Seguro inundado

A carteira de automóvel deverá ser a mais atingida por causa das chuvas torrenciais no Nordeste, prevê o presidente do Sindicato das Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindiseg N/NE), Mucio Novaes, em matéria divulgada pela Fenaseg. O seguro residencial deve ter pouco impacto, pois a maioria das áreas alagadas fica na periferia, onde a penetração do seguro é mínima. O mesmo ocorre em relação ao seguro rural. As seguradoras só devem ter uma dimensão das perdas em 15 dias.

Peso pesado
Sócios do escritório de advocacia Masry & Vititoe, conhecido mundialmente como a empresa representada no filme vencedor do Oscar Erin Brockovich, estrelado por Julia Roberts (baseado em fatos reais), entraram nos EUA com 59 ações judiciais em nome dos familiares dos passageiros mortos no acidente aéreo ocorrido no dia 17 de julho passado a bordo do vôo 3054 da TAM.
O pior desastre da história aérea brasileira vitimou 199 pessoas. As partes incluídas no processo são: TAM, Pegasus Aviation, Airbus, Airbus Customer Services, Goodrich e International Aero Engines. O escritório atua também no caso do vôo 1907 da Gol, que colidiu com um jato Legacy sobre a Floresta Amazônica em setembro de 2006.

Escolha a dedo
Apesar da pouca expressão que a escravidão de negros teve na Amazônia, é lá que está a maior área solicitada por descendentes de quilombolas, revela o prefeito do Rio, Cesar Maia, em seu Ex-blog, citando como fonte um oficial “de patente máxima das FFAAs”. Maia responsabiliza a facilidade concedida pelo Incra e o uso político das demarcações pelo problema, que cresce em todo país. “Em Porto Alegre, a demanda alcança quase 100 locais. No Rio, até o local da Ordem Terceira é demandado, além de Parque na Fonte da Saudade e o Alto-Leblon quase todo. Marambaia é outro exemplo, com história que impede aquela interpretação.”

ONGs estrangeiras
Há um risco maior: como o Incra fala em “território”, há a possibilidade de autonomia e demarcação. Isso abriria “uma brecha de extrema gravidade no futuro da integridade territorial brasileira. Coincidentemente muitas das áreas demandadas são de alto valor, sem nenhuma fixação recente de possíveis descendentes nelas. ONGs estrangeiras financiam tais demandas oferecendo recursos para o encaminhamento das autodeclarações”, finaliza o prefeito.

Pedofilia
Psicanalistas internacionais reunidos no Rio debatem a pedofilia, tentando responder porque acontece a violência contra crianças. A II Conferência Internacional de Psicanálise, promovida pela Federação Brasileira de Psicanálise (Febrapsi), termina neste sábado. O evento, que reúne convidados internacionais como Franco De Masi, da Sociedade Psicanalítica Italiana, acontece no Colégio Brasileiro dos Cirurgiões (R. Visocnde Silva, 52, 3ºandar, Botafogo).

Ação
A petroleira estatal PDVSA cedeu US$ 70 milhões para que o setor agrícola venezuelano importasse quase 2 mil máquinas. É uma ofensiva do Governo Chávez para combater a escassez de alimentos como o leite, provocada tanto pela especulativa alta de preços mundial quanto pela reação dos setores mais conservadores às mudanças implementadas pelo governo venezuelano. Chávez estatizou uma indústria láctea, tal como fez com uma companhia de cimento e com a siderúrgica Sidor.

Reação
A Globovision transmitia, nesta quinta-feira, um protesto em frente a um posto de gasolina no estado de Tachira. A gasolina tinha acabado. Irritados, a expressiva quantidade de quatro estudantes pedia, ao vivo, a renuncia de Chávez “pela incompetência em gerir a indústria de petróleo do país”. Censura fica apenas na retórica da grande imprensa fora da Venezuela.

Meio ambiente
A relação entre o ser humano e o meio ambiente é o tema do 33º Fórum Internacional do Jovem Militante da Boa Vontade de Deus, no próximo domingo, no Centro José de Paiva Netto, da LBV (Av. Dom Hélder Câmara, 3.059 – Del Castilho – RJ). O evento começa às 10h. Informações em www.acaojovemlbv.com.br

Marcos de Oliveira e Sérgio Souto

Marcos de Oliveira
Diretor de Redação do Monitor Mercantil

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Artigo anteriorPerde o tio Bill
Próximo artigoTibete virtual

Artigos Relacionados

Falta de servidores traz prejuízo, inclusive financeiro

Fila de segurados no INSS vai engrossar precatórios em R$ 11 bilhões.

Desmonte do Estado se dá pelas beiradas

Miçangas e espelhos empurram reformas administrativas nos municípios.

O que vale pros precatórios vale pra dívida interna?

Se calotes são defensáveis, poderiam ser estendidos para os títulos públicos.

Últimas Notícias

Distribuição comercial: quais cláusulas e condições mais importantes?

Por Marina Rossit Timm e Letícia Fontes Lage.

Mercado corre do risco em momento de estresse

Se tem uma coisa que o mercado é previsível é com relação ao seu comportamento em momentos de estresse é aversão ao risco. “Nessa...

Petrobras: mais prazo de inscrição no novo Marco Legal das Startups

Interessados em participar do primeiro edital da Petrobras baseado no novo Marco Legal das Startups (MSL) poderão inscrever-se até o dia 12 de dezembro....

Canal oficial para investidor pessoa física na B3

A partir desta sexta-feira, a nova área logada do investidor da B3, lançada em junho, passa a ser o canal que centraliza todas as...

Fitch Ratings atualiza metodologia de Rating de Seguros

A Fitch Ratings, agência de classificação de risco, publicou nesta sexta-feira relatório de atualização de sua Metodologia de Rating de Seguros. Segundo a agência,...