Segmento de livros devocionais cresce no mercado editorial

677
Livraria (Foto: Wikimedia/CC)
Livraria (Foto: Wikimedia/CC)

Livros devocionais são guias diários de reflexões e orações para inspirar e guiar o leitor espiritualmente e que vêm ganhando não apenas a atenção de famosos como das editoras atentas ao crescimento expressivo na demanda, reflexo do aumento de consumo de conteúdo espiritual e de bem-estar entre os brasileiros. Para se ter uma ideia, um livro deste segmento ficou 12 semanas no topo da lista dos livros mais vendidos no País.

Segundo dados divulgados recentemente pela Nielsen BookScan, o mercado de livros devocionais apresentou crescimento de 12% no último ano, destacando-se como um dos segmentos mais vibrantes do setor editorial. Esse aumento se acelerou no período pós-pandemia, em decorrência de as pessoas estarem em busca de conforto e orientação espiritual.

A Casa Publicadora Brasileira (CPB), há 124 anos no mercado editorial e uma das maiores editoras de literatura cristã no Brasil, observou essa tendência. Com um portfólio diversificado de livros devocionais, incluindo títulos populares como Janelas Para a Vida e Um Minuto Para Sempre, registrou aumento de 35% na na categoria de devocionais, o que mostra uma grande oportunidade de mercado, com uma expectativa ainda maior para 2024, tendo em vista o lançamento do devocional diário: Descobertas da Fé, do autor Rodrigo Silva.  

“Estamos vendo um movimento de retorno às raízes espirituais e um desejo profundo por momentos de reflexão e conexão com o divino. O maior exemplo está nas livrarias que passaram a dar mais destaque a esta seção, que antes estava inserida em livros religiosos ou voltados à família, reorganizando seus espaços para atender essa demanda crescente. O aumento das vendas e o feedback dos leitores confirmam essa tendência”, comenta Filipe de Lima, gerente comercial da CPB. 

Espaço Publicitáriocnseg

A pesquisa Reading Habits realizada pelo Instituto Pró-Livro em 2023 confirma que 34% dos leitores brasileiros incluem livros de conteúdo religioso em suas leituras regulares, o que demonstra o impacto e a relevância do mercado de literatura devocional. Além disso, o estudo indicou que 62% dos leitores que consomem esse tipo de conteúdo o fazem diariamente, reforçando a presença dos livros devocionais como parte da rotina de muitas pessoas.

Lima acredita que esse crescimento continuará nos próximos anos, impulsionado por uma combinação de fatores, como o aumento da digitalização, que facilita o acesso a esses materiais em plataformas online, e a ampliação das ofertas de títulos que atendem a diversos públicos, desde jovens adultos até idosos. Em 2023, a CPB lançou 60 novos títulos, entre eles 5 novos títulos devocionais e este ano aposta no lançamento do título Descobertas da Fé, de autoria do teólogo e doutor em arqueologia bíblica, Rodrigo Silva.   

“Nosso compromisso é continuar a oferecer conteúdo de alta qualidade que atenda às necessidades espirituais dos nossos leitores. Nesta obra contamos com a curadoria de um time de 50 profissionais da CPB. Este devocional abrange desde curiosidades bíblicas e achados arqueológicos até fatos da história mundial. Com uma linguagem simples, para atingir diferentes públicos, ele pode ser lido em família ou individualmente”, conclui Lima.

Siga o canal \"Monitor Mercantil\" no WhatsApp:cnseg

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui