A insegurança no Rio levou a Capemisa Seguradora a transferir o lançamento do BenFeliz, fundo de previdência privada. O evento estava marcado para 18h desta quinta-feira, no Centro da cidade.
Caixa preta
A P&G divulgou nota oficial assumindo o erro de espalhar misteriosas caixas pelas ruas do Rio de Janeiro e pediu desculpas “pelo desconforto causado à população”. Acrescentou que “a ação foi imediatamente suspensa no Rio de Janeiro e nas demais cidades”. Nos jornais fluminenses, porém, até a nota oficial passou em branco.
Uma boa explicação para isto pode estar no porte da P&G. Multinacional gigantesca, com braços nas áreas de limpeza, higiene, alimentos e outras, é uma das maiores anunciantes do país. Detém marcas como Ace, Oral B e Pringles (as batatinhas).
Com os jornais cada vez mais capengas financeiramente, desagradar a um anunciante desse porte é visto, em alguns departamentos comerciais, como uma ousadia – ainda que a empresa, provavelmente, nem tenha sugerido nada neste sentido.
Resta a certeza de que, mais que a concorrência da Internet e novas mídias, o que está minando o jornalismo é a perda de credibilidade dos órgãos de comunicação. O que leva à perda de leitores, a menos anunciantes, a maior força dos que restam… Um ciclo vicioso que afasta mais ainda o leitor.
Aquecido – 1
O comércio lojista da Cidade do Rio de Janeiro registrou em outubro aumento de 14,9% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Clube de Diretores Lojistas (CDL-Rio). No acumulado dos dez meses houve um aumento de 13%. A pesquisa mostra que os indicadores do mês foram puxados pelo crescimento das vendas nos segmentos de confecções e moda infantil, calçados, tecidos, móveis, eletrodomésticos, jóias, brinquedos e óticos.
A pesquisa do CDL-Rio mostra também que o Serviço de Proteção ao Crédito registrou em outubro o maior aumento do ano do número de consumidores que quitaram suas dívidas em atraso: 11,3% em relação ao mesmo mês do ano passado. No acumulado do ano o aumento foi de 6,2%.
Aquecido – 2
Para 2010, a estimativa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de São Paulo e das CDLs é que ficou para trás o Natal recheado de lembrancinhas. A expectativa é de aumento de 12% nas vendas em relação a 2009.
“A venda de artigos importados está sendo impulsionada pela queda do valor da moeda norte-americana em relação às outras, fazendo nosso real valer mais. Boa notícia para um maior número de consumidores que terão acesso a produtos antes destinados apenas à população de maior renda”, afirma o presidente da Federação, Mauricio Stainoff. Os televisores podem apresentar crescimento de quase 30% nas vendas.
Números
A formação de preço de honorários contábeis é um dos temas do XIV Encontro dos Contabilistas do Litoral Fluminense, em Saquarema, nesta sexta. Mais informações: www.sescon-rj.org.br
Impacto da Petrobras
Entre as dezenas de livros a serem lançados pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) na Conferência do Desenvolvimento (Code), está a obra O Poder de Compra da Petrobras: Impactos Econômicos nos seus Fornecedores – Síntese e Conclusões, produzida pelo Ipea em parceria com a empresa pública. O lançamento será na Code (canteiro central da Esplanada dos Ministérios, próximo ao Museu Nacional), no espaço do Eixo de Estrutura Tecnoprodutiva e Regionalmente Articulada, nesta sexta-feira, às 10h.
Bioetanol
O Instituto de Economia da UFRJ realiza nesta sexta-feira, a partir das 9h, o II Workshop Infosucro sobre Economia do Bioetanol e Indústria Sucroenergética. Na pauta, entre outros assuntos, os impactos da economia do bioetanol na tecnologia e no emprego. O Infosucro é um observatório de pesquisa que integra do Grupo de Sistemas Setoriais de Inovação: Indústrias de Base Científica e Recursos Naturais do IE-UFRJ, coordenado pela professora Maria da Graça Fonseca.