Seis e meia dúzia

76

Em palestra no Ciclo Republicano, o pesquisador do Laboratório de Políticas Públicas da Universidade Estadual do Rio de Janeiro Cesar Benjamin, provável vice na chapa de Heloísa Helena (PSOL) para a presidência, criticou a degeneração da democracia brasileira. “A mídia insiste em reduzir o quadro político ao embate PSDB X PT. Não podemos ficar restritos a um confronto semelhante ao da Coca-Cola com a Pepsi-Cola”, ironizou.

Fim da alegria do povo
Cesar Benjamin observa que 25 anos de neoliberalismo impuseram ao país um enorme retrocesso cultural, além das mazelas econômicas: “Semeando a desesperança, os neoliberais conseguiram desconstruir a idéia do surgimento de figuras tipo Garrincha, um “torto” que era genial, capaz de superar limitações e adversidades”, compara.

Sem agenda
Entre as tragédias da herança neoliberal, Benjamin destaca a incapacidade do país de formular uma agenda própria, a destruição da autoconfiança do povo e a submissão à visão de curto prazo, típica do capital financeiro: “O ciclo neoliberal não teve apenas efeitos econômicos, mas culturais. A idéia de uma país tropical, mestiço e tolerante foi destruída”, critica o cientista político.

Locatário
O Tribunal de Contas da União (TCU) julgou irregulares as contas de Luiz Fernando de Oliveira e Cruz Benedini e o condenou a pagar R$ 1 milhão por recebimento indevido de auxílio-moradia, por seis anos, enquanto ocupou o cargo de cônsul-geral do Brasil em Miami, nos Estados Unidos. Segundo o relator do processo, ministro Valmir Campelo, Benedini apresentou à Secretaria de Estado das Relações Exteriores dois contratos de locação de imóveis em Miami sem que tivesse morado neles e recibos de aluguéis pagos, mas a empresa apontada como locatária negou a emissão dos documentos. Foi constatado, também, que o ex-cônsul possuía moradia na cidade. Ainda cabe recurso à decisão.

Espaço Publicitáriocnseg

Ao ataque
Comentário irônico do sempre afiado Janio de Freitas sobre a feroz reação da imprensa neoliberal às decisões do governo boliviano: “Ainda bem que os marines estão com a audição prejudicada pelas explosões no Iraque.” Surpreendeu a Janio que os discípulos brasileiros de Tio Sam tenham ficado “subitamente preocupados com o “ataque aos interesses brasileiros””.

Vista aérea
Para adular os clientes caixa alta, a construtora Gafisa vai oferecer mais que maquetes e dois apartamentos decorados a quem for, neste sábado, ao lançamento do residencial Fit Um, localizado na Península, Barra da Tijuca (RJ). A empresa vai oferecer aos clientes sobrevôo de helicóptero e passeio de carro elétrico e balsa pela área da Península. O apartamento mais barato custa R$ 350 mil.

Multi
O prefeito do Rio de Janeiro, Cesar Maia, espera trazer na bagagem da viagem a Los Angeles um projeto para transformar o estádio de futebol que está sendo construído para o Pan – o Engenhão – em uma arena multiuso. O objetivo é fazer com que o estádio se torne auto-sustentável.

Carvão
A polêmica sobre o fornecimento de gás natural ao Brasil desarquivou a proposta de transformação de carvão em combustível gasoso. A tese foi defendida pelo novo presidente da Companhia Rio-Grandense de Mineração (CRM), David Turik Chazan, que considera economicamente viável o uso “direto e sem restrições” do produto pela indústria nacional. O processo não exigiria grandes investimentos. O Rio Grande do Sul detém 90% das reservas nacionais de carvão mineral.

Retorno
A Eletrobrás desistiu de comprar um prédio novo para se instalar no Rio e prepara o retorno à sede antiga, que pegou fogo há dois anos. A compra foi bombardeada por este MONITOR MERCANTIL, que levantou dúvidas sobre a necessidade do milionário negócio. A preparação para a mudança foi suficiente para tumultuar os trabalhos na estatal.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui