35.5 C
Rio de Janeiro
domingo, janeiro 17, 2021

Seguradoras rezam por juros altos

Tal como aconteceu com as empresas que viviam dos ganhos inflacionários e que quebraram com a redução da velocidade do aumento de preços, a queda dos juros pode desvendar um véu de ineficiência. Um importante integrante do mercado segurador alerta que, se a Selic cair para uns 8%, pelo menos 40 seguradoras vão para o buraco. Essas companhias trabalham com prejuízo operacional, compensado pelos ganhos financeiros na aplicação das reservas.

Não se pode atribuir esse desarranjo – que também existe em outras atividades – somente à má administração. Com a redução da atividade econômica, queda nas vendas e aumento dos impostos, recorrer ao fácil ganho financeiro é compreensível. Já calculou o economista Ranulfo Vidigal que, com juros reais de 7% ao ano, um capital dobra, sem que se precise fazer qualquer esforço ou correr riscos, em dez anos. Vive-se de uma ilusão, bancada pelo governo, que retira recursos de toda a sociedade e os transfere para uma seleta casta que lucra com as taxas de juros mais altas do planeta.

China em movimento

A Festa da Primavera na China, que cai nesta sexta-feira (27), marca a alta temporada no país asiático, com duração de 40 dias. Um recorde de 2,978 bilhões de viagens é esperado durante o chamado Chunyun, 2% a mais em relação a 2016, de acordo com o Ministério do Transporte.

O Ano-Novo Lunar é o feriado mais importante para as famílias chinesas. São esperadas 365 milhões de viagens de trem (a China tem a maior rede ferroviária de alta velocidade do mundo, com uma extensão de mais de 20 mil quilômetros), 2,52 bilhões de viagens rodoviárias e 43,5 milhões de hidroviárias. O transporte aéreo deve aumentar 10%, para 58,3 milhões.

Ainda sobre turismo, a China pediu nesta terça-feira que todas as agências de viagens ao exterior e sites turísticos deixem de cooperar com uma rede hoteleira japonesa classificada como sendo de direita. A rede APA começou recentemente a distribuir um livro sobre o Massacre de Nanjing, em 1937.

Segundo a Administração de Turismo, as agências de viagens ao exterior e plataformas online foram ordenadas a parar de cooperar com a rede hoteleira, e aos turistas chineses foi pedido que boicotem os hotéis.

Areia da cana

Pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) desenvolveram um estudo que transformou um dos principais resíduos do processamento da cana-de-açúcar, a areia da cinza proveniente do bagaço (ACBC), em areia para uso em concreto na construção civil. O produto resultante deste processo pode substituir em até 30% a areia retirada da natureza, o que significa diminuição do impacto ambiental. A tecnologia empregada é mais eficiente e muito menos custosa do que as utilizadas até agora. A estimativa é que cerca de 4 milhões de toneladas de ACBC são descartados anualmente pelas usinas no Brasil.

Leão lerdo

O Conselho Federal de Contabilidade (CFC) enviou ofício ao secretário da Receita Federal, Jorge Rachid, pedindo a prorrogação do prazo de entrega da Declaração do Imposto de Renda Retido na Fonte (Dirf), previsto para o dia 15 de fevereiro. Todos os anos o programa ficava disponível no início de janeiro, e as empresas tinham até 28 de fevereiro para fazer a declaração. Para este ano, a Receita antecipou o prazo de entrega, mas até esta terça-feira não divulgara o programa.

A Dirf é obrigatória para todas as pessoas jurídicas, independentemente de forma de tributação. A multa pela entrega fora do prazo é de 2% sobre o montante dos tributos e das contribuições informadas limitadas a 20%. Para as pessoas físicas, empresas inativas ou optantes do Simples Nacional a multa é de R$ 200.

Para o vice-presidente técnico do CFC, Zulmir Breda, outro ponto de preocupação é o acúmulo de atividades que os profissionais da contabilidade têm neste período do ano. “Causou-nos descontentamento o fato de ter sido antecipado o prazo de entrega, visto que esse período do ano é complexo para as empresas, que têm uma série de outras obrigações a cumprir, como é o caso do encerramento das demonstrações contábeis anuais”, disse.

Blecaute

A Argentina continua dependendo de energia elétrica exportada pelo Brasil, em virtude de indisponibilidade para atender a alta demanda do país, efeito das políticas implantadas pelo presidente Mauricio Macri. Por meio da comercializadora de energia Tradener, o Brasil enviou mais 500 megawatts médios nestas segunda e terça-feira, após ter mandado 1 mil megawatts no fim de semana.

Rápidas

A Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec) consolidou no final do ano passado a fusão com a Associação Brasileira de Empresas Aceleradoras de Inovação e Investimento (Abraii). As duas somam 366 associados, sendo 21 aceleradoras *** Compliance Básico é o curso que o Ibef-Rio (Av. Rio Branco 156 / 4º andar, ALA C, Centro) realiza em 14 de fevereiro *** Entre sexta e domingo, o Caxias Shopping (RJ) apresenta uma exposição de orquídeas, organizada pelo Orquidário Binot de Petrópolis.

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

Artigos Relacionados

Grande produtor rural não paga impostos

Agronegócio alia força política a interesses do mercado financeiro.

Não foi a disrupção que derrotou a Ford

Mercado de automóveis está mudando, mas montadora sucumbiu aos próprios erros e à estagnação que já dura 6 anos.

Quantas mortes pode-se debitar na conta de Bolsonaro?

Se índice de óbitos por Covid-19 no Brasil seguisse a média mundial, teriam sido poupadas 154 mil vidas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias

Varejo sente redução no auxílio e alta da inflação

Comércio ficou estável em novembro e quebrou sequência de recuperação.

Senado quer que Pazuello se explique

Pedido de convocação para cobrar ação do Ministério da Saúde no Amazonas.

Lenta recuperação na produção industrial dos EUA

Setor ainda está 3,6% abaixo do nível anterior à pandemia.

Realização de lucros em âmbito global

Bolsas europeias e os índices futuros de NY operam em baixa nesta manhã de sexta-feira.

Desaceleração deve vir no começo do primeiro trimestre

Novo pacote de estímulo fiscal, bem como o avanço da imunização, deve garantir reaceleração em direção ao final do período.