SEG NOTÍCIAS – Superintendente de hospital diz em CPI desconhecer fraudes no Dpvat

391

Em depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Dpvat, o superintendente da Santa Casa de Misericórdia da cidade de Birigui (SP), Antonio Carlos de Oliveira, disse ter assumido o cargo em outubro do ano passado e, por isso, não teria informações sobre as suspeitas de fraudes cometidas por pessoas ligadas à instituição no pagamento do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Dpvat).
Segundo o presidente da CPI, deputado Marcus Vicente (PP-ES), apesar de o depoimento ter decepcionado pela falta de informações, as investigações devem avançar nos próximos dias. “Uma pena que não tenha acrescentado muito, mas, de qualquer forma, nós estamos começando a esboçar as primeiras informações, estamos recebendo os primeiros assessores que os órgãos ligados à questão das apurações em várias instâncias estão nos enviando. Esperamos que, na semana que vem, nós possamos avançar”, afirmou.
A suspeita é que o ex-interventor e ex-superintendente da Santa Casa Fábio Dutra e uma empresa de Birigui intermediavam o recebimento do seguro Dpvat e ficavam com uma porcentagem da quantia recebida pela vítima.
Os integrantes da CPI, no entanto, ainda têm muitas dúvidas sobre o ocorrido. Para esclarecer o caso, serão ouvidos os eventuais envolvidos, entre eles o antigo interventor.
“Vamos esperar a oitiva desses ex-superintendentes para poder, na verdade, dirimir essas dúvidas”, disse o relator da CPI, deputado Wellington Roberto (PR-PB).
Uma das poucas informações prestadas pelo atual superintendente Antonio Carlos de Oliveira é que o caso já é alvo de um processo judicial. Ele também disse que abriu uma auditoria interna para verificar as suspeitas.
Como a auditoria se refere aos anos de 2014 a 2016, o deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS) sugeriu que o período inclua a gestão de interventores que atuaram a partir de 2010, quando surgiram os problemas.
A CPI que investiga denúncias de fraudes e irregularidades no pagamento do seguro Dpvat tem nova reunião marcada para a manhã de quarta-feira. A ideia é aprovar requerimentos para ouvir delegados da Polícia Federal e da Polícia Civil, promotores estaduais e membros do Ministério Público Federal que atuaram em várias operações com alvo no Dpvat.
O outro depoimento previsto para esta terça-feira, conforme o requerimento do deputado Hugo Leal (PSB-RJ), era o do administrador do hospital Nossa Senhora da Conceição, de Tubarão (SC), Artur José Hummel. Ele solicitou à CPI o adiamento de sua oitiva para a próxima semana. A comissão vai apurar denúncias de fraudes envolvendo o hospital, como falsificação de laudos médicos.
Alvo das investigações, o Dpvat foi instituído pela Lei 6.194, de 1974, para garantir a indenização de vítimas de acidentes de trânsito no caso de morte ou invalidez e o custeio de despesas médicas. O seguro é cobrado anualmente dos proprietários de veículos, junto com o IPVA e o licenciamento do carro.
.
Medicina preventiva é o caminho para empresas reduzirem custos com planos de saúde
No dia 5 de agosto, comemora-se o Dia Nacional da Saúde. A data homenageia o dia do nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, que contribuiu diretamente para a estruturação de ações de saúde pública no Brasil. O objetivo da comemoração ainda consiste em promover a conscientização sobre a importância do tema entre a população, relembrar os cuidados que cada um deve ter com o corpo e fomentar a educação sanitária. A data também traz à tona um ponto que, atualmente, é considerado de extrema importância. Trata-se da promoção da saúde e da medicina preventiva nas empresas.
Apenas no último ano, segundo pesquisa realizada pela Mercer Marsh Benefícios, as empresas tiveram um aumento médio de 14,8% nos custos com planos de saúde para funcionários na comparação com o ano de 2014. E, diante da iminente necessidade das organizações reduzirem custos com assistência médica, demanda potencializada pela crise econômica enfrentada pelo país, a medicina preventiva surge como uma importante saída.
“Além de controlar os custos dos planos de saúde, as ações de prevenção contribuem, efetivamente, para uma melhoria na qualidade de vida dos trabalhadores, e consequentemente, no aumento da produtividade da mão de obra nas organizações. A medicina preventiva deve ser olhada com a mesma atenção da medicina curativa”, afirma Marcelo Alves, especialista em planos de saúde e seguros e diretor da Célebre Corretora.
Segundo o especialista, devido ao fato da população brasileira estar envelhecendo mais rápido na comparação com a média mundial, surgem novas necessidades de investimentos para aperfeiçoar os métodos e ações de prevenção que visam o cuidado com a saúde dos trabalhadores. “Programas de vacinação, de incentivo à prática de atividades físicas, alimentação saudável e prevenção de DSTs, são algumas das ações que as empresas podem colocar em prática”, explica Alves.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL


Porto Seguro e corretor A partir deste mês, a Porto Seguro Capitalização iniciará a Campanha PortoCap Vale+, voltada aos corretores que atuam nas regiões Sul, Sudeste, Centro-oeste, além da Bahia e de Pernambuco. A ação visa incentivar, premiar e ampliar as oportunidades dos corretores, que poderão expandir seus negócios com a venda do PortoCap Aluguel.
Durante a campanha, que terá a duração de três meses e acontecerá até o dia 30 de setembro de 2016, os corretores que possuam registro ativo na Superintendência de Seguros Privados (Susep) e cadastrados na Porto Seguro, poderão ganhar prêmios a cada nova venda do produto PortoCap Aluguel.
Para Luiz Henrique, superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro, a campanha é uma boa oportunidade para mostrar a importância do produto. “Na hora de alugar um imóvel, o título de capitalização é uma ótima alternativa, pois dispensa análise de crédito ou comprovação de renda. Dessa forma, o inquilino não precisa de um fiador e conta também com benefícios e serviços exclusivos que facilitam seu dia a dia. A modalidade também é vantajosa para o proprietário do imóvel e para a imobiliária, que têm a garantia necessária para realizar o aluguel sem riscos”.
Ao final da campanha, o corretor com maior pontuação em cada região será reconhecido com um celular iPhone 6 16GB ou uma Smart TV LED 48 Full HD.
Para ter acesso a todos os detalhes sobre a campanha, os corretores podem consultar o regulamento disponível no Corretor Online. Os gerentes comerciais da seguradora também estão disponíveis para atender as solicitações, tirar as dúvidas e auxiliar no desenvolvimento das oportunidades de negócios.
Já a partir de 1º de agosto, o Porto Seguro Empresa iniciará a nova edição da campanha de incentivo aos corretores “Negócios à Vista 2016”. A ação, que visa premiar os corretores de seguro que se destacarem nas negociações dos produtos do ramo empresarial, vai até 31 de outubro de 2016.
Para participar, basta o corretor se cadastrar no site www.negociosavista.com.br, e a cada cotação, renovação ou seguro novo dos produtos Porto Seguro Empresa, acumulará pontos para trocar por diversos prêmios. E, ao final, o primeiro colocado ganhará um prêmio especial.
Para Jarbas Medeiros, superintendente de Ramos Elementares da Porto Seguro, a campanha é uma iniciativa que ressalta a importância do corretor para a companhia e um bom incentivo para o profissional ampliar sua rede de atuação e gerar novos negócios com o seguro empresarial, indispensável para garantir a proteção e segurança do patrimônio dos empresários. “Com o seguro, o empreendedor tem a liberdade de investir em planejamento e estratégia de negócio sem precisar se preocupar com incidentes que tomariam muito do seu tempo, como o dano elétrico de algum equipamento que acarretaria em agendamento de visita, orçamentos e, consequentemente, custos”.
.
SEGURO CIDADÃO


Saúde aparente não é desculpa para fugir do médico
Apesar de 60% da população brasileira estar entre o grupo de pessoas com sobrepeso ou obesas, segundo o último levantamento do IBGE, pessoas magras ou até mesmo com magreza excessiva podem apresentar os mesmos problemas de saúde que uma pessoa dentro deste grupo de risco.
Mesmo que um perfil físico magro parecer mais saudável que um perfil físico mais fora de forma, as pessoas com peso considerado normal podem ter a genética mais favorável ao acúmulo de gordura no sangue, o que, consequentemente, as deixam com o mesmo metabolismo de um obeso.
Por isso, o diretor médico da Mapfre Saúde, Claudio Tafla, destaca que a alimentação correta e regrada é o ideal. “A comparação entre os biótipos (magro e gordo) não pode ser o único indicativo para mostrar quem está mais saudável. Aqueles que têm hábitos mais saudáveis e praticam algum esporte ou atividade física, normalmente estão com a saúde em dia”, comenta.
Segundo o especialista, os fatores mais comuns que atingem as pessoas magras silenciosamente é o aumento do índice de gordura corporal, elevação do colesterol, hipertensão arterial, desenvolvimento de diabetes e até a possibilidade de ataque cardíaco (infarto agudo do miocárdio). “Combater o sedentarismo é o primeiro passo que o paciente pode dar. Criar uma rotina de prática de exercícios físicos e começar uma dieta mais equilibrada com o prato cada vez mais colorido pode ajudar a diminuir os índices que fazem mal para corpo”, explica Tafla.
O médico comenta ainda que é possível ter uma vida saudável, sem seguir à risca alguma dieta específica e atitudes restritivas ou radicais. “Cada pessoa pode encontrar o seu equilíbrio para ter uma vida com saúde e bem-estar a partir do casamento perfeito: atividade física e alimentação balanceada. Isso ajuda a melhorar o metabolismo, reduz o percentual de gordura do corpo e na prevenção de doenças e problemas cardíacos”, comenta.
No entanto, Tafla reforça a importância de sempre visitar o médico com regularidade, especialmente antes de qualquer mudança de vida. “Antes de adotar qualquer novo hábito, seja alimentar ou para a prática de atividades físicas, é muito importante possuir o acompanhamento de um médico de confiança, a partir da realização de exames específicos”, finaliza.
.
Ciclofaixa de Lazer À medida em que o espírito olímpico toma conta do Brasil, os bons ventos a favor dos atletas nacionais sopram pelos quatro cantos do país. Em São Paulo, o Grupo Bradesco Seguros – patrocinador e segurador oficial dos Jogos Rio 2016 – promoverá uma ativação neste domingo (dia 7), das 10 às 16h, na CicloFaixa de Lazer São Paulo, no trecho da Av. Paulista.
Na ação, quatro ciclistas, vestidos com uniforme da marca Bradesco Seguros, puxarão um veleiro com um promotor representando um atleta da modalidade. O público será convidado a embarcar nesse passeio com o velejador. A ativação dará origem a uma série de fotos e um vídeo que será compartilhado na fanpage Bradesco Seguros Rumo aos Jogos Rio 2016 e nas redes sociais do Grupo Segurador.
O Grupo Bradesco Seguros patrocina a CicloFaixa de Lazer São Paulo – iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Transportes (SMT) e da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) – desde a sua inauguração, em 2009. Atualmente, o espaço de lazer conta com mais de 120 quilômetros de extensão (ida e volta), por onde circulam mais de 120 mil pessoas aos domingos e feriados. A CicloFaixa de Lazer São Paulo faz parte do Movimento Conviva, criado pelo Grupo Bradesco Seguros com o objetivo de estimular a convivência harmoniosa entre ciclistas, motoristas, motociclistas e pedestres.
.
Facilidade para universitário Com a chegada do segundo semestre de aulas, muitos universitários começam uma nova fase com a mudança para outra cidade e com a busca por um local que se identifique para alugar e morar. Mas, conseguir um fiador não é uma tarefa tão fácil, principalmente quando o jovem não tem na nova cidade parentes e amigos que possam ser seus fiadores para fechar o contrato de locação.
Uma das soluções para esses casos é o Porto Seguro Aluguel, que substitui o fiador e oferece benefícios e vantagens para viabilizar a locação e dar segurança, independência e tranquilidade aos jovens. “Além de tornar o fechamento do contrato mais ágil, por meio de facilidades oferecidas para os estudantes, o Porto Seguro Aluguel concede aos jovens uma ampla assistência e atendimentos emergenciais de acordo com as necessidades que podem surgir no dia a dia”, afirma Luiz Henrique, superintendente de Riscos Financeiros e Capitalização da Porto Seguro.
Dentro da gama de benefícios do Porto Seguro Aluguel estão descontos com empresas de transporte de mudanças, mão de obra de encanador para a pia que entupiu, eletricista para o chuveiro que queimou, além de chaveiro e assistência para equipamentos eletrônicos, como computadores, notebooks, tablets, TVs com acesso à internet, videogames, celulares e smartphones, entre outros serviços.
.
ENDOSSANDO


Brasilcap entrega prêmio do Cap Fiador em São José do Rio Preto
A Brasilcap realizou, no dia 3 de agosto, a premiação do Cap Fiador no valor de R$ 7,8 mil que saiu para Nelsina José Vicente, moradora de São José do Rio Preto. Ela foi sorteada no mesmo dia em que comprou o título. O evento aconteceu no Ipê Center Hotel.
A palestra foi ministrada pelo gerente de Negócios e Varejo da Brasilcap Rafael Jordão. De acordo com o executivo, há uma excelente aceitação do título de capitalização como solução de garantia nas locações em São José do Rio Preto.
“Essa palestra é ainda mais especial, pois estamos entregando um prêmio para uma cliente na cidade. O Cap Fiador é uma solução totalmente desburocratizada, ágil e segura, tanto para o locador, quanto para o locatário. E o inquilino – que não precisa comprovar renda – ainda resgata 100% do valor pago ao final da vigência, desde que respeitadas as condições contratuais estabelecidas com o locador”, ressalta Jordão.
Em São José do Rio Preto, ele é comercializado pela Rosi Delatorre corretora de Seguros, parceira da Brasilcap. O pagamento único depende do valor da garantia, acordado entre locador e locatário, podendo variar entre R$ 2 mil e R$ 30 mil (para garantias superiores, podem ser adquiridos mais de um título).
Com o Cap Fiador, o cliente concorre a prêmios mensais de até 23,8 vezes o valor do pagamento durante a vigência do produto, que pode ser de 12, 15 ou 30 meses, devolvendo ainda 100% do valor dispendido ao fim do período. O Cap Fiador também inclui assistência 24 horas com serviços de chaveiro, eletricista, encanador, entre outros. O grande diferencial em relação ao mercado é que a assistência se estende ao locador (no imóvel onde reside) e a imobiliária (no seu escritório).
.
CVG-RJ prestigia posse da nova diretoria da Aconseg-RJ
O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ) marcou presença na cerimônia de posse da nova diretoria da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria de Seguros do Estado do Rio de Janeiro (Aconseg-RJ) nesta quarta-feira, 20 de julho. Compareceram ao evento, que reuniu os representantes das principais seguradoras e entidades do mercado de seguros, o presidente do Clube, Marcello Hollanda, o vice presidente, Carlos Ivo Gonçalves, e os diretores Sergio Ricardo Magalhães de Souza e Wellington Costa.
A nova diretoria ficará à frente da associação até 2018 e é composta por Luiz Philipe Baeta Neves (presidente), Joffre Nolasco (1º secretário), César Braga (2º secretário), Mário Roberto Santos (1º tesoureiro) e Olívio Américo (2º tesoureiro). Os votos do CVG-RJ foram de sucesso e frutíferas realizações.
.
Seguradora oficial do Fórum HSM Master Class Negociação 2016 A Chubb foi a seguradora oficial do ‘Fórum HSM Master Class Negociação 2016’. O evento aconteceu no dia 1º de agosto, no Hotel Transamérica, em São Paulo. Na ocasião, empresários e executivos assistiram a apresentações e trocaram experiências sobre técnicas inovadoras para se negociar os melhores acordos em tempos difíceis. “O encontro representou uma excelente oportunidade para a exposição da marca da companhia, pois o tema atraiu um amplo público que ocupa cargos chaves em empresas de diferentes setores da economia”, diz Antonio Trindade, presidente da Chubb no Brasil. Ao longo da reunião, os participantes também se aprofundaram em aspectos específicos das negociações tais como soluções criativas para o ganho mútuo e maneiras inteligentes para consolidar a confiança recíproca, entre outras abordagens.
O seguro para feiras, fóruns e eventos da Chubb faz parte da carteira de Entretenimento da companhia. A proteção conta com produtos destinados a organizadores, expositores, promotores e patrocinadores de eventos tais como responsabilidade civil; feiras e exposições; responsabilidade civil show artístico, esportivo ou similares; e cancelamento, adiamento e interrupção de eventos de todos os portes. “A nossa experiência, o compromisso com o cliente e a excelência de nossa equipe são os fatores que tornam a Chubb uma das líderes nesse mercado no Brasil e no mundo”, complementa Trindade.
Em 2016, a Chubb é a seguradora oficial dos eventos da HSM, considerados referência no mundo corporativo porque colocam os executivos brasileiros em contato com as últimas tendências do management mundial. O próximo patrocinado pela Chubb será o Master Class Vendas, marcado para 19 de setembro, no World Trade Center. Ao longo do ano, já foram realizados os seguintes eventos com o patrocínio da companhia: Master Class Family Business, em abril, Fórum de Liderança e Alta Performance, em maio e Fórum HSM Master Class Finanças em junho.
.
Sistema de Informações Gerenciais A Bradesco Saúde acaba de lançar uma nova versão do Sistema de Informações Gerenciais (Sige), ferramenta que completa 20 anos em 2016. O sistema conta agora com mais funcionalidades que facilitarão ainda mais a gestão da saúde dos clientes de contratos a partir de 100 vidas – e funcionários da seguradora, incrementando as possibilidades de adequado gerenciamento do programa de benefícios associado à assistência médico-hospitalar e odontológica.
As novas funcionalidades do Sige são histórico de 36 meses de informações referentes a sinistros e prêmios, bem como a senhas liberadas; painel de senhas e internações solicitadas (on-line), com atualização de 15 em 15 minutos; relatório de sinistralidade; prévia de sinistros pagos para o mês corrente; itens de despesas classificadas segundo o padrão da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS); estatística de terapias; custo de sinistros por região dos segurados e funcionalidades também disponíveis para a assistência odontológica.
A ferramenta tem por objetivo disponibilizar informações – por meio de consulta à base de dados – à área de recursos humanos das empresas contratantes, permitindo o acompanhamento em profundidade das despesas ocorridas, possibilitando a geração de relatórios sob medida para as necessidades de análise do comportamento das despesas médico-hospitalares. Essa análise pode indicar a necessidade de implementação de ajustes no desenho do plano/benefício (de acordo com o perfil de cada empresa) ou de desenvolver (em conjunto com a seguradora) ações focadas na promoção da saúde e na prevenção de doenças, além de gerenciamento dos custos.
O sistema, acessado pela internet, utiliza tecnologia de ponta para que o usuário tenha uma experiência amigável de acesso e navegação, com respostas rápidas na extração de dados e relatórios.
.
Itália e Argentina assinam acordo de 42 milhões de euros para área de Saúde
Itália e Argentina assinaram um memorando de entendimento que prevê a reativação de um crédito de ajuda de 42 milhões de euros para o setor de Saúde argentino. O acordo foi assinado hoje em Buneos Aires, durante uma cerimônia no Ministério da Saúde, pela embaixadora italiana Teresa Castaldo e o ministro Jorge Lemus. Também participou do ato oficial a representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Maureen Birmingham.
O projeto visa principalmente ao fortalecimento do serviço público de saúde da Argentina e aos setores mais necessitados da sociedade, explicou em comunicado a embaixada italiana em Buenos Aires.
“Houve uma grande perseverança neste acordo. Esta colaboração acontece em um momento importante para a Argentina, em que estamos fazendo muitas mudanças”, disse Lemus.
Teresa Castaldo, por sua vez, destacou que o programa deve chegar às províncias mais necessitadas, com equipamentos que podem salvar vidas. “Realmente nos sentimos irmãos da Argentina. Existe uma grande influência italiana no país e laços em diversos setores”, concluiu a embaixadora.
Após quase vinte anos sem um premier italiano visitar a Argentina, Matteo Renzi foi recebido em Buenos Aires pelo presidente Mauricio Macri em fevereiro, na tentativa de reaproximação entre as duas nações. Argentina e Itália têm uma forte ligação, principalmente por conta da grande comunidade de italianos no país. A relação bilateral, no entanto, sofreu com os anos de kirchnerismo, quando a nação sul-americana se afastou de União Europeia e EUA, algo que Macri tenta reverter.
.
Doenças respiratórias, cuidados importantes no invernoVocê já notou que em meados de junho, quando a estação mais fria do ano se inicia, é comum observar-se também a alta incidência de algumas doenças respiratórias, tais como gripes, resfriados, amigdalites, sinusites e rinites?
Mas, por que isso ocorre? Um dos fatores que contribuem diretamente para o aumento no número dos casos infecciosos no inverno, por exemplo, é a grande exposição a ambientes fechados e menos ventilados. “Esses locais apresentam condições propícias para que as infecções virais se espalhem com facilidade”, afirma Pedro Geisel Santos, especialista em Otorrinolaringologia, que atua pelo Sistema Unimed em Blumenau.
No caso de condições alérgicas, como a rinite, o contato com as roupas de frio que estão guardadas há muito tempo pode agravar os sintomas da enfermidade, uma vez que as vestimentas podem esconder ácaros ou até mesmo mofo. “Para a rinite, os cuidados incluem trocar as roupas de cama com frequência, de preferência uma a duas vezes na semana, lavar bem as mãos e evitar objetos em casa que possam favorecer o acúmulo de mofo ou poeira – tais como tapetes ou carpetes, completa o médico.” Ele reforça que o acompanhamento para tratamento e prevenção junto a um profissional especialista, de maneira periódica, é ainda mais importante. Principalmente se houver possibilidade de contar também com um profissional de atenção primária, que poderá coordenar o cuidado de todos os aspectos da saúde do paciente.
Mas, se você faz parte do grupo de pessoas que já está sofrendo com as condições respiratórias típicas de inverno, o uso de descongestionantes que aliviam a obstrução nasal, um dos sintomas mais comuns das enfermidades, deve ser ocasional e não frequente. “O preferencial é o uso por um período de até cinco dias, pois a prorrogação pode causar um ‘efeito rebote’ no congestionamento, levando o paciente a utilizar o descongestionante mais vezes ao dia e por período cada vez maior. Outras alternativas, como o uso de soro fisiológico e essências inalantes, como mentol e eucalipto (preparadas com diluição em água morna), são de grande valia no tratamento da obstrução nasal”, finaliza.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui