O professor da Unicamp Marcio Pochmann tem expectativas pessimistas para o resto do ano. Elevada capacidade ociosa e amplos estoques nas empresas, sem expectativa de maior demanda no curto e médio prazos, podem fazer o segundo semestre de 2019 ser ainda pior do que o primeiro. “Risco da recessão mundial aponta a depressão econômica e anuncia tensão insurrecional no Brasil”, afirma o economista.
Analistas ligados ao mercado financeiro esperavam uma melhora no segundo semestre. Mas eles também previam, no início do ano, crescimento acima de 2% em 2019. Depois foram ajustando o discurso. A reforma da Previdência não teria tanto efeito assim, a liberação do FGTS não será essa brastemp toda, precisa da reforma tributária, que, agora, só deve surtir efeito no ano que vem, quem sabe…
A crise mundial bate à porta; o caos na vizinha Argentina deve servir de exemplo. Se o Governo Federal continuar insistindo em cortes e não se movimentar para tirar a economia do marasmo, a previsão de Pochmann tem, infelizmente, muitas probabilidades de ocorrer.
Mercado atraente
Parceiros preferenciais do Governo Bolsonaro, Estados Unidos e União Europeia não escondem o que desejam no Brasil: mercado para seus produtos industriais. EUA e UE concorrem, principalmente, em torno de 906 produtos, que movimentam importações de US$ 50,9 bilhões.
“Existe um espaço de concorrência direta expressivo entre europeus e americanos no mercado brasileiro, sobretudo em bens industrializados de médio e alto valor agregado”, explica Abrão Árabe Neto, vice-presidente executivo da Amcham Brasil e responsável pela estudo sobre a disputa pelo filé brasileiro.
O estudo conclui que o acordo de livre comércio Mercosul–UE irá conferir maior vantagem competitiva às exportações europeias em relação as americanas, a partir de sua entrada em vigor.
Obstáculos no mar
O combustível pago pela navegação de cabotagem é mais caro do que o ofertado à de longo curso, apesar de a equiparação dos preços estar prevista em lei. Este é um dos obstáculos ao desenvolvimento da cabotagem no Brasil, revela relatório do Tribunal de Contas da União (TCU).
As dificuldades ainda são grandes e impedem a participação maior desse setor na matriz de transportes do país, afirma o TCU, que aponta a inexistência de política pública específica de fomento a esse modal. Também não há fomento à competição entre armadores na navegação de cabotagem de contêiner.
O Acórdão 1383/2019, que teve como relator o ministro Bruno Dantas, fez uma série de determinações aos ministérios de Minas e Energia, da Economia e da Infraestrutura para solucionar os problemas encontrados.
Educação cara
Levantamento com candidatos a estágio mostra que 28% dos estudantes gastam mais da metade do orçamento com os estudos, e 29% afirmam que as mensalidades comprometem um terço da renda mensal. A pesquisa feita pela Companhia de Estágios mostra que 22,5% dos alunos têm os estudos pagos pelos parentes, 16% estudam em universidade pública, e 13% recebem bolsa integral.
Bondades
Antes da posse, Paulo Guedes ameaçou as federações de “enfiar a faca” em 50% das verbas do Sistema S. Se os empresários fossem bonzinhos, cortaria só 30%. Vieram a reforma da Previdência e a MP da Liberdade Econômica e nada de corte. Os empresários devem ter sido muito bonzinhos.
Rápidas
A Comissão de Trabalho da Câmara realizará na terça-feira, às 14h, audiência pública para discutir os projetos de lei que alteram o FGTS. A reunião foi marcada após solicitação de Mario Avelino, presidente do Instituto Fundo de Garantia do Trabalhador, ao deputado Paulo Ramos (PDT-RJ) *** A Centauro abre inscrições para selecionar os candidatos para o seu Programa de Trainees, até 16 de setembro, em traineecentauro.com.br *** O Partage Shopping São Gonçalo lançará neste domingo o espaço Casa Azul, voltado para pessoas que se encontram dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) *** Nesta sexta-feira, MPB e pop estarão no show da cantora Suelen Amaro no Caxias Shopping, às 19h30 *** A pré-estreia nacional de A Contra República de Curitiba, documentário de Carlos Pronzato, será neste sábado, na capital do Paraná, às 15h, na Anfi-400-UFPR *** A 19ª Bienal do Livro movimenta os lançamentos. Ben Shapiro, Cal Newport, David Brook, James Clear e Malcolm Nance são alguns dos escritores que terão obras lançadas pela Alta Books no evento.