No primeiro bimestre de 2016, o Índice de Confiança do Setor de Seguros (ICSS) teve alta de 1,8%, de a cordo com pesquisa da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor). “Nosso setor continua na expectativa do que pode acontecer nos próximos meses. Os dois primeiros meses do ano são sempre marcados por férias, Carnaval. Agora sim, o ano começará e queremos checar como estará a confiança dos empresários”, comenta o presidente da entidade, Armando Vergilio.
Os percentuais são calculados a partir de pesquisa realizada pela Fenacor com 100 grandes empresas do setor, que optaram por percentuais de 0 a 200 para a confiança na economia, rentabilidade e faturamento. Também foram apurados outros três indicadores: ICSS (de confiança do setor de seguros no Brasil), Índice de Confiança e Expectativas das Resseguradoras (Icer) e Índice de Confiança das Grandes Corretoras (ICGC).
No ano, a variação do Ices foi a maior: 4,8%. Mas ainda não há o que comemorar pelo fato dos índIces estarem muito baixos. No cálculo do ICSS, o Ices foi o fator que puxou o indicador para baixo, com variação negativa de -1,4%.
Segundo a Federação, o pessimismo permanece. A pesquisa também apura as expectativas para faturamento, crescimento da economia e rentabilidade as empresas.
Para faturamento, as expectativas estão divididas entre as empresas. 46% das seguradoras; 50% das corretoras e 54% das resseguradoras esperam a manutenção ou melhora dos índIces nos próximos seis meses.
Ainda segundo o levantamento, 79% das seguradoras; 59% das corretoras e 69% das resseguradoras esperam um crescimento da economia pior ou muito pior, no Brasil, pelos próximos seis meses.
Apenas as resseguradoras estão positivas em relação a rentabilidade, pelos próximos seis meses: 62%. Estes tipo de empresa possui investimentos, o que dá suporte a sua rentabilidade, diferente das demais. Já seguradoras e corretoras esperam piora de 52% e 64%, respectivamente.
.
Justiça marca nova audiência em caso de desvio de verba do Fundo de Saúde da PM do Rio
A juíza titular da Auditoria da Justiça Militar, Ana Paula Monte Figueiredo Pena Barros, que preside o Conselho Especial de Justiça da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, ouviu nesta terça-feira, dia 8, cinco testemunhas da denúncia, além da defesa dos seis acusados de desviar verba do Fundo de Saúde da PM. São réus no processo os PMs Ricardo Coutinho Pacheco, Kleber Dos Santos Martins, Décio Almeida da Silva, Helson Sebastião Barboza dos Prazeres, Sérgio Ferreira de Oliveira e Delvo Nicodemos Noronha Júnior.
A magistrada designou a próxima audiência para o dia 29, às 14h, quando o Colegiado decidirá sobre a revogação da prisão preventiva de quatro réus no processo, após a manifestação do MP. Na nova data, também terá continuidade o depoimento das testemunhas.
.
Plano de saúde exclusivo de funcionários se submete a lei de convênios
Entidade que oferece plano de assistência médica a seus funcionários e colaboradores, mesmo que estruturada em regime de autogestão e sem fins lucrativos, está submetida à definição de operadora de plano de saúde descrita pela Lei 9.656/98. Logo, tem a responsabilidade de custear cirurgia de dependente, se esta se mostrar imprescindível para a manutenção de sua saúde.
Este entendimento levou a 4ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região a confirmar sentença que condenou empresa a custear, por meio de seu plano de saúde, procedimento cirúrgico à mãe de uma funcionária aposentada. Com laudos médicos, ela conseguiu provar que a cirurgia de gastroplastia (redução do estômago) era a única alternativa viável para evitar o sobrepeso.
Inconformada com a sentença de procedência, a empresa sustentou a legalidade da negativa do procedimento cirúrgico pelo plano de saúde. Na sua visão, os serviços prestados aos beneficiários diferem dos planos de saúde convencionais. Alegou que presta serviços suplementares de saúde na modalidade de autogestão, e a Lei 9.656/98 possibilita a negativa de realização do procedimento.
A relatora do recurso na corte, desembargadora Salise Monteiro Sanchotene, disse que ficou claro, nos autos, a urgência e a necessidade da gastroplastia (para reduzir a obesidade), não se tratando de mero capricho ou vaidade.
Sobre a responsabilidade do plano, citou o inciso II do artigo 1º. da Lei 9.656/98, com a redação que lhe foi dada pela Medida Provisória 2.177-44/2001. Este diz que, além do plano privado de assistência à saúde, submetem-se às disposições da lei toda a operadora de plano de assistência à saúde. Ou seja: “pessoa jurídica constituída sob a modalidade de sociedade civil ou comercial, cooperativa, ou entidade de autogestão, que opere produto, serviço ou contrato de que trata o inciso I deste artigo”.
.
SEGURO CIDADÃO
Porteiro Amigo do Idoso – Nesta terça-feira, começa no bairro do Flamengo a primeira turma da nova etapa do Programa Porteiro Amigo do Idoso no Rio de Janeiro. Iniciativa pioneira do Grupo Bradesco Seguros, o programa visa a capacitar os profissionais que lidam diariamente com moradores longevos a oferecer soluções e cuidados adequados às suas necessidades. As aulas, inteiramente gratuitas, serão realizadas nos dias 15, 16 e 17 de março, entre 13 e 17h, no Largo do Machado, nº 54 – Andar A – Edifício Flex Center.
O programa foi criado com base em pesquisa realizada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), com cidadãos longevos de 32 países, que apontou o porteiro como “o melhor amigo do idoso”. A metodologia de ensino, desenvolvida pelo Senac RJ, inclui uma vivência para que os alunos aprendam a se colocar no lugar dos idosos. Óculos para dificultar a visão, pesos nos pés e aparelho auricular, entre outros artifícios, são utilizados de forma que os porteiros sintam as limitações da idade e reflitam sobre as dificuldades enfrentadas pelos mais velhos.
Lançado em 2010, em Copacabana, o Programa Porteiro Amigo do Idoso chegou, dois anos mais tarde, ao bairro de Higienópolis, em São Paulo, e, em 2015, foi estendido para outros municípios paulistas, além dos estados de Minas Gerais e Espírito Santo. No Rio de Janeiro, além de Copacabana e Flamengo, o programa está presente em Botafogo e Tijuca. Na nova etapa, serão incluídos no calendário os bairros de Ipanema e Laranjeiras.
“O objetivo do programa é fazer com que os porteiros se tornem ainda mais amigos e possam entender o processo de envelhecimento em todos os seus aspectos. Com a extensão das aulas a novas cidades e bairros, o programa Porteiro Amigo do Idoso vem ganhando cada vez mais projeção. Esse investimento faz parte do compromisso do Grupo Bradesco Seguros com ações que incentivem a conquista da longevidade com qualidade de vida, saúde e bem-estar”, explica Eugênio Velasques, diretor do Grupo Bradesco Seguros.
A iniciativa se destaca em um cenário de envelhecimento acelerado. Segundo o último levantamento divulgado pelo IBGE, a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD/2013), em três décadas a população de idosos no Brasil passará dos atuais 13% para 30%. Isso significa que, em 2050, pessoas a partir dos 60 anos corresponderão a 64 milhões de habitantes no País.
O programa Porteiro Amigo do Idoso foi desenvolvido sob a orientação do médico e pesquisador em saúde pública Alexandre Kalache, conselheiro sênior sobre Envelhecimento Global da Academia de Medicina de Nova Iorque e ex-coordenador de programas de envelhecimento da Organização Mundial da Saúde (OMS). Considerado uma das maiores autoridades internacionais em gerontologia, Kalache é consultor do Grupo Bradesco Seguros para questões relacionadas à longevidade.
.
ENDOSSANDO
Bradesco Dental lança planos para impactar segmento de pessoas físicas
Acompanhando a crescente demanda por produtos e serviços diferenciados, a OdontoPrev, operadora líder do segmento de assistência odontológica no mercado brasileiro, passa a ter quatro novos produtos da linha Bradesco Dental que deverão impactar fortemente o segmento formado por pessoas físicas.
Os novos planos serão comercializados com exclusividade para correntistas na rede de agências Bradesco e divididos em duas categorias: Bradesco Dental Exclusive, que oferece as modalidades Exclusive e Exclusive Plus, e Bradesco Dental Prime, nas versões Prime e Prime Plus.
Os produtos foram especialmente desenhados para atender a uma crescente demanda voltada para o cliente com um padrão de renda mais elevado, que tem exigências e necessidades próprias. Os planos buscam oferecer coberturas diferenciadas, com a vantagem de possibilitar a utilização de um dentista de sua preferência (livre escolha) e contar com um modelo de reembolso com valores diferenciados de acordo com o procedimento odontológico realizado.
“O segmento individual é um dos pilares estratégicos de crescimento da companhia, de tal forma que o lançamento de produtos para nichos específicos de mercado representa uma nova forma de atuação, buscando reforçar nosso posicionamento de maior e melhor provedora de soluções odontológicas em todos os segmentos nos quais estamos presentes”, destaca o diretor Comercial da OdontoPrev, Carlos Rogoginsky.
No modelo Exclusive, o beneficiário tem cobertura de até 205 procedimentos, enquanto no Exclusive Plus são 241, entre consultas, extrações, restaurações, tratamentos de canal, radiografias panorâmicas e próteses. Ambas as opções têm reembolso de até oito vezes o valor da tabela de procedimentos cobertos, o que proporciona mais flexibilidade nas escolhas.
Os planos mensais têm contribuições a partir de R$ 70 na versão Exclusive e R$ 165,50 na Exclusive Plus. Na modalidade anual há desconto de dois meses no valor.
Já nos planos Prime e Prime Plus, o cliente terá direito ao serviço de ortodontia (aparelho e manutenção), além de reembolsos que alcançam até 10 vezes o valor da tabela dos procedimentos cobertos. Os planos Prime oferecem mais de 300 procedimentos, com cobertura como exodontia, restauração, tratamento endodôntico e implantes. O pagamento mensal do Prime será de R$ 204,50, enquanto a modalidade anual será de R$ 2.045, representando uma economia de duas mensalidades no total. O Prime Plus custará R$ 286 por mês, mas a Bradesco Dental também oferecerá ao beneficiário a opção de fazer o pagamento anual do plano, no valor de R$ 2.860, o que representa uma economia de R$ 572, já que não serão cobradas duas mensalidades.
Em todos os produtos, o cliente possui uma ampla rede credenciada que atualmente conta com mais de 25 mil cirurgiões-dentistas em todo o país, além do atendimento de urgência disponível 24 horas após a contratação, análise de 100% dos tratamentos, realizados pela equipe de Gestão de Qualidade, o que garante que todos os procedimentos são efetivados de acordo com os protocolos clínicos em vigor, além de todas as facilidades disponibilizadas através do portal de serviços na internet.
.
Cruzeiro da Família – Em 2016, a comemoração pelo Dia Internacional da Mulher, tradicionalmente realizada pelo Sincor-SP, ganhou novas dimensões e se tornou um evento para toda a família, com duração de três dias, em alto mar. A ideia do Cruzeiro da Família Sincor-SP foi apresentada às corretoras de seguros na comemoração do ano passado e a inovação escolhida pela maioria. Além de incluir homenagem às mulheres, a viagem foi uma maneira de agregar também a parcela masculina dos corretores de seguros e seus familiares.
“Nós corretores de seguros trabalhamos com proteção, e não existe lugar onde estamos mais protegidos nem pessoas que queremos mais proteger do que nossa família. Porém, muitas vezes temos a vida tão corrida que deixamos de aproveitar o que nos é mais valioso”, disse o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
O cruzeiro aconteceu entre os dias 26 e 29 de fevereiro, com percurso de Santos a Búzios, passando pelo Rio de Janeiro, e voltando ao ponto de partida. O Sincor-SP reservou quase a metade das cabines de passageiros do navio Sovereign, da Pullmantur, numa aposta do sucesso da iniciativa. As inscrições foram lançadas no primeiro mês somente para as mulheres corretoras de seguros, depois abertas aos demais associados do Sindicato, e em pouco tempo as vagas foram esgotadas. Estiveram reunidas mais de 800 pessoas, entre corretoras e corretores de seguros e seus convidados.
A programação do evento seguiu as atrações do navio, com algumas inclusões exclusivas obtidas pelo Sincor-SP, como a palestra de Silvio Acherboim, especialista em desenvolvimento de pessoas, que conduziu uma experiência lúdica, com humor e emoção pensada para agradar toda a família. Em um domingo de muito sol, as corretoras de seguros e seus acompanhantes deixaram um pouco a piscina e lotaram o auditório. O palestrante instigou a plateia iniciando com a provocação: “Quando foi a última vez que você pensou em você mesmo?”. Ele também fez refletir sobre os valores da família e de construir sonhos, tendo o apoio de quem mais nos ama.
O grupo do Sincor-SP foi recebido por uma dupla de atores contratada pelo Sindicato, que a cada momento representava diferentes personagens, cantando paródias criadas especialmente para esse público e animando a todos por onde passavam.
“Pelo sucesso do evento, devemos repetir a iniciativa. Quem sabe então conseguimos fechar um navio todo para o nosso público e aí teremos liberdade para personalizar ainda mais as atrações”, afirma o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo.
“Em um jantar passei por todas as mesas cumprimentando corretores de seguros e seus familiares, e pude sentir a receptividade e o sucesso do Cruzeiro. Foi muito satisfatório ver as famílias reunidas, conhecer os familiares dos colegas que estão conosco em eventos durante todo o ano. Este foi um momento para o corretor de seguros descansar um pouco da correria do dia a dia, na companhia de seus entes queridos, para voltar para os seus negócios com as energias renovadas para os desafios do ano”.
.
Filial Salvador – A Filial da Berkley em Salvador passou por recentes mudanças em sua estrutura comercial. A região tem como meta atingir 35% de aumento nos negócios locais ao longo do ano. Entre as mudanças está a promoção da profissional Cidália Bispo, que atuou por três anos como gerente comercial na Berkley, e passa a assumir a gerência da Filial Salvador.
Segundo o superintendente comercial da Região Norte/Nordeste, Felipe Cavalcante, o desafio da nova gerente é continuar à frente das operações na Bahia como um todo, com a missão especial de intensificar a prospecção de corretores no interior do estado, assim como no Ceará.
Neste mesmo movimento, a colaboradora Rosângela Souza foi promovida a comercial especialista em Garantia e dará todo o suporte necessário aos parceiros regionais. “A experiência de quatro anos da Rosângela como subscritora da área de Garantia será essencial para esta nova fase da filial”, diz o superintendente Felipe Cavalcante.