes soluções de saúde existentes no mercado e no mundo. Nosso DNA é promover e cuidar da saúde das pessoas. Queremos empoderar o usuário para que ele tenha segurança ao buscar algum médico e propiciar que ele busque para prevenção e não só na emergência. Ele adquire o que quiser e paga apenas pelo uso", explica Vitor Moura, CEO da startup.

A VidaClass disponibiliza serviços de todas as especialidades e o cliente só paga uma pequena taxa administrativa quando efetivamente adquirir uma consulta ou um procedimento. A plataforma também torna possível brasileiros se consultarem com médicos portugueses através da telemedicina. Além disso, medicamentos podem ser adquiridos diretamente no site através do VC Delivery e podem ter até 70% de desconto por meio de assinaturas de R﹩ 2,90 mensal ou de R﹩ 18,90 anual em outras

VidaClass funciona pelo site ou por meio de um aplicativo. "O usuário realiza o cadastro de forma gratuita, e pode fazer a busca pelo serviço que precisar: consultas médicas ou exames à sua escolha e ainda com filtro por preço ou proximidade", explica Vitor.

Entre os serviços disponíveis estão: agendamento de consultas, agendamento de exames e descontos em farmácias, farmácia virtual, consultas virtuais, seguro internação e seguros especiais para categorias profissionais.

Com mais de 230 mil usuários cadastrados em todo território nacional, a Vida Class realiza todas as suas transações a partir do site ou pelo próprio aplicativo disponível gratuitamente na Apple Store e no Google Play. "Atendemos todo o território nacional, e a expectativa é que em breve comecemos a atender toda a América Latina e a Europa e cheguemos ao território africano", finaliza o CEO da plataforma digital.

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Nova diretoria A nova diretoria da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros de Minas Gerais (Aconseg-MG) tomou posse no dia 18 de fevereiro, na sede da entidade, em Belo Horizonte. O empresário Robson Augusto Carneiro estará à frente da entidade nos próximos dois anos.

O presidente informa que o plano de ações da entidade está focado em três pilares. "Em primeiro lugar, vamos solidificar a marca Aconseg-MG e mostrar a importância das assessorias para o mercado segurador. A ideia é atrair novos associados e fortalecer a instituição", esclarece.

Outra meta da atual gestão, de acordo com o dirigente, é promover atividades de formação para os corretores parceiros. "Estaremos mais perto dos corretores, auxiliando-os a crescer nos negócios. O objetivo é prepará-los para acessar os produtos das seguradoras parceiras e ganhar mais credibilidade na hora de entregar o seguro ao consumidor final".

O terceiro propósito da nova diretoria diz respeito à inserção da Aconseg-MG no universo digital. "Vamos movimentar as mídias digitais da entidade, criando canais de comunicação permanentes com as assessorias e corretores, sempre pensando no crescimento do mercado para todos".

Robson Augusto Carneiro é formado em Gestão Estratégica de Negócios e Marketing pela Fundação Getúlio Vagas (FGV). Trabalha no mercado de seguros desde 1998, tendo sido executivo de seguradora. Atualmente é diretor da Asteseg Assessoria Técnica em Seguros, que atua na Zona da Mata e Sul de Minas.

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Convênio Os sócios do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul (Sincor-RS), em dia com suas obrigações, tem um novo convênio para usufruir. Óculos (armações e solares) da Ótica Di Siena estão com 20% de desconto, exceto modelo Clip On.

A forma de pagamento é em até três vezes no cartão de crédito. À vista com +5% de desconto.

A Ótica Di Siena fica no Edifício Coliseu (Praça Osvaldo Cruz, 15 - sala 705 - Centro Histórico - Porto Alegre). Telefone: (51) 3226-2911.

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Ricardo Tozzi A Seguralta, rede de corretores de seguros, acaba de se firmar entre as 15 maiores franqueadoras do país, ficando em 12º lugar no ranking da Associação Brasileira de Franquias (ABF) e os planos de crescimento não param. A ideia, segundo Gustavo Zanon, COO do grupo é subir duas posições nesse ano de 2020, ficando entre as 10 maiores.

Investimento em marketing faz parte dessa estratégia e, para isso, a empresa divulgou o ator global Ricardo Tozzi como o novo rosto da marca. "Realizamos diversas pesquisas para selecionar o perfil mais adequado, alguém que representasse nosso público-alvo. Ricardo foi o selecionado, porque se encaixa perfeitamente, pois "conversa" com as pessoas com quem queremos nos comunicar", destaca Zanon.

As campanhas, que incluem quatro vídeos com o ator terão início a partir da segunda quinzena de março, atingindo todo o Brasil. "Queremos que reconheçam cada vez mais o nosso nome, estamos muito focados em estar nas 10 mais e temos certeza de estar no caminho certo", conclui Zanon.

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