A Comissão Contra a Impunidade, da Assembléia Legislativa do Rio, fiscalizará a segurança das agências bancárias de Petrópolis hoje pela manhã. O objetivo é verificar o cumprimento da Lei 3.162, que prevê a instalação de sistema de monitoração e gravação eletrônica de imagens em agências bancárias. A lei entrou em vigor em 30 de junho de 1999. Os bancos que não cumprirem a exigência poderão ser multados em 50 mil Ufirs. A fiscalização contará com a presença do deputado Nilton Salomão, vice-presidente da Comissão, de vereadores e de representantes do Sindicato dos Bancários de Petrópolis.
Esta semana reserva surpresas na área de bancos, desta vez na cidade do Rio.
Pelo telefone
A proposta do governador Mário Covas de taxar os donos de linhas telefônicas fixas e celulares em R$ 2,50, para supostamente fazer o que ele não faz pela segurança do estado, já ganhou um apelido dos paulistas mais gozadores: teleassalto.
Antecedentes
A escolha de Zélia Cardoso para o Ministério da Economia pode ter uma gênese acadêmica. O ex-presidente Collor foi reprovado, na cadeira de Microeconomia, na Universidade Federal de Alagoas (Ufal), no segundo semestre de 1974. Collor foi um dos oito reprovados, em uma turma de 40 alunos. Esse fato custou a seu professor uma convocação do então diretor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, que explicou-lhe os inconvenientes de reprovar um membro da família Collor. O professor aceitou voltar atrás, com a condição de que pudesse dar dez a todos os outros alunos e que a alteração fosse assinada pelo diretor. Acordo fechado, ele acrescentou no pé do fichário nota explicativa, com todos os detalhes da conversa. Em represália, o então reitor da Ufal, general Nabuco Lopes, obrigou o professor a um exílio de seis meses numa instituição no interior do estado, limitado a projetos para micro e pequenas empresas, sem direito a lecionar, dar palestras ou se manifestar politicamente.
Pagão
Os amigos que ainda restam ao governador Mão Santa, do Piauí, andam estranhando a ausência de editoriais nas TVs e nos “jornalões” contra o uso de “grampos” para denunciar os porões dos governos. Não precisaria nem, para citar o presidente FH, “ser a favor até demais”. Com 10% da compreensão mostrada pela imprensa “chapa branca” no escândalo do BNDES, a turma do governador e do seu ex-secretário de Segurança já se davam por satisfeitos.
Codinome
O apelido foi cunhado por círculos militares, formados principalmente por oficiais da reserva, e é reservado à mulher de um figurão da República: Exército de Salvação Nacional.
Apoio pessoal
Em entrevista à Rede Bandeirantes na semana passada, o governador Anthony Garotinho reafirmou seu compromisso de apoiar a vice-governadora Benedita da Silva se ela for candidata à Prefeitura do Rio. Aí é que mora o perigo: caso Benedita não seja a candidata do PT – e há grandes chances de que ela não consiga a indicação -, os petistas podem ficar sem o apoio do governador.