SEG NOTÍCIAS – Unimed-RJ: imóveis de ex-presidente e de vice ficam indisponíveis

227

A Justiça do Rio de Janeiro concedeu liminar determinando a indisponibilidade dos bens imóveis do ex-presidente da Unimed, Celso Corrêa de Barros, e do seu vice na época, Abdu Kexfe, em ação movida pelos cooperados da Unimed Rio Cooperativa de Trabalho Médico do Rio de Janeiro, que reprovaram em assembleia as contas do exercício de 2014.
De acordo com o juiz Alexandre de Carvalho Mesquita, titular da 1ª Vara Empresarial do Rio de Janeiro, existe perigo de dano, consistente na dilapidação do patrimônio dos réus e na possibilidade de não haver como garantir eventual indenização pelos atos que os mesmos são acusados.
“Por tais fundamentos, defiro em parte a tutela provisória e determino a expedição de ofício à Corregedoria Geral da Justiça do Estado do Rio para a publicação de aviso a todos os cartórios de registro de imóveis noticiando a decretação de indisponibilidade dos bens imóveis dos réus”, determinou o magistrado.
Ele não considerou necessária a indisponibilidade de valores existentes em conta corrente dos réus. “Não vislumbro, por ora, o bloqueio de valores em conta corrente, até porque, em casos semelhantes, as regras de experiência comum demonstram não serem encontradas quantias expressivas nas contas bancárias dos réus”, avaliou o juiz.
.
Sudeste perde mais de um milhão de beneficiários de planos de saúde
A Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde) lançou uma nova edição do boletim da Saúde Suplementar – Indicadores Econômico-financeiros e de Beneficiários, durante o 2º Fórum de Saúde Suplementar, realizado no hotel Sofitel, em Copacabana, no Rio de Janeiro. A deterioração no mercado de trabalho e a queda do rendimento das famílias e empresas afetaram negativamente o desempenho do mercado de saúde suplementar, especialmente em relação à aquisição de planos coletivos empresariais. Esse tipo de contratação registrou queda 3,2% em doze meses, passando de 33,2 milhões em setembro de 2015 para 32,1 milhões em setembro de 2016.
Segundo as grandes regiões, o Sudeste foi responsável pela perda de mais de um milhão de beneficiários, sendo São Paulo responsável diretamente pela extinção de 549 mil vínculos nos planos de assistência médica, seguido do Rio de Janeiro, com 319 mil.
Houve uma perda de 1,5 milhão de beneficiários de planos de assistência médica, com retração de 3,1%, entre setembro de 2015 e setembro de 2016. Nesse período foram fechados cerca de 1,6 milhão de postos de trabalho, com declínio de 4,0%, na mesma base de comparação, segundo os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).
“Há uma clara relação entre a dinâmica do mercado de trabalho formal e o desenvolvimento do mercado de saúde suplementar. Com a retração das atividades econômicas, houve a queda do número de beneficiários. Os planos coletivos empresariais são responsáveis por 66% dos vínculos”, analisa Solange Beatriz Palheiro Mendes, presidente da FenaSaúde.
Apesar de manter a trajetória de desaceleração em sintonia com a recessão econômica, o segmento de planos de saúde mostra resiliência, já que a redução do número de beneficiários foi bem menor que a queda do emprego e do PIB, nos últimos doze meses terminados em setembro de 2016. Enquanto os planos de saúde registraram queda de 3,1%, o Produto Interno Bruto (PIB) teve uma retração de 4,6% (dados até junho) e o estoque de empregos, 4,0%.
“A crise e o desemprego geram redução no orçamento do consumidor, mas a saúde tende a ser mais resiliente porque a pessoa abre mão, primeiro, de outros serviços e mantém a assistência privada, até quando for possível. A crise também pesa para o empregador, já que o plano de saúde onera e passa ser um benefício caro”, explica Solange Beatriz.
A publicação traz, ainda, dados do mercado por faixa etária de beneficiários, regiões demográficas, estrutura do mercado de saúde suplementar e indicadores operacionais das empresas do setor, além de informações especificadas das associadas à FenaSaúde.
.
Pesquisas apontam saúde como principal problema, mas respaldam médicos
A saúde é o principal problema do país na opinião de 37% dos brasileiros. Os médicos, entretanto, são os profissionais com o maior grau de confiança e credibilidade da população (26%). É o que apontam pesquisas do Instituto Datafolha encomendadas pelo Conselho Federal de Medicina (CFM). Os estudos ouviram 2.042 e 2.089 pessoas, respectivamente, de todas as regiões do país, incluindo regiões metropolitanas e cidades do interior do Brasil. A margem de erro, de acordo com o Instituto Datafolha, é de 2 pontos percentuais.
O primeiro levantamento mostra que as mulheres e entre os entrevistados com menor grau de escolaridade são quem mais indica a saúde como principal problema do Brasil. Já a corrupção, considerada segundo maior problema, registra taxas mais elevadas entre os homens e entre os mais escolarizados. A pesquisa revela ainda que a maioria dos brasileiros utilizou os serviços do SUS nos últimos dois anos – um total de 82% dos entrevistados. A maior proporção de usuários foi registrada entre mulheres.
Os serviços de saúde em geral – públicos e privados – foram considerados ruins ou péssimos por 65% das pessoas ouvidas. A qualidade dos serviços foi avaliada como regular por 28% e como ótimo ou bom por 6%. A reprovação foi maior no Sudeste (68%) e no Centro-oeste (66%) e menor, na Região Sul (58%).
Questionados sobre o que o governo deve fazer para melhorar a saúde no país, 65% dos entrevistados respondeu que deve diminuir a corrupção. Logo depois apareceu a opção de aumentar o número de profissionais de saúde (58%) e, em seguida, aumentar o número de leitos para internação (50%).
Já o segundo estudo revela que os médicos constituem a profissão mais confiável na opinião da população brasileira, à frente de professores (24%) e bombeiros (15%). “Apesar de tudo, temos uma pesquisa que mostra que, mesmo com as dificuldades, os médicos ainda têm o respaldo da população brasileira”, avaliou o presidente do CFM, Carlos Vital.
.
Seguro contra inadimplência de mensalidade escolar cresce 35%
O atual momento econômico tem exigido que pais e escolas busquem alternativas para evitar a inadimplência e garantir a continuidade dos estudos de crianças e adolescentes. Nesse cenário, o seguro educacional vem ganhando espaço, consolidando-se como uma solução viável e cada vez mais utilizada. No Grupo Segurador Banco do Brasil e Mapfre, por exemplo, o produto registrou um crescimento de quase 35% no primeiro semestre de 2016, se comparado a igual período do ano passado.
O diretor geral de Seguro de Vida da companhia, Enrique de la Torre, explica que o seguro educacional surgiu justamente para apoiar as famílias nessas situações. “O produto foi criado como uma ferramenta de proteção para os pais que, diante de uma eventualidade, podem garantir a continuidade dos estudos de seus filhos”, comenta.
Com preço médio de 1% a 3% do valor da mensalidade escolar, o contrato garante o pagamento das parcelas mensais em casos de morte, invalidez e perda de renda do responsável financeiro do estudante. “Concebido para funcionar como um suporte em situações de adversidade, o seguro apresentou crescimento por conta do atual cenário econômico do país, mas deve ser considerado em todas as circunstâncias e fases escolares justamente como garantia de continuidade em situações não programadas pela família”, completa.
As escolas têm ainda à sua disposição opções de coberturas específicas para Danos Morais e para despesas médicas, hospitalares e odontológicas dos alunos que, em caso de acidente ocorridos dentro e fora do colégio, possuem atendimento 24 horas.
.
DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL
Leucemia – Em 29 de novembro, às 19h30, o Departamento de Patologia Clínica da Associação Paulista de Medicina (APM) realiza a reunião científica sob o tema “A importância da citometria de fluxo no diagnóstico de leucemias”, voltada aos clínicos, hematologistas, oncologistas e patologistas clínicos.
“Abordaremos, de maneira ampla, o diagnóstico das leucemias, assim como seus aspectos clínicos e laboratoriais. Nesse contexto, o foco será discorrer a respeito da importância da citometria de fluxo e como essa ferramenta revolucionou o diagnóstico das leucemias”, explica a médica Elizabeth Xisto Souto, mestre em Hematologia, hematologista do Hospital de Transplantes Euryclides
de Jesus Zerbini e do Laboratório Dasa.
A citometria de fluxo é uma metodologia já bem estabelecida no Brasil, que permite definir a linhagem celular envolvida na leucemia e, desta forma, é fundamental para a melhor escolha terapêutica em cada caso. Além do auxílio no diagnóstico das leucemias, a citometria tem importante papel no monitoramento de pacientes em tratamento quimioterápico por meio da detecção de doença residual mínima, orientando desta forma a intensificação ou não da terapêutica, o que constitui uma das ferramentas mais modernas nos protocolos de tratamento.
Para quem não puder comparecer, o evento contará com webtransmissão. Mais informações e inscrições em www.apm.org.br/eventos/patologiaclinica
.
Investor Day –.
Reunião com a ANS – No último dia 17, o diretor tesoureiro do Clube dos Corretores de Seguros do Rio de Janeiro (CCS-RJ), Amilcar Vianna, participou de reunião entre a diretoria da Fenacor, da qual faz parte como diretor de saúde suplementar, e a Agência Nacional de Saúde (ANS). Na ocasião, os presidentes das entidades, Armando Vergilio e José Carlos Abrahão, respectivamente, falaram sobre a presença do corretor de seguros nos contratos de seguro saúde. O presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, também participou do encontro.
“Essa é uma questão muitas vezes esquecida, mas de suma importância para o mercado. Precisamos da ANS para estabelecer regras que mantenham uma boa relação com o principal canal de distribuição dos planos”, afirma Vianna. Ele conta que Abrahão tem expectativas otimistas em relação ao auxílio que os corretores podem dar na divulgação das normas da agência e no exercício da Defesa do Consumidor, que é a razão de existir da entidade. “Nós, corretores, somos aliados naturais do crescimento do mercado”, conclui o diretor do CCS-RJ.
Também estiveram em pauta o Projeto de Lei do deputado Lucas Vergilio que regulamenta o corretor de seguro saúde, e a venda do seguro saúde online, que foi objeto de audiência pública e vai precisar tratar a figura do corretor de maneira mais específica.
.
SEGURO CIDADÃO
Doação de sangue – O Cristo Redentor vai ficar iluminado pela cor vermelha por uma hora, nesta sexta-feira, último dia da Semana Nacional da Doação de Sangue, quando o Viva Rio, em parceria com o Conselho Regional de Educação Física do Rio de Janeiro e a Smart Fit, promove a Caravana de doação de sangue “Salvando Vidas, Gota a Gota”. O colorido da estátua é resultado de uma parceria entre a Arquidiocese do Rio de Janeiro, o Hemorio e o Viva Rio.
Durante a semana, as unidades da Smart Fit da Tijuca, Botafogo, Centro, Méier, Humaitá e Jardim Botânico receberão inscrições dos voluntários que ajudarão a aumentar o estoque de sangue do Hemorio, que abastece cerca de 200 hospitais em todo o estado.
Iniciada em 2012, a campanha – desenvolvida em parceria com associações comunitárias, igrejas e empresas – já salvou mais de sete mil vidas. Nesta nova edição, a proposta é envolver a área da saúde, principalmente academias e clubes, locais frequentados por pessoas preocupadas com o bem-estar físico e mental.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que o número de doadores de um país seja de 3% a 5% do total da população. Dados do Ministério da Saúde, porém, mostram que o percentual no Brasil não chega a 2%: são apenas 3,6 milhões de bolsas de sangue por ano.
.
ENDOSSANDO
Ray Conniff – O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) está preparando uma festa de confraternização inesquecível para seus associados e convidados. No dia 15 de dezembro, às 19h, no Circolo Italiano (Av. Ipiranga, 344, 1º andar, Centro – SP), a principal atração da noite será o “Tribute Show Ray Conniff Orquestra & Coral”, espetáculo criado em homenagem ao grande mestre dos arranjos.
Caracterizado como Ray Conniff, o músico Sid Leonel, que também é intérprete e produtor do show, apresentará um roteiro musical de primeira qualidade. Acompanhado de orquestra e oito cantores, ele interpretará os maiores sucessos e as inesquecíveis canções do lendário maestro, incluindo um arranjo original e inédito para “Lara’s Theme”.
O show fará, ainda, homenagens aos musicais da Broadway, a Glenn Miller e aos Platters.
Aos associados o convite é extensivo a um acompanhante. Para não associados, o convite terá o custo de R$ 300. Traje: Esporte fino. Reservas: [email protected] ou pelo telefone (11) 3104-0416.
.
Seguro para lojas de animais e clínicas veterinárias – A Sompo Seguros S.A. anuncia o lançamento de um novo seguro criado especialmente para atender às clínicas veterinárias, lojas de animais, hotéis de animais ou empresas que exerçam mais de uma dessas atividades. O novo Seguro Empresarial Segmentado Pet Shop e Clínicas Veterinárias foi desenvolvido com base em estudos desse mercado e conta com uma série de vantagens exclusivas e coberturas específicas relacionadas às ocorrências presentes no dia a dia do setor.
O produto da Sompo Seguros conta com diversas coberturas adicionais, que vão desde aquelas tradicionais como: Roubo/Furto, Danos Elétricos, Vendaval, até outras exclusivas, como as coberturas de responsabilidade civil, que abrangem vários dos serviços prestados na área, como Banho e Tosa (caso ocorra algo com o bicho enquanto estiver passando pela higienização), Dog Walker (caso ocorra algo durante os passeios), Táxi Dog (para danos ocorridos aos animais durante o transporte de ida-volta da loja ou clínica) e Hotel Pet.
Outra cobertura adicional exclusiva do seguro Sompo Segmentado Pet Shop e Clínicas Veterinárias é a de Deterioração de Vacinas e Medicamentos em Ambientes Frigorificados, para o caso de ocorrências (como falta prolongada de energia elétrica, por exemplo) que inviabilizem o uso desse tipo de produto. O segurado também tem a opção de contratar a cobertura para Equipamentos Portáteis de Uso Profissional, que garante equipamentos, mesmo fora do estabelecimento, quando transportados ou utilizados no exercício da atividade profissional em domicílio (secadores, tosadores, sopradores, equipamentos veterinários, notebooks e tablets, por exemplo).
As projeções da Abinpet dão conta que o setor deve movimentar R$ 19,2 bilhões em 2016, um faturamento 6,6% superior ao registrado no ano passado, quando atingiu R$ 18 bilhões. Além da área de serviços, contribuem com esse volume os segmentos de alimentação (67,5% desse faturamento); cuidados (equipamentos, acessórios, produtos de higiene e beleza animal, 8,1%) e  medicamentos veterinários (8,1%). Isso coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking do mercado mundial do setor, respondendo a 5,3% do faturamento global, atrás dos EUA, país responsável por 42% de todo o mercado mundial, e Reino Unido, segundo colocado com 6,7%. Em todo o mundo, em 2016, o setor deve faturar US$ 103,7 bilhões, alta de 1,5% sobre o ano anterior.
Outro dado interessante é que o Brasil já ultrapassa a barreira dos 132,4 milhões de pets, entre cães, gatos, aves, peixes e outros animais. Desses, mais de 52 milhões são cães, e outros 22,1 milhões são gatos. Aves totalizam 37,9 milhões. Peixes e outros contabilizam mais de 20 milhões de animais.
.
Segurviaje – A Mapfre Assistência anuncia que, a partir da última segunda-feira, os clientes do Segurviaje, conjunto de serviços de assistência à viagem com oferta de planos personalizados da marca, poderão contar com um novo site para navegação, completamente reformulado e com uma nova proposta: aprimorar a experiência do usuário.
De maneira prática e rápida, os internautas poderão preencher os dados de sua viagem e escolher a melhor opção de seguro para seu perfil e tempo de estadia. O portal conta opções de planos para viagens em todo o mundo, contratados diretamente pelo cliente, sejam eles a lazer, trabalho ou estudos, tanto para grupos e famílias quanto para roteiros individuais.
A reformulação do site do Segurviaje contará com interface mais moderna e acessível em múltiplas plataformas, do desktop ao mobile. Além das mudanças de usabilidade, o sistema de busca da cotação do seguro online passa a abrir um leque de opções e assistências que melhor se encaixam nos perfis dos clientes.
No novo portal, parceiros comerciais, entre agências de viagens, corretoras e lojas especializadas, terão acesso exclusivo à funcionalidade ‘extrato de comissão’, na qual poderão consultar qual será o percentual a receber a partir das vendas. “A novidade veio com o objetivo de ampliar a interação entre os nossos clientes e o próprio Segurviaje de forma simples e intuitiva. Com isso, será possível oferecer um produto mais completo para quem está pensando em destinos nacionais e internacionais”, comenta Almir Fernandes, presidente da Mapfre Assistência.
.
Chubb foi a Seguradora Oficial da HSM Expo 2016 – O maior evento de gestão da América Latina, a HSM Expo 2016, contou com a Chubb como Seguradora Oficial. Esta 16ª edição do evento foi realizada no Transamérica Expo Center, em São Paulo, nos dias 7, 8 e 9 de novembro. O encontro reuniu os maiores pensadores do mundo nas áreas de gestão de pessoas, cenários, alta performance, marketing, gestão do cliente, inovação, tecnologia, estratégia, sustentabilidade e pensamento nacional.
Ao longo de três dias, os ensinamentos de alguns dos grandes pensadores do management mundial foram ouvidos por cerca de 20 mil pessoas – em sua grande maioria, executivos e empresários. Entre os palestrantes, destacaram-se personalidades como Steve Wozniak – cofundador da Apple, Phil Libin – cofundador da Evernote, Thomas Friedman – colunista do The New York Times e vencedor de três prêmios Pulitzer, além de Tom Peters – considerado pelo jornal Los Angeles Times o “pai” da empresa pós-moderna. “Para a Chubb, foi uma excelente oportunidade, pois o evento apresentou lideranças globalmente reconhecidas e atraiu um amplo público com poder de decisão no mundo corporativo”, avalia Antonio Trindade, presidente da companhia.

Espaço Publicitáriocnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui