A cultura do seguro rural está avançando no Brasil. O setor está recebendo maior atenção do Ministério da Agricultura, por meio do Programa de Subvenção ao Prêmio do Seguro Rural (PSR), e os produtores estão atentos em busca de boas oportunidades para contratar o seguro.
A seguradora canadense Fairfax está acompanhando a evolução do mercado de seguro rural com otimismo. De acordo com Fabio Damasceno, Diretor de Agronegócio da Fairfax Brasil, o avanço é fruto da conscientização sobre a importância do seguro para minimizar os riscos da atividade rural. "O mercado está amadurecendo e os números comprovam isso. Quando o agricultor encontra um produto adequado para as suas necessidades, passa a enxergá-lo como uma ferramenta de gestão de risco. O seguro representa um insumo dentro da cadeia e não um custo", afirma.
O ano de 2020 se consolida como um marco para a história do seguro rural no Brasil. Foram disponibilizados R$ 955 milhões para os subsídios do PSR, ante R$ 440 milhões em 2019. "Temos o melhor cenário de todos os anos para o acesso ao seguro rural, com o maior volume de recursos disponível. O cenário está caminhando para que grande parte da produção agrícola brasileira seja assegurada. Este ano deverá superar os 10 milhões de hectares com apólices subvencionadas", afirma Guilherme Frezzarin, gerente técnico da Unidade de Agronegócios da Fairfax Brasil.
Até a primeira quinzena de outubro, 140 mil apólices de seguro rural (todas as modalidades) já tinham sido subvencionadas com os recursos previstos para 2020, enquanto no ano passado o PSR encerrou o ano com cerca de 95 mil apólices subvencionadas. Para a atual safra de soja verão, foram aprovadas 75 mil apólices subvencionadas e a Fairfax responde por 15% deste segmento. "Estamos liderando nas contratações de seguro subvencionado para as safras de verão" conta Frezzarin.
Segundo Frezzarin, o PSR oferece um percentual subsidiado pelo Governo de até 55% sobre o valor do prêmio, a depender da modalidade de seguro e do perfil do produtor. Essa política pública vem adaptando ao longo dos anos para ajudar o produtor a proteger a atividade rural. "O Ministério têm buscado incentivar alguns tipos de produtos, como o seguro de produtividade, custeio e seguro de faturamento", diz.
Além disso, o Ministério da Agricultura lançou, em julho deste ano, o projeto Monitor do Seguro Rural, que vai ajudar a impulsionar o mercado de seguro rural. A inciativa promove reuniões para ouvir representantes do setor, com o objetivo de avaliar os produtos e serviços ofertados pelas seguradoras e propor melhorias até 2022.
Outra boa notícia é que, com a expansão do mercado, houve uma redução no valor dos prêmios e as soluções também estão evoluindo. "Houve um decréscimo de 4,4% na taxa média do Brasil entre 2019 e 2020. Atualmente, já existem no mercado produtos mais aderentes à realidade da fazenda e seus riscos. Temos soluções feitas sob medida com recurso global e decisão local", afirma Damasceno.
Operando desde 2010 no Brasil, a Fairfax tem uma cultura inovadora e vem crescendo significativamente. Segundo o diretor de Agronegócio, a Fairfax Brasil cresceu 70% em prêmios entre 2018 e 2019, por exemplo. "O segmento de seguro agrícola ganha cada vez mais importância e cresce junto com o agronegócio brasileiro. A tendência é oferecermos produtos cada vez mais personalizados", diz Damasceno.
Guilherme Frezzarin reforça que as mudanças climáticas trazem um cenário cada vez mais desafiador para o agronegócio, evidenciando a importância do seguro para proteger as lavouras. "Temos um histórico recente de quebras de safra na região Sul, a sinistralidade foi altíssima para safras de verão e de inverno. Os eventos climáticos têm acontecido com mais frequência e com maior severidade".
.
Palestra – A Kuantta Consultoria promove nova transmissão remota hoje (29), às 19 horas, com o tema "Economia, corretores de seguros e perspectivas no Rio de Janeiro”. Para compartilhar conhecimento com o fundador da Kuantta, Arley Boullosa, o convidado da semana é o vice-presidente da Cadeg, Armed Rio. O empresário exerce um papel de liderança no segmento de bares e restaurantes e vai contar toda sua experiência sobre como um dos setores mais afetados está atuando para manter o ciclo dos negócios.
Formado em Direito, Armed Rio é vice-presidente do Cadeg, que veio a ser o mercado municipal do Rio de Janeiro, e diretor licenciado do SindRio. Foi presidente da Associação Comercial de Benfica e Coordenador do Programa Polos do Rio. É engajado com diversos projetos sociais e contribui com diversas iniciativas que geram empregos diretos e indiretos na cidade do Rio de Janeiro.
Participe de mais um encontro para obter informações sobre o cenário atual, os impactos da economia gerados pela pandemia e o que podemos fazer para superar a crise. O evento será transmitido no Facebook e no canal do YouTube da Kuantta Digital https://www.youtube.com/channel/UCA_C3Qw1MOihmfDseRvbrSg.
.
Dia Mundial do AVC – Segunda principal causa de morte no Brasil, o acidente vascular cerebral (AVC) é lembrado hoje, em data especial, que serve de alerta à população. O Dia Mundial do AVC chama atenção para a quantidade de pessoas que o derrame, como é mais comumente chamado, acomete e também para os efeitos incapacitantes que pode provocar, motivo por que a campanha busca incentivar a adoção de comportamentos preventivos.
De acordo com dados do Ministério da Saúde, somente em 2017 foram registradas 101,1 mil mortes decorrentes da doença. Em levantamento encaminhado à Agência Brasil, a Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC) destaca que, entre 1º de janeiro deste ano até o dia 16 de outubro, 78.649 pacientes com AVC foram a óbito. Os números se distinguem pouco da soma do ano passado, de 79.984 casos.
Desse total apurado pela entidade, 50.201 ocorreram durante os sete primeiros meses da pandemia de Covid-19, patamar que se assemelha ao registrado no mesmo período em 2019, de 60.400 ocorrências. Conforme destaca a SBC, a queda de 16,8% se explica porque muitas pessoas acabaram morrendo em casa, durante a crise sanitária, o que impediu que os profissionais de saúde identificassem as verdadeiras causas de falecimento.
Os grupos entre os quais mais se confirmaram óbitos por AVC foram homens com idade entre 70 e 79 anos e mulheres com idade entre 80 e 89 anos. Em seguida, aparecem homens na faixa de 80 a 89 anos e mulheres de 70 a 79 anos, todos dados que demonstram que a idade é um fator que influencia nas chances de se desenvolver o quadro.
Como para outras doenças cardiovasculares, há fatores de risco que podem ser controlados e, portanto, reduzir a vulnerabilidade a elas, como o sedentarismo, o tabagismo e o uso abusivo de álcool. A apneia do sono, por sua vez, pode aumentar em 3,7% as chances de uma pessoa desenvolver tais enfermidades.
Complementando informações da SBC, a Sociedade Brasileira de Doenças Cerebrovasculares (SBDCV) pontua que cerca de 70% das pessoas acometidas por AVC não conseguem ter condições de retomar as atividades profissionais, em decorrência das sequelas que o quadro deixa e que metade dos pacientes perde autonomia e acaba precisando de cuidadores e para realizar tarefas diárias. A SBDCV sublinha, ainda, que, embora o AVC atinja mais frequentemente indivíduos com idade acima de 60 anos, tem crescido entre jovens e pode, inclusive, afetar crianças.
O AVC é a formação de um déficit neurológico súbito, causado por uma falha nos vasos sanguíneos do sistema nervoso central. Pode ser dividido em dois tipos: o isquêmico e o hemorrágico. O primeiro, que responde a 85% dos casos, deriva da obstrução ou redução brusca do fluxo sanguíneo em uma artéria cerebral e desencadeia a falta de circulação no seu território vascular. Já o hemorrágico tem origem em uma ruptura espontânea de um vaso, que pode ser um aneurisma e faz com que o sangue preencha o interior do cérebro (hemorragia intracerebral), o sistema ventricular (hemorragia intraventricular) e/ou o espaço subaracnóideo (hemorragia subaracnoide).
Os principais sintomas do AVC são: fraqueza ou formigamento no rosto, braço ou perna, confusão mental, alterações na fala, compreensão, visão e equilíbrio e dor de cabeça súbita e intensa. Como o paciente pode apresentar um comprometimento do sistema neurológico, o ideal é que seja atendido o mais rápido possível.
.
Indicação para os consultores – Visando a acelerar a produtividade dos seus parceiros de negócios a PFJ Assessoria e Corretora de Seguros iniciou uma dinâmica de distribuição de indicações em tempo real para quem comercializa na sua plataforma. Com a implantação da nova dinâmica, o percentual de fechamento dos contratos aumentou em 90%. Os vendedores que recebem esses indicativos entram em contato com os clientes de forma imediata, com a finalidade de fechar negócio.
De acordo com um dos sócios da PFJ, Fabio Faria, a meta da corretora além de motivar as equipes, é preciso dar todo suporte necessário para que a venda aconteça de maneira imediata. "Somos a única corretora do mercado que é agressiva não só nas premiações e nos percentuais dos comissionamentos, mas também na política de indicações. Não tem como aumentar a receita financeira dos nossos consultores, sem investir nos recursos essenciais. Para que as equipes de vendas alcancem as metas e sejam contempladas nas nossas campanhas, é preciso elaborar estratégias precisas e diferenciadas" explicou.
.
Prêmio Top of Mind RH – A Unimed foi um dos destaques do Top of Mind RH 2020, um dos principais prêmios de Recursos Humanos no país, que reconhece as empresas e os profissionais mais lembrados neste mercado por gestores, empresários e personalidades da área. Neste ano, além de ter sido campeã, pela 18ª vez, na categoria Convênio Assistência Médica/Seguro Saúde, a instituição também figurou no Top 5 das marcas que mais receberam votos dentre todas aquelas que participaram da premiação.
Para Orestes Pullin, presidente da Unimed do Brasil, o prêmio reforça a excelência do trabalho de todo o Sistema Unimed, sobretudo em um ano em que suas cooperativas vêm enfrentando os grandes desafios impostos pelo combate à pandemia da Covid-19.
"Somos um sistema de 345 cooperativas espalhadas por 84% do território nacional que atende a aproximadamente 18 milhões de pessoas. Dada esta capilaridade, nos consolidamos ano a ano como uma das principais parceiras de empresas, instituições, hospitais e clínicas de todo o país, que reconhecem a preocupação de todas as Unimeds em cuidar das pessoas e promover o crescimento de todas as comunidades locais em que atua. Este prêmio reforça, portanto, que estamos trilhando o caminho certo, sobretudo neste ano em que o cuidado à saúde tem ocupado um lugar central na vida de todos", afirma.
A Unimed do Brasil, como representante institucional do Sistema Unimed, vem liderando iniciativas com o objetivo de aprimorar o relacionamento com seus clientes empresariais. Para isso, criou um grupo de trabalho, onde representantes das Federações e Singulares compõem uma equipe multidisciplinar para analisar e propor soluções que simplifiquem esta jornada e melhorem a experiência dos usuários como um todo.
Assim, surgiu o RH Experience, série de eventos coordenada pela área de Desenvolvimento de Mercado da Unimed do Brasil para interagir com clientes e profissionais de RH das empresas, entender suas percepções e sentimentos e cocriar novas soluções para os serviços Unimed. Desde seu primeiro ciclo, a iniciativa já passou por cooperativas Unimeds como Nordeste RS (RS), Federação Rio Grande do Sul, Fortaleza, Belo Horizonte, Goiânia, Vitória, Jundiaí (SP) e Rio de Janeiro.
O Sistema Unimed conta também com o SOU – Saúde Ocupacional Unimed, que oferece serviços completos em saúde ocupacional, visando a auxiliar as empresas no que se refere ao atendimento das legislações relativas à Segurança e Saúde Laboral. A equipe de profissionais é formada por especialistas nas áreas médicas e de segurança no trabalho, com estrutura completa e equipamentos de última geração para assessorar os clientes em todas as demandas relativas aos serviços prestados de acordo com os termos da lei. Ainda, para promover a diversificação e a personalização cada vez maior de produtos entre suas cooperativas, a Unimed do Brasil lançou em outubro o Orientador Low Cost, um roteiro para o desenvolvimento de produtos de baixo custo composto por experiências de todo o país que, consolidadas por uma equipe multidisciplinar, constitui-se em um sólido benchmark de boas práticas para este segmento.
.
Prêmio de Inovação – A 6ª edição do Prêmio de Inovação do Grupo Fleury (PIF) está com as inscrições abertas até 8 de novembro de 2020 para pesquisadores e empreendedores do setor de saúde. Em especial, neste ano em que o mundo todo vivenciou a disseminação da pandemia do novo coronavírus, o tema será "desafios e transformações criados pela Covid-19". Dessa forma, o PIF tem a intenção de reconhecer e premiar os profissionais que não mediram esforços para conduzir iniciativas inovadoras, visando a buscar soluções e caminhos para superação das dificuldades impostas pela pandemia.
No PIF serão três categorias premiadas com foco nas iniciativas relacionadas à Covid-19: detecção e diagnóstico, tratamento e prevenção e adaptação à pandemia. Os artigos submetidos, produtos e softwares desenvolvidos serão julgados por uma banca avaliadora sob os critérios de originalidade, aplicabilidade da solução, inovação e fator de impacto na sociedade.
Serão aceitos os trabalhos desenvolvidos no Brasil ou em colaboração com instituição nacional e que não tenham qualquer tipo de participação ou aporte do Grupo Fleury. Os finalistas serão convidados a fazer a apresentação de seus artigos ou produtos na data da cerimônia de premiação, em 4 de dezembro, por meio da plataforma virtual de eventos do inovabra habitat, cujo link será disponibilizado na página oficial da premiação e nas redes sociais do Fleury Lab.
Os vencedores nas três categorias (detecção e diagnóstico, tratamento e prevenção e adaptação à pandemia) receberão prêmios de R$ 6 mil, cada. Além do prêmio em dinheiro, ocorrerão outras premiações que envolverão experiências e parcerias ou mentorias para os vencedores.
Os interessados podem se inscrever até 8 de novembro e consultar o edital completo na plataforma Fleury Lab, por meio do endereço eletrônico: https://fleurylab.com.br/pif-2020. A divulgação dos finalistas será disponibilizada no site e via e-mail até 20 de novembro.