Com a crise causada pela pandemia do coronavírus, o mercado de seguros, assim como todo o restante, teve que se adaptar para esta nova realidade. Na Euler Hermes, líder mundial em seguro de crédito e especialista em seguro garantia, essa adaptação também trouxe novas oportunidades.
De acordo com o CEO Rodrigo Jimenez, foi aberta a possibilidade de operar 100% de forma remota, sem interrupção das atividades e principalmente tendo um foco maior na digitalização, inovação e eficiência. "A nossa prioridade foi no atendimento aos nossos clientes e parceiros. A crise nos expôs a um cenário sensível, onde as restrições em relação a setores e países se intensifica, portanto, antecipamos esse risco para nossos segurados com uma metodologia clara, que sempre foi e é nosso core business", afirma.
Para o segundo semestre e para 2021, Jimenez antecipa algumas prioridades da Euler Hermes, que já avança no processo de inovação no mercado. "Antes mesmo do início da pandemia, o mindset da Euler Hermes globalmente estava bastante voltado para digitalização e inovação, esse cenário reforçou ainda mais que estamos na direção correta", afirma.
Prova disso, é o lançamento recente do Trade Score no Brasil, uma plataforma de score de crédito B2B, com metodologia exclusiva da Euler Hermes, onde as empresas podem consultar a saúde financeira de outras com quem estão negociando. A plataforma já funciona de forma plena na França e Itália e o CEO acredita que o seguro de crédito irá ganhar mais força no cenário pós-pandemia.
"É natural que as pessoas associem o seguro a algo que você precisa quando o problema já aconteceu, mas o que estamos trabalhando na nossa comunicação e processo educacional do mercado é que a ferramenta de seguro de crédito é relevante não apenas no momento de crise, mas também para apoiar a empresa na retomada da economia, para que a expansão dos negócios seja sustentável e guiada por um parceiro, que monitora riscos muitas vezes ocultos e traz a confiança necessária para tomada de decisão", explica Jimenez.
.
Fraude – O Instituto Ética Saúde – que congrega a indústria de produtos médico-hospitalares, hospitais, laboratórios, entidades médicas, planos de saúde e indústria farmacêutica, com o apoio de órgão reguladores do governo – acaba de lançar uma Assessoria para auxiliar na prevenção de fraudes, desvios e equívocos na aquisição de produtos e equipamentos para o combate ao Covid-19. O serviço é gratuito e o contato do IES após receber a solicitação será feito em até 72 horas.
Nos últimos três meses, 84% das delações recebidas no Canal de Denúncias do IES, vindas de todo o Brasil, estão relacionadas a fraudes que poderiam ter sido evitadas com o auxílio de profissionais que dominam as características técnicas dos produtos e serviços e estão também familiarizados com as boas práticas de governança.
O Instituto Ética Saúde lembra que, mesmo com a flexibilização emergencial das licitações, estabelecidas pelo governo na Medida Provisória nº 961, de 6 de maio de 2020, os princípios básicos de governança e a responsabilidade pela boa gestão dos recursos continuam a nortear a atuação dos agentes públicos e privados. "Por isso, criamos a Assessoria para Aquisição de Produtos para Saúde – Covid-19, para ajudar todos os segmentos na área médica (instituições públicas, privadas, filantrópicas e entidades sociais) na elaboração de documentos com cláusulas contratuais mais bem amarradas, suportando os agentes na prevenção a fraudes e equívocos, funcionando como mais uma ferramenta da sociedade no combate à corrupção", afirma o membro do Conselho de Administração do Instituto Ética Saúde, Marcos Machado.
Além das denúncias do Canal do próprio Instituto, o presidente do Conselho de Administração do IES conta que as diversas operações policiais que investigam denúncias de corrupção durante a pandemia, de norte a sul do país, serviram de referência para o desenvolvimento do projeto de Assessoria. "Vemos denúncias de situações muito amadoras, como pagamentos adiantados sem garantia de recebimento dos equipamentos, comercialização de produtos sem registro da Anvisa, empresas que não atuam na área da saúde fornecendo produtos médicos, direcionamento em descritivos de produtos, alinhamento de preços entre empresas, cobranças duplicadas, entre outras. E a quantidade de recurso investido é muito grande. No final quem paga a conta, financeiramente ou com a própria vida, é o paciente. Muitos gestores públicos não conhecem os detalhes da área da Saúde, que são muito específicos. Por isso criamos esse canal, que está 100% disponível para qualquer um consultar", reforça o presidente do Conselho de Administração do IES, Eduardo Winston Silva.
O serviço conta com o envolvimento direto dos especialistas em Ética e Compliance na Saúde do IES, membros do Conselho de Administração, Conselho de Ética, entidades parceiras e órgãos de controle do governo com quem o Instituto mantém acordo de cooperação. O trabalho também contará com um banco de voluntários consultores, especialmente criado para este serviço.
Em março, o Instituto Ética Saúde (IES) estimou que pelo menos 2,3% de tudo que é investido na saúde se perca com fraudes, no Brasil. Isso equivale a R$ 14,5 bilhões, o que daria para construir 1400 hospitais de campanha com 200 leitos cada um ou comprar 290 mil respiradores mecânicos. "Temos convicção de que a maioria quer fazer a coisa certa, mas quanto menor o município, menor a estrutura. É nosso dever fazer um trabalho preventivo, para evitar esses desvios e as ações antiéticas", finaliza Eduardo Winston Silva.
.
ENDOSSANDO
PCI DSS – A NetSecurity, empresa especializada em serviços gerenciados de segurança da informação, com mais de 20 anos de presença no mercado, foi selecionada pela Allianz Partners para a implementação de uma solução de autenticação de segundo fator em seu ambiente de atendimento à assistência 24h. A tecnologia é um dos itens necessários para fazer a adequação às normas de certificação do Payment Card Industry – Data Security Standard (PCI DSS), padrão de segurança de dados voltado para o mercado de cartões de crédito.
No Brasil há mais de 20 anos, a Allianz Partners é líder em serviços de assistência 24 horas, oferecendo soluções nas áreas residencial, saúde, vida, automotivo e viagem. Presente em 75 países, conta com 21.100 funcionários que lidam com mais de 71 milhões de casos por ano, com foco em proteger e cuidar de seus clientes e colaboradores em todos os continentes.
Toda essa expertise e relevância de mercado e o fato de transacionar um alto volume de dados financeiros nas operações com cartão de crédito de seus clientes, levaram a empresa a buscar um parceiro de confiança e especializado em Segurança da Informação para apoiar na obtenção da certificação PCI DSS.
De acordo com Paulo Henrique Gonçalves, diretor de Desenvolvimento, Infraestrutura e TI da Allianz Partners, o projeto com a NetSecurity teve início no primeiro semestre de 2018. "Com a atualização das normas vigentes para certificação do PCI daquele ano precisávamos de um parceiro para nos apoiar naquele momento. Passamos por todo o processo de maneira tranquila e transparente", ressalta o executivo.
Tudo começou pela PoC – prova de conceito. A Allianz Partners se reuniu com a equipe de consultores da NetSecurity, que logo se dispôs a realizar um "teste" para garantir todas as facilidades de integração com uma gama de mais de 500 fabricantes, visando suportar o ambiente de forma nativa. Após uma intensa agenda de reuniões realizadas durante três semanas com os times de Tecnologia da Informação (TI) integrados das duas empresas, a NetSecurity apresentou um diagnóstico completo de todos os itens a serem cumpridos pela companhia para obter a certificação. No entanto, após garantir a visibilidade bem-sucedida de uma rede de cerca de 50 usuários que fariam a integração com a solução de dupla autenticação de segurança, o projeto precisou ser postergado por seis meses, sendo retomado quando estava faltando cerca de um mês para o prazo da certificação do PCI ser concluído.
A tecnologia escolhida pelo time da NetSecurity foi a RSA Authentication Manager, responsável por proteger de forma nativa o ambiente da Allianz Partners. Além de agregar o segundo fator de autenticação nas contas administrativas, dos ativos de segurança, redes e servidores, a solução também permite fazer a integração dos desktops que atuam na operação de atendimento, sempre de acordo com normas exigidas pelo PCI.
"Durante o período de implantação da ferramenta, nos deparamos com um desafio que estava impactando a conclusão da instalação do produto nas máquinas dos usuários que fariam a integração e seriam certificados. Como parte do parque tecnológico da Allianz Partners sendo PCI, essa ocorrência ganha certa relevância, porém tudo foi rapidamente solucionado sem prejudicar o tempo que ainda nos restava", relata Henrique Lopes, gerente comercial da NetSecurity.
"Tínhamos um prazo justo para obter a certificação, mas com o trabalho ágil e o conhecimento por parte da equipe parceira, o projeto foi otimizado, sem dificuldades", complementa Paulo Henrique.
Ainda, segundo ele, a escolha da solução foi assertiva pela possibilidade de contar com uma marca consolidada no mercado, que apresentou facilidade de integração com o ambiente da empresa. "As transações de dados sensíveis do nosso ambiente de atendimento estão sob os mais rigorosos padrões de excelência de qualidade do mercado e isso nos conferiu credibilidade", finaliza o diretor.
.
Fundos de previdência – Investidores do Rio de Janeiro interessados em adquirir aplicações mínimas e aportes em fundos de previdência reduzidos têm até o fim de agosto para obter a oferta da Icatu Seguros. A medida da seguradora visa ampliar o acesso à Previdência por meio da democratização do serviço e, desta forma, estimular a diversificação de investimentos nesse momento de instabilidade e incertezas na economia. São 75 produtos com perfis diversificados – life cycle, renda fixa (inflação, conservador, moderado e arrojado), crédito privado, multimercados e ações. Os fundos varejo terão aplicações mínimas reduzidas de R$ 100 mensais ou aportes de R$ 1 mil. Para os fundos qualificados as aplicações mínimas são de R$ 500 mensais ou aportes de R$ 5 mil. No Rio de Janeiro, a Previdência da Icatu Seguros detém 4% de market share no acumulado até junho de 2020.
"É tempo de proteção e reforçar o horizonte de longo prazo da previdência. Neste cenário mais desafiador, a campanha será uma oportunidade para que o investidor tenha mais opções de investimentos, com o incentivo dos valores mínimos reduzidos para aplicar em produtos renomados do mercado", explica Henrique Diniz, diretor de Previdência Privada da companhia.
A Icatu tem contribuído com uma série de iniciativas de apoio e ligadas à educação financeira para clientes, corretores e parceiros durante este cenário de incertezas causado pela pandemia. Semanalmente, às quintas-feiras, a companhia promove as lives "Conversa com especialista" com gestoras parceiras em seu canal no Youtube . Casas como Adam Capital, Alaska, AZ Quest, ARX, Vinci Partners, Kinea, Schroders e Sparta já participaram dos encontros. A inovação faz parte das soluções que a seguradora vem implementando para se aproximar ainda mais dos clientes, integrantes e parceiros. Entre algumas medidas adotadas estão a nova Área do Cliente, que conta com autoatendimento e um ambiente mais moderno e intuitivo, e o portal de APIs, que tornou-se referência no mercado, e é utilizado por inúmeros parceiros como corretoras digitais e fintechs.
Até junho de 2020, último dado disponível pela Susep, a seguradora somava R$ 40 bilhões em reserva em previdência, aumento de 24% se comparado com o mesmo período de 2019. A seguradora foi a primeira a atuar em um modelo de plataforma aberta que conta, hoje, com mais de 280 fundos de 83 gestores (entre fundos exclusivos e fundos de distribuição).
.
Homenagem – Os colaboradores do Hospital Universitário Evangélico Mackenzie (HUEM) foram homenageados pela Associação Brasileira de Gastronomia e Entretenimento. Os profissionais da saúde receberam 1.000 esfirras e 75 litros de suco como forma de agradecimento pelas vidas salvas, em especial durante a pandemia de Covid-19.
Diretor-geral do HUEM, o médico Rogério Kampa, recebeu de Fábio Aguayo, presidente da entidade, um quadro para simbolizar a homenagem.
"Um gesto muito honroso em benefício dos profissionais da saúde e demais colaboradores do hospital. Agradecemos a atitude, que reforça a importância de nosso trabalho neste momento de enfrentamento da pandemia", destacou o médico.
As esfihas e o suco foram distribuídos para as equipes que trabalham na linha de frente do combate à Covid-19, para os demais profissionais da saúde e também colaboradores dos setores administrativos.
Para o presidente da Associação de Gastronomia e Entretenimento, Fabio Aguayo, o gesto tem um significado especial. Além de agradecer pelo empenho das equipes durante a pandemia, a iniciativa também serviu para demonstrar sua gratidão pessoal com o hospital: há quatro anos ele esteve internado na instituição, vítima de uma isquemia.
"No dia 13 de agosto de 2016, senti dores no braço esquerdo e pescoço. O eletrocardiograma demonstrava que estava com uma isquemia e que deveria ser levado a um hospital com urgência. A equipe que me atendeu com cordialidade, atenção e velocidade me levou à UTI para atendimento especializado. Por este atendimento eficaz, posso hoje estar aqui, acompanhando meus filhos e trabalhando com minhas lutas e causas", salienta Aguayo.
.
Almoço virtual – O Clube Vida em Grupo de São Paulo (CVG-SP) realizou a 3ª Rodada do Encontro com Especialistas no dia 19 de agosto, com a participação de executivos das seguradoras associadas Bradesco, SulAmérica e Tokio Marine, que relataram as respectivas iniciativas para o desenvolvimento do mercado de seguro de pessoas. No almoço virtual, os destaques foram o bom desempenho do ramo e a inovação em produtos e serviços, acelerada pela transformação digital.
Para o presidente do CVG-SP, Silas Kasahaya, o seguro de pessoas, em especial o seguro de vida individual, está conquistando evidência no momento atual. "Sempre lutamos por essa maior conscientização, que, infelizmente, ocorreu em meio à pandemia", disse. Por outro lado, ele reconheceu a importância do seguro de pessoas. "Para as famílias, é muito importante contar com essa proteção", disse.
Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, observou que a pandemia está mudando a percepção das pessoas em relação aos riscos e abrindo espaço para a venda consultiva do corretor de seguros. Ele destacou o crescimento de 30% no seguro de vida individual neste semestre e a maior demanda do seguro para doenças graves.
Em relação às iniciativas da Bradesco Seguros, Castello citou a plataforma "Com Você, Corretor", que oferece informação e capacitação aos corretores. A seguradora também avançou no processo de transformação digital e, hoje, além da proposta de seguro, o aviso de sinistro é 100% digital.
O executivo ressaltou, ainda, a iniciativa da Bradesco e também de muitas seguradoras de indenizarem as mortes por Covid-19. Até o momento, a seguradora já liquidou cerca de mil sinistros e indenizou mais de R$ 100 milhões. "Essa decisão é hoje um divisor de águas, porque garante a função social do seguro de proteger pessoas", disse.
Victor Bernardes, diretor de Vida e Previdência da SulAmérica Seguros, comentou o desafio de acelerar o processo digital na empresa. Hoje, segundo ele, a distribuição de vida e previdência é 100% digital. Com as vendas em crescimento, fez a diferença, a seu ver, o lançamento do guia de vendas digital, uma ferramenta interativa. "Permite ao corretor estar sempre atualizado", disse.
Bernardes lembrou que a SulAmérica está atravessando um momento importante com a conclusão da venda da carteira de automóvel. Ele afirma que agora a empresa está mais focada em pessoas e benefícios. Daí porque desenvolveu um olhar integral sobre a saúde do cliente, inclusive a financeira.