A ComparaOnline divulgou as principais descobertas de seu primeiro Relatório ComparaOnline de Seguro Auto, panorama inédito sobre o setor, que coletou dados de 500 mil pessoas em todas as regiões do Brasil e que traça o comportamento de quem cota e contrata esse tipo de cobertura por meios digitais. O levantamento, realizado entre janeiro e junho desse ano, comprova que o preço dessa proteção aumentou até 105% entre os carros favoritos dos brasileiros.
O estudo levou em conta dados de vendas automotivas da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave) e observou que o Onix, da Chevrolet, carro mais adquirido no país, subiu 28% no último semestre. Entretanto, o que mais pesa no bolso é o investimento no HB20, da Hyundai, segundo mais vendido, com prêmio de R$ 3.850, gasto 105% maior que no começo do ano, quando era de R$ 1.877.
“Essa simulação foi baseada na variação do preço dos carros e de suas peças, sua respectiva demanda de procura, inflação da economia brasileira e o perfil do sinistro”, afirma Paulo Marchetti, diretor-executivo da ComparaOnline e responsável pelo projeto, destacando que o preço do seguro ainda varia de acordo com o modelo do veículo e perfil do motorista.
O relatório comprova que o principal perfil de quem busca esse serviço por meios digitais é o homem, de 25 a 34 anos, dono de carros populares e morador das regiões Sul e Sudeste
A falta de segurança e o alto número de acidentes em áreas metropolitanas são algumas das principais razões para a contratação da cobertura. Por isso, o levantamento buscou investigar a fundo os motivos dos motoristas brasileiros acionarem suas seguradoras. Em primeiro lugar aparecem as colisões (55%), sendo seguida por batidas de terceiros (25%) e furtos e roubos (14%).
“Os números comprovam a realidade caótica do trânsito nas maiores cidades do país. Com destaque para o excesso de veículos, desrespeito de leis e altos índices de criminalidade que colocam em risco os motoristas”, alerta Marchetti. O crescimento de acionamento de Terceiros, pode ser algum reflexo do aumento da falta de seguro por parte da população devido à crise e o desemprego.
Mais da metade das emissões dos planos de seguros de automóveis são feitas com o débito em conta corrente como forma de pagamento.
O Relatório ComparaOnline de Seguro Auto também encontrou mais um aspecto em que o fim de um casamento pesa no bolso. Segundo o estudo, homens divorciados pagam em média 10% mais caro que solteiros no valor da proteção. A diferença no preço da apólice para automóveis entre os separados e os que ainda não se casaram pode chegar a 19% no caso do Palio. “Essa variação acontece, pois a incidência dos sinistros por divorciados é muito maior que a dos solteiros”, explica Marchetti.
Além disso, 70% dos usuários preferem fechar os serviços de seguros online em desktops.
O comparativo também comprovou que o preço da cobertura em automóveis que são utilizados para serviços de transporte urbano, popularizado hoje pelo Uber, é consideravelmente mais alto. Usar um Corolla como veículo de trabalho é 50% mais caro que usar o modelo como carro de passeio.
A média do aumento da contratação desse serviço em autos convertidos em Uber ou demais serviços de transporte foi de 28%. Outro veículo que registrou uma grande variação de preço foi o Sentra, da Nissan, com aumento de 46%.
“As apólices de seguro destes profissionais normalmente possuem um valor mais alto porque ela considera os riscos do dia a dia e a segurança do condutor e de seu passageiro, cobertura que acaba sendo semelhante a dos táxis convencionais”, finaliza Marchetti.
O estudo utilizou informações provenientes de pesquisas realizadas com seus usuários no primeiroº semestre de 2016 e comparadas aos resultados obtidos no segundo de 2015. Durante este período, a empresa coletou dados de 500 mil pessoas únicas em todas as regiões do Brasil para compor o estudo.
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Seguro rural – O senador Wellington Fagundes (PR-MT) disse, nesta terça-feira, que “já está mais do que na hora” de o país adotar uma política de aperfeiçoamento, desburocratização e democratização do acesso ao seguro rural.
Wellington Fagundes afirmou que, nos EUA, 90% das plantações e criações são seguradas, enquanto no Brasil a cobertura mal chega a 14%. O senador afirmou que, para dificultar ainda mais, os contratos no Brasil são complexos e burocráticos e as plantações seguradas concentram-se em poucas regiões.
O senador ressaltou que a agropecuária é a âncora da economia brasileira, mas também a atividade mais arriscada, já que está sujeita a uma série de intempéries.
“E oscilações também mercadológicas a exemplo de crises de superprodução e choques cambiais”, disse.
O senador explicou que o seguro é fundamental, principalmente, para os pequenos produtores, que estão muito mais suscetíveis a essas adversidades. Além de uma política de seguro rural mais simples, o senador defendeu que a subvenção hoje paga seja repassada diretamente para as mãos do produtor que, assim, terá condições de negociar melhores preços com essas seguradoras.
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DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Café com Seguro – Estão abertas as inscrições para o Café com Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) que coloca o tema “Sustentabilidade em Seguros” no centro da discussão. O evento acontecerá dia 24 de agosto, das 8h30 às 11h20, no auditório do SindsegSP, localizado na Avenida Paulista 1.294, Edifício Eluma.
O debate começará com a contextualização dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros. Como palestrante, receberemos a acadêmica Maria Elena Bidino, que está à frente da Superintendência de Acompanhamento de Conduta de Mercado da CNseg, na qual são tratados os temas de Relações de Consumo, Ouvidoria, Educação em Seguros, Seguros Inclusivos, Sustentabilidade e Recursos Humanos. A executiva também atua como representante da CNseg na Global Federation of Insurance Associations (GFIA) e na Microinsurance Network (MIN). Possui diploma Insurance Executive, da Wharton School, e MBA em Gestão do Ambiente e Sustentabilidade pela Fundação Getúlio Vargas.
O evento ocorrerá em dois painéis, sendo que o primeiro tratará do tema “Integração dos Aspectos Ambientais, Sociais e de Governança no Setor de Seguros e Previdência”, a ser conduzido pelo palestrante Marco Antônio Ferreira, Engenheiro de Meio Ambiente e bacharel em Direito pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Estado de São Paulo. Com histórico de atuação profissional em consultorias de meio ambiente, empresas, instituições financeiras e Seguradoras, ele é diretor da Sustenseg e presta serviços de consultoria de análise de riscos ASG.
Ações da CNseg para Sustentabilidade em Seguros será o tema do segundo painel, no qual haverá a palestra da acadêmica Fátima Lima, diretora de Marketing e Sustentabilidade do Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, diretora e Coordenadora da Cátedra de Sustentabilidade ANSP e integrante do conselho internacional dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI). A executiva preside a Comissão de Sustentabilidade e Inovação da CNseg e o Comitê de Sustentabilidade da Câmara Espanhola de Comércio.
A abertura do evento ficará a cargo do diretor da ANSP, Edmur de Almeida, e a saudação será feita pelo presidente da Academia, Mauro César Batista. A coordenação é da acadêmica Fátima Lima e do acadêmico Edmur de Almeida.
Para participar e fazer sua pelos telefones (11) 3333-4067 ou (11) 3661-4164. O evento é gratuito, mas as vagas são limitadas.
Credenciamento para a imprensa: [email protected] ou telefone: (11) 5631-0281, com Amanda Freitas.
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Amil realiza encontro com corretores no Sincor-RJ
Com o objetivo de reforçar o relacionamento com os corretores filiados ao Sincor-RJ, a Amil realizou, no último dia 5 de julho, um encontro com 20 deles, no auditório da entidade, no Centro do Rio. Na reunião, foram apresentadas as competitivas opções de plano da operadora para pequenas e médias empresas. Até o fim do ano, ainda serão realizados outros dois eventos sobre as linhas de planos odontológicos e de assistência médica premium da Amil. “Queremos estar mais presentes no sindicato, proporcionando informações de qualidade sobre nossos produtos e serviços para que o canal possa realizar vendas com mais segurança”, afirma Edson Almeida, diretor de Vendas da Amil no Rio de Janeiro. Entre os diferenciais dos planos oferecidos, Almeida ressalta a opção de comercialização de produtos coletivos a partir de duas vidas, planos médicos com e sem coparticipação, ampla rede credenciada no Rio de Janeiro – inclusive com unidades de referência, como o complexo médico-hospitalar Americas Medical City – e ferramentas online para clientes e corretores, além de um atrativo programa de premiação por vendas.
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SEGURO CIDADÃO
Poluição do ar pode aumentar o risco de morte para vários tipos de câncer
A cada 10 microgramas de poluição por material particulado fino no ar, o risco de morte por câncer aumenta em 22%, revelou um estudo feito em Hong Kong divulgado na revista “Cancer Epidemiology, Biomarkers & Prevention”. O aparelho digestivo é uma das partes do corpo bastante afetada pela poluição. A pesquisa registrou aumento de 42% para o risco de morte por câncer no trato digestivo superior e de 35% para órgãos do sistema digestivo, como fígado, vesícula biliar e pâncreas. Nos homens, o aumento foi de 36% do risco de morrer por câncer de pulmão e de 80% para mulheres em relação ao de mama.
“Junto com outras pesquisas há ainda a tese de que a poluição do ar é um fator de risco importante para o câncer não somente de pulmão. Estudos como esse, portanto, confirmam a poluição como hipótese causadora. As pessoas que passam muito tempo no trânsito, por exemplo, podem ser as mais afetadas”, explica Auro Del Giglio, oncologista e coordenador do HCor Onco.
Del Giglio lembra ainda que em cada cidade existe uma enorme variação da concentração de poluentes, dependendo do local de moradia, da proximidade de indústrias ou rodovias e vias de trânisto e também dos hábitos pessoais.
Não se pode esquecer outros fatores de risco para o câncer, como herança genética, tabagismo, dieta, obesidade e sedentarismo. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), anualmente cerca de 8 milhões de pessoas são vítimas de algum dos mais de 100 tipos existentes de câncer. A prevenção por meio de um estilo de vida saudável é a melhor solução, mas quando o diagnóstico é dado a ação precisa ser imediata.
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ENDOSSANDO
BB e Mapfre é eleito pelo quinto ano segundo uma das Melhores Empresas para Trabalhar
Pelo quinto ano consecutivo, o Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre é apontado pelo Great Place to Work (GPTW) como uma das “Melhores Empresas para Trabalhar” no Brasil. A companhia foi selecionada na categoria “Grande Porte”, que classifica empresas com mais de mil colaboradores, e está na 35ª colocação entre as 80 melhores organizações do país, uma escalada de 24 posições em relação a 2015.
A premiação, desenvolvida pelo GPTW, elege as empresas que conseguem implementar as melhores práticas no gerenciamento de colaboradores e na construção de um ambiente de trabalho saudável e produtivo, que reforce o respeito às diferenças, promova crescimento e gere oportunidades.
As companhias participantes são divididas em três categorias (grande porte, médias nacionais e multinacionais) e as vencedoras são selecionadas por meio de pesquisas aplicadas pelo GPTW com colaboradores e dirigentes das corporações.
“Neste ano, em que comemoramos cinco anos de operação, é muito gratificante celebrar essa grande conquista. Isso demostra que as práticas adotadas pelo Grupo na gestão do seu capital humano estão em linha com os mais altos padrões internacionais. Além disso, por ser um questionário aplicado aos colaboradores, a pesquisa revela que somos reconhecidos, primeiramente, dentro de casa”, comenta Cynthia Betti, diretora de RH do Grupo BB e Mapfre.
A cerimônia de premiação ocorreu na segunda-feira (15.08), em São Paulo.
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Rastreador de veículos – “Trago seu amando de volta.” Essa frase, que pode ser vista afixada em diversos postes e panfletos em todas as cidades brasileiras, é o conceito aproveitado e adaptado pela Giz Propaganda no lançamento do novo produto da Porto Seguro: um rastreador de carros. Por meio de uma abordagem bem humorada e irreverente, a agência criou campanha que apresenta o serviço na mídia.
“Por se tratar de um serviço de baixo custo, a campanha tem linguagem de fácil entendimento e popular. Optamos por apropriar o conceito dos cartazes ‘trago seu amado de volta’ para linkar com o serviço do rastreamento que traz o carro de volta. Ou, em última análise, o seguro reembolsa o valor integral do carro”, explica Alessandra Montani, sócia da Giz.
Como proposta, a agência criou uma campanha com impacto visual e de fácil entendimento e com humor, para apresentar a solução do rastreador com seguro da Porto Seguro. O spot para rádio, por exemplo, apresenta uma moça ligando para uma cartomante pedindo para trazer seu amado de volta, revelando, ao final, que o “seu amado” é um carro. A campanha estará no ar entre agosto e setembro com spot para rádio, anúncio impresso no Jornal do Carro e Classificados, ambos do Estadão, e merchandising na TV, durante o Programa Jogo Aberto, da TV Bandeirantes.
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R$ 30 mil em campanha de premiação para corretores
O Grupo NotreDame Intermédica acaba de registrar em apenas duas semanas a marca de R$ 30 mil pagos em premiações para corretores. O valor é continuidade da campanha PME Premiado, que visa estimular as vendas para pequenas e médias empresas, com 2 até 99 vidas. A cada vida vendida, o corretor ganha um número da sorte para concorrer a sorteios semanais de R$ 10 mil, além de sorteios mensais de R$ 20 mil, depositados em conta-corrente e livre de impostos.
Com mais de 12 anos de experiência na área, a profissional Rogéria Oliveira, da corretora Lifetrix, de São Paulo, foi a premiada do mês com um prêmio de R$ 20 mil. “Foi uma surpresa emocionante não tanto pelo dinheiro, mas sim pelo reconhecimento da corretora em nosso trabalho. O PME Premiado do Grupo NotreDame Intermédica é uma campanha muito boa de incentivo, que olha direto para o corretor”, comemora Rogéria. A ação de premiação aconteceu no último dia 9 e contou com a participação da equipe comercial do Grupo NotreDame Intermédica.
Já a primeira ganhadora do PME Premiado do interior de São Paulo foi conhecida nesta terça-feira, 16, em evento realizado na sede da Corretora Cosfer, localizada em Jundiaí. O número da sorte garantiu à corretora Fabiola Rizzieri o prêmio de R$ 10 mil. “A campanha é um belo incentivo e motivação para todos os corretores venderem mais produtos do Grupo NotreDame Intermédica, que é muito bem aceito pelos consumidores. Me sinto muito honrada em ser a primeira do interior de São Paulo a ganhar esse prêmio”, destaca Fabiola.
Segundo o diretor comercial do Grupo NotreDame Intermédica, José Luiz Estevam, os resultados conquistados com o programa têm sido surpreendentes. “O Grupo NotreDame Intermédica está reconhecendo o esforço dos corretores e a quantidade de premiações realizadas tem superado nossas expectativas. Além de incentivar o corretor na ponta, estamos criando um laço com as corretoras, que têm utilizado as ações de entrega de prêmios para estimular os outros corretores que ainda não foram sorteados”.
O PME Premiado faz parte do Programa Interligados, do Grupo NotreDame Intermédica, e visa estimular as vendas para pequenas e médias empresas, com 2 até 99 vidas. A cada vida vendida, o corretor ganha um número da sorte para concorrer a sorteios semanais de R$ 10 mil, além de sorteios mensais de R$ 20 mil, depositados em conta corrente e livre de impostos. Ou seja, quanto mais contratos PME vendidos, mais chances de ganhar. O desempenho das vendas e os números da sorte podem ser acompanhados, com total transparência, pelo site www.gndi.com.br/pmepremiado.
O Programa Interligados foi lançado em fevereiro deste ano e tem como objetivo estreitar o relacionamento do Grupo com os corretores, um dos seus principais canais de venda, e é composto por cinco pilares: eventos, treinamentos, serviços, recompensa e campanha de vendas. O Programa foi formatado para reunir e organizar as ações com corretores e estimular o aumento das vendas que superaram a marca de 1 milhão de novas vidas no ano passado.
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Mercado de equipamentos e produtos médicos encolhe 16% no semestre
O mercado de equipamentos e produtos médico-hospitalares, que movimentou cerca de US$ 10 bilhões em 2015, diminuiu no primeiro semestre deste ano. O consumo aparente – que mede a produção interna mais importações e exclui exportações- recuou 16% de janeiro a junho deste ano em relação a igual período de 2015.
Segundo levantamentos da Associação Brasileira da Indústria de Alta Tecnologia de Produtos para Saúde (Abimed), com exceção das vendas, que apresentaram resultado positivo de 1%, – o que pode ser explicado pela existência de algum estoque residual nas empresas – todos os outros parâmetros registraram tendência de queda.
“O setor foi impactado pela retração econômica, houve cortes na área da Saúde e a queda de arrecadação do governo provocou uma redução em seus investimentos. O Governo responde por cerca de 50% das compras do setor”, analisa Carlos Goulart, presidente-executivo da Abimed.
As empresas cortaram em 12% sua produção no primeiro semestre. As importações desaceleraram em cerca de 13%, totalizando U$ 2,3 bilhões, e as exportações recuaram 24%, fechando o semestre no patamar de U$ 350 milhões.
“A desvalorização do real teve impacto na queda das importações, afetando o setor, que é bastante depende de produtos vindos de fora. Por outro lado, o Brasil não aproveitou a oportunidade para aumentar as exportações e sua participação no mercado global de produtos para saúde, que é de apenas 0,2%”, explica Goulart.
Apesar da retração do consumo aparente e dos outros indicadores, o número de empregos se manteve praticamente estável e teve queda de 0,19% – bem abaixo do índice de 9,1% registrado no período pela indústria como um todo, segundo a Confederação Nacional da Indústria (CNI).