Pesquisa de desempenho da Associação Brasileira de Franchising (ABF) traz dados positivos do franchising nacional que, em 2024, conquistou um crescimento nominal de 13,5%, o equivalente a R$ 273,083 bilhões. Entre os três segmentos que mais cresceram está o de alimentação/foodservice, com um incremento de 16,1%. Dentre os fatores que levaram a estes resultados, há o movimento contínuo de retorno ao trabalho presencial, que deve perdurar pelos próximos anos. Outro fator está relacionado ao aumento da massa salarial e ao volume de pessoas empregadas, favorecendo as refeições fora do lar e os pedidos via delivery, além do consumo de produtos de maior valor agregado.
Pesquisa de Ecossistema 2024 da Galunion, que apontou um salto no uso de IA entre as redes, passando de 12% em 2023 para 31% em 2024, demonstrando a busca contínua por maior eficiência operacional.
“Além disso, há um diferencial competitivo claro na capacitação e na performance financeira das redes em relação aos negócios independentes. A Pesquisa Associação Pizzarias Unidas (Apubra) Galunion, realizada em novembro de 2024, com 209 marcas de pizzarias e 1.552 lojas, revelou que 51% dos negócios geram receitas mensais mais altas, entre R$ 100 mil e R$ 250 mil, enquanto os estabelecimentos independentes predominam em faixas inferiores, entre R$ 30 mil e R$ 100 mil. Essa superioridade de faturamento e lucratividade está diretamente ligada à estruturação das franquias que investem mais em treinamento e em eficiência operacional”, esclarece Simone Galante, CEO da Galunion.
De acordo com a Associação Nacional de Restaurantes (ANR), o setor de food service no Brasil cresceu 13% em 2023, impulsionado principalmente pelo aumento do delivery: durante a pandemia, o segmento de entregas disparou e, mesmo após a reabertura, manteve seu espaço no mercado, representando cerca de 40% do faturamento de muitos restaurantes.