SEG – Relatório da CNseg evidencia compromisso com a transparência

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Detalhadas em 10 capítulos, as ações mais relevantes da Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg), das quatro federações – Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg); Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (FenaPrevi); Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde); e Federação Nacional de Capitalização (FenaCap) – que a integram e do setor segurador, realizadas no último exercício. Elas estão sintetizadas no "Relatório 2019 – Confederação Nacional das Seguradoras", disponível no portal www.cnseg.org.br. A publicação permite visão holística do setor e ratifica o compromisso da CNseg com a transparência de suas ações.
No primeiro capítulo, são destacadas as principais diretrizes institucionais da CNseg: ampliar a representação do setor segurador perante o Executivo, o Legislativo e o Judiciário; disseminar a importância estratégica do setor para o país e apresentar o setor, seus produtos e serviços, como instrumento efetivo de desenvolvimento sustentado.
No segundo capítulo, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, enfatiza o predomínio de um ambiente cada vez mais concorrencial, fruto da maior presença de multinacionais, da abertura dos canais bancários a produtos de distintas seguradoras e de inúmeros acordos operacionais entre competidores, ambiente esse que beneficia os consumidores. E apresenta balanço do desempenho superlativo do setor em 2019, com alta de 12,1% sobre 2018 e crescimento mais bem distribuído por diversos ramos de seguros.
Há um capítulo dedicado à agenda estratégica da CNseg para o triênio 2019/2022, expressa na "Carta de Ibirapuera". São temas estratégicos expostos por ordem de prioridade. Outro avalia os aspectos regulatórios e da conjuntura econômica e os impactos de ambos sobre o setor segurador.
A publicação enumera Projetos de Lei que foram acompanhados pela CNseg nos âmbitos federal, estadual e municipal em 2019 em razão dos impactos no mercado segurador; descreve as atividades jurídicas, que abrangeram proposições, manifestações, atendimentos ao Poder Judiciário, a órgãos públicos e consumidores; relata as ações para um diálogo efetivo com a sociedade, acenando com informações qualificadas do mercado para melhorar o entendimento sobre seguros e tornar a compra de coberturas mais bem compreendida.
As iniciativas para fomentar e aprimorar o diálogo sobre o tema proteção do consumidor; o compromisso do setor com ações sustentáveis e no âmbito da diversidade; o processo de profissionalização do quadro funcional da CNseg; as soluções para aprimorar a precisão das informações necessárias ao desenvolvimento das atividades das seguradoras; a repercussão dos eventos promovidos pela entidade e os resultados proporcionados por sua comunicação estratégica são outros tópicos relevantes do Relatório.
O último capítulo – "Setor unido e mais forte" – é dedicado às federações, que elencaram suas principais ações realizadas no ano passado. A FenSeg focou em temas relacionados aos produtos para o ramo automóvel, à infraestrutura, ao seguro rural e ao combate à venda irregular de seguros. Já a FenaPrevi, motivada pela importância da Reforma da Previdência para a sociedade, reforçou seu compromisso com o desenvolvimento sustentável do país contribuindo de forma consistente para esse debate, oferecendo subsídios para melhor qualificá-lo. A estratégia da FenaSaúde, em 2019, foi reposicionar a imagem e amplificar o alcance das mensagens de interesse das operadoras de planos e seguros privados de assistência à saúde perante a opinião pública. Para a FenaCap, o destaque foi a atualização do marco regulatório para os títulos de capitalização, que já rendeu bons frutos para o segmento.
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Rodovias federais no Rio registram menos acidentes no feriado
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om a circulação de veículos reduzida nas estradas por causa do coronavírus, a Polícia Rodoviária Federal (PRF) registrou menos acidentes nas rodovias federais que cortam o Estado do Rio de Janeiro no feriado da Semana Santa, entre os dias 9 e 12.
Segundo a PRF, houve 32 acidentes, com quatro mortos e 32 feridos. No feriado da Semana Santa do ano passado, foram contabilizados 57 acidentes, com três mortos e 57 feridos.
A PRF fez 238 autuações por ultrapassagens proibidas, 536 por condutor sem o cinto de segurança e 74 por passageiro sem o cinto nas rodovias federais do Rio.
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SEGURO CIDADÃO

Medicamentos genéricos – A Generali Brasil anunciou que vai indenizar as coberturas de seguro decorrentes de morte de qualquer causa, internações e incapacidade que contenham cobertura de doença, respeitando as condições do benefício, os prazos de carência e a franquia.
"Vivemos um momento crítico, não apenas em nosso país, mas em todo o mundo. Entendemos que o seguro tem um importante papel social e é nosso dever colaborar para amenizar as perdas de todos os nossos segurados", afirma Claudia Papa, vice-presidente da Generali Brasil e Head de Mass Channels Américas e Sul da Europa.
As apólices de Seguros Massificados e MicrosSeguros da Generali contam com a Cobertura de Medicamentos Genéricos gratuitos, em caso de prescrição médica no Pronto Socorro ou em Caso de Internação Hospitalar, decorrente de passagem em Pronto Socorro. Além disso, a Generali está presenteando os colaboradores e funcionários de seus clientes de Seguros Massificados com a cobertura de medicamentos genéricos gratuitos por seis meses.
"É uma importante proteção a nossos segurados e clientes saber que podem contar com a cobertura de remédios genéricos gratuitos num momento tão difícil como o que estamos vivendo. Queremos nos tornar parceiros de nossos clientes para toda vida. É por isso vamos garantir tranquilidade nos momentos em que eles mais precisam", finaliza Claudia.
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ENDOSSANDO

Serviços virtuais – I – Em meio à pandemia do coronavírus, a recomendação é não sair de casa. E para facilitar o beneficiário, a Bradesco Saúde orienta o uso de serviços disponíveis em seu aplicativo e site. Além do reembolso, o segurado acessa busca de referenciados, status de senha, extratos de coparticipação e agendamento online para consultas no programa Meu Doutor e nas clínicas Novamed.
Nesse período de distanciamento social, a seguradora ampliou a abrangência da solicitação de reembolso, passando a ser 100% digital. Agora é possível solicitar diretamente pela Internet o reembolso de todos os tipos de procedimentos, desde consulta médica, exame ambulatorial, internação, até psicoterapia, fonoterapia, terapia ocupacional, acupuntura, e nutrição. A comodidade do pedido, via aplicativo ou site (Portal do Beneficiário e Portal da Empresa/Estipulante), dispensa o envio dos documentos físicos, permitindo a inclusão dos documentos por arquivos ou fotos.
Outra facilidade é o acesso ao extrato para declaração do imposto de renda, que se encontra disponível tanto no aplicativo quanto no site. Já no portal do beneficiário e do contratante, é possível retirar a segunda via do boleto de pagamento do plano.
Para facilitar a identificação do segurado nos postos de atendimento, o beneficiário também encontra no aplicativo o cartão digital de seu plano de saúde. O serviço é uma alternativa em casos de perda, em processos de renovação de contrato ou ingresso recente no plano, na falta do cartão físico.
Também pelo aplicativo, é possível verificar o desconto de farmácia, que a Bradesco Saúde oferece, em parceria com a Orizon. São mais de 11 mil farmácias credenciadas, em 1.800 municípios do país.
A Bradesco Saúde lançou recentemente um hotsite exclusivo com informações práticas sobre o novo coronavírus, as formas de transmissão, os principais sintomas e como se prevenir, sendo atualizado constantemente. No site, o segurado também tem acesso à relação de clínicas preparadas para assistência sem a necessidade de agendamento prévio, para casos de suspeita da doença. Consulte: www.bradescosaude.com.br/coronavirus.
Pelo aplicativo, o beneficiário recebe notificações atualizadas sobre as novidades do plano de saúde e as ações de combate à pandemia.
Ao seguir a recomendação do Ministério da Saúde para diminuir o ritmo de crescimento do contágio, a indicação para os beneficiários é não procurar o pronto atendimento de imediato no caso de qualquer sintoma. Por isso, o grupo disponibilizou também um canal exclusivo e humanizado para que os segurados recebam as orientações médicas necessárias, através da central 0800 941 6361, disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana.
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Serviços virtuais – II – A Europ Assistance Brasil selecionou alguns serviços online que podem ser oferecidos em apólices de seguradoras, bem como via outros parceiros, como bandeiras de cartão de crédito e canais varejistas.
"Há algum tempo já estávamos trabalhando na diversificação de nossos produtos com soluções digitais afim de atender o novo comportamento do consumidor, e agora, com o cenário que estamos vivendo, notamos uma procura ainda maior do mercado por serviços remotos e acreditamos que a tendência é haver cada vez mais benefícios como esses disponíveis em diferentes segmentos. Isso porque as limitações que estamos vivenciando por conta da pandemia devem deixar aprendizados e mudanças essenciais na forma como vivemos e nos relacionamos. Estamos bastante atentos a essas transformações para oferecer cada vez mais soluções que façam sentido para a realidade das pessoas e para os negócios dos nossos parceiros" comenta Rogério Guandalini, CSO e CMO da EABR e CEABS.
Trabalhar em regime de home-office é imprescindível para que os negócios continuem funcionando,mas infelizmente este cenário torna as pessoas mais suscetíveis a ataques. Segundo pesquisa realizada pela Europ Assistance os índices de ataques cibernéticos como phishing, por exemplo, cresceram mais de 40% desde o início da pandemia.
O produto de proteção cibernética pode resolver isso de forma remota, pois oferece proteções como: instalação de software contra os mais variados ataques de hackers cobrindo possíveis falhas dos tradicionais antivírus disponíveis no mercado; monitoramento de dados como por exemplo, CPF, cartão de crédito, número de passaporte entre muitos outros, que são utilizados ou trafegados na web, deep web e dark web; envio de alertas em caso de risco iminente; e help line, uma linha de atendimento para orientação e proteção do segurado.
Esse é um produto que pode proteger os dados de toda a família sem limites de utilização e pode ser acionado a pedido do cliente que possui essa proteção a qualquer momento.
Esse é um momento em que as pessoas têm tentado conciliar trabalho, rotina doméstica, vida familiar e cuidado com as pessoas, tudo em apenas um ambiente. Aqueles que têm crianças em casa encaram um desafio ainda maior: elas estão longe da escola e podem ficar ociosas e irritadas com a rotina dentro do isolamento social, podendo prejudicar sua curva de aprendizagem. Por isso, o apoio escolar pode ser de grande ajuda aos seus beneficiários. Esse serviço dispõe de professor web; revisão de matérias; exercícios online; educação infantil; jogos educativos; conteúdos especiais; e áudio e vídeo aulas.
O acesso à cultura também é muito importante nesse período e os beneficiários podem contar com a biblioteca virtual, serviço de acesso ilimitado a conteúdos educativos.
O cuidado com a saúde e o bem-estar das pessoas é uma preocupação constante da EABR. Mesmo antes das restrições impostas pela pandemia, os especialistas da companhia já haviam identificado a necessidade de fornecer às pessoas conteúdos e profissionais que pudessem facilitar o acesso a hábitos de vida mais saudáveis. Hoje, as pessoas precisam cuidar de sua saúde de dentro de casa, prestando atenção à sua alimentação e organizando tempo e espaço para fazer exercícios. A ajuda vem de duas coberturas pensadas para o bem-estar: as assistências Fitness e Nutricional que oferecem uma série de cuidados em casa, como avaliação de personal trainer; orientação de exercícios; indicação de conteúdos confiáveis sobre atividades físicas; orientação sobre compra de materiais e equipamentos para prática de atividades físicas em casa; orientação sobre ergonomia (postura); informações nutricionais; nutrição e controle de peso; alimentação saudável; receitas e técnicas culinárias; e estética e beleza.

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